01. COMO FUNCIONA

Nesta forma de controle os menus dos módulos são alterados para conter as restrições/permissões para cada Menu.

Assim é possível saber as permissões conforme o menu sendo utilizado pela pessoa no acesso ao sistema.

As opções de configuração são:

  1. Remover os programas dos menus, isso é, não ter a opção MATA030/Clientes se um determinado usuário não puder usar o programa de clientes;
  2. Definir o Status dos Programas como Habilitado (Enable) que significa Permitido e Desabilitado (Disable) ou Inibido (Hidden) ambos significam Não Permitido;
  3. Associar o menu a Grupo de usuários ou diretamente a Usuários.

Essas são possibilidades de configuração mais simples e diretas, contudo não permitem muita flexibilidade e por isso não tem o uso incentivado.

02. OMITINDO PROGRAMAS POR ARQUIVO

Este é o modo mais simplificado de configuração onde os programas são removidos e portanto, os usuários deste menu não poderão encontrar e acessar o programa.

Para este formato o modo de configuração é:

  1. Usando o programa para alteração de Menus/CFGX013;
  2. Escolha o menu para edição e confirme;
  3. Na janela de edição do menu, remova os programas restritos e;
  4. Faça a geração do menu com o nome adequado.

Este menu gerado não terá os programas restritos e isso é suficiente para garantir que quando este menu for usado o programa não seja acessado.

03. BLOQUEANDO PROGRAMAS OU AÇÕES POR MENU

Neste formato os programas são incluídos no menu e são bloqueados por completo ou suas rotinas (ações internas do programa) bloqueadas.

Então ao invés de não incluir os programas com restrição no menu, estes programas são incluídos e a indicação de acesso faz parte da definição do item no menu.

Para isso são utilizadas duas opções:

  1. Status e;
  2. Rotinas do browse.

Veja a imagem a seguir da opção de Fornecedores/MATA020 no menu Financeiro.

A definição na opção Status vale para todo o programa e portanto indicar como Desabilitado faz com o acesso seja negado, quando no módulo financeiro a opção fornecedores é acionada.

As definições em Rotinas do browse valem para a sequência de opções que o menu no browse do cadastro de Fornecedores oferece. Quando com x indica acesso Permitido, quando vazio (sem o x) indica acesso Não Permitido. Para esta forma de configuração é preciso conhecer a ordem das opções no browse de Fornecedores/MATA020 para saber o que está sendo bloqueado ou liberado.

04. ASSOCIAÇÕES DE MENU

Os menus podem ser associados por usuários ou por grupos e consequentemente as configurações de acesso são aplicadas conforme a associação decidida para uso no ambiente.

É recomendada a simplificação com o uso das associações e permissões de acesso só por grupo ou só por usuário, misturar estes tipos de associação de acessos aos módulos e menus com restrições pode gerar problemas no controle e liberação dos recursos que não deveriam ficar disponíveis.

Não existe situação de conflito de permissões pois as restrições avaliadas são as restrições do menu utilizado no acesso ao módulo, seja o menu do grupo ou seja o menu do usuário.