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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Afinidade Cartão
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela Afinidade Cliente
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tela Associação Estabelecimento Captação Tipo Canal
    1. Principais Campos e Parâmetros
  6. Tela Canal Captação
    1. Principais Campos e Parâmetros
  7.  Tela Tipo Captação
    1. Principais Campos e Parâmetros
  8. Tela Ranking
    1. Principais Campos e Parâmetros
  9. Tela Risk Price
    1. Principais Campos e Parâmetros
  10. Tela Pessoa Jurídica
    1. Principais Campos e Parâmetros
  11. Tela Empresa
    1. Principais Campos e Parâmetros
  12. Tela Conveniada
    1. Principais Campos e Parâmetros
  13. Tela Regional
    1. Principais Campos e Parâmetros
  14. Tela Faixas Behavior Score
    1. Principais Campos e Parâmetros
  15. Tela Globais Aba Geral
    1. Principais Campos e Parâmetros
  16. Tela Globais Aba Cartão
    1. Principais Campos e Parâmetros
  17. Tela Globais Aba Risco
    1. Principais Campos e Parâmetros
  18. Tela Corte e Vencimento da Fatura
    1. Principais Campos e Parâmetros


01. VISÃO GERAL

A parametrização básica de clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A parametrização básica de clientes que permite a inclusão e manutenção é realizada via Módulo "Parâmetros".

03. TELA AFINIDADE CARTÃO

Passo 1: Parametrização Menu Captação.

Captação > Afinidade cartão.

Para adicionar nova afinidade, clicar em "Nova Afinidade Cartão".

Aparecerá nova tela para a incluir as informações.


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo da Afinidade de Cartão criado no cadastramento da Nova Afinidade Cartão.
DescriçãoMarca/título que identifica a afinidade (grupo de clientes na Conveniada ou Emissora). Exemplo: cartão ouro, prata e bronze.
ConveniadaConveniada para a qual se faz necessária a implantação da afinidade.
Tipo PessoaPessoa física ou jurídica.
Grupo Tarifas OperacionaisGrupo de tarifas operacionais do cartão na afinidade. Um conjunto de tarifas (por cartão ativo, remissão de cartão) pode ser cobrado na fatura do cliente de acordo com esta associação na afinidade de cartão.
Validade CartãoPrazo máximo de validade do cartão, dado em meses.
Idade Mínima (Titular)Idade mínima do titular.
Bloquear Cartão ProvisórioIndica se o cartão provisório será bloqueado no seu vencimento ou na primeira compra (imediatamente após a primeira compra).
Idade Mínima (Adicional)Idade mínima do adicional.
Número BIN É o número que define as características do cartão. É composto pelos seis primeiros dígitos da numeração do cartão
EmbossamentoConjunto de processos voltados à geração do plástico do cartão. A identificação é colocada na solicitação de emboço de uma primeira via de cartão
Embossamento Renovação AutomáticaConjunto de processos executados para que uma renovação de cartão gere um plástico do mesmo. A identificação é colocada na solicitação de uma nova via de um cartão já existente (2ª via)
Tipo CartãoTipo do cartão desta afinidade para embossamento. Hoje somente PADRÃO para Pessoa física, e EMPRESARIAL para pessoa jurídica.
Associados (lista)Indica o modelo que pode ser utilizado, dentre as opções modelo Físico e modelo Digital.
Não associados (lista)Indica o modelo que não será utilizado, dentre as opções modelo Físico e modelo Digital.
Valor Mínimo (Global) para Afinidade de CartãoIndica o valor do limite mínimo para ter a afinidade cartão.
Valor Máximo (Global) para Afinidade de Cartão Indica o valor do limite máximo para ter a afinidade cartão.
Score Mínimo para Afinidade Cartão Indica o valor mínimo do credit score para ter a afinidade cartão.
Grupo de ProdutoGrupos de produtos associados a limite.
Fluxo LimiteDefinir fluxo de limite associado ao grupo de produtos. O fluxo do limite define para o produto de associado a esta afinidade de quem ele toma o limite. Exemplo: o grupo de produto de compras toma limite do limite global do cliente e do limite concedido de compras do cliente.
Segmento Marcar o segmento associado ao qual está determinada afinidade de cartão pode operar. Se não estive marcado um determinado segmento, no momento da venda a operação não poderá ser realizada para este segmento.

