A Proteção do Projeto oferece mecanismos para prevenir a distribuição indiscriminada de pacotes de atualização. Estão disponíveis dois recursos de proteção: Totvs ID e Data de Expiração.

O Totvs ID é um identificador único vinculado ao License Server que está sendo utilizado pelo ambiente. A proteção via Totvs ID garante que o pacote ou arquivo diferencial seja aplicado apenas em um ambiente que utilize o License Server especificado. Dessa forma, um pacote vinculado a determinado Totvs ID não poderá ser aplicado em outro cliente, por exemplo.

Já a proteção via Data de Expiração garante que o pacote seja aplicado até determinada data. Isso permite criar pacotes para "demonstração", que não poderão ser aplicados indefinidamente.


Para ativar o mecanismo de proteção, deve-se configurar o parâmetro MV_PRJPROT como .T. para que a janela de proteção seja apresentada.

Ao gerar um Arquivo Diferencial ou Pacote do Projeto, será perguntado ao usuário se deseja proteger o arquivo a ser gerado. Ao confirmar, será exibida a janela abaixo:



O usuário deverá informar a validação ou as validações desejadas. O Totvs ID informado deverá ser o mesmo do ambiente destino e a data de expiração deverá ser igual ou superior à data no momento de aplicação do pacote. O arquivo gerado será agora validado no momento da atualização (UPDDISTR). Caso uma ou ambas as condições não sejam atendidas não será permitido aplicar a atualização.