Árvore de páginas


    Evento utilizado para prestar informações que afetam o cálculo da contribuição previdenciária patronal sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas por empregadores/contribuintes, em função da desoneração de folha de pagamento e atividades concomitantes dos optantes do Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída. Esse evento não é aplicável às informações relativas aos servidores vinculados ao RPPS.

    Devem ser informados:
    a) O indicativo e o percentual da contribuição patronal a ser aplicado sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas, para os contribuintes enquadrados nos artigos 7º a 9º da Lei nº 12.546/2011, conforme classificação tributária indicada no evento de Informações Cadastrais do empregador/contribuinte;

    b) O CNPJ dos Operadores Portuários sujeitos à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, dos artigos 7º a 9º da Lei nº 12.546/2011, além do indicativo e o percentual da contribuição patronal a ser aplicado sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas pelos operadores portuários. Esta informação deve ser enviada exclusivamente pelo Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO (classificação tributária 9 na Tabela 8 – Classificação Tributária do eSocial), quando houver a contratação de trabalhadores avulsos por Operadores Portuários sujeitos à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, prevista nos artigos 7º a 9º da Lei nº 12.546/2011.

    O fator a ser utilizado para cálculo da contribuição patronal do mês e do 13º salário dos trabalhadores envolvidos na execução das atividades enquadradas no Anexo IV em conjunto com as dos Anexos I a III e V da Lei Complementar nº 123/2006, para contribuintes enquadrados no regime de tributação do Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída.


    Quem está obrigado:
    a) As empresas que desenvolvem as atividades ou a venda de produtos relacionados no art. 7º e/ou no art.8º da Lei nº 12.546/2011;

    b) O Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO (classificação tributária 9 na Tabela 8 – Classificação Tributária do eSocial), em relação aos Operadores Portuários sujeitos à Contribuição Previdenciária
    sobre a Receita Bruta, dos artigos 7º a 9º da Lei nº 12.546/2011; e

    c) As empresas optantes pelo Simples Nacional que exercerem atividades concomitantes, ou seja, aquelas cuja mão-de-obra é empregada de forma simultânea em atividade enquadrada no anexo IV em conjunto com outra atividade enquadrada em um dos demais anexos (I, II, III e V) da Lei
    Complementar nº 123/2006.

    Prazo de envio: este evento deve ser enviado até o dia 07 do mês seguinte ou antes do envio evento “S-1299 – Fechamento de Eventos Periódicos”, o que ocorrer primeiro. Antecipa-se o envio deste evento para o dia útil imediatamente anterior quando não houver expediente bancário.

    Fonte: MOS Versão S-1.2


    Informações Sistêmicas

    Os eventos periódicos só serão enviados conforme a configuração do parâmetro MV_FASESOCMV_RHTAF e MV_EFDMSG, que deve ser:

    MV_FASESOC

    " " - Default
    1 - Não Periódicos (fase não periódicos)
    2 - NP + Periódicos (fase não periódicos e periódicos)

    MV_RHTAF

    .T. (habilita integração de eventos não periódicos com o TAF)


    No evento S-1280 são os dados referentes a Desoneração da Folha, sendo assim, será lida a tabela S033 que já é alimentada mensalmente através da rotina GPEM013.

    Este evento tem algumas particularidades, para a geração é necessário escolher apenas este evento na tela principal  (não pode ser gerado em conjunto com o S-1200/S-1210/S-1300) além disso serão considerados os valores da filial que estiver logada, então selecione apenas filiais com a mesma raiz de cnpj.


    As Tag´s controladas pelo nosso sistema são:

    • Indicativo de substituição da contribuição previdenciária patronal:

    1 - Integralmente substituída; 2 - Parcialmente substituída.

    • Percentual de Redução da Contribuição

    Receita Bruta Não Desonerada / Receita Bruta Total


    Não controlamos as Tags:

    Informação Substituição Patronal de Operadores Portuários

    Informações de Atividades Concomitantes para empresas optantes pelo Simples Nacional

    Abaixo as premissas a serem executadas antes de fazer a geração dos eventos periódicos:

    1. Qualificação Cadastral
    2. Saneamento de Dados
    3. Parametrização TAF
    4. Parametrização TSS


    Produto:

    Microsiga Protheus

    Ocorrência:

    Como deve ser definido o Compartilhamento de Tabelas SIGAGPE x SIGATAF?

    Passo a passo:

    Antes de Iniciar a Carga Inicial, é necessário verificar se o compartilhamento das Tabelas do SIGAGPE x SIGATAF estão compatíveis, isto porque a integração dos dados de Folha com o TAF, utilizada pelo Protheus, é  feita dentro do mesmo Banco de Dados, basicamente os registros são lidos das tabelas "origem", que são tabelas do SIGAGPE e gravados nas tabelas "destino" que são tabelas do SIGATAF.

