Produto:NF-e                        Versão: a partir 11.50                                                                  
Processo:Configuração Top Connect ORACLE
Subprocesso:Configuração Top Connect ORACLE
Data da publicação:03/07/2013

 

Instalação:

O procedimento para a instalação é bastante simples, basta executar o instalador, e seguir os passos avançando “NEXT” até sua conclusão, um diretório será criado na pasta “Arquivos de Programas” no DISCO LOCAL.

OBSERVAÇÃO:  Caso a instalação esteja sendo realizada em uma maquina com sistema operacional diferente de Windows XP, será necessário realizar a instalação do TopConnect em modo COMPATIBILIDADE. Esta instalação é necessária para a criação do serviço TOP CONNECT, no gerenciador de serviços do sistema operacional (services.msc).

Para realizar a instalação em compatibilidade, basta clicar com o botão direito do mouse encima do instalador do Topconnect, aba compatibilidade, selecionando o flag “ Executar este programa em modo de compatibilidade “:

 

Após instalação, acesse a pasta raiz de instalação do Topconnect ( diretório default: C:\Arquivos de programas\TOPConnect 4.0 ) e edite o arquivo topconn.ini.

Abaixo da linha [ORACLE], adicione o diretório da OCI.DLL, que é uma DLL especifica do Oracle. No meu caso, o diretório da OCI.DLL é: ”clientlibrary=C:\oracle\product\10.2.0\db_1\BIN\oci.DLL” .

Salve as alterações e reinicie o serviço Topconnect no gerenciador de serviços do sistema operacional.

OBSERVAÇÃO: Deve ser criada uma instância no Oracle, para acesso a base de dados na maquina em que o Topconnect estiver sendo configurado.

IMPORTANTE: a chave NLS_LANG deve ser observado onde para o TSS e o TOPCONNECT deve ser utilizado a chave NLS LANG AMERICAN_AMERICA.WE8MSWIN1252, caso esteja diferente, gentileza realizar os seguintes procedimentos:

• Ir no iniciar/executar, digitar regedit e teclar ok.
• Apertar a tecla F3 e mandar localizar NLS_LANG
• Todas as chaves NLS_LANG que estão como Brazilian... Deverão ser alterada para AMERICAN_AMERICA.WE8MSWIN1252
• Ir teclando F3 até terminar todas as NLS_LANG.”

Configuração do TopConnect:

Para iniciar o aplicativo, é necessário que o serviço “TOPConnect 4.0 Server” esteja iniciado. Para verificar o status do serviço, acesse o gerenciador de serviços do sistema operacional (services.msc).

Ao iniciar o aplicativo, irá aparecer uma janela com o nome do servidor TopConnect, como mostra a figura abaixo com as portas “Servidor: localhost” e a “Porta:7890” como default: 

 

Após clicar em OK, o TopConnect irá iniciar uma tela mostrando as informações de conexão com o banco de dados:

 

Na aba Configurações, sub aba Oracle, realize o preenchimento do usuário e senha para acesso a base de dados, lembrando que este usuário deve ter permissão administrador na base de dados a ser utilizada.

 

Deve ser marcado os flags “ Identificar queries para monitoração “ e “ Usar BLOB para campos MEMO “ para o correto funcionamento do Topconnect em base Oracle.

Após salvar as configurações do usuário, acesse a aba Assistentes, validação de conexão. Este processo é executado para testar a comunicação entre o Topconnect e base de dados.

Na etapa 3, será solicitado o preenchimento do nome do ambiente a ser testado. Preencha o nome da instância Oracle criada para acessar a base de dados.     


Para maiores informações:

 Consulte o WikiHelp TOTVS

 COMUNIDADE  R@Nfe

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções: 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 - (RM), 3 - (Fiscal), 3 - (Nota Fiscal Eletrônica);


 

  • Sem rótulos