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O facilitador de implantação foi desenvolvido com o objetivo de tornar mais simples o processo de implantação do módulo, orientando sobre os principais parâmetros que têm impacto no funcionamento do sistema e alteram o comportamento de rotinas essenciais. 

Este documento tem o objetivo de relacionar os exemplos de uso conforme a configuração selecionada no facilitador, mas também direcionar para as documentações específicas de cada rotina. Seguindo o formato de tela do facilitador, as informações estão organizadas em pastas para melhorar a visualização. Veja:


    1. Precificação

    O orçamento de serviços pode ser construído com dois diferentes formatos de precificação: planilha de preços ou tabela de precificação.

    • Planilha de Preços

    A planilha de preços é o formato recomendado porque proporciona ao usuário maior comodidade e simplicidade no momento de implantar o sistema. É muito comum no mercado de terceirização de serviços que os clientes utilizem planilhas para precificar os serviços prestados. Pensando nisso, o GS traz a planilha de preços do cliente para dentro do sistema, ou seja, sem precisar criar planilhas, é possível manipular a que já está sendo utilizada dentro do sistema e usufruir dos mesmos recursos que o Excel oferece. Para isso, basta que elas sejam cadastradas, sem limite de quantidade, e sejam selecionadas no momento de incluir o orçamento de serviços. Para mais informações sobre como utilizar o cadastro de planilha de preços e a aplicação dentro do orçamento de serviços, acesse: Planilha de Preços de Serviços - TECA999 - Gestão de Serviços - P12 .

    • Tabela de Precificação 

    A segunda opção para formação de preços no GS é a tabela de precificação. Esta funcionalidade muda a estrutura do orçamento de serviços e desvincula os materiais de implantação e consumo dos itens de RH e passam a se relacionar diretamente com o local de atendimento. Esta funcionalidade exige que o operador crie os campos que serão utilizados na formação de preços e eles podem ser classificados por tipo de serviços, impostos ou totalizadores. Para mais informações sobre como cadastrar a tabela de precificação, acesse: GS0051 Como criar uma Tabela de Precificação (TECA740E).


    2. Integração com CRM x Orçamento Simplificado

    Quando o GS é implantado, o processo de geração de orçamento de serviços pode ser criado de duas formas: integrado com CRM ou sem integração. Quando integrado, o processo de geração do orçamento é iniciado pela criação da oportunidade de vendas, a pré-venda, em que são definidos os fatores de sucesso (ou insucesso) da negociação. A partir da oportunidade de vendas será criada a proposta comercial e por último o Orçamento de Serviços. Este formato é ideal quando o cliente utilizar o CRM Protheus e houver interesse em realizar a gestão de vendas, a gestão do vendedor, o acompanhamento de negociações em andamento e funil de vendas. Para mais informações sobre este formato, acesse: Oportunidade - FATA300 - Gestão de Serviços - P12.

    O modelo de orçamento sem integração com CRM, dentro do GS, é chamado de Orçamento Simplificado. Ao contrário do primeiro, deve ser utilizado quando o cliente não tiver o CRM Protheus e não for utilizar a gestão de vendas e negociações iniciadas, em andamento ou encerradas. O fluxo do orçamento simplificado é muito simples, basta utilizar a opção de menu com o mesmo nome da rotina e será aberta a tela para inclusão das informações de cliente, serviços, tipo de contrato, etc. Para mais informações sobre o Orçamento de Serviços, acesse: Orçamento de Serviços - TECA740 - Gestão de Serviços - P12.

    Vale destacar que tanto na primeira opção quanto na segunda, o orçamento de serviços é exatamente igual, a diferença entre os dois usos é apenas o fluxo do processo: um é integrado e o outro é simplificado. 

    Exemplo de Funil de Vendas na integração com CRM

    Exemplo de Funil de Vendas na integração com CRM

    Orçamento de Serviços Simplificado


    3. Locação de Equipamentos

    A locação de equipamentos é uma modalidade de prestação de serviços bastante específica e que abrange uma parte do módulo, porém, hoje é direcionada para parceiros da TOTVS. Entretanto, como ela possui integração com diversos módulos e conta com configurações e campos específicos para utilização, foi disponibilizada a opção de ocultar tudo o que é relacionado com a locação de equipamentos para evitar que gere dúvidas e uma grande quantidade de informações sejam apresentadas na tela do usuário sem necessidade. Para saber mais informações sobre a locação de equipamentos, acesse a documentação Orçamento de Serviços - TECA740 - Gestão de Serviços - P12 e consulte a aba Locação de Equipamentos.

