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  • Dashoboard TSS - Documentos Processados: Guia de Referência

Importante

Esta funcionalidade está em Fase de Piloto


 

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VISÃO GERAL

Resumo

O Dashboard do TOTVS TSS, é uma plataforma disponibilizada para usuários com intuito de, através de uma interface gráfica, reunir e exibir de forma direta, amigável e de fácil entendimento os dados presentes no TSS.


Com o Dashboard Documentos Processados, os usuários conseguem verificar a volumetria de seus documentos processados no TSS, de forma rápida e clara. Para isso, basta informar os poucos parâmetros solicitados, clicar no botão de Pesquisar e o painel será montado com os seguinte dados:

  • Modelos de documento requisitado;
  • Quantidade mensal emitidas para o documento;
  • Total mensal de todos os documentos emitidos.


Tudo isso em poucos segundos.


Abaixo destacaremos os detalhes funcionais e técnicos desta plataforma.


REQUISITOS MÍNIMOS  

Configuração mínima

O Dashboard necessita do TSS® Release 12.1.2310 ou superior e arquivos binários com data de expedição igual ou superior a Outubro/2022.

O Dashboard necessita do último pacote da Expedição Contínua do TSS, para manter sua versão atualizada. 

https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1080454

Porta Multiprotocolo e REST 2.0


O Dashboard necessita que a Porta Multiprotocolo esteja habilitada e também se faça presente a configuração do REST 2.0 no Appserver do TSS.


Abordaremos estes tópicos a seguir:


Porta Multiprotocolo


Desenvolvido com novas tecnologias de mercado e recursos avançados o Dashboard garante melhor desempenho, eficiência e segurança. Para o correto funcionamento deste portal e de todos os artefatos é necessário habilitar a Porta Multiprotocolo.

Para isso:

  • Na seção GENERAL, deve-se incluir a chave “App_Environment”, cujo valor deve ser o nome do ambiente onde os serviços serão executados. 
  • Na seção DRIVERS,  deve-se habilitar a porta multiprotocolo na chave “MultiProtocolPort” com o valor = 1.
  • Por padrão a conexão SSL está ativa na porta multiprotocolo, os detalhes das configurações estão disponíveis na documentação Application Server - Porta Multiprotocolo. Para desabilitar a conexão por SSL é necessário informar a chave “MultiProtocolPortSecure = 0”


Exemplo Appserver.ini
[General]
Port=7890
App_Environment=TSS_12.1.2210


[Drivers]
ACTIVE=TCP
MultiProtocolPortSecure=0
MultiProtocolPort=1


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Para mais detalhes sobre Porta Multiprotocolo, por favor verificar aqui.

Comunicação REST 2.0


Devido a arquitetura simplificada, de plataformas independentes, escalabilidade e desempenho, a comunicação Dashboard com o servidor TSS é realizada através da comunicação REST. Para que essa comunicação ocorra será necessário efetuar algumas configurações no servidor APPServer do TSS. Para maiores informações sobre REST consulte o documento de referenciada da rotina:


Empresa/Filial

Deve ser informado ao menos uma empresa e filial no cadastro do Mingle

Exemplo Appserver.ini
;===================================================
;======================= REST ======================
;===================================================
[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=TSS_12.1.2210

[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST
TimeOut=120

[HTTPREST]
Port=1323
IPsBind=
URIs=HTTPURI
Security=0
;Para correto funcionamento do uso de REST com TSS o conteúdo da chave Security não deve ser alterado, permanecendo como 0
;Mais detalhes de uso consulte: https://tdn.totvs.com/x/gkkSCw

[HTTPURI]
URL=/tss/nfse
PrepareIn=ALL
Instances=1,10
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
EXPIRATIONTIME=120
EXPIRATIONDELTA=1

;===================================================
;===============  Chamada dos Jobs  ================
;===================================================
[ONSTART]
JOBS = JOB_HTTP,JOB_WS,IPC_ONDEMAND,IPC_CONT,TSSTASKPROC,IPC_SMTP, HTTPJOB
REFRESHRATE=10


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Para mais detalhes sobre Porta Multiprotocolo, por favor verificar aqui.

PRÉ-CONDIÇÃO

Consolidação de dados


Para a apresentação dos dados no Dashboard de documentos processados, é necessário que o TSS realize a consolidação dos documentos presentes no TSS de forma antecipada à consulta realizada através deste painel.

