CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Ambiente atualizado
  3. Versão do totvs-hcm.war
  4. Versão dos fontes
  5. Conferir nome externo do programa
  6. Verificar grupo de segurança
  7. Verificar visualiza menu
  8. Verificar tipo de acesso do usuário
  9. Verificar os grupos do usuário
  10. Verificar visão sobre a empresa
  11. Verificar permissões do grupo usuário
  12. Versão do navegador
  13. Limpeza de cookies

01. Visão geral

O objetivo do documento é auxiliar na configuração para o correto funcionamento das telas em THF:

Os navegadores homologados são: Chrome, Edge, Firefox.

O Internet Explorer não é suportado. Oficialmente a Microsoft não fornece suporte ao navegador IE desde 12/01/2016, confira mais informações.

02. Ambiente atualizado

Verifique o fix da base em que se encontra o ambiente, caso não esteja na última versão conforme calendário de expedição da console (disponível no Calendário de Expedição Contínua DATASUL), é necessário atualizar o ambiente conforme a última console liberada.

03. Versão do totvs-hcm.war

Visando garantir que o artefato totvs-hcm.war esteja atualizado, é necessário deletar este arquivo conforme o servidor de aplicação do seu ambiente:

  • DATASUL THF (Tomcat): Acesse o diretório: <...\instance-8x80\apache-tomcat-9.0.20\webapps>,  delete o arquivo "totvs-hcm.war" e adicione o arquivo disponibilizado na console mais atual.

05. Versão dos fontes

Verifique as datas dos códigos fontes utilizados nas telas THF. Os códigos fontes a seguir devem constar no contexto citado e na versão correta:

Como verificar versão dos fontes das telas de aprovação do Meu RH?

DiretórioProgramaDataVersão
hcm/rh/mfp/api/v1

allowancewkf.r

 

1.01.00.002
hcm/rh/mfp/api/v1attest.r

 

1.01.00.003
hcm/rh/mfp/api/v1resignationwkf.r

 

1.01.00.007
hcm/rh/mfp/api/v1timesheetwkf.r

 

1.01.00.002
hcm/rh/mfp/api/v1utils.r

 

1.02.00.004
hcm/rh/mfp/api/v1vacationwkf.r

 

1.01.00.004
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesapiAllowance.r

 

1.01.00.001
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesapiAttest.r

 

1.01.00.003
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesapiResignation.r

 

1.01.00.005
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesapiTimesheet.r

 

1.01.00.002
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesapiVacation.r

 

1.01.00.005
hcm/rh/mfp/api/v1/servicesutilsApi.r

 

1.01.00.004

06. Conferir nome externo do programa

Acesse o programa Manutenção de Programa (bas_prog_dtsul) através do Datasul 12.

Pesquise pelo nome de um programa através do botão destacado na imagem abaixo.

Pesquise utilizando a palavra base html-hcm. Deste modo, deve exibir os programas relacionados as telas THF responsáveis pela aprovação/reprovação de solicitações por parte do RH conforme a imagem abaixo.

Confira no ambiente se o nome do programa (primeira coluna - Programa) e nome externo do programa (terceira coluna - Nome Externo Programa) estão corretos conforme:

ProgramaDescriçãoNome Externo Programa
html-hcm.attestAprovação de Atestadostotvs-hcm/#/list-attestations
html-hcm.resignationAprovação de Rescisõestotvs-hcm/#/list-resignations
html-hcm.timesheetAprovação de Justificativastotvs-hcm/#/list-timesheets
html-hcm.vacationAprovação de Fériastotvs-hcm/#/list-vacations

Caso o nome do programa ou o nome externo do programa esteja diferente. Realizar novamente a importação do menu conforme documentação Importação Menu Datasul (MEN706AA).

Se mesmo após a importação do menu estiver com o nome do programa ou nome externo do programa diferente, posicionar o programa que deseja excluir no programa Manutenção de Programa (bas_prog_dtsul) e clicar no botão Elimina ocorrência corrente, conforme marcado na imagem abaixo e importar novamente os arquivos de menu atualizados.

07. Verificar grupo de segurança

No programa Manutenção de Programa (bas_prog_dtsul), clique no ícone do cadeado destacada na imagem abaixo.

Verifique se o grupo de segurança que está configurado no usuário está neste nos programas abaixo:

a. html-hcm.attest (Aprovação de Atestados)

b. html-hcm.timesheet (Aprovação de Justificativas)

c. html-hcm.vacation (Aprovação de Férias)

d. html-hcm.resignation (Aprovação de Rescisões)

Caso não esteja, adicione o grupo nos programas.

08. Verificar visualiza menu

Acesse o programa Manutenção de Programas (bas_prog_dtsul), na aba Opções.

Confirme que a opção Visualiza Menu está marcada como na imagem abaixo.

09. Verificar tipo de acesso do usuário

Acesse o programa Manutenção de Usuário (sec/sec000aa.r), aba Geral > Compl RH.

a. Deve ter um usuário associado e este usuário deve ser do tipo Estabelecimento no campo Tipo Acesso Usuário conforme exemplo da imagem abaixo.

10. Verificar os grupos do usuário

Acesse o programa Manutenção de Usuário (sec/sec000aa.r), aba Geral > Grupo de Segurança.

Confirme que o usuário de RH está associado ao grupo HR, conforme imagem abaixo.

11. Verificar visão sobre a empresa

Acesse o programa Manutenção de Usuário (sec/sec000aa.r), aba Empresa.

Verifique se o usuário tem visão da empresa a qual encontram-se os funcionários. A imagem abaixo demonstra um exemplo, o qual o usuário de RH eliane tem visão sobre a empresa com código 3 e 4.

12. Verificar permissões do grupo de Segurança de estabelecimento que o usuário pertence

Acesse o programa Manutenção Segurança Estabelecimento (FP0590).

Verifique se o grupo que o usuário possui as permissões no cadastro do usuário está parametrizado no FP0590, conforme imagem abaixo.

Este exemplo abaixo para o programa de aprovação de atestados, para para os demais programa de aprovação é a mesma regra.

Obs. nesta tela do FP0590 orientamos a não usar o grupo HR e sim outro grupo.

Exemplo.: Se um usuário de medicina que aprova os atestados.

Criar um grupo MED e incluir os colaboradores que terão acesso para aprovar atestados.

        No cadastro dos programas - bas_prog_dtsul -  na  programa html-hcm.attest informa o grupo MED

        Depois no FP0590 -    informar o grupo MED no estabelecimento que o usuário tem acesso.

        Deste modo  o usuário visualizará somente os colaboradores do estabelecimento e do programa parametrizado.

           


13. Versão do navegador

É necessário que a versão do navegador esteja atualizada. Já foi identificado casos que pelo navegador estar desatualizado a tela era aberta com itens em branco e quebrados.

14. Limpeza de cookies

Em algumas atualizações e novas funcionalidades é necessário que seja efetuada a limpeza de cache e cookies para que possam ser recarregados. Abaixo as instruções para cada navegador:

Google chrome

Mozilla Firefox

Microsoft Edge