    Orçamento de serviços sem locação de equipamentos

    Orçamento de serviços com locação de equipamentos


    1. Modelo de Faturamento

    O itens do orçamento de serviços podem ser exibidos de duas formas: agrupados ou desagrupados. Se estiverem agrupados, a tela do orçamento apresentará quatro campos de produtos agrupadores no cabeçalho e mais quatro campos de TES (um para cada item agrupador). Nestes campos deverão ser informados os produtos de RH, Materiais de Implantação e Consumo e de Locação de Equipamentos que serão os agrupadores, bem como as TES correspondentes a cada um desses itens. Dessa forma, ao gerar o contrato de serviços, ao invés de serem exibidos os produtos informados nos grids do orçamento, serão exibidos os produtos agrupadores, ou seja, todos os produtos de RH, por exemplo, terão os valores e quantidades agrupados pelo mesmo código do produto agrupador. 

    A opção de faturamento desagrupado elimina os campos agrupadores do cabeçalho e na geração do contrato de serviços serão exibidos todos os produtos inseridos no grid. Cada um deles terá a própria quantidade, valor e TES. Recomendamos que seja utilizada esta opção pois ela oferece mais flexibilidade, possibilita agrupamentos (veja no tópico agrupamento por ISS) e também para que sejam exibidos os detalhes do serviço prestado, tanto no contrato quanto na fatura que será enviada ao cliente. Para mais informações sobre o modelo de faturamento, acesse o documento Orçamento de Serviços - TECA740 - Gestão de Serviços - P12 e consulte os principais parâmetros.

    Orçamento de serviços agrupado
    Orçamento de serviços desagrupado (recomendado)


    2. Agrupamento por código do ISS

    Mesmo que o contrato esteja desagrupado ainda é possível utilizar um produto agrupador por código de ISS (Imposto Sobre Serviços) que deverá ser preenchido no cadastro de produtos, mas para que seja possível, o contrato deve estar desagrupado e sem tabela de precificação. Então, ao gerar o contrato, os campos CNB_PRODSV CNB_IDPED serão preenchidos automaticamente e estes produtos é que serão exibidos na nota fiscal. Para saber mais informações sobre esta funcionalidade, acesse: Assistente de Contratos - TECA850 - Gestão de Serviços - P12.

    Contrato agrupado por código ISS


    3. Contrato Recorrente

    O contrato recorrente deve ser configurado na tela do orçamento de serviços, no campo respectivo. A principal característica do contrato recorrente, como o próprio nome indica, é que em geral ele não tem prazo final de vigência determinado e todos os valores informados no orçamento de serviços serão cobrados do cliente mensalmente. Por exemplo, se no orçamento foi incluído um serviço de bombeiro no valor de R$ 1000,00 significa que todo mês será faturado contra o cliente o valor de R$ 1000,00 referente ao serviço de bombeiro. 

    No contrato normal, os valores informados no orçamento de serviços correspondem ao total que será cobrado do cliente durante toda a vigência do contrato, de acordo com o cronograma estabelecido. Por exemplo, se a vigência do contrato é de 5 meses e for criado um cronograma com 5 competências, o valor de R$1000,00 será dividido em 5 competências, ou seja, o cliente deverá pagar R$ 200,00 por mês e o saldo do contrato será consumido a cada faturamento realizado. Para mais informações, acesse: Orçamento de Serviços - TECA740 - Gestão de Serviços - P12.

    Contrato recorrente = 1-Sim


    1. Flexibilização de Horários

    A flexibilização de horários é configurada por meio do parâmetro MV_GSGEHOR. Esta funcionalidade é utilizada para alterar o horário de alocação do atendente no momento de projetar as agendas e assim eliminar a necessidade de criar diversos turnos ou escalas diferentes para cada variação de horário. 

    Exemplo: no posto A trabalham 2 atendentes. O horário do primeiro é das 8h - 12h / 13h - 18h. O horário do segundo é das 9h -13h / 14h - 19h. Utilizando a flexibilização de horários, o operador precisa ter apenas uma escala correspondente ao horário do primeiro atendente e no momento de alocar o segundo, ele flexibiliza os horários acrescentando 1h no horário de entrada. O sistema automaticamente fará as alterações dos horários de intervalo e de saída, gerando as agendas no horário correto. 

    A edição dos horários poderá ser utilizada em qualquer alocação que possua a mesma carga horária e mesma estrutura. Para mais informações sobre como utilizar o editor de horários, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Horários Flexíveis.

    Projeção de agendas com flexibilização de horários


    2. Integração com RH Protheus

    A integração com o RH Protheus é habilitada pelo parâmetro MV_TECXRH e deve estar ligada quando o cliente possuir o módulo RH Protheus. Esta integração é nativa e oferece diversas facilidades para o usuário no momento de concluir processamentos que geram informações diretamente no RH. É importante destacar que o Prestadores de Serviços não realiza cálculos de benefícios, folha, ponto eletrônico ou qualquer outro, mas gera insumos para que estes cálculos sejam realizados nos módulos correspondentes. Se a integração estiver ligada, estes insumos são gerados automaticamente, sem a necessidade de gerar arquivos, exportar ou importar dados. Para saber mais informações sobre as integrações com o GS, acesse o menu: Integrações - Gestão de Serviços - P12.


    3. Conflitos de Agenda

    As definições de conflitos de agendas são estabelecidas pelo parâmetro MV_GSVERHR e cada uma das opções do parâmetro possui uma interpretação diferente sobre a geração do conflito. Veja: Se o parâmetro estiver configurado com o valor .T., no momento de projetar as agendas na mesa operacional, o sistema verifica se há conflitos no horário e no dia trabalhado. Se estiver configurado com o valor .F., o sistema verifica se há conflitos apenas no dia trabalhado.

    Exemplo: o atendente possui agenda no dia 19/05 no período de 08h - 12h. O operador da mesa está projetando outra agenda para este mesmo atendente no período de 14h - 19h. Se o parâmetro estiver com valor .T., não será gerado nenhum conflito de alocação na projeção das agendas e elas poderão ser gravadas normalmente pois os horários não coincidem. No entanto, se o parâmetro estiver com valor .F., a projeção das agendas indicará que existe conflito de alocação, pois o atendente já possui uma agenda no dia 19/05. A gravação das agendas poderá ou não ocorrer porque esta condição depende do perfil de acesso do operador da mesa. Para mais informações sobre conflitos de alocação, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Alocação.

    Projeção de agendas com conflitos de alocação


    4. Mesa Operacional Multi Filial

    O parâmetro que define se a mesa operacional opera em modo multi filial é o MV_GSMSFIL e esta configuração depende do modo como o cliente conduz a operação. Na terceirização de serviços é muito comum que atendentes que pertencem a uma filial prestem serviços para atender contratos de outras filiais. Nestas situações, deve ser habilitado o parâmetro para que a mesa seja utilizada em modo multi filial e assim, na tela de alocação do atendente, será exibido o campo de filial, para que o operador selecione a filial desejada, o contrato correspondente e consiga concluir a alocação do atendente em um contrato de uma filial diferente da que está cadastrado. Se o parâmetro estiver ligado, todas as abas da mesa operacional serão utilizadas em modo multi filial, mas se este modelo de trabalho não for utilizado pelo cliente, é recomendado que o parâmetro permaneça desligado. Para mais informações, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Multi Filial.

    Mesa operando em modo multi filial


    5. Projeção de Agendas Customizadas

    Para utilizar a Mesa Operacional é necessário que o sistema possua o fonte PNMTAB. Para evitar que o ambiente seja atualizado e este fonte se perca ou se torne obsoleto, o parâmetro MV_GSPNMTA deve ser configurado como .T.. Desta forma, o PNMTAB padrão será atualizado no ambiente e todas as funcionalidades da mesa operacional poderão ser utilizadas. Para mais informações, acesse: GS0081 Criação do Parâmetro MV_GSPNMTA e GS0003 Help PNMTAB01.PRW Alocação de Atendentes.


    6. Integração com o App Meu Posto

    A integração com os apps é configurada por meio do parâmetro MV_GSHRPON. Por padrão, a configuração é desligada, mas se o app Meu Posto estiver sendo utilizado, o parâmetro deverá estar ligado para que as informações de horário sejam atualizadas pelos campos ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT, que correspondem aos horários de check-in e check-out realizados no aplicativo e que serão considerados no ponto eletrônico. Para mais informações, acesse: Geração de Marcações - TECA910 - Gestão de Serviços - P12.