04. TELA AFINIDADE CLIENTE

Passo 2:Parametrização Afinidade Cliente.

Para adicionar nova afinidade, clicar em "Nova Afinidade Cliente".

Aparecerá nova tela para a incluir as informações.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo da Afinidade de Cliente criado no cadastramento da Nova Afinidade Cliente.
Descrição Marca/título que identifica a afinidade (grupo de clientes na Conveniada ou Emissora). Exemplo: Cliente especial.
Tipo Pessoa Pessoa física ou jurídica.
Grupo Tarifas OperacionaisGrupo de tarifas operacionais do cartão na afinidade. Idem ao item de afinidade de cartão, porém tarifas que são cobradas pela conta do cliente e não por cartão.
Carência Aumento Limite CompraTempo de carência em dias para o próximo aumento. Este valor será validado quando da alteração do limite a partir da data da última alteração.
Carência Aumento Limite EmpréstimoTempo de carência em dias para o próximo aumento. Este valor será validado quando da alteração do limite a partir da data da última alteração.
Carência Aumento Limite SaqueTempo de carência em dias para o próximo aumento. Este valor será validado quando da alteração do limite a partir da data da última alteração.
% Distribuição LimiteMarcar o limite a ser contemplado.
Descrição Descrição do limite.
PercentualValor do percentual atribuído ao limite. Este é valor percentual padrão distribuído ao cliente caso a partir do valor global caso não seja especificado um valor para cada limite na inclusão do cartão.
DescriçãoDescrição do Fluxo de Limite.
Fluxo LimiteDefinir o fluxo de limite. O fluxo do limite define para o processo associado a esta afinidade de quem ele toma o limite do cliente.
Sensibiliza limiteSomente disponível para Fluxo Limite de Encargo de Atraso. Selecionar caso o valor dos encargos por atraso na fatura devem tomar do limite do cliente. 

05. TELA ASSOCIAÇÃO ESTABELECIMENTO CAPTAÇÃO TIPO CANAL

Passo 3: Parametrização Associação Estabelecimento Captação Tipo Canal

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros


CampoDescrição
CódigoCódigo da associação, disponível e desabilitado para edição dos dados.
Estabelecimento Seleciona o Estabelecimento da associação.
Canal CaptaçãoSeleciona o canal de captação.
Tipo CaptaçãoSeleciona o tipo de captação.
SituaçãoIndica se a associação está ativa ou inativa.


06. TELA CANAL CAPTAÇÃO

Passo 4: Parametrização Canal Captação

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo do canal de captação.
Descrição Canal Captação Nome identificador do canal de captação.

07. TELA TIPO CAPTAÇÃO

Passo 5: Parametrização Tipo Captação.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo do tipo de captação.
Descrição Tipo Captação Nome identificador do tipo de captação.
SituaçãoSituação em que se encontra o Tipo de Captação: Ativo/Inativo.

08. TELA RANKING

Passo 6: Parametrização Menu Comportamento > Ranking.

O ranking define a classificação do usuário de cartão por critérios internos da Emissora e representa o quanto aquele utiliza o cartão e o seu comportamento quanto à liquidação das faturas e/ou carnês (frequência e a média ponderada dos atrasos).O ranking é calculado mensalmente, por um programa rodado no fechamento, para acumular os valores utilizados no seu cálculo e para atribuir-lhe as contas automaticamente.

