Produto:TOTVS Gestão Fiscal                       Versão: 11.52                                                              
Processo:Gerar DIEF\PA
Subprocesso:Implementação da rotina DIEF\PA
Data da publicação:16/09/2013

 

1.       Passos para implantação da Rotina DIEF\PA

 

1-      Atualizar a versão da Biblioteca 11.52.58.xxx e superiores

2-      Versão do Aplicativo TOTVS Gestão Fiscal 11.52.58.xx e superiores.

3-      Importar o Layout da Rotina

 

ESPÉCIE DE DIEF

 

A partir de janeiro de 2009, a Instrução Normativa nº 004, de 19 de fevereiro de 2004, prevê somente uma espécie de Declaração, denominada “DIEF mensal”. DIEF mensal deverá ser entregue, mensalmente, pelos contribuintes do ICMS, observada a orientação de preenchimento prevista no Manual.

 

PRAZO DE ENTREGA DA DIEF

 

DIEF deverá ser entregue, nas hipóteses de apresentação abaixo, até o dia:

√  normal: 10 do mês seguinte ao da apuração do ICMS;

√  baixa: 10 do mês seguinte a data do pedido de baixa ou paralisação temporária.

 

 Quando o término do prazo de entrega for sábado, domingo ou feriado, o contribuinte poderá apresentar a DIEF até o primeiro dia útil subsequente à referida data.

 

LOCAL DE ENTREGA DA DIEF

Os arquivos gerados  serão  transmitidos,  por meio  da Internet,  utilizando  o programa Transferência Eletrônica de Dados - TED (disponível para download no site da SEFAZ). Para as versões anteriores ao ano de 2006, o programa que transmite a DIEF é o SEFANET (disponível para download no site da SEFAZ). 

 

Geração da Rotina

 

A Rotina será gerada pelo Gerador de Saída - (Modulo Utilitários|Gerador de Saídas|Layout)


 

Selecionar o Layout da DIEF – PA. Processos selecionar Gerador de Saídas


 

É apresentado um caminho Default onde será gerado o arquivo da Rotina, mas o usuário pode alterar.

 

 

 

Tela de Inclusão dos Campos para Geração da Rotina

 

 

 


Data inicial e Data Final:

Informe o período de referência o qual se deseja a geração do arquivo.

Coligada:
Informar a Coligada a qual a Filial pertence.

Filial:
Informar a Filial a qual se deseja gerar o arquivo

Classificação de Municípios:

Informe a Classificação de Municípios que será utilizada na geração da rotina. A Classificação de Município é cadastrada em Cadastros | Tabelas Auxiliares | Classificação de Município.

 

É  necessário utilizar a Classificação do Município do Pará, pois conforme o manual, os códigos deve ser gerados conforme terminado pela SEFAZ.

 

 

 

Tipo de Declaração:

01 – Normal | 02 – Substitutiva| 03 – Baixa

 

Declaração Sem Movimento:

1 – Sim (Sem Movimento) | 0 – Não (Com Movimento)

 

Tipo de Tributação do Imposto: 1 – Lucro Presumido| 2 – Simples | 3 – Lucro Real

Este campo é referente a a modalidade de tributação do Imposto de Renda que a empresa utiliza

 

Forma de Escrituração do Imposto: 1 – Caixa| 2 – Escrituração Contábil

Tipo de escrituração adotado pelo contribuinte referente ao Imposto de Renda.

 

Anexo III – Delcaração Sem Receitas: 0 – Não| 1 – Sim

Obs:  Para 2013, informar 0 (zero) – Não.

 

 

 

Anexo I (Anual) – Declaração Sem Serviço: 0 – Não | 1 – Sim

 

Troca de Município: 0 – Não|  1 – Sim

Informar se houve troca de Município pelo Contribuinte

 

Anexo V- Sem Operações com Cartões de Crédito/Débio: 0 – Não| 1 – Sim

 

Anexo I (Mensal) – Declaração Sem Serviço: 0 – Não| 1 – Sim

 

 

Valores referente a Estoque:


  • Livro de Inventário Estoque Inicial e Final do Ano 2012:

É de preenchimento obrigatório na DIEF:

√  normal ou retificadora: no período de 02/2013;

√  de baixa, paralisação temporária e mudança  de Município: nos períodos de 01/2013  e 02/2112. Para os estoques de 2012, os dados a serem informados são os valores registrados em 1º de

janeiro (estoque inicial) e 31 de dezembro (estoque final), do ano de 2012. 

 

  • Livro de Inventário Estoque Inicial e Final do Ano 2013:

É de preenchimento obrigatório, em qualquer período, nas seguintes situações:

√  Mudança de endereço com alteração do Município de localização do estabelecimento

√  Encerramento (baixa)

√  Pedido de paralisação temporária da atividade econômica

Para os estoques de 2013, os dados a serem informados são os valores registrados em 1º de janeiro (estoque inicial) e a data em que ocorreu o fato (estoque final)

 

 

 

 

 

Estoque Inicial – Para Venda (Ano Anterior)

Estoque Inicial – de Uso e Consumo (Ano Anterior)

Estoque de Terceiro (Ano Anterior)

 

Estoque Final – Para Venda (Ano Anterior)

Estoque Final – de Uso e Consumo (Ano Anterior)

Estoque de Terceiro(Ano Anterior)

 

 

 

Estoque Inicial – Para Venda (Ano Atual)

Estoque Inicial – de Uso e Consumo (Ano Atual)

Estoque de Terceiro (Ano Atual)

 

Estoque Final – Para Venda (Ano Atual)

Estoque Final – de Uso e Consumo (Ano Atual)

Estoque de Terceiro(Ano Atual)

 

 

Após o preencher todos os campos necessários para geração da Rotina| Avançar

 

 

 

 

 

Após a geração da Rotina é apresenta tela de execução do processo, o usuário deverá verificar se houve algum erro ou se a geração foi feita com sucesso.

 

 

 

 

Para maiores informações:

Consulte o WikiHelp TOTVS

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Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 3 – (Fiscal), 2 – (Fiscal)