    7.  Cálculo Retroativo de Benefícios Integrados

    Esta funcionalidade está condicionada à integração do GS com o RH Protheus, ou seja, só poderá ser utilizada se os dois módulos estiverem integrados. Este cálculo é habilitado por meio do parâmetro MV_BENEXGS e se estiver ligado, configurado com o valor .T., há uma alteração no cálculo de benefícios. O sistema faz um cálculo retroativo da agenda do atendente e, se houver diferença entre os dias trabalhados em relação ao valor do benefício que foi pago, o sistema acresce ou reduz essa diferença nos valores do mês vigente de pagamento.

    Exemplo: se o atendente trabalhou mais que o previsto, ele receberá um valor adicional ao cálculo do benefício. Se o atendente faltar, ele terá desconto no benefício. 

    Caso a política da empresa determine que o valor dos benefícios sejam fixos, independentemente da quantidade de dias trabalhados, o parâmetro deve permanecer desligado, configurado com o valor .F.. Para mais informações, acesse: GS0069 Vincular Benefícios MV_BENEXGS - (SIGAGPE x SIGATEC).


    8. Verificação de Agenda para Cálculo de Benefício

    Quando o GS está integrado com o RH Protheus, é possível definir outra regra de cálculo de benefícios por meio do parâmetro MV_GSBENAG. Se ele estiver ligado, todas as configurações de critérios de benefícios cadastrados serão afetadas caso o funcionário também seja atendente. Nesta situação, os benefícios somente serão calculados se o atendente possuir agendas (ABBs) durante o período de cálculo.

    Exemplo: Mesmo que os critérios indiquem que o atendente tem direito a receber benefícios pelo Turno do Posto e pelo Sindicato, se o parâmetro estiver ligado (configurado com o valor .T.) e o atendente não tiver nenhuma agenda no período, ele não receberá nenhum benefício. Para mais informações, acesse: DSERSGS-9830 DT Implementação do parâmetro MV_GSBENAG.  


    9. Integração com Medicina e Segurança do Trabalho

    A integração do GS com o módulo Medicina e Segurança do Trabalho é configurada por meio do parâmetro MV_NG2GS. Quando ele estiver ligado, com valor .T., ao incluir um orçamento de serviços e for definido que o posto oferece risco ao atendente, ao gerar o contrato de serviços, será criada uma tarefa de risco no módulo MDT para o posto em questão. Quando forem geradas agendas para os funcionários (que são atendentes) nos postos que apresentam riscos, serão criadas tarefas de funcionários também no módulo MDT. 

    Se o cliente não utilizar o módulo de Medicina e Segurança do Trabalho, o parâmetro deverá permanecer desligado, com valor .F.. Para mais informações sobre esta integração, acesse: Integração Gestão de Serviços x Medicina e Segurança do Trabalho

    Importante: Se a mesa operacional estiver em modo multi filial, é necessário seguir as instruções deste documento: GsMDTFil - Integração entre o MDT e GS para modo MultiFilial.

    Campo que identifica o risco do posto no orçamento de serviços


    1. Armamento Multi Filial

    Dependendo do modelo de trabalho do cliente, a movimentação de armamentos pode ser realizada entre filiais. Mas, para viabilizar esta possibilidade é necessário alterar o compartilhamento de tabelas, realizar alterações de dicionário (antes do release 12.1.33) e ligar o parâmetro MV_GSARMFL. Se no modelo de negócio do cliente não necessitar de movimentação multi filiais, nenhuma das alterações precisará ser realizada e o parâmetro deverá estar desligado. Para mais informações sobre as configurações necessárias, acesse: DSERSGS-10424 DT Implementação da Movimentação do Armamento Multi-filial.

    Armamentos operando em modo multi filial


    2. Cadastro de Armamento por Nota Fiscal de Entrada

    A integração da nota fiscal de entrada com o cadastro de armamentos ocorre por meio do parâmetro MV_GSXNFE. Se o parâmetro estiver ligado, com valor .T., ao incluir uma nota fiscal de entrada com produtos do tipo arma, munição ou colete, automaticamente serão criados os cadastros destes armamentos. Nestes cadastros serão preenchidos os dados da nota fiscal e o usuário deverá preencher apenas os demais campos obrigatórios do cadastro. Se o parâmetro estiver desligado, com valor .F., a nota cadastrada não gera dados para o cadastro do armamento e todas as informações deverão ser preenchidas automaticamente, porém os campos que se referem à nota fiscal permanecerão travados para edição. Para mais informações, acesse: GS0074 - Inclusão Automática de Armamento pelo MATA103.

    Cadastro de armamento com integração

    Cadastro de armamento sem integração

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