    Por esta razão os compartilhamentos devem devem ser iguais, para que não haja duplicidade de dados e nem gravação em Filiais incorretas.

    Por exemplo:

    A Tabela CTT dá origem a Tabela C99 do TAF, então essas duas tabela devem ter o mesmo tipo de compartilhamento(modo de acesso).

    Por default todas as tabelas do TAF são criadas de forma totalmente exclusiva, sendo assim, reveja a configuração das tabelas, através do SIGACFG antes de iniciar a Carga Inicial. Abaixo a relação entre Tabelas:


    IMPORTANTE:

    • O conceito do eSocial é que cada empregador tenha o seu registro S-1000 e o seu grupo de Tabelas Iniciais (S-1005,S-1010,S-1050, etc..). Entende-se por empregador um grupo de estabelecimentos com a mesma Raiz de CNPJ, desta forma, caso, em um grupo de empresas haja mais de um "empregador", ou seja, mais de uma matriz, o usuário OBRIGATORIAMENTE tem que ter as tabelas envolvidas na Carga Inicial Exclusivas por EMPRESA.

    • As tabelas podem ficar compartilhadas por FILIAIS porque para o RET o entendimento é que uma Matriz e suas respectivas filiais fazem parte de um mesmo grupo de empresas.

    • Indicamos esse o compartilhamento ideal: Exclusivo por empresa e compartilhado por filiais (seguindo a regra de que filiais são as que tem a mesma raiz de CNPJ)

    • Para ver a FAQ com a explicação detalhada consulte o link: http://tdn.totvs.com/x/tIHjFQ .


    Tabelas que devem ser exclusivas por Empresa:

    (aviso) Atenção: Se a estrutura do SIGAMAT for FF (somente filial) devem ter obrigatoriamente o modo de acesso Exclusivo.

    Tabelas Modo de Acesso Exclusivo
    Filial Unidade Empresa
    SRV - Verbas Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    RCM - Ausências Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    SRY - Roteiros Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    SRM - Roteiros Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    CTT - Centro de Custo Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório "Obrigatório" *
    SRJ - Funções Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    SQ3 - Cargos Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório (se utilizar evento S-1040/S-1035
    SR6 - Turnos Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    SPA - Regras Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório
    SPJ - Horários Não Obrigatório (Obrigatório se estrutura for FF) Não Obrigatório Obrigatório

    * A CTT pode ser utilizada como compartilhada caso o cadastro de lotações seja feito através da rotina Controle de Lotações, pois desse modo a informação para o evento S-1020 não vai partir da CTT. Para saber mais acesse: DT Novo Controle de Lotações


    Relação entre Tabelas GPE e TAF:

    As tabelas do GPE e TAF devem ter o mesmo compartilhamento (modo de acesso) para que não ocorra erros na integração dos dados, abaixo a relação de tabelas.

    SIGAGPE SIGATAF Tab. Filhas - SIGATAF
    SRV - Verbas C8R - Rubricas Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui
    CTT - Centro de Custo C92 - Estabelecimentos Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui
    CTT - Centro de Custo C99 - Lotações Tributárias Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui
    SRJ - Funções C8V - Cargos Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui
    SR6/SPA/SPJ - Horários C90 - Horários Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui
    SRA - Funcionários C9V - Trabalhador Para ver as tabelas filhas do TAF por evento: clique aqui

    Obs:

    • A Tabela SRA é sempre totalmente exclusiva no Protheus, por consequência a C9V e suas filhas também deve ser.
    • As Tabelas T3M C1E são do TAF devem ser totalmente compartilhadas em qualquer cenário: http://tdn.totvs.com/x/sIutEw
    • A alteração no modo de acesso deve ser sempre via configurador para que as tabelas filhas sejam modificadas de forma automática.


    Observações:

    Esta informação também esta disponível na central de Atendimento através do link: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360004178832

    Abaixo procedimentos do Jobs de Alteração Salarial e Afastamento


    Job para os Históricos Salariais

    Cada alteração salarial deve gerar um registro S-2206, como a alteração salarial pode ser disparada de diversas rotinas, consideramos mais seguro gerar a partir dos Históricos Salariais, a partir de JOB.

