Árvore de páginas

Objetivo

Este documento tem como objetivo explicar detalhadamente qual a configuração que deve ser utilizada no Automação Fiscal para uso dos novos painéis construídos em PO UI;

A TOTVS recomenda que seja utilizada a Porta Multiprotocolo para uso dos novos painéis, dessa forma apenas com uma atualização simples você já terá acesso a tudo de mais novo que existe no produto.

Como configurar a Porta Multiprotocolo no Automação Fiscal ? (Recomendado)

A configuração da Porta MPP no Automação Fiscal é muito simples, veja abaixo oque precisa ser feito:


  • Dentro do Automação Fiscal pressione as teclas "SHIFT+F6", será aberta uma interface conforme abaixo, valide se a versão do "Appserver version" é igual a superior a 19.3.0.X, no exemplo abaixo a versão do servidor de aplicação do automação fiscal é a "19.3.1.7": 

  • Caso a sua versão do item acima esteja desatualizada é necessário realizar a atualização do Automação Fiscal para última versão do pacote acumulado do produto, mais detalhes em Novembro/2021 - Versão mais atualizada do produto;
  • Após garantir que seu produto esteja atualizado, ao subir o serviço de aplicação do Automação Fiscal a porta MPP já será iniciada por DEFAULT, o único incremento que deve ser realizado no arquivo "appserver.ini" do Automação Fiscal é a inclusão da chave "app_environment" na seção "General", conforme exemplo abaixo:


 


(aviso) Atenção: O nome "TAF" do exemplo acima informado na chave "app_environment" é o nome do ambiente do Automação Fiscal configurado no ambiente, ou seja, pode variar de acordo com a configuração do seu ambiente do produto.


Seguindo exatamente os passos acima o seu ambiente do Automação Fiscal já estará apto a acessar os novos painéis em PO UI.

Exemplo de um arquivo appserver.ini do Automação Fiscal utilizando a porta MPP, este arquivo deve ser utilizado apenas como consulta e nunca deve ser utilizado para substituir o "appserver.ini" vigente de seu ambiente:


(aviso)   Quando o acesso ao ambiente com porta multiprotocolo habilitado é feito fora do servidor de aplicação é necessário que as estações que irão acessar esse ambiente (smartclients) possuam um certificado TOTVS instalado. O certificado TOTVS precisa ser gerado dentro do servidor, conforme o passo a passo descrito nessa documentação: Porta Multiprotocolo - Geração de Certificado, utilizando o executável totvs_certificates.exe. Após essa geração, os certificados gerados devem ser copiados tanto para os appservers dentro do servidor e também para a pasta do smartclient que vai acessar o ambiente e aí sim, efetuar a instalação do certificado (somente nas estações, no servidor não é necessário instalar), conforme link a seguir Porta Multiprotocolo - Geração de Certificado 

Como configurar os serviços REST e HTTP manualmente (Não Recomendado)

Este processo esta obsoleto e NÃO é recomendado para clientes que querem utilizar os painéis do Automação Fiscal em PO UI, o mais indicado é a utilização da PORTA MPP citado no item anterior.

Este documento tem como objetivo auxiliar nas configurações dos itens abaixo:

  1. Preencher o parâmetro MV_BACKEND com a URL do serviço REST;
  2. Preencher o parâmetro MV_GCTPURL com a URL do serviço HTTP;
  3. Preencher o parâmetro MV_TAFPO com .T. se possui mais módulos de Protheus além do TAF ou possui mais de uma placa de rede no servidor onde está sendo executado o serviço HTTP e com .F. se possui apenas o TAF e apenas uma placa de rede;
  4. Validar se a API rest está online;
  5. Validar se a pasta "http-root" está criada dentro do "Rootpath" do sistema e devidamente configurada no "Path" do serviço HTTP no "APPSERVER.INI". Exemplo abaixo:

            

         6. Inserir o parâmetro MAXSTRINGSIZE=10 na seção do GENERAL do appserver.ini.

Vídeo "How To" do Processo:

