Páginas filhas
  • TSF – Importação automática para o Protheus

Boletim Técnico: TSF – Importação automática para o Protheus
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Esta implementação tem por objetivo permitir que os dados do arquivo texto sejam importados para o Microsiga Protheus® de forma automática, sem a necessidade de utilizar a interface gráfica.O processamento basicamente funciona por meio de JOBs configurados que ficam em execução para disparar o processamento de importação do arquivo texto.
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAFIS
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    • Bancos de dados relacional, homologado pela TOTVS®
    Nome + Fonte
    TSF_JOBPRT – JOB de importação Automática, SPEDFILE03 – Importação de Dados para o Protheus
    Número da FNC
    000000109882010
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Procedimentos para Implementação

     

    1.      O Sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC no ambiente do Protheus.
     Importante:
    Esta implementação somente se aplica ao TSF no que se refere à importação de dados para o Microsiga Protheus® por meio de arquivo texto.
    O arquivo texto, depois de criado conforme layout do TSF, deve ser copiado para o diretório especifico (\TSF_AUTOPRT\LOAD) para que o JOB faça a leitura deste arquivo e inicie o processamento da importação.
    Durante o processamento da importação, o arquivo TXT será transferido entre alguns diretórios específicos para controle e será criado também um arquivo de log do processamento.
    Veja abaixo a estrutura de diretórios criados para controle/manipulação dos arquivos TXT durante a importação automática:
     

    Diretório
    Função do Diretório
    \TSF_AUTOPRT
    Diretório principal onde ficam os subdiretórios que armazenam os arquivos TXT e arquivos de LOG no momento do processamento.
    \TSF_AUTOPRT\LOAD
    Diretórios aonde devem ser copiados os arquivos TXT a serem importados.
    \TSF_AUTOPRT\PROCESSING
    No momento do processamento, o arquivo TXT será transferido para este diretório e se manterá até que seu processamento seja finalizado.
    \TSF_AUTOPRT\LOG
    Neste diretório será criado um arquivo de LOG referente ao processamento de cada arquivo TXT processado.
    \TSF_AUTOPRT\IMPORTED
    Após processada a importação, o arquivo TXT será transferido para este diretório.

     
    Importante:
                                  i.          O diretório principal \TSF_AUTOPRT é criado dentro do diretório definido no RootPath configurado no .ini do Server. Todos os diretórios mencionados na tabela acima serão criados no momento que for executado o JOB.
                                ii.          O arquivo TXT não deve ser criado diretamente no diretório \TSF_AUTOPRT\LOAD. Deve-se primeiramente criar o arquivo TXT por completo em um diretório qualquer e somente depois copiá-lo para o diretório \TSF_AUTOPRT\LOAD. Desta forma evita que o JOB comece a ler o arquivo TXT antes mesmo de sua criação ser concluída.
                               iii.          O fato do arquivo TXT estar presente no diretório \TSF_AUTOPRT\IMPORTED significa que o arquivo foi importado, porém não significa que foi importado com sucesso. Por isso, deve-se sempre consultar o arquivo de LOG gerado no diretório \TSF_AUTOPRT\LOG para constatar se a importação foi realizada com sucesso.
    Procedimentos para Configuração

     

    1.    Configuração da JOB no ini do Server.
     
    a.     Especificando o JOB no “ini” do Server do TSF. Veja o exemplo:
    Exemplo:
    [TSF_JOBPRT]
    Main=TSF_JOBPRT
    Environment=nome_do_environment_do_ERP
     
    b.     Criar a seção [TSF_AUTO_PRT] no “ini” do Server do TSF para configuração do comportamento do JOB, conforme detalhado no exemplo abaixo:
    Exemplo:
    [TSF_AUTO_PRT]
    TSFJOBSLEEP=60
    TSFMAXJOBNOAR=4
     
     
    Onde:
    TSFJOBSLEEP: representa o tempo de espera (em segundos) que o JOB aguardará para verificar a existência de novos arquivos no diretório \TSF_AUTOPRT\LOAD para serem processados. Neste exemplo acima está configurado para aguardar 60 segundos.
    TSFMAXJOBNOAR: quantidade máxima de JOBs permitido para processar simultaneamente. Neste exemplo acima está configurado para permitir processar no máximo 4 JOBs simultaneamente.
     
    c.      Na seção [ONSTART] no “ini” do Server do TSF, deve ser especificado o JOB TSF_JOBPRT para que seja iniciado automaticamente quando o Server do TSF for iniciado. Veja no exemplo:
    Exemplo:
    [ONSTART]
          JOBS=TSF_JOBPRT
    Procedimentos para Utilização

     

    1.      Inicie o Server do TSF.
    2.      Crie o arquivo TXT, conforme layout do TSF.
    3.      Copiar o arquivo TXT criado para o diretório \TSF_AUTOPRT\LOAD.
    4.      Verifique no console do Server que algumas mensagens serão emitidas informando o início e o fim do processamento da importação de cada arquivo.
    5.      É possível também saber que o processamento da importação do arquivo TXT foi concluído quando o arquivo for copiado para o diretório \TSF_AUTOPRT\IMPORTED.
       Observação:

    Caso alguma não conformidade seja apontada no arquivo de LOG, basta fazer a devida correção no arquivo TXT que foi copiado para o diretório \TSF_AUTOPRT\IMPORTED. Após isso, transfira este arquivo TXT para o diretório \TSF_AUTOPRT\LOAD para que seja processado novamente.
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    SA1 - Clientes
    SA2 - Fornecedores
    SF1 - Cabeçalho das NF de Entrada
    SF2 - Cabeçalho das NF de Saída
    SD1 - Itens das NF de Entrada
    SD2 - Itens de Venda da NF
    SF3 - Livros Fiscais
    SFT - Livro Fiscal por Item de NF