    Todas essas ações originam dados em SR3/SR7 - Tabelas de Alterações salariais, e são destas tabelas que o JOB buscará os dados para a geração do registro S-2206

    Para configuração, siga os passos do documento:

    1 - Preencher o MV_DTCGINI com a Data que indica, a partir de quando as alterações salariais serão consideradas no JOB
    Atenção: O MV_DTCGINI representa a data de inicio da entrega dos eventos não periódicos que pode ser diferente para cada grupo de empresas, ou seja, o eventos serão enviados a partir da data informada no parâmetro.


    2 - Em SIGACFG\SCHEDULE\CADASTROS realize a inclusão da rotina para o Schedule:



    3 - Inclua a função de Agendamento:


    4 - Inclua a função e as empresas que a rotina será executada.


    5 - Após a confirmação da empresa\filial, é só terminar o preenchimento dos demais campos e configurar a quantidade de acionamento da rotina:


    6 - A janela abaixo é apresentada a tela de acionamento:


    7 - Configure agora os agentes, que são os responsáveis por executar as funções:



    Possibilidades de cadastrar uma alteração salarial:

    Job para integração afastamento

    Conforme regras de Afastamento definidos pelo eSocial, o inicio e o fim de um afastamento são tratados em momentos distintos, devendo o "FIM" apenas ser enviado ao RET quando de fato ocorrer. Sendo assim foi implantada a integração de afastamento a partir de JOB.

    A integração de um "fim" de afastamento, só pode ser enviada ao TAF quando o "inicio" do afastamento ja estiver transmitido e validado pelo RET. Caso contrario, o TAF não aceitará a inclusão do "fim" do afastamento pelo SIGAGPE.


    Para configuração, siga os passos do documento:

    1 - Preencher o MV_DTCGINI com a Data que indica, a partir de quando os eventos Não Periódicos serão consideradas no JOB
    Atenção: O MV_DTCGINI representa a data de inicio da entrega dos eventos não periódicos que pode ser diferente para cada grupo de empresas, ou seja, o eventos serão enviados a partir da data informada no parâmetro.


    2 - Em SIGACFG\SCHEDULE\CADASTROS realize a inclusão da rotina para o Schedule:



    3 - Inclua a função de Agendamento:


    4 - Inclua a função e as empresas que a rotina será executada.


    5 - Após a confirmação da empresa\filial, é só terminar o preenchimento dos demais campos e configurar a quantidade de acionamento da rotina:


    6 - A janela abaixo é apresentada a tela de acionamento:


    7 - Configure agora os agentes, que são os responsáveis por executar as funções:






    Parâmetros eSocial SIGAGPE

    Parâmetro Descrição
    MV_RHTAF Parâmetro que habilita a integração dos eventos NÃO PERIÓDICOS com o TAF/Middleware, somente pode ser habilitado após a Carga Inicial ter sido transmitida para o RET com o retorno de Enviado com Sucesso.
    MV_EFDAVIS

    Parâmetro utilizado para avisar ao usuário que campos obrigatórios do eSocial não foram preenchidos.
    Funcionamento: 0 – Somente avisa / 1 – Avisa e impede a gravação do registro / 2 – Não avisa. Recomendamos que com a entrada do eSocial este parâmetro esteja como “1”;

    Cadastro de Funcionários - Versão 12

    Como não há integração offline do cadastro de Funcionários, mesmo que este parâmetro esteja configurado para não impedir o processo (0 ou 2), caso o MV_RHTAF esteja habilitado, a gravação na SRA não será efetuada.

    MV_EFDMSG Quando habilitado apresenta mensagem informando que o evento foi enviado ao TAF/Middleware com sucesso (válido somente para eventos não-periódicos)
    MV_DTCGINI Neste parâmetro o usuário informa a data que devem ser consideradas as alterações salariais, ausências.
    MV_FASESOC

    Informar Branco, 1 ou 2, indica a fase do eSocial que o funcionário está.

    Configuração - Parâmetro MV_FASESOC

    MV_XMLGPE

    Habilita a geração dos arquivos XML enviados do GPE para TAF, na pasta System.

    Configuração - Parâmetro MV_XMLGPE


    Parâmetros eSocial TAF

    Parâmetro Descrição
    MV_TAFVLES
    Versão do Layout do esocial
    MV_TAFINIE
    Data de inicio da empresa no esocial
    MV_TAFINI
    Data inicio dos eventos não periódicos


    Parâmetros eSocial Middleware

    A configuração dos parâmetros a seguir é realizada através da rotina do Assistente de Configuração de Parâmetros/Certificado Digital.

