Páginas filhas
  • Como gerar o SPED Contribuições no Regime Cumulativo (Lucro Presumido)na rotina 1097?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 


Gerar o SPED Contribuições no Regime Cumulativo (Lucro Presumido)na rotina 109

Produto:

1097 - Geração do Arquivo Livro Fiscal Eletrônico

Passo a passo:

#dica: Para gerar o SPED Contribuições no Regime Cumulativo, utilize a rotina 1097, opção Regime Apuração. Preencha os campos referentes ao Registro 0110/0111 conforme orientação do seu contador.

Para gerar o SPED Contribuições no Regime Cumulativo (Lucro Presumido), siga os procedimentos abaixo:

1) Acesse a rotina 1097 – Geração do Arquivo Livro Fiscal Eletrônico, selecione a opção Geração do arquivo SPED Contribuições e clique Avançar;

2) Em Dados Adicionais, clique o botão Regime Apuração e selecione aba Registros 0110/0111;

3) Na caixa Regime de apuração da contribuição social e de apropriação de crédito (Registro 0110), preencha os filtros conforme segue:

- Indicador da Incidência Tributária: com a opção - Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime cumulativo.

- Indicador de Método de Apropriação de Créditos Comuns: este filtro não precisa ser alterado visto que não é validado no Regime Cumulativo.

Importante:

  • Informe o Indicador do critério de escrituração e apuração conforme orientações do contador, de acordo com as seguintes opções:

1 – Regime de Caixa – Escrituração consolidada (Registro F500): gera o SPED Contribuições apenas às receitas efetivamente recebidas.

2 – Regime de Competência – Escrituração Consolidada (Registro F550): gera apenas as notas de saídas.

9 – Regime de Competência - Escrituração detalhada nos Blocos ‘A’, ‘C’, ‘D’ e ‘F’: gera a totalidade das operações (entradas e saídas).

  • Para as saídas de mercadorias informe o Indicador do critério de escrituração e apuração: com a opção 2 - Regime de Competência - Escrituração consolidado (Registro F550).
  • Para gerar o SPED com a totalidade das operações de entradas e saídas informe o Indicador do critério de escrituração e apuração: com a opção 9 - Regime de Competência - Escrituração detalhada nos Blocos ‘A’, ‘C’, ‘D’ e ‘F’.
4) Clique o botão Salvar Bloco 0;
5) Em seguida clique Gerar;
6) Uma mensagem de confirmação será apresentada, clique OK.