Atenção:

Não se aplica a integração com Protheus

Plano de Conta Contábil: O Plano de contas é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Cada empresa, de acordo com sua atividade e seu tamanho (micro, pequena, média ou grande), deve ter seu próprio Plano de Contas. Neste cadastro são incluídas todas as contas que serão movimentadas pela contabilidade em decorrência das operações da empresa, ou, ainda, contas que embora não movimentadas no presente, poderão ser utilizadas no futuro. Sem o cadastro desta entidade não é possível realizar a contabilização de uma operação. 

O Plano de Contas no Sistema já está parametrizado até o quinto nível, os outros níveis (não obrigatórios) devem ser cadastrados nos Departamentos Regionais, se necessário. O Sistema permite o cadastro até o nono nível de conta contábil.

O cadastro e parametrização/configuração das contas contábeis, são realizadas no Módulo Gestão Contábil no Sistema BackOffice | aba "Cadastros", sub menu Plano de Contas, opção "Contábil":


Clicar em "incluir" para cadastrar uma nova conta ou "editar" para alterar uma conta já cadastrada.

Preencher as informações nas abas "identificação" e "informações" para cadastrar uma nova conta contábil. Atenção ao correto preenchimento da conta nos campos: "analítica/sintética" e "natureza".

Se for necessário alterar o tipo da conta contábil de analítica para sintética ou vice-versa, o usuário deverá selecionar a conta ir em processos clicar em "alteração do tipo da conta contábil (analítica/sintética)", escolher a opção desejada e executar para finalizar a alteração.


A última conta contábil cadastrada (na ramificação das contas) no Sistema deve ser do tipo Analítica. O Sistema só permite criar uma conta Analítica dentro de uma conta Sintética (Consolidado).

Atenção:

As contas contábeis que não recebem Centro de Responsabilidade (CR) e Unidade Organizacional (UO) devem ter a devida informação em seu cadastro no SGE. Para fazer este procedimento acesse BackOffice | Gestão Contábil | Cadastros | Plano de Contas | Contábil. Edite a conta contábil que NÃO deverá levar o CR e UO, vá na pasta Campos Complementares e preencha os campos com a informação NÃO. As contas que recebem CR e UO podem ficar com este campo em branco.

  Recursos Adicionais



  • Sem rótulos