    Parâmetro Descrição
    MV_MID Ativação ou Desativação do Middleware. Ex.: .T. ou .F.
    MV_APIMI01 Endereço e Porta do serviço REST configurado. Ex.: http://localhost:8060
    MV_APIMI02 Nome do Serviço, Classe e versão da API Setup utilizada pelo Middleware. Preenchimento automático, podendo ser ajustado manualmente.
    MV_APIMI03

    Propriedade registrationType. Tipo da Entidade a ser criada: 1 - Pessoa Jurídica; 2 - Pessoa Física 

    MV_APIMI04 Propriedade registrationNumberCNPJ ou CPF, de acordo com o preenchimento da propriedade registrationType, do parâmetro MV_APIMI03.
    MV_APIMI05 Propriedade UF - Sigla da Unidade Federativa. Ex.: SP
    MV_APIMI06 Propriedade companyName - Nome da Pessoa/ Razão Social da Companhia. Ex.: Empresa S.A.
    MV_APIMI07 Propriedade branchName - Nome Fantasia
    MV_APIMI08 Propriedade countyCode - Código do município conforme Tabela do IBGE
    MV_APIMI09 Nome do Serviço, Classe e versão da API de Envio e Consulta de eventos do Middleware. Preenchimento automático, podendo ser ajustado manualmente
    MV_GPEMURL Endereço e Porta do serviço TSS. Ex.: localhost:8081
    MV_GPEINIE Data de Início da obrigatoriedade de envio dos dados da empresa para o governo. Ex.: 01/01/2020
    MV_GPEAMBE

    Ambiente onde as informações serão enviadas: 1 - Produção; 2- Produção restrita

    MV_BACKEND  URL do serviço REST configurado. Utilizar o Assistente de configuração
    MV_GCTPURL  URL do serviço HTTP configurado. Utilizar o Assistente de configuração

    Produto:

    Protheus.

    Ocorrência:

    Parâmetros 1ª Fase esocial

    Passo a passo:

    Produto:

    Protheus.

    Ocorrência:

    Parâmetros 2ª Fase esocial

    Passo a passo:

    Produto:

    Protheus.

    Ocorrência:

    Parâmetros 3ª Fase esocial

    Passo a passo:



    Linha de Produto:

    Microsiga Protheus

    Segmento:

    Serviços

    Módulo:

    SIGAGPE - Gestão de Pessoal

    Rotina:
    Rotina
    Nome Técnico
    GPEM023 

    Carga Inicial

    GPEM023A

    Carga da Tabela de Rubricas

    GPEM023C
    Carga da Tabela de Cargos e Horários
    GPEM023D
    Carga da Tabela de Lotações e Estabelecimentos
    GPEM023E
    Carga Inicial de Trabalhadores Com Vínculo
    Chamados Relacionados 
    MRH-8170
    País(es):
    Brasil
    Banco(s) de Dados:
    Todos
    Tabelas Utilizadas:


    RFZ – Sucessão de Vínculos,
    SR8 – Controle de Ausências,
    SRA – Funcionários, CTT – Centro de Custo,
    SR6 – Turnos de Trabalho,
    RBW – Informações de Temporários,
    SRV – Cadastro de Verbas,
    RCE – Sindicato de Empregados,
    SRB- Dependentes
    CTT - Centro de Custo
    SIGAMAT
    SPA - Regras
    SRJ - Função
    Sistema(s) Operacional(is):
    Windows®/Linux®
    Versões/Release:
    11.80 / 12.1.17
    Linha de Produto:

    Microsiga Protheus

    Segmento:

    Serviços

    Módulo:

    SIGAGPE - Gestão de Pessoal

    Rotina:
    Rotina
    Nome Técnico
    GPEM026 

    Não Periódicos

    GPEM026A

    Não Periódicos

    GPEM026B
    Não Periódicos
    GPEM026C
    Não Periódicos
    País(es):
    Brasil
    Banco(s) de Dados:
    Todos
    Tabelas Utilizadas:


    RFZ – Sucessão de Vínculos,
    SR8 – Controle de Ausências,
    SRA – Funcionários, CTT – Centro de Custo,
    SR6 – Turnos de Trabalho,
    RBW – Informações de Temporários,
    SRV – Cadastro de Verbas,
    RCE – Sindicato de Empregados,
    SRB- Dependentes
    CTT - Centro de Custo
    SIGAMAT
    SPA - Regras
    SRJ - Função
    Sistema(s) Operacional(is):
    Windows®/Linux®
    Versões/Release:
    11.80 / 12.1.17
    Linha de Produto:

    Microsiga Protheus

    Segmento:

    Serviços

    Módulo:

    SIGAGPE - Gestão de Pessoal

    Rotina:
    Rotina
    Nome Técnico
    GPEM034 

    Periódicos

    GPEM036

    Periódicos