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INTEGRAÇÃO LEGAL DESK - Segmento Jurídico - SIGAPFS

Contexto de negócio


O desenvolvimento do sistema LegalDesk, por parte da franquia TOTVS JuriTIs, surge da necessidade de disponibilizar uma interface mais moderna e amigável, fácil e intuitiva, para utilização por advogados, sócios e outros participantes de Escritórios de Advocacia.

O LegalDesk também traz uma melhor acessibilidade, já que esta é feita via browser (Internet Explorer, Google Chrome), Outlook e Mobile (IOS, Android, Windows Phone).

Alguns dos módulos deste sistema: Arquivo, Relatórios Gerenciais, Revisão de Pré-fatura, Time Sheet, etc.


Para faturamento dos escritórios continuamos indicando o uso do módulo Pré-faturamento de Serviços (SIGAPFS) do Microsiga Protheus®, que permite automação e organização das Faturas, Controle de Recebimentos e Pagamentos e agilidade no Gerenciamento Financeiro. 

Trata-se de uma ferramenta administrativa que possibilita acompanhamento dos eventos financeiros e recursos dos escritórios de advocacia e influencia diretamente nos resultados dos trabalhos, pois conduz a respostas imediatas, já que o próprio sistema faz a organização e o  gerenciamento de informações, bem como a exportação de dados para aplicativos Microsoft®, atualização automática dos valores judiciais e moedas internacionais.


Desta necessidade surge a integração de informações cadastrais e movimentações do módulo Pré-faturamento de Serviços (SIGAPFS) do Microsiga Protheus® com o LegalDesk, de tal forma que teremos, por exemplo, Time Sheets lançados no Legaldesk, disponibilizados para o faturamento no SIGAPFS e Casos criados no SIGAPFS, disponibilizados no LegalDesk.


Sistemas Envolvidos


  • Microsiga Protheus® Pré-faturamento de Serviços (SIGAPFS);
  • Legal Desk - Sistema desenvolvido pela franquia TOTVS JuriTIs.


Integração

Atualmente os usuários precisam acessar diretamente o Microsiga Protheus®, pelo módulo SIGAPFS, para fazer o lançamento de Time Sheets, Despesas, Tabelados, Clientes e Casos.


A integração com o sistema LegalDesk permite que estas atividades sejam executadas a partir do LegalDesk e esta proporciona diferentes interfaces aos usuários, tais como trabalhar off-line estando fora do escritório, desempenhar algumas atividades utilizando smartphones, tablets e outros gadgets. Além disso, no LegalDesk são disponibilizados relatórios e dashboards gerenciais e para isto são necessárias as informações de faturamento, provenientes do SIGAPFS.


Escopo

A proposta desta integração é possibilitar que o sistema LegalDesk e a partir dele, sejam acessados os cadastros e demais informações necessárias aos seus módulos e atualizando o SIGAPFS em situações em que houve a criação ou manipulação de registros.

Toda validação é feita por último no Microsiga Protheus®, desta forma toda informação, ainda que previamente validada no LegalDesk, será revalidada no Microsiga Protheus®.


Com este fim, disponibilizamos a fila de sincronização, que controla as alterações e facilita o processo de envio de informações ao sistema LegalDesk.

Para usuários que usam o Microsiga Protheus®, não há nenhuma alteração na rotina de manutenção das informações que são sincronizadas.


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Segue lista de requisitos para a utilização da integração:

· Microsiga Protheus 12;
· Módulo Pré-faturamento de Serviços – SIGAPFS;
· Servidor de REST habilitado;


O cliente que precisa usar esta integração deve contratar o produto LegalDesk.


Protheus

Disponível no Microsiga Protheus® a fila de sincronização que é responsável pela integração dos dados. É por ela que o LegalDesk sabe o que deve atualizar na sua base e consegue inclusive resolver conflitos.
Para que a fila de sincronização funcione, configure o parâmetro MV_JFSINC=1.


Instalação/Atualização

É necessário habilitar o REST no Application Server do Microsiga Protheus® para que o LegalDesk possa se conectar ao sistema e efetuar a integração.

Para habilitar o REST dentro do Microsiga Protheus®, altere o arquivo de configuração appserver.ini com o conteúdo abaixo.

Para evitar conflitos, atente-se às portas de comunicação usadas:

[HTTPV11]
Enable=1
AddressFamily=1
Sockets=HTTPREST
TimeOut=120

[HTTPREST]
Port=8889
IPsBind=
MaxQueue=10
URIs=HTTPURI
SECURITY=1

[HTTPURI]
URL=/
PrepareIn=99,01
OnStart=REST_START
OnConnect=REST_CONNECT
OnExit=REST_EXIT
Instances=1,10

[ONSTART]
jobs=HTTPJOB

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=P12

É necessário também incluir o item MAXSTRINGSIZE=10 no [General] e o FWFRAME_TRACELOG=0 no bloco do ambiente.

A configuração acima segue os padrões de REST do Microsiga Protheus®, por esta razão, se o recurso já estiver habilitado, não é necessário fazer nenhuma alteração.

Podemos utilizar a autenticação HTTP Basic ou oAuth 1.0a.

Com esta finalidade, altere o item SECURITY [HTTPREST] para 1 ou remova-o.


Para mais informações sobre o funcionamento do REST, consulte REST.


Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.


Transações/Entidades/Mensagens únicas

Segue exemplo da troca de informações entre os sistemas: 



Fluxo das Informações

Esta integração disponibiliza as informações manipuladas dentro do Microsiga Protheus® na fila de sincronização, que deve ser lida e atualizada pelo LegalDesk.


Cadastros

Os dados originados do LegalDesk são gravados diretamente no modelo do Microsiga Protheus®.

As informações cadastradas pelo Microsiga Protheus® são gravadas e depois é acionada a fila de sincronização, para que o Legal Desk saiba da alteração.


Fluxo das informações

· Alterações feitas utilizando o Microsiga Protheus® são gravadas na fila de sincronização;
· O LegalDesk conecta-se à fila de sincronização e obtém a lista de informações que deve atualizar;
· O LegalDesk pode, se necessário, obter valor de alguns parâmetros para fazer uma pré-validação;


Como fazer

Os passos para viabilizar a integração são:

· No Microsiga Protheus® configure o parâmetro que habilita a fila de sincronização, sendo MV_JFSINC.
· No Microsiga Protheus® acesse Miscelânea / Configurações / Parâmetros Sincronização Legal Desk e avalie os parâmetros que estão sendo sincronizados.

 

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:
· Valide a habilitação para fila de sincronização;
· Valide a habilitação para o REST do Microsiga Protheus®.