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Aplicaremos a descontinuidade progressiva dos relatórios do formato Release 3 (não personalizado) do módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) do produto Protheus® a partir do release 12.1.17 de Agosto/2018.

    Além disso:

    • Os relatórios criados a partir da Release 12.1.17 serão suportados apenas no formato Release 4 (personalizado).
    • O formato Release 3 (não personalizado) não receberá melhorias ou manutenções a partir da Release 12.1.17.
    • O parâmetro MV_TREPORT não terá mais efeito.


    Ao utilizar um relatório no formato Release 4 (personalizado) será possível:

    • A impressão nos formatos Excel®, PDF®, HTML®
    • Configurar o tipo de papel e orientação da impressão
    • Adicionar novas colunas
    • Remover colunas não utilizadas
    • Adicionar totalizadores
    • Ajustes de margem
    • Ajustes no tamanho das fontes das colunas

    Segue a lista dos relatórios do módulo SIGAPMS - Gestão de Projetos, com as suas respectivas datas de descontinuação das melhorias e manutenções do formato Release 3:

    SIGAPMS - Gestão de Projetos

    Fonte Descrição A partir da data
    PMSR010 Impressão do Cadastro das Composições

     

    PMSR017 Demonstrativo de rejeições das tarefas e dos planos de ação

    PMSR030 Relatório de orçamentos

    PMSR040 Relatório de curvas ABC do orçamento

    PMSR050 Relatório de quantitativos previstos para a execução do orçamento

    PMSR060 Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e detalhes

    PMSR080 Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e o cronograma financeiro previsto para execução do projeto

    PMSR090 Relatório ira imprimir os detalhes da alocação dos recursos nos projetos

    PMSR100 Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e detalhes das tarefas que se encontram em atraso

    PMSR105 Relatório de Extrato de Projeto por Tipo de Tarefa

    PMSR106 Relatório de extrato de recurso por tipo de tarefa

    PMSR120 Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e o cronograma financeiro do projeto

    PMSR130 Relatório de Histórico e os Detalhes das Revisões Efetuadas nos Projetos

    PMSR140 Relatório de Curvas ABC do Projeto

    PMSR150 Relatório de Impressão dos Quantitativos Previstos dos Projetos

    PMSR170 Relatório de Quantitativos Previstos x Realizados

    PMSR180 Relatório de Fluxo de Caixa Considerando Todas Receitas

    PMSR190 Relatório de Lista os Produtos para Cotação

    PMSR210 Relatório de Lista para Cotação por Projeto

    PMSR211 Relatório de Diferenças entre Versões

    PMSR220 Relatório de Receitas do Projeto

    PMSR230 Relatório de Despesas do projeto

    PMSR250 Relatório de Apontamentos de Recursos do Projeto

    PMSR270 Relação de Relação dos Projetos, sua Estrutura e o Cronograma Financeiro Previsto x Realizado para Execução do Projeto

    PMSR300 Consulta Gerencial Solicitada e o Cronograma Financeiro Previsto x Realizado para Execução dos Projetos/EDTs/Tarefas Cadastrados na Consulta

    PMSR310 Relatório de Fluxo de Caixa da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Receitas

    PMSR320 Relatório de Relação de Receitas da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Receitas

    PMSR330 Relatório de  Relação de Despesas da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Despesas

    PMSR340 Relatório de Relação de Eventos do Projeto

    PMSR380 Impressão Gráfica do Gantt 

    PMSR240 Relatório de Relação do Pré-Apontamento do Recurso

    Acompanhe os exemplos abaixo, e veja os benefícios dos relatórios no formato Personalizado (R4)



    Tipos de impressão

    A impressão em formato personalizável (R4) permite ao usuário a extração dos dados nos seguintes formatos:

    • Arquivo: O relatório será salvo em um arquivo local ou no servidor;
    • Spool: Onde o relatório será exibido na tela do próprio sistema para posterior impressão;
    • E-mail: O relatório é enviado por e-mail;
    • Planilha: O relatório pode ser aberto em Excel®;
    • HTML: Exibido no browser definido como padrão no sistema operacional;
    • PDF: Formato salvo como arquivo na extensão .PDF, e pode ser salvo no local definido pelo usuário;
    • ODF: Formato de impressão para uso no editor de texto da BrOffice.



    Local de impressão

    Esta opção permite selecionar qual o local de impressão do relatório:

    • Impressão: Define qual a impressora será enviada a impressão do relatório
    • Ambiente: Define se o arquivo será salvo em um driver local ou no servidor



    Tipos de papel

    Permite a escolha:

    • Do tipo de papel no qual fará a impressão do relatório
    • Da orientação da impressão do relatório (paisagem ou retrato)



    Configurações

    Permite alterar:

    • O título do relatório que será exibido no cabeçalho do relatório
    • Selecionar o layout padrão ou personalizado que se deseja imprimir
    • Se deseja ou não exibir o preview da impressão do relatório
    • Se o processamento do relatório ocorrerá ou não em segundo plano



    Personalizar impressão

    Permite a personalização dos dados que serão impressos no relatório, tais como:

    Personalizações do Relatório e Seções

    As Seções são as partes estruturais do relatório em TReport. Dentro delas ficam as células que serão impressas no relatório.

    Um relatório em TReport deve conter uma seção principal (Seção do Relatório), e pode conter uma ou mais seções secundárias.
    Por exemplo, a primeira pode ser o cabeçalho, a segunda os dados do relatório e a última os totalizadores.

    Configurações do Relatório

      Selecionando a seção principal (seção do Relatório) teremos as seguintes abas das Configurações do Relatório:

      • Propriedades
      • Layouts
      • Visualização de Layout


        Define algumas configurações básicas como:

        • Fonte
        • Tamanho da fonte
        • Espaçamentos
        • Impressão de cabeçalho e rodapé
        • Impressão de parâmetros
        • Impressão das informações do usuário
        • Observações

        Permite excluir layouts específicos salvos pelo usuário.

        Permite pré-visualizar a impressão / layout do relatório.

        Configurações das Seções

        Selecionando uma seção do relatório teremos as seguintes abas de Configurações da Seção:

          Permite a definição:

          • A impressão da estrutura das seções e das células
          • O espaçamento entre as células e colunas
          • Se haverá alguma quebra
          • Da cor de fundo, da fonte e borda do título

          Permite a:

          • Inserção ou remoção de uma célula do relatório
          • Criação de fórmulas e totalizadores
          • Inserção de borda nas células
          • Alteração de cor de fundo e cor de fonte da célula

          Permite a montagem de filtros específicos para o relatório.