Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 15 min


01. VISÃO GERAL

Modelo de configuração do Retorno de Cobrança do CNAB  a receber ou a pagar ( FINA205 / FINA435) com uso do Schedule rotina CFGA010 e
correta configuração no cadastro FINA130 (Parâmetros Bancos).

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


  1. Acessando SIGACFG "Configurador" > Ambiente > Cadastros > Schedule > Agendamentos > Cadastro > Botão Incluir:



  2. Ao clicar no botão incluir os campos: Código, Usuário, Nome do Usuário, Data, Hora e Ambiente serão auto preenchidos com as informações do acesso
    propriamente dito, será necessário definir apenas a rotina que no caso deve ser utilizado para retorno automático de cobrança (FINA205) ou pagamento
    (FINA435).

    Também é necessário configurar a empresa\filial de processamento do job/schedule é módulo.

    Configuração para ambiente exclusivo (SA6, SE8, SEE)


    Quando as tabelas de cadastro de banco (SA6), saldo bancário (SE8) e parâmetros de banco (SEE) estão compartilhadas
    em todos os níveis, ao configurar a empresa\filial de processamento do job/schedule, é necessário configurar 
    apenas uma filial no job, e no cadastro de parâmetros de banco, na aba retorno automático configurar o campo 
    Proc Filial (EE_PROCFL) igual a Todas Filiais.


    Obs: O "Parâmetros" não serão utilizados para as rotinas FINA205 e FINA435, pois os parâmetros de execução são definidos no Cadastro Parâmetros de Bancos FINA130.


  3. Após realizado as definições acima, clique em "Recorrência", para definir a recorrência de execução do Job:

    Defina em qual momento e quantas vezes será realizado o processamento e "Confirme":



  4. Feito isso, "Confirme" a inclusão do Agendamento:



  5. Ainda no Cadastro do Schedule (CFGA010) acesse: Agent > Cadastro > Adicionar Agents Padrão



    Ao realizar a inclusão de um AGENT padrão, automaticamente o sistema já preenche os dados do ambiente padrão (logado) - IP do AppServer, PORTA, e Ambiente - que será executado o Job parametrizado anteriormente.
  1. Cadastrar um banco (SA6) e Aba de "Cadastrais" de Parâmetros Bancos (SEE) de acordo com o link: 2 - CNAB - Principais Cadastros

    EE_EXTEN: Extensão que será considerada para identificar o arquivo de retorno do banco.

  2. Aba "Retorno Automático":
    SIGAFIN "06 - Financeiro" > Atualizações > Cadastros > Parâmetros de Bancos (FINA130) > Selecione o Banco, Agência, Conta e Sub-Conta Desejado > Alterar > "Aba" Retorno Automático:



EE_EXTEN: Extensão que será considerada

EE_RETAUT: Define se o cadastro será usado para processar arquivos de retorno de cobrança, pagamentos ou ambos..

EE_AGLCTB: Campo descontinuado, mantido por questões de compatibilidade do sistema.

EE_ATUMOE: Define qual data será utilizada para atualização das moedas, caso tenha algum título que esteja com Moeda estrangeira.

EE_DIRPAG / EE_DIRREC: : Deve ser informado qual o diretório o arquivo de RETORNO estará localizado para processamento. 

Obs:

  • Não é preciso informar o nome do arquivo, a rotina considera o arquivo que possua a extensão que está contida no campo EE_EXTEN.
  • Por padrão se definido apenas uma barra " \ " no campo, o sistema entende que está apontando a RootPath definida no AppServer.ini. É comum está pasta estar nomeada pelo legado de versões anteriores do Protheus, já em versões novas pode se encontrar a nomenclatura "Protheus_Data".
  • É possível alterar esse diretório, utilizando o parâmetro MV_LOCREC. Maiores esclarecimentos no item 3. Parâmetros.

EE_CFGPAG / EE_CFGREC: Deve ser informado somente o NOME (com extensão) do arquivo de LAYOUT referente ao banco em questão.

Obs:

O arquivo deve estar, obrigatoriamente, localizado no StartPath, que em geral trata-se de diretório "System", mas que também pode ter outros nomes de acordo com o legado de versões anteriores.