Ao ranking estará vinculada a taxa do rotativo, que será alterada automaticamente pelo Sistema, para ser aplicada após a data do corte vigente no período, pois a taxa somente pode ser aplicada após a emissão da fatura, ou seja, após a comunicação da mudança da taxa ao usuário do cartão.

O Sistema associa a taxa do rotativo na data da emissão da fatura, a qual somente será alterada quando da emissão da próxima fatura.

Para adicionar um novo ranking, clicar em "Novo Ranking" e a seguinte tela aparecerá:

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoInformar um código para o Ranking.
Descrição  Informar um nome que identifica cada um dos Rankings atribuídos pela Emissora.
Início Média Dias AtrasoInformar MDA inicial da faixa.
Fim Média Dias AtrasoInformar MDA final da faixa.
Início Histórico ComprasInformar valor inicial.
Fim Histórico Compras Informar valor final.
Início Intervalo de dias Ultima vendaInicio de número de dias que se passou desde a última venda
Fim Intervalo de dias Ultima venda Fim de número de dias que se passou desde a última venda
Rating Bacen InicialSelecionar o rating inicial.
Rating Bacen Final Selecionar o rating final.
Taxa MáximaTaxa máxima possível de aplicar o empréstimo rotativo para clientes deste Ranking.
DataO mês/ano de vigência da taxa do empréstimo rotativo.
Valor TaxaAs taxas do empréstimo rotativo devem ser informadas, com pelo menos um mês de antecedência, para cada código de ranking.

09. TELA RISK PRICE

Passo 7: Parametrização Risk Price.

No cadastro do cliente é associado um Risk Price ao cliente e posteriormente o mesmo poderá ser atualizado no sistema por meio da disponibilidade de um serviço.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
SiglaInformar uma sigla para identificar o risk price.
Valor Score Mínimo Informar um valor de behaviour score mínimo.
Valor Score MáximoInformar um valor de behaviour score máximo.
Taxa Preferencial EPTaxa de financiamento padrão para ser sugerida na contratação de um Empréstimo pessoal.

10. TELA PESSOA JURÍDICA

Passo 8: Parametrização Menu Configuração Processadora > Pessoa Jurídica.

Cadastra-se uma pessoa jurídica para depois ser associada a uma entidade de empresa, conveniada ou estabelecimento.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CNPJNúmero de inscrição no CNPJ.
Pessoa JurídicaNome/Razão Social da pessoa jurídica.
Inscr. EstadualNúmero da inscrição estadual.
Nome FantasiaNome fantasia da pessoa jurídica.
Data FundaçãoData de fundação/constituição da pessoa jurídica.
Ramo AtividadeRamo de atividade que atua a pessoa jurídica.
Fone OuvidoriaTelefone da Ouvidoria.
Fone SACTelefone do SAC.
Faturamento AnualValor do faturamento anual.
Capital Social Valor do capital social.
Número FuncionáriosNúmero de funcionários.
Quantidade FiliaisQuantidade de filiais.
CEPCódigo de endereçamento postal. Se informado o CEP, o Sistema busca todos os demais dados do endereço, bastando acrescentar número do logradouro e complemento. Se o CEP é desconhecido, todos os dados do endereço devem ser registrados no Sistema, para que o CEP seja localizado.
Tipo LogradouroRua, avenida, alameda, enfim identificação do acesso à feira.
EndereçoLogradouro onde se localiza a feira.
NúmeroNúmero do endereço.
ComplementoComplemento do endereço, quando houver.
BairroNome do bairro a que pertence o logradouro.
CidadeSelecionar o nome da cidade.
UFSelecionar a unidade da federação que pertence o município.
E-mail Informar o e-mail dos contatos.
TelefoneInformar o telefone dos contatos.
CargoSelecionar o cargo do sócio.
Nome SócioInformar o nome do sócio.
CPF/CNPJNúmero de inscrição CPF ou CNPJ.
% Participação SocietáriaPercentual da participação societária.
ProdutoPrincipais produtos que comercializa.
% ParticipaçãoPercentual de participação de cada produto.

