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Boletim Técnico: Cadastro de Funções – PMSA095
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Foi implementada a rotina Atualizações / Cadastros / Funções (PMSA095) para estabelecer os níveis hierárquicos para recursos vinculados à equipe, definindo regras de acesso no monitor de tarefas, baseado na função dos recursos.Exemplo:Permitir que um recurso visualize as tarefas em execução de todos os recursos de funções que estão subordinadas a sua. 
ID do Chamado
SCQE55
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPMS
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Funções (PMSA095)
    Número da FNC
    00000012597/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDPMS
    Procedimentos para Implementação

     

                        Importante:
    Antes de executar o compatibilizador UPDPMS é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPMS no campo Programa Inicial.
          Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 17/09/2010.
    Clique em OK para continuar.
    2.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    3.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    4.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    5.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    6.    Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela AN1 - “Funções”:

    Campo
    AN1_CODIGO
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    09
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Função
    Descrição
    Código da Função
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Sim
    When
    Inclui
    Val. Sistema
    ExistChav( 'AN1' )
    Help
    Informe o código da função.

     

    Campo
    AN1_DESCRI
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    70
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Descrição
    Descrição
    Descrição
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Help
    Informe a descrição da função.

     

    Campo
    AN1_NIVSUP
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    09
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Nível Sup.
    Descrição
    Nível Superior
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    ( Vazio() .OR. ExistCpo('AN1') ) .AND. PA095Vld()
    Help
    Informe o código da função superior.

     
    ·       Tabela AE8 - “Recursos”:

    Campo
    AE8_FUNCAO
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    09
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cód.Função
    Descrição
    Código da Função
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    Vazio() .OR. ExistCpo('AN1')
    Help
    Informe o código da função.

     
    1.   Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
    ·       Pesquisa AN1:

    Alias
    AN1
    Tipo
    1
    Sequência
    01
    Coluna
    DB
    Descrição
    Função
    Contém
    AN1

     

    Alias
    AN1
    Tipo
    2
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Descrição
    Código

     

    Alias
    AN1
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Descrição
    Código
    Contém
    AN1_CODIGO

     

    Alias
    AN1
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    02
    Descrição
    Descrição
    Contém
    AN1_DESCRI

     

    Alias
    AN1
    Tipo
    5
    Sequência
    01
    Contém
    AN1->AN1_CODIGO

     
    2.   Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice
    AN1
    Ordem
    1
    Chave
    AN1_FILIAL + AN1_CODIGO
    Descrição
    Função

     

    Índice
    AN1
    Ordem
    2
    Chave
    AN1_FILIAL + AN1_NIVSUP
    Descrição
    Nível Superior

    Procedimentos para Configuração
    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Gestão de Projetos, conforme instruções a seguir:

    Menu
    Atualizações
    Submenu
    Cadastros
    Nome da rotina
    Funções
    Programa
    PMSA095
    Módulo
    Gestão de Projetos
    Tipo
    Função Protheus
    Tabelas
    AN1

    Procedimentos para Utilização

     

     1.    No módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações /Cadastros / Funções (PMSA095).

    O sistema apresenta a janela do cadastro.

    2. Com o botão direito do mouse, clique na árvore localizada à esquerda da tela e inclua as funções.

    3.    Para criar a hierarquia entre as funções, utilize o campo Nível Superior (AN1_NIVSUP). 

    4.    No campo Função estabeleça o vínculo do recurso com a função que desempenha.

      

     

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    AN1 – Funções; AE8 – Recursos

    • Sem rótulos