EE_BKPPAG / EE_BKPREC: Informar o diretório de destino do arquivo de RETORNO. Uma vez processado o arquivo será Movido para este diretório. Para evitar que o mesmo arquivo seja processado mais de uma vez.

Obs:

Por padrão, se for digitado apenas uma barra " \ " no campo, o sistema entende que está apontando a RootPath, comando este configurado no AppServer.ini. É comum esta pasta estar nomeada pelo legado de versões anteriores do Protheus, já em versões novas pode se encontrar a nomenclatura "Protheus_Data".


EE_DESCOM: Define se para o RETORNO DE COBRANÇA irá abater o valor de DESCONTO da comissão do vendedor.

EE_CNABPG: Define qual modelo de arquivo de retorno de PAGAMENTOS será processado: Ex: Modelo 1 400 posições ou Modelo 2 240 posições.

EE_CNABRC: Define qual modelo de arquivo de retorno de COBRANÇA será processado: Ex: Modelo 1 400 posições ou Modelo 2 240 posições.

EE_PROCFL: Define se o processamento será apenas para a filial que está cadastrada, para o caso da tabela SEE não ser compartilhada entre filiais.

EE_MULNT: Define se serão consideradas múltiplas naturezas no retorno de COBRANÇA.



Importante

Foram criados os campos abaixo e estarão disponíveis na expedição contínua da 2a. quinzena de setembro de 2022:

EE_INCPAG / EE_INCREC: Informar a pasta em que o arquivo será movido quando houver inconsistência no processamento do retorno CNAB.

Caso haja algum registro inconsistente no arquivo processado, este será movido para a pasta configurada nesses campos e os títulos consistentes serão baixados normalmente.

Obs:

Por padrão, se for digitado apenas uma barra " \ " no campo, o sistema entende que está apontando a RootPath, comando este configurado no AppServer.ini. É comum esta pasta estar nomeada pelo legado de versões anteriores do Protheus, já em versões novas pode se encontrar a nomenclatura "Protheus_Data".


Múltiplas Naturezas

Quando utilizado o campo EE_MULNT = 1 (SIM) e for realizado a inclusão do título considerando múltiplas naturezas, em seu retorno via schedule, os registros na tabela SEV (Múltiplas Naturezas por Título) serão replicados com identificador (EV_IDENT) 1 para emissão e 2 para baixa, para tratamento do rateio na inclusão e na baixa do título.

Permissão de edição

Para que o processo automatizado ocorra sem maiores problemas, verificar as permissões de acesso do usuário cadastrado no schedule nas pastas informadas no retorno automático, para correta execução do agendamento, é necessário a permissão de criação e edição sobre as pastas. 


03. Parâmetros


Nome da VariávelMV_LOCREC
TipoCaracter
Descrição

Diretório para gravação dos arquivos de recebimento de cobranças e pagamentos.

Valor Padrão


Obs.:

  • Ao definir o caminho do arquivo de entrada através deste parâmetro, prioritariamente o sistema buscará o arquivo no caminho aqui definido, desconsiderando o caminho definido no EE_DIRREC quando se tratar da rotina FINA205 (via schedule).
  • Por padrão, se for digitado apenas uma barra " \ " no campo, o sistema entende que está apontando a RootPath comando este configurado no AppServer.ini, é comum está pasta estar nomeada pelo legado de versões anteriores do Protheus, já em versões novas pode se encontrar a nomenclatura "Protheus_Data".


Abaixo estão quadros afirmando as possibilidades de combinação no preenchimento do campo na SEE x MV_LOCREC:


FINA205

MV_LOCREC

Branco

SEE

Branco

Verificar arquivos no diretório raiz (RoothPath), utilizando a extensão do SEE.

Preenchido

Verificar arquivos no diretório do SEE, utilizando a extensão do SEE





Preenchido

SEE

Branco

Verificar arquivos no diretório do MV_LOCREC, utilizando a extensão do SEE

Preenchido

Verificar arquivos no diretório do MV_LOCREC, utilizando a extensão do SEE