Para isso, há um processo de consolidação dos documentos presentes no TSS, realizado diariamente e de forma automática disparado internamento, coletando e consolidando todos os documentos recepcionados, independentemente do status do documento (autorizado ou não).

Após este processamento de consolidação, os dados são armazenados e disponibilizados de forma otimizada para futuras consultas.

Não se faz necessária nenhuma configuração adicional para tal procedimento, uma vez que já está embarcado nos processos realizados pelo TSS. Com o repositório TSS atualizado com o Expedição Continua destacado anteriormente em Requisitos Mínimos, o sistema já é capaz de realizar tal procedimento detalhado anteriormente.


Importante

Importante ressaltar que, após atualização do sistema TSS, como primeira carga de dados, serão consolidados todos documentos processados desde 01/01/2023 até o dia anterior a data corrente. Todos os dias serão atualizados os valores para o mês atual.


DASHBOARD TSS

Dashborad TSS - Exemplo de utilização.


Demonstração pratica de utilização e das principais funcionalidades do Dashboard de Documento processados pelo TSS.


Page Acessando Dashborad de Documentos Processados


Para acessar o Dashboard usuário deve acessar o TSS Interface. O portal foi disponibilizado tanto para o Administrador quanto para os usuários cadastrados.

Uma vez dentro do TSS Interface, basta clicar na nova opção de menu com nome "Dashboard".


Configurações de Acesso

Para realizar o acesso às interfaces do TSS é preciso configurar um usuário com acesso ao Sistema, então:

1. Execute o SmartClient do TSS acessando o TSSINTERFACE.

2. No primeiro acesso, faça o login com o usuário ADMIN e senha ADMIN; o aplicativo solicita que seja definida uma nova senha para o usuário ADMIN.

3. O aplicativo acessa o gerenciamento de usuários que permite manipular as contas que podem acessar o Sistema.

4. Crie um usuário. Informe o nome e clique no ícone de Adição.

5. Defina a senha de acesso, que deve ser redefinida no primeiro acesso (semelhante ao acesso com o usuário ADMIN) e adicione o CNPJ da empresa/filial que o usuário deve ter acesso.

6. Clique no ícone representado pelo disquete para salvar as configurações.

7. Acesse o aplicativo com o usuário recém-criado para utilizar as funcionalidades.


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Page Dashboard Documentos processados


Uma vez posicionado dentro da opção de menu Dashboard, basta preencher os parâmetros de filtros:

CNPJ: Informar o código de CNPJ da empresa cadastrada no TSS a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados por esta empresa. Caso não seja informada a entidade, o sistema irá retornar dados de todas as entidades cujo CNPJ seja igual ao informado, independente dos valores de UF, IE e IDEMPRESA, aglutinando os documentos por CNPJ.

Entidade: Informar o código de entidade TSS para a qual deseja-se realizar a consulta dos documentos processados. Importante: Quando informados os campos CNPJ e ENTIDADE, o campo entidade irá complementar como filtro a mais ao campo CNPJ, desta forma tornando-se uma combinação de dados CNPJ e Entidade como filtro de busca.

Modelos de documento: Informar um ou mais modelos de documento eletrônico que serão levados em conta para apresentação do painel com resultado de volumetria de documentos processados.

Data Inicial - Data Final: Informar a data completa inicial e data completa final (range) de processamento de documentos processados no TSS a serem considerados para apresentação de resultados.

Importante destacar que apesar de ser possível informar o dia especifico do mês, este não será considerado como filtro, sendo considerado o mês completo. Também não serão considerados meses excedentes à 3 meses a partir da data inicial.

Exemplo 1:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/03/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.


Exemplo 2:

Data inicial: 15/01/2023

Data final: 25/06/2023 

A consulta será realizada para o meses completos: 01/01/2023 à 31/03/2023.


Após preenchimento dos parâmetros de filtro, o botão Pesquisar é habilitado para que efetivamente seja realizada a consulta da volumetria dos documentos informados.


A seguir, vídeo com exemplo da interface em funcionamento:

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Importante

Para o mercado internacional utilizar o campo entidade e selecionar os modelos de documentos internacionais (REMITO ou FACT) irá retornar a quantidade desses documentos caso possuir dados.

Page Documentação


Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

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Page Documentação


Na rotina de Dashboard temos mais uma opção de menu que é a Documentação. Esta opção basicamente leva o usuário ao documento mais atualizado sobre a interface de Dashoboard.

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