11. TELA EMPRESA

Passo 9: Parametrização Empresa

A empresa é a "dona" contábil da carteira de produtos.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo gerado automaticamente pelo sistema na inclusão.
DescriçãoDescrição do nome da empresa.
SiglaSigla de identificação da empresa
Nome ComplementoRazão social da empresa
LogotipoEndereço de onde se localiza o logotipo da empresa
Home PageEndereço do sítio web da empresa.
Fone é 0800?Telefone de contato é do tipo 0800. Sim ou Não.
Fone Ouvidoria

Número do telefone de ouvidoria.

CNPJNúmero do CNPJ da empresa.
Tipo AtividadeSeleciona o tipo de atividade da empresa.
Código BancoCódigo de identificação no Bacen.
Conglomerado FinanceiroInformar o conglomerado financeiro a qual pertence a empresa.
Data AutorizaçãoInformar a data da autorização do Bacen.
CEP Código de endereçamento postal. Se informado o CEP, o Sistema busca todos os demais dados do endereço, bastando acrescentar número do logradouro e complemento. Se o CEP é desconhecido, todos os dados do endereço devem ser registrados no Sistema, para que o CEP seja localizado.
Tipo LogradouroRua, avenida, alameda, enfim identificação do acesso à feira.
EndereçoLogradouro onde se localiza a feira.
NúmeroNúmero do endereço.
ComplementoComplemento do endereço, quando houver.
BairroNome do bairro a que pertence o logradouro.
CidadeSeleciona o nome da cidade.
UFSeleciona a unidade da federação que pertence o município.
FaxInforma o número do telefone do serviço de FAX.
TelefoneInforma o telefone do estabelecimento.

12. TELA CONVENIADA

Passo 10: Parametrização Conveniada.

Cadastro do grupo de lojas e estabelecimentos que operam com os cartões.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Pessoa Jurídica Seleciona a Pessoa Jurídica.
CNPJCNPJ da Conveniada.
Consulta CreditScore ExternoSeleciona se a opção for a de utilização do score Externo para a geração dos limites a serem atribuídos a um usuário de cartão.
CreditScore para Geração LimiteSeleciona se a opção for a utilização do score calculado pelo Sistema Externo para a geração dos limites a serem atribuídos a um usuário de cartão.
Controles

Indica quais os controles estão associados à conveniada.

Digita Cartão POS: Digitação do cartão na máquina de POS/Pinpad.

Opera Cartão Provisório:  Cartão provisório gerado pelo Estabelecimento caso cliente não possa embossar o cartão no momento. 

Opera Recebíveis: Se a Conveniada pode antecipar Recebíveis.

Recebe Fatura: Se a Conveniada recebe pagamentos de Fatura.

Recebe Carnê: Se a Conveniada recebe pagamentos de Carnê.

Opera Cartão: Se a Conveniada realiza venda no cartão.

OBS: Valor percentual cobrado por transação do produto (Taxa de Administração), Fluxo Financeiro/Fatura, Comissões, Apuração – Contas a Pagar e a Receber, Pagamento Repasse, Configuração de Prazos de Pagamento e Desconto em Folha não fazem parte do escopo de parametrização de Clientes.

13. TELA REGIONAL

Passo 11: Parametrização Regional.

Regionais são unidades de gerenciamento e de controle da Administradora/Financeira. São utilizadas para agrupamento de Lojas e/ou Agrupamento de Clientes por Regiões. 

As regionais dispõem de um conjunto diferenciado de tratamento de clientes do cartão quanto aos processos de análise cadastral, emissão de faturas e de cobrança contenciosa.

