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  • O que fazer quando houver frete e outras despesas na rotina 1007?

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Frete e outras despesas na rotina 1007

Produto:

1007 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada

Passo a passo:

Quando houver frete e outras despesas na rotina 1007 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada realize os procedimentos a seguir:

1) Ao comprar uma mercadoria e o frete é destacado na nota fiscal ou aparece com outras despesas, ou despesas de boleto, acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência

2) Verifique os seguintes parâmetros:

  • 1984 - Forma de tributação e CFOP: deve estar com a opção marcado Nota Fiscal (CFOP)(N);
  • 1099 - CFOP estadual (F) e 1100 - CFOP interestadual (F): devem estar com o percentual de ICMS zerados; 

Observação:

  • Uma vez que o fornecedor inclui o frete/outras despesas na nota fiscal, esse valor é agregado ao item do produto, assim o frete/outras despesas não pode ter CFOP e Alíquota diferentes do item da nota, sendo o valor do frete/despesas rateado no item dessa nota.
  • Caso a entrada da nota tenha sido realizada antes da verificação dos parâmetros citados acima, a nota irá gerar duas linhas na aba Dados da Nota Fiscal, sub-aba Livro Fiscal da rotina 1007. Se esta inconsistência  não for corrigida, serão apresentados erros ao gerar o SPED - Fiscal da rotina 1097 - Geração Arquivo Livro Fiscal Eletrônico, para corrigir-los siga as orientações abaixo:


Para o Frete 

1) Na rotina 1007, selecione a nota desejada e clique Editar;

2) Selecione a sub-aba Itens da Nota e preencha com a mesma informação  as colunas CFOP Frete  e CFOP;

 3) Clique Salvar.


Para as Despesas 

1) Na rotina 1007, selecione a nota desejada e clique Editar;

2) Selecione a sub-aba Itens da Nota e preencha com a mesma informação  as colunas CFOP Desp  e CFOP;

3) Clique Salvar.