Passo a passo

A tela será exibida para TODOS os usuários ao entrar no módulo SIGATAF ou ao acessar as rotinas novas em PO UI (TAFA552A, TAFA552B e TAFA552C), até que os parâmetros MV_BACKEND e MV_GCTPURL sejam configurados e a configuração do PATH HTTP esteja de acordo com a documentação. A tela possui funcionalidades distintas por tipo de usuário conforme abaixo:

Administradores

Apenas para usuários administradores de instalações novas do TAF ou que foram configuradas como único módulo do Protheus ( MV_TAFPO = .F. ) será exibido o botão "Configurar Parâmetros", onde é possível informar e validar as URLs de REST e HTTP conforme as instruções abaixo:


Passo 1: Clicar no botão "Configurar Parâmetros";

Após clicar no botão "Configurar Parâmetros", o sistema irá buscar as URLs dos serviços REST e HTTP no ambiente e o valor do parâmetro MV_TAFPO onde o sistema está executando. 

Observação: As informações só serão carregadas automaticamente, caso o ambiente esteja com o padrão da instalação realizada pelo instalador. Para maiores detalhes sobre o instalador, acesso o link abaixo:

https://tdn.totvs.com/x/oUUAHw


Passo 2: Confirme as informações e clique no botão "Ok"

Caso sejam encontradas as informações com as URLs dos serviços de REST e HTTP, o sistema exibirá os campos preenchidos, de forma que basta clicar no botão "Ok" para validar as informações e salvá-las. 

Caso as informações não sejam encontradas, o sistema exibe a tela com as informações em branco, onde é possível preencher, validar e por fim salvar as informações clicando no botão "Ok".

Ao final do processamento, caso as informações estejam corretas, os parâmetros serão gravados e a tela não será exibida novamente.

Usuários

O botão "Configurar parâmetros" não é exibido para usuários que não são administradores.

Neste contexto de usuários, a tela tem caráter informativo, a respeito das novidades do TAF FULL.

É possível cessar as mensagens por 7 dias, clicando no botão "Não ver esta mensagem nos próximos 7 dias".

Observação: Esta tela não será exibida após a configuração dos parâmetros MV_BACKEND, MV_GCTPURL e configuração do diretório "HTTP-ROOT" no PATH do serviço HTTP.


WebApp

A utilização do smartclient Electron ou webApp está disponível apenas quando o serviço está configurado para trabalhar utilizando a porta multi protocolo 

Mensagens de alerta / erros

  • O 'PATH' do serviço HTTP deve ser um diretório com o nome 'http-root'. Verifique a documentação em: https://tdn.totvs.com/x/-RSLHg

Solução: O nome do diretório configurado no PATH do serviço HTTP, obrigatoriamente deve ser um diretório com o nome "http-root". 

Exemplo: 

Solução: A configuração do serviço HTTP precisa conter o parâmetro PATH, configurado conforme o exemplo acima.


Solução: A configuração do serviço HTTP não foi realizada e é obrigatória para o funcionamento do TAF Full.


  • Não foi possível acessar a URL do serviço REST, os parâmetros não serão gravados. Verifique suas informações.

Solução: O sistema não conseguiu acessar a URL do serviço REST, verifique se o endereço está correto e se o serviço está no online.

  • Ambientes com Broker.

Sugerimos a leitura das documentações abaixo para entender como é o funcionamento do HTTP e do WebService para configurá-los em um ambiente com broker:

Broker (genérico)

Detalhes do balanceamento

Broker para Web Services


Consulta da base de cálculo INSS/FGTS da Folha RM:


  • Para o sistema de folha RM TOTVS os valores de base de cálculo não transitam pelo XML do evento S-1200/S-1210/S-2299/S-2399, sendo assim esses valores não existem na base do TAF para que sejam apresentados no relatório. Utilizando o TAF Full o cliente do RM pode realizar uma configuração que permite ao TAF consultar diretamente os valores de dentro da folha, deixando o relatório ainda mais completo para que os usuários da folha façam as conferências necessárias. 

Link com os detalhes da configuração na folha RM: TAF - Como gerar as bases de INSS/FGTS no relatório do eSocial do futuro?   


(aviso) Importante: A configuração do TAF Full citada acima neste mesmo documento é obrigatória e necessária para que o mecanismo de busca das bases no RM funcionem corretamente.


  • Sem rótulos