O que é a Integração MyFrota Winthor x Sofit4

A integração com Sofit View possibilita a troca de informações entre o sistema de gestão de frota Sofit View e o ERP Winthor.

A integração ocorre por meio da API fornecida pela Sofit e consumidas pelo ERP.


Abaixo é apesentado o fluxo de informações que pode ser realizado por meio da integração com o sistema de gestão de Frotas Sofit View.


Para um maior detalhamento de todas as integrações e suas respectivas consultas de dados para envio e recebimento acesse : Myfrota - Fluxo de Integração

São integradas informações referentes a:




Como integrar um funcionário com o MyFrota?

Para integrar um funcionário com o MyFrota, acesse a rotina 528 - Cadastrar Funcionário/Setor, defina o código do Setor e o campo Usa My Frota como Sim.

Se os dois campos não forem definidos, o serviço irá ignorar este funcionário e a integração não ocorrerá. 

mceclip0.png

Observação: Existe dois parâmetros na rotina 132 que essa API vai verificar quando for montar a consulta de dados para envio, e caso esses parâmetros não esteja sendo usado a API envia todos os funcionários no qual seu setor esta marcado para uso do myfrota na 528.

  • Para que esses parâmetros funcione a tabela PCPARAMFILIAL precisa está atualizada na ultima versão fazendo essa atualização através da rotina 814.
  • Para que esses parâmetros funcione o job PcJobSofitViewEmployee_2.0 precisa está atualizada na ultima versão.
  • Caso o parâmetro 'MYFROTA_ENVIA_MOTORISTA' esteja ativo será enviado para o myfrota somente funcionário do tipo motorista configurado na rotina 5
  • Caso o parâmetro 'MYFROTA_MOTORISTA_FUNC' esteja ativo será enviado para o myfrota somente motorista do tipo funcionário configurado na rotina 929.









ATENÇÂO

A TOTVS não se responsabiliza por aplicações de terceiros instaladas no servidor.

Caso seja encontrada aplicações de terceiros nos diretórios de instalação padrão Winthor e ou Banco de dados, qualquer tipo de atendimento não poderá ser seguido pela TOTVS.

Pré-requisitos

  • Hardware - Requisitos de Instalação:

    • Equipamento: Servidor dedicado
    • Sistema Operacional: Windows 10 ou Superior 64bits;
    • Processador: De 4+ núcleos e 2ghz+ de processamento;
    • Memória RAM: mínimo de 8GB (recomendado 16GB);
    • Conexão com Internet.
    • Espaço em Disco: Mínimo de 20gb disponíveis;
    • Conexão com o banco de dados do WinThor;


      ATENÇÂO

      • Caso a instalação seja feita em uma estação comum de trabalho ou em servidor compartilhado com outra aplicaçãoa performance pode ser seriamente afetada
      • O compartilhamento de recursos pode não só deixar lento quanto também travar a aplicação. Isso acontece porque quando não há recursos suficientes para o processamento da JVM, a sua instancia é fechada, paralisando todos processos dependentes. Desse modo, não poderemos garantir a perfeita execução da aplicação conforme é planejado para ser.


  • Para instalação é preciso de uma chave de acesso que pode ser obtida com o time de produtos ou serviços.

Para isso basta abrir um chamado solicitando chave/Token para integração Myfrota Sofit4.

Enviar os seguintes dados para gerar o token/chave:

Dados Banco de Dados:

IP: 10.0.1.995
Porta: 1521
Schema: WINT
Usuário: XXXXX
Senha: YYYYY

Observação: utilizar a consulta select value from v$parameter where name='service_names' para conferir se o Schema está correto.

Anexar arquivos Winthor.ini e TNSNames.ini da maquina onde será instalada a aplicação.


Atenção → Deve estar habilitado o TNS_ADMIN no servidor.

Caso não saiba como fazer seguir o procedimento do link Criando variáveis de ambiente no servidor


  • Liberar a porta 61616 (padrão do ActiveMQ) com protocolo TCP para entrada e saída de dados e conexão com a mensageria; 

          Obs: Essa liberação é somente para acesso LOCAL e no Firewall, não externo (localhost);


  • O servidor não deverá ter outras aplicações com Tecnologia Talend e\ou ActiveMQ, sendo essas exclusivas para uso da integração Winthor Myfrota.


  • Java(JRE) Ultima versão instalada no server e configurar o JAVA_HOME na biblioteca do Windows.


  • Oracle 12 ou inferior (Versões homologadas)

Configuração e Instalação

1. Procedimentos iniciais:

Antes de iniciar o uso da integração com Sofit View, atualize as rotinas:
560 – Atualizar Banco de dados
805 – Central de Integrações
Acesse a rotina 560 – Atualizar Banco de Dados(para versões mais novas do ERP executar na rotina 814) e execute a atualização das seguintes tabelas:


PCINTEGRACAOWTAC
PCINTEGRACAOWTAI
PCCARREG
PCCLIENT
PCEMPR
PCFORNEC
PCFORNECSOFITVIEW
PCINTEGRACAOEXEC
PCINTEGRACAOWTA
PCINTEGRACAOWTAPARAMETRO
PCITENSMYFROTA
PCLOGTRANSFNFCARREG
PCNFSAID
PCPREREQMATCONSUMOC
PCPREREQMATCONSUMOI
PCPRODUT
PCROTAEXP
PCTIPOFORNECSOFITVIEW
PCVEICUL


Solicite o instalador para equipe TOTVS.


Outra Opção de instalação:

Myfrota - Instalação manual do serviço das API


Myfrota - Fluxo de Integração



Ao realizar implantação da integração de cliente que já utilizou Myfrota e já integrou dados com uma nova base Sofit  também será necessário realizar a limpeza dos registros já integrados na base do Winthor conforme a necessidade.


Avalie os registros antigos integrados e realize a limpeza no Winthor conforme a necessidade:


Abaixo exemplo de comandos para realizar a limpeza da integração Myfrota:

--COSTUMER
UPDATE PCCLIENT SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--EMPLOYEE
UPDATE PCEMPR SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--ITEM
UPDATE PCPRODUT SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--ROUTE
UPDATE PCROTAEXP SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--SUPPLIER
UPDATE PCFORNEC SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--TRIP
UPDATE PCCARREG SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;
UPDATE PCLOGTRANSFNFCARREG SET IDSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;
UPDATE PCNFSAID SET IDSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--ORDERSERVICE
UPDATE PCPREREQMATCONSUMOC SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;
UPDATE PCPREREQMATCONSUMOI SET IDSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--VEHICLE
UPDATE PCVEICUL SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;

--EXPENSE
UPDATE PCITENSMYFROTA SET IDSOFITVIEW = NULL, DTULTALTERSOFITVIEW = NULL WHERE IDSOFITVIEW IS NOT NULL;
DELETE FROM PCPARCELADESPESAMYFROTA;










Ao realizar implantação e o cliente excluiu ou fez migração de dados e não tem o campo IDINTEGRACAOMYFROTA nas tabelas, pode-se criar um novo ID com o comando abaixo:


Avalie os registros antigos integrados e realize a atualização no Winthor conforme a necessidade:


Abaixo exemplo de comandos para realizar a criação:

-- Altere  a tabela conforma a necessidade : COSTUMER ,EMPLOYEE, etc

UPDATE TABELA SET IDINTEGRACAOMYFROTA = SYS_GUID() WHERE IDINTEGRACAOMYFROTA IS NULL ;