Para visualizar ou editar as informações, clicar em .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCódigo da regional.
Nome UnidadeNome de cada uma das unidades de administração e gestão de Conveniadas da Emissora.
DescriçãoDescrição de cada uma das unidades.
Em atividadeAo sinalizar este campo indica-se que a regional está apta a efetuar operações na rede.
Regional SuperiorNome da Regional que agrupa esta regional.
Credit Score para Geração de LimiteInformar uma opção para o Gerador do CreditScore: “Externo” ou “TotvsCard”. 
Núm. dias – Cliente sem movimentação - MonitoreNão Faz parte do escopo de parametrização de Clientes, não será citado neste documento
Núm. dias para cliente tornar-se inativoIndicar o número de dias corridos a partir do qual, se o usuário de cartão não realizar qualquer operação, inclusive pagamento de fatura e/ou carnê, ele será considerado inativo, sendo que para que ele possa realizar novas operações deverá ser efetuado uma atualização cadastral e, consequentemente, uma nova análise cadastral. Se este atributo não for preenchido, ainda existe uma parametrização GLOBAL que será utilizada.
Prazo (dias) para bloqueio de atrasoIndicar número de dias corridos de atraso para bloquear cliente inadimplente.
Empréstimos – Configurações mínimas para contratação de empréstimoNão Faz parte do escopo de parametrização de Clientes, não será citado neste documento
Número de faturas a serem enviadas para clientes em atrasoNúmero de faturas que serão postadas para usuário de cartão em atraso.
Valor mínimo para impressão de faturaO valor indicado será o valor abaixo do qual a fatura não será impressa, nem remetida ao usuário de cartão. Este valor será lançado para a próxima fatura, como se fosse um serviço, com histórico próprio, sem juros e sem qualquer outro encargo.
Número de Faturas com Valor Mínimo para ImpressãoNumero de faturas com valor abaixo do mínimo, que serão impressas e postadas ao usuário de cartão. 
Manutenção cliente restriçãoSe a manutenção do cliente junto aos órgãos de proteção ao credito é realizado pelo TovsCard ou se é realizado por um sistema Externo.

14. TELA FAIXAS BEHAVIOR SCORE

Passo 12:  Parametrização Faixas Behavior Score.

Esta tela possibilita cadastrar e ou ajustar a parametrização de faixas de Behavior Score, para os produtos varejo/compras cartão de crédito (CCR) e Empréstimo Pessoal (EP) no Sistema TotvsCard.

Para adicionar as informações, clicar em  .

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
SiglaInformar a Sigla do behavior score;
Valor InicialInformar o valor onde inicia o score da referida sigla para o produto;
Valor FinalInformar o valor onde encerra o score da referida sigla para o produto;

15. TELA GLOBAIS ABA GERAL

Passo 13: Parametrização Globais > Aba Geral. 

Esta tela possibilita a parametrização de funções representativas de controles internos, que definem procedimentos gerais e comuns para todas as contas, cartões e produtos operados no Sistema TotvsCard.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Código da Empresa FinanceiraEmpresa responsável pelos financiamentos.
Código da Empresa Administradora Empresa responsável pelos clientes e pelos cartões. É a emissora dos cartões.
Código da Empresa Grup. LojasEmpresa responsável pelas Lojas.
Conveniada Administradora Padrão Identificação de um Conveniado padrão, da Empresa emissora.
Conveniada Administradora Grup. Loja PadrãoIdentificação de um Conveniado padrão, para a empresa responsável pelas Lojas.
Loja Administradora PadrãoSeleciona uma loja administradora padrão. Ex. Operações realizadas por uma central de atendimento.
Loja do Grup. Lojas PadrãoSeleciona uma loja do grupo. Lojas padrão. Ex. Lançamento de um ajuste financeiro no fluxo entre a Administradora e a Loja.
Loja Financeira PadrãoSeleciona uma loja financeira padrão. Ex. O empréstimo rotativo é gerado a partir de um pagamento do valor mínimo de uma fatura. Este contrato de empréstimo rotativo será vinculado a esta loja padrão.
Afinidade Pessoa Física PadrãoCódigo padrão para sugerir a um canal que não possui condições de listar todas as afinidades parametrizadas.
Afinidade Pessoa Jurídica PadrãoCódigo padrão para sugerir a um canal que não possui condições de listar todas as afinidades parametrizadas.
Nome Administradora de CartãoNome da Administradora do cartão. Sempre que alguma funcionalidade precisar exibir o nome da Administradora de Cartões, buscará deste campo.
Telefone Administradora de CartãoTelefone da Administradora do cartão. Sempre que alguma funcionalidade precisar exibir o telefone da Administradora de Cartões, buscará deste campo.
Ranking Padrão Pessoa FísicaCódigo de ranking padrão para um novo cadastro de pessoa física.
Ranking Padrão Pessoa JurídicaCódigo de ranking padrão para um novo cadastro de pessoa jurídica.
Tipo de CadastroOpções que serão disponibilizadas na tela de inclusão de um novo cliente (opções atuais: Cadastro Resumido e Cadastro Completo)

