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Boletim Técnico: Histórico de Alterações das Entidades Contábeis
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    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação
     O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

     

        Importante:

    Antes de executar o compatibilizador “U_UPDCTB” é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite “U_UPDCTB” no campo Programa Inicial.

          Importante:

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a (20/12/2010).

    2.    Clique em OK para continuar.

    3.    Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa “U_UPDCTB()”.

    4.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.    Clique em OK para encerrar o processamento. 

    Descrição de Ajustes
     Ajustes Efetuados pelo Compatibilizador ou aplicação do Patch

    1.   Criação ou Alteração de pergunta no arquivo – SX1 – Cadastro de Perguntas:

    Pergunta

    Data Inicial?

    Nome

    Data Inicial

    Grupo

    CTR076

    Ordem

    01

    Tipo

    D

    Tamanho

    8

     

    Pergunta

    Data Final?

    Nome

    Data Final

    Grupo

    CTR076

    Ordem

    02

    Tipo

    D

    Tamanho

    8

     

    Pergunta

    Entidade?

    Nome

    Entidade

    Grupo

    CTR076

    Ordem

    03

    Tipo

    N

    Tamanho

    1

     

     

    Pergunta

    Considera Bloqueio?

    Nome

    Considera Bloqueio

    Grupo

    CTR076

    Ordem

    04

    Tipo

    N

    Tamanho

    1

     

    Pergunta

    Considera Operações?

    Nome

    Considera Operações

    Grupo

    CTR076

    Ordem

    05

    Tipo

    N

    Tamanho

    1

    2.   Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

    Chave

    Nome

    Modo

    PYME

    CW8

    Histórico de Alterações

    C

    S

     

    3.   Criação ou Alteração no arquivo SX3 – Campos:

    Tabela CW8 - “Histórico de Alterações”:

     

    Campo

    CW8_FILIAL

    Tipo

    C

    Tamanho

    7

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Filial

    Descrição

    Filial do sistema

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_FILTAB

    Tipo

    C

    Tamanho

    7

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Filial da Tab.

    Descrição

    Filial da Tabela

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_TABELA

    Tipo

    C

    Tamanho

    3

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Tabela

    Descrição

    Código da Tabela

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_CODIGO

    Tipo

    C

    Tamanho

    70

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Entidade

    Descrição

    Código da Entidade

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Sim

     

    Campo

    CW8_GRUPO

    Tipo

    C

    Tamanho

    9

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Grupo Cont.

    Descrição

    Grupo Contábil

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Sim

     

    Campo

    CW8_CAMPO

    Tipo

    C

    Tamanho

    10

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Campo

    Descrição

    Campo alterado

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_SEQ

    Tipo

    C

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Seqüência

    Descrição

    Seqüência de Alteração

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_TIPCPO

    Tipo

    C

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Tipo do Campo

    Descrição

    Tipo do Campo

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

    Opções

    1=Caracter;2=Numérico;3=Lógico;4=Data;5=Memo                                                                                    

    Val. Sistema

    Pertence(12345)

     

    Campo

    CW8_TITULO

    Tipo

    C

    Tamanho

    12

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Titulo

    Descrição

    Titulo do Campo

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_VALANT

    Tipo

    C

    Tamanho

    60

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Anterior

    Descrição

    Conteúdo anterior

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_VALNOV

    Tipo

    C

    Tamanho

    60

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Atual

    Descrição

    Conteúdo atual

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_DATA

    Tipo

    D

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Formato

    @D

    Título

    Data Alt.

    Descrição

    Data da Alteração

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

    Campo

    CW8_HORA

    Tipo

    C

    Tamanho

    5

    Decimal

    0

    Formato

    99:99

    Título

    Hora Alt.

    Descrição

    Hora da Alteração

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

     

     

    Campo

    CW8_OPC

    Tipo

    C

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Opção

    Descrição

    Opção da Rotina

    Nível

    1

    Usado

    Não

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Pesquisa;2=Visualização;3=Inclusão;4=Alteração;5=Exclusão

    Val. Sistema

    Pertence(12345)

     

     

    Campo

    CW8_HISTOR

    Tipo

    C

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Seq. Hist.

    Descrição

    Seqüência do Histórico

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

    4.   Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    CW8

    Ordem

    1

    Chave

    CW8_FILIAL+CW8_FILTAB+CW8_TABELA+CW8_CODIGO+CW8_GRUPO+CW8_CAMPO+DTOS(CW8_DATA)+CW8_SEQ                                                                         

    Descrição

    Fil. Entidad + Entidade + Codigo + Grupo + Campo + Data + Sequencia  

    Proprietário

    S

     

    Índice

    CW8

    Ordem

    2

    Chave

    CW8_FILIAL+DTOS(CW8_DATA)+CW8_HORA                                                                                                                                                           

    Descrição

    Filial + Data Alteracao + Hora Alteracao                             

    Proprietário

    S

    5.   Criação ou Alteração no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_CTBLGET

    Tipo

    L

    Descrição

    Habilita log de histórico de alterações das Entidades Contábeis.

    Valor Padrão

    .F.

    Procedimentos para Configuração
     PARA PARÂMETROS

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

    Itens/Pastas

    Descrição

       Informações

    Nome

    MV_CTBLGET

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

       Descrição

    Descrição

    Habilita Log de histórico de alterações das Entidades Contábeis.

    Procedimentos para Utilização
     Configure o parâmetro MV_CTBLGET para .T., habilitando a gravação do log.

     

    1)    No módulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse as opções Atualizações/Cadastros/Plano de Contas e faça Inclusão, alteração e exclusão de contas.

    2)    Acesse Atualizações/Cadastros/Custos e faça Inclusão, alteração e exclusão de Centros de Custos, Itens de Valor e Classes de Valor.

    3)    Abra o relatório de Histórico de Alterações no menu Relatórios/Cadastros/Historico Alter., na tela de configuração do relatório clique em parâmetros.

    4)    Escolha as opções que deseja e clique em OK.

     

    ·         Data Inicial? – Data a partir de quando serão mostradas as alterações.

    ·         Data Final? – Data até quando serão mostradas as alterações.

    ·         Entidade? – Entidade contábil que será mostrada no relatório. (Conta/Centro de Custo/Item Contábil/Classe de Valor)

    ·         Considera Bloqueio? – Mostra ou não bloqueio de entidades. (Sim/Não)

    ·         Considera Operações? – Operações a serem mostradas. (Inclusão/Alteração/Exclusão/Todas)

    • Clique em Imprimir.
    Informações Técnicas
     

    Tabelas Utilizadas

    CW8 -

    Rotinas Envolvidas

    CTBR076 – Histórico de Alterações das Entidades Contábeis

    CTBA020 – Cadastro de Plano de Contas

    CTBA030 - Cadastro de Centro de Custo

    CTBA040 - Cadastro de Item Contábil

    CTBA060 - Cadastro de Classe de Valor

    CTBXFUNC

    Observações
     

    • Sem rótulos