Índice
Objetivo
Permitir a cobrança (ressarcimento) de valores na forma de uma indenização decorrente do mau uso de um ou mais equipamentos que foram alocados a um cliente. Essa funcionalidade realizará a associação dos custos das ordens de serviços vindas dos módulos de Gestão de Serviços e ou da Manutenção de Ativos ou ainda originadas das movimentações de equipamentos. Nessa rotina o usuário irá realizar o cadastramento do respectivo processo, onde irão constar as informações necessárias para realizar tal solicitação de ressarcimento financeiro.
Um processo de indenização sempre estará vinculado a um contrato de prestação de serviços e a um local de atendimento do respectivo contrato.
Somente é possível o cadastramento de um processo de indenização que possua em sua configuração, um contrato que possua alocação de equipamento. |
É importante considerar que as informações para realizar a indenização dependem de pré-condições cadastras nas seguintes rotinas: Gestão de Contratos. - Separação de Equipamentos.
Ordens de Serviços do módulo SIGATEC. Ordens de Serviços do módulo SIGAMNT. Separação de Equipamentos. Movimentos dos Equipamentos de Locação.
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Mapa Mental
Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina:
Exemplo:
Para incluirmos uma indenização, devemos preencher os principais campos do cabeçalho da rotina.
Em seguida, preencher uma das abas (O.S. SIGATEC, O.S.SIGAMNT ou Movim. Equip.) para realizar a associação do custo de indenização.
Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:
Permite a inclusão de informações que definem o processo de indenização. Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok. As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos. Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações. |
Permite a alteração de informações do processo de indenização. As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos . Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações. |
Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Selecione o botão Outras Ações e clique em Pesquisar. Exemplo: - filial+código.
- filial+contrato+LocalAtend.
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Permite a visualização os dados cadastrados em um processo de indenização. Selecione o processo e clique em Visualizar. Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações. |
Permite a exclusão de um de um processo de indenização. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir. Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar. |
Permite a geração do pedido de venda com os valores da indenização posteriormente faturado contra o cliente. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Faturar. Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar. |
Possibilita a exclusão do pedido de venda, se o mesmo fora gerado pela opção “Faturar”, a fim de possibilitar que um pedido de venda gerado erroneamente referente ao respectivo processo de indenização seja faturado contra o cliente. Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização faturada" e clicar em Outras Ações / Estornar Faturamento. Confira as informações disponíveis da indenização a ser estornada e clique em Confirmar. |
Permite o cancelamento do processo de indenização contra o cliente, mantendo os valores mencionados no respectivo processo de indenização apenas como um histórico. Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização em aberto" e clicar em Outras Ações / Encerrar.
Somente é possível encerrar um processo de indenização que esteja em aberto. |
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Permite associar documentos a cada processo de indenização através do banco de conhecimento. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento. |
Permite a opção de acesso ao relatório Consulta de Indenização (TECR060), dentro da rotina de Indenização. Para isto, basta clicar em Outras Ações / Consulta de indenização. As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos . |
Permite exibir as informações do pedido de venda gerado com os valores da indenização a ser faturado contra o cliente. Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização faturada" e clicar em Visualizar. Em seguida clicar em Outras Ações / Visualizar Pedido.
Opção disponível dentro de Outras Ações das opções de menu Incluir, Alterar e Visualizar. |
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Principais Campos
Campo: | Descrição | Código
| Determina o código de identificação da indenização. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema ou ser alterado de forma manual. Exemplo: 00001 | Contrato | Número do contrato associado com a indenização. Exemplo: 00001 | Local Atend. | Informe o local de atendimento que pertence ao contrato mencionado para o qual se deseja criar o processo de indenização. Exemplo: 00001 | Cliente Fat. | Informe o código do cliente para cobrar a indenização. Exemplo: CLI01 | Loja | Informe o código que identifica a loja do fornecedor. Exemplo: 01 | Agrup. Itens? | Determina a forma para realizar o faturamento de um processo de indenização. Apresenta as opções: 2 - Não (Cada item/equipamento mencionado nas abas disponíveis da rotina é considerado como um item do pedido de venda, levando-se o código do produto (mencionado em cada uma das abas - O.S. SIGATEC, O.S. SIGAMNT e Mov./Equip.) como um produto do respectivo pedido de venda gerado e cada valor de cobrança mencionado, será considerado para cada produto). 1 - Sim (A rotina exigirá que as informações de “Produto Agrupador” e “TES Agrupadora” existentes na tela principal de manutenção da rotina estejam preenchidas, o pedido de venda a ser gerado pela efetivação da solicitação do faturamento do processo de indenização irá conter apenas um produto com uma TES, e o seu valor será a somatória de todos os valores do respectivo processo de indenização que fora solicitado tal faturamento). | Prod. Agrup. | Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido por agrupar a cobrança da indenização (Agrup.Itens = Sim), em um único item. Exemplo: PROD001 | TES | Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido pelo agrupamento. (Agrup.Itens = Sim). Exemplo: 501 | Cond. Pg. | Informe a condição de pagamento para utilizar no pedido de venda de cobrança da indenização. Exemplo: 001 - A Vista | Nat. Pedido | Informe a natureza financeira para associação com o pedido de venda. Exemplo: FIN1000001- RECEITA. | Num. Pedido | Determina número do pedido de venda gerado para a cobrança da indenização. O número do pedido é gerado somente após a indenização for Faturada. |
| Dt. Finaliz. | Determina a data de finalização da indenização. A data é gerada somente após a indenização for Faturada. |
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Campo: | Descrição | Num. O.S.
| Informe o número da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços que terá a indenização cobrada. Exemplo: 00001 O sistema só irá validar a Ordens de Serviço com status igual a encerrada ou atendida. |
| It. O.S. | Informe o item da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços para utilizar na indenização.
Exemplo: 01 | Vlr. Cobrança | Informe o valor que será cobrado de indenização pelo item. Exemplo: 1.000,00 | Produto | Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não). Exemplo: PROD01 | TES | Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não). Exemplo: 501 | Bloq. Eqto? | Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada. Dispõe das opções: Exemplo: Não. | | |
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Campo: | Descrição | Do código ? | Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros. | Até o código ? | Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros. | Status ? | Informe o status da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros. O preenchimento do campo é definido por meio da seleção entre as opções: - Todas;
- Aberta;
- Faturada;
- Encerrada.
| Do contrato ? | Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros. | Até o contrato ? | Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros. | Natureza ? | Informe a natureza da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros. | Cliente ? | Informe o código do cliente da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros. | Loja ? | Informe a loja do cliente da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros. | Pedido ? | Informe o pedido gerado na indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros. | Data de emissão do pedido ? | Informe a data do pedido gerado na indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros. | Da data de finalização ? | Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto inicial da seleção de registros. | Até a data de finalização ? | Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto final da seleção de registros. | Filial De ? | Selecione a filial inicial a ser considerada no filtro. | Filial Até ? | Selecione a filial final a ser considerada no filtro. |
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Realizará o cancelamento do processo de indenização contra o cliente, mantendo os valores mencionados no respectivo processo de indenização apenas como um histórico