OBS: Operações Especiais, Desconto em folha e Processamento Off-line não fazem parte do escopo de parametrização de Clientes.

16. TELA GLOBAIS ABA CARTÃO

Passo 14: Parametrização Globais > Aba Cartão.

Aba onde estão os parâmetros que indicam opções que permitem ou não a emissão automática de um novo cartão para o Cliente.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Alteração de nomeSe sim indica que quando alterado o nome do titular deve emitir novo cartão.
Alteração Data NascimentoSe sim indica que quando alterada a data de nascimento do titular deve emitir novo cartão.
Alteração de nome de EmbossingSe sim indica que quando alterado o nome de embossing do titular deve emitir novo cartão.
Alteração de nomeSe sim indica que quando alterado o nome do adicional deve emitir novo cartão.
Alteração de nome (Vinculado ao Titular)Se sim indica que quando alterado o nome do Pai, da Mãe ou do cônjuge do titular deve emitir novo cartão para o adicional.
Alteração Data NascimentoSe sim indica que quando alterada a data de nascimento do adicional deve emitir novo cartão.
Alteração de nome de EmbossingSe sim indica que quando alterado o nome de embossing do adicional deve emitir novo cartão.

17. TELA GLOBAIS ABA RISCO

Passo 15: Parametrização Globais > Aba Risco.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Score ExternoMarcar esta alternativa se a opção for a de utilização do score Externo para a geração dos limites a serem atribuídos a um usuário de cartão;
TotvsCard Não será utilizado;
Conforme EstabelecimentoNão será utilizado.
Minutos FraudeTempo no qual, se o cartão for utilizado em estabelecimentos distantes mais de um quadrante em relação às coordenadas geográficas de cada um, haverá um alerta de fraude. O tempo aqui configurado é o mínimo necessário para se deslocar por um quadrante geográfico.
Minutos Duplicidade

Aponta operação duplicada.

Intervalo de tempo em que duas operações realizadas no mesmo estabelecimento, do mesmo tipo e valor, são rejeitadas por duplicidade.

Idade mínima para cadastroIdade mínima para prosseguir com um cadastro de Pessoa Física antes de chegar na etapa de análise de score;
Forma de pag. (carnê/fatura) pelo cadastro?Indica se a forma de cobrança das operações de venda e empréstimo serão definidas conforme configuração do plano de venda ou conforme modo de cobrança preferencial do cliente escolhido no momento de seu cadastro.

OBS:  Diretório SPC/SERASA/Carta não faz parte do escopo de parametrização de Clientes.

18. TELA CORTE E VENCIMENTO DA FATURA

Passo 16: Parametrização Menu Comercialização > Corte e Vencimento da Fatura.

CampoDescrição
VencimentoInforma o dia, dentro do mês, para o vencimento da fatura.
CorteInforma o dia em que ocorre o corte (encerramento) mensal da fatura, que acontece dez dias antes do vencimento desta.
SituaçãoInformar se data de corte e vencimento estão ativos ou inativos.