Árvore de páginas


CONTEÚDO


01. VISÃO GERAL

O objetivo dessa nova funcionalidade é apoiar na identificação de possíveis divergências entre os valores de INSS calculados utilizando as incidências dos eventos/verbas existentes no envelope de pagamento com o valores retornados do RET através do evento S-5011, auxiliando também na conferência de valores (Segurados, Deduções Salário Família e Maternidade) da DARF de INSS.

Os dados apresentados são originados da comparação dos valores de INSS encontrados na Folha de pagamento, gerados pela Listagem Guia da GPS - FP3720, contra os valores retornados do Governo pelo evento S-5011-Informações das Contribuições Sociais Consolidadas por Contribuinte.

Importante:

02. PARAMETRIZAÇÕES INICIAIS

Foram criados novos tipos de Códigos Legais (FP0050), para serem utilizados no Cadastro de Encargos Sociais (FP0680), onde deve ser relacionado os códigos receita que são utilizados na DCTFWeb, com o objetivo de enviar os valores dos encargos gerados através da GPS para que seja comparado com os valores de retorno do eSocial no Relatório de INSS Parte Empresa.

É necessário que relacione para cada Encargo Social com seus respectivos Código de Receitas (Contribuição Previdenciária Geral, 13º Salário, ou ambos), de acordo com o Manual da DCTFWeb, pagina 102.



Observação 1

Somente os Encargos que possuírem Códigos de Receita, terão seus valores exibidos no Relatório de Conferência INSS Parte Empresa.

Observação 2

Somente devem ser relacionados Códigos de Receita para os Encargos pagos para a Previdência Social, ou seja, somente aqueles estejam selecionado "Guia INSS".

* Os encargos de terceiros que são considerados Outras Entidades ou Fundos, que são pagos via DCTFWeb juntamente com a Contribuição Previdenciária Patronal e do RAT, é necessário que estejam no cadastro de encargos, FP0680, de forma individualizada para Entidade, por exemplo, Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, Incra, Salário Educação, entre outros e estes estarem relacionados ao Código de Receita correspondente, para que seja possível a comparação dos valores no Relatório de Conferência INSS Parte Empresa.

** Código de Receita Geral serão exibidos no Relatório de Conferência INSS Parte Empresa mensal, quando informado Ano/Mês (AAAA/MM),

*** Código de Receita 13ºSal serão exibidos o Relatório de Conferência INSS Parte Empresa Anual, quando informado apenas Ano(AAAA), exclusivo para folha de décimo.

03. EMISSÃO DA GPS

Após o relacionamento dos respectivos Códigos de Receita, é necessário a Emissão da Guia da GPS da competência, para que seja enviado:

  • Bases de Cálculo dos funcionários considerada para o cálculos do encargos e seus respectivos valores a recolher, agrupados por Código de Receita;
  • Bases de Cálculo dos Prestadores de Serviço considerada para o cálculos do encargos e seus respectivos valores a recolher, agrupados por Código de Receita;
  • Valor descontado de INSS, parte funcionário;
  • Valor de dedução de Salário Família;
  • Valor de dedução de Salário Maternidade;

Guia da GPS Normal de Dezembro

Para as empresas que não utilizam a Geração dos Títulos (FP4410) pelo Datasul, ao emitir a Guia Normal de Dezembro, deve-se obrigatoriamente gerar com a opção "Gera Títulos" neste mês, caso contrário, as informações desta competência não serão apresentadas no Relatório de Conferência do INSS Empresa. Na emissão da Guia da GPS com a opção "Contabiliza" no mês de Dezembro apenas, não serão enviados nenhuma informação para o Relatório de Conferência INSS Empresa.

Para todos as outras competências e para a GPS de 13º Salário, as informações serão geradas para o Relatório de Conferência INSS Empresa com a opção "Contabiliza".

Dica

Utilize na emissão da Guia do INSS a opção "Imprime Encargos/Acomp.CSV" (FP3720 - Página Impressão) que fará a geração de arquivos no formato .CSV para conferências, em especial, o arquivo "fp3720-guia-normal.csv" apresentará bases e valores de todas as guias geradas, em formato Excel, permitindo inserir filtros e totalizadores, facilitando assim a conferência dos valores gerados.

04. COMO EXECUTAR

No ambiente pode ser pesquisado por "Relatorio conferencia parte empresa" ou "totvs-esocial-rel-conf-pat":

05. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Filtro

Ao acessar o programa acima, será apresentado a tela para informar o filtro:



Campo

Obrigatoriedade

Descrição

PeríodoObrigatório

Competência da Folha de Pagamento que foi enviada para o governo.

No formato de Ano/Mês (AAAA/MM), ou apenas Ano (AAAA) para folha de décimo.

EstabelecimentosOpcional

Estabelecimento que irá buscar as informações 

Filtrar Somente DivergênciasOpcional

Parâmetro que permite listar somente os casos que apresentaram alguma divergência de valores entre as colunas RH x Governo, ou listar todos as informações, independente de divergência ou não.

Opções:

  • Sim = lista informações com divergência de valores nas colunas de valor.
  • Não = lista todas informações.

Importante: Ao selecionar a opção Sim lista todas as informações e as que não tiverem divergências virão com os valores zerados assim trazendo apenas os valores onde tiver divergências.

Todos os filtros selecionados são exibidos no container abaixo da barra de campos de filtros. Também é possível remover um ou mais filtros, clicando no "X" à direita de cada ícone, ou por meio do botão "Remover todos":

Processamento

Após selecionar os filtros desejados, é possível utilizar o botão "Aplicar Filtros" para iniciar a coleta e processamentos das informações para apresentação no painel. Durante esta operação, uma barra de progresso é exibida abaixo do container de filtros:


Ao final do processamento, são apresentados os valores sintéticos de Recolhimento de INSS e uma tabela com os valores analíticos por estabelecimentos:



Na engrenagem você pode escolher os campos para aparecer em tela:

Quando for incluir um novo campo no grid e esteja desabilitado você precisa desmarcar outra opção porque tem o limite de 7 campos para aparecer no grid.

Apresentação das Informações

Cards Totalizadores da Consulta

Estes cards totalizam os valores encontrados nas fontes de informação (Folha e Governo), desta forma, já é possível identificar se existem divergências nos valores de INSS.

Para o detalhamento basta clicar nos card's.

Se clicar no card vai aparecer só valores separados dos segurados, empresa e deduções:


O valor total empresa vai ser a soma de todos os códigos de receita.

O valor total deduções vai ser valor do salário família + salário maternidade.

Nesse card irá aparecer os valores de todos os estabelecimentos, mesmo informando um estabelecimento no filtro ele irá mostrar todos os valores de todos os estabelecimento da empresa logada.


Clicando na seta vai abrir os valores dos códigos da receita de cada estabelecimento:


É possível acessar o detalhamento das bases de cada estabelecimento ao clicar no link encontrado no conteúdo da coluna CNPJ:




Para ver detalhado clicar na seta:


06. EXPORTAÇÃO TOTALIZADORES


Para realizar a exportação do relatório basta clicar em "Exportar CSV" após o cálculos dos valores.

será gerado um arquivo em .CSV com as abas disponíveis dos totalizadores:

  • Total Empresa: Traz os valores dos Card's totalizadores.

  • Estabelecimentos: Retorna os valores analíticos da parte de estabelecimentos do relátorio.

  • Valores Estabelecimentos: Retorna os valores por codigos de receitas detalhados por estabelecimento.

  • Lotações: Retorna os valores analíticos da parte de lotações do relátorio.


  • Valores Lotações: Retorna os valores das bases detalhados por lotação.