Árvore de páginas

Configuração completa para habilitar a integração com o SmartView

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:Todos

Ocorrência:

Configuração do SmartView para utilização das visões do Padrão?

Passo a passo:

Importante

A configuração demonstrada nessa documentação foi feita no release 12.1.2310 recomendamos que realize nesse release ou superior.

Segundo informado pelo time de Tecnologia, a funcionalidade SmartView está disponível por padrão a partir do Release 2310, em releases anteriores não estão disponíveis os Objetos do padrão, em alguns casos é possível inserir Objetos Customizados, para mais informações entre em contato com o time de Suporte Framework.


Para configuração do acesso às visões do Smart View, siga os passos abaixo:

    O primeiro passo é subir um serviço de REST.

    Para isso, realize as configurações conforme orientação da documentação: Configuração básica REST do protheus


    Não se esqueça de validar se o REST está no ar através do navegador da internet, basta inserir o caminho do rest (Contendo o IP e a Porta) e validar se o sistema exibe a tela de acesso ao REST.


    Dica

    • Temos também uma documentação complementar sobre a configuração através do APWebWizard: Passo 3: Configurando REST
    • No arquivo appserver.ini do rest a chave SECURITY tem que estar igual a 1 (SECURITY=1)


    Com base na documentação: Configuração do produto Protheus integrado ao Smart View

    Realize o seguinte processo:

    Seguindo o guia: Instalação do Sistema

    Realize a instalação abaixo:

    1. Faça download do Instalador do Smart View Agent clicando neste link;
    2. Extrair todo o conteúdo do arquivo zip e execute o arquivo SMARTVIEW.AGENTINSTALLER.EXE ;
    3. Selecione o diretório de instalação e prossiga para a próxima etapa;

    4. O instalador irá realizar a instalação na pasta SMART-VIEW, criada automaticamente no diretório selecionado;
    5. Caso o diretório SMART-VIEW já exista, o instalador perguntará se deseja sobrescrever a instalação anterior, caso não queira, um novo diretório deverá ser informado; 
    6. Após conclusão, o Smart View já se encontra disponível em seu ambiente e já pode ser configurado via navegador no endereçohttp://{ip cadastrado}:7019/startup (ver Configurações do Smart View).


    Vamos configurar o SmartView, para isso acesse o link: http://{ip cadastrado}:7019/startup

    Onde é necessário preencher:

      No Provedor de Segurança você poderá informar os dados de acesso ao Smart View, campos a preencher:

      • Nome do Provedor: Pode escolher qualquer nome.
      • Endereço de Descoberta: Insira o endereço de seu REST + o texto: /.well-known/treports/security
      • Recuperar Emissor: Clique nessa opção, após os preenchimentos acima, e preencha o usuário e senha de acesso. Precisa ser um usuário Administrador e a senha não pode ser em branco.

      Após as confirmações basta "Avançar"

      Na guia Servidor de Licenças você poderá informar os dados básicos do servidor de licença do Smart View, como ip do servidor, porta e CNPJ.

      Esses dados podem ser obtidos no AppServer.ini pela chave:

      License client
      [LICENSECLIENT]
      SERVER= Ip do servidor
      PORT= Porta


      Campos a preencher:

      • Ip do servidor: Ip do License Client que possui configurado em seu AppServer.ini;
      • Porta: Porta do License Client que possui configurado em seu AppServer.ini;
      • CNPJ: CNPJ da sua empresa, que foi informado no cadastro do license.

       Após as confirmações basta Verificar Disponibilidade e estando tudo certo, "Avançar".

      Aqui você poderá escolher qual Banco de dados o Smart View utilizará para salvar e consultar seus dados, podendo escolher entre Sql Server, Postgres e SqLite.

      Há duas formas de configuração:

      Nessa opção não é necessário inserir a senha de Administrador do Banco de Dados, pois ela é experimental, permite fazer alguns testes básicos em funcionalidades do SmartView.

      Aqui é possível indicar o Banco de Dados do seu ambiente, mas terá que possuir a senha do "sa" (Administrador do banco de Dados) ou de um usuário com permissão de administrador.

      Campos a preencher:

      • Data Source: Nome do Servidor do seu Banco de Dados, pode ser obtido Acessando o Banco;
      • Initial Catalog: Esse é o nome do seu Banco de dados, pode ser obtido Acessando seu Banco;
      • User Id: Nome do Usuário administrado do seu Banco de Dados;
      • Password: Senha do usuário administrador do Banco de Dados.

      Após a configuração, basta clicar em "Concluir"

      É necessário realizar a configuração para a nova interface de visualização do Protheus.

      Para isso, certifique-se que seu AppServer.ini possui as chaves abaixo:

      Após esses ajustes, será necessário reiniciar o Server.

      Após as configurações, aparecerá na tela a mensagem "Fim da configuração!" e um botão "Abrir o Smart View".

      Clicando em "Abrir o Smart View" você será redirecionado para a tela onde será possível criar visões, personalizar as já existentes, etc. 

      Nessa tela, no Menu lateral esquerdo, é necessário selecionar a opção "Conectores", vamos incluir um conector:

      • Após clicar em "Incluir" selecione uma das opções de inclusão de conectores, por exemplo, na opção de "Conector Nativo", basta preencher os campos:
      • Nome: Nome do Conector Nativo, pode ser qualquer nome;
      • Endereço: Inserir o endereço do REST configurado no ambiente;
      • Testar Conexão: Clique nesta opção para que o Conector valide o acesso ao REST;

      Estando tudo correto, será apresentada a mensagem "O Conector está funcionando corretamente". Clique em "Salvar".

      Agora vamos configurar o "Tipo de Autenticação" e a "URL Base Smart View" pelo Configurador (SIGACFG).


      Acesse o Configurador (SIGACFG) e selecione a opção "Ambiente", depois a Opção "Cadastros" e por fim a opção "Configuração Smart View"

      • Tipo de Autenticação: Selecione a opção "Token Protheus" e vai avançar;
      • URL Base Smart View: Informe o endereço onde cadastrou os Conectores;
      • Testar Conexão: Ao clicar nessa opção, o sistema deve apresentar a mensagem "Teste da conexão realizado com sucesso!"

      Após isso, basta "Confirmar".

      Após estas configurações, basta acessar o módulo que deseja visualizar a visão no Smart View e selecionar a opção "Consultas" e a opção "Smart View".

      Para saber as visões disponíveis no padrão, a partir do Release 12.1.2310, acesse:

      Pode lhe Interessar: