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Objetivo

Permitir a cobrança (ressarcimento) de valores na forma de uma indenização decorrente do mau uso de um ou mais equipamentos que foram alocados a um cliente. Essa funcionalidade realizará a associação dos custos das ordens de serviços vindas dos módulos de Gestão de Serviços e ou da Manutenção de Ativos ou ainda originadas das movimentações de equipamentos. Nessa rotina o usuário irá realizar o cadastramento do respectivo processo, onde irão constar as informações necessárias para realizar tal solicitação de ressarcimento financeiro.
Um processo de indenização sempre estará vinculado a um contrato de prestação de serviços e a um local de atendimento do respectivo contrato.

 

Nota

Somente é possível o cadastramento de um processo de indenização que possua, em sua configuração, um contrato de locação de equipamento e a um local de atendimento do respectivo contrato.

Nota

É importante considerar que as informações para realizar a indenização dependem de pré-condições cadastras nas seguintes rotinas:

  • Gestão dos Contratos.

  • Separação de Equipamentos.
  • Ordens de Serviços do módulo SIGATEC.

    Nota

    Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGATEC seja gerada também é necessário que o campo AA3_MANPRE  da Base de Atendimento esteja preenchido como valor 1 - SIM.

  • Ordens de Serviços do módulo SIGAMNT.

    Nota

    Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGAMNT seja gerada e integrada com o módulo é necessário que o campo AA3_MANPRE  da Base de Atendimento esteja preenchido como valor 1 - SIM. e o AA3_CODBEM esteja preenchido com o código de um Bem.

  • Separação de Equipamentos.

  • Movimentos dos Equipamentos de Locação.

Nota

Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGATEC seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e em Manutenção), é necessário que o parâmetro MV_GSLOCOC tenha em seu conteúdo o código de uma ocorrência padrão cadastrada pela rotina Ocorrências (TECA010). 

 Já para a Ordem de Serviço do módulo SIGAMNT seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e em Manutenção), necessário que o parâmetro MV_GSSVMNT tenha em seu conteúdo o código de um serviço cadastrado pela rotina Serviços (MNTA040).

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Nota

Todos os valores mencionados nas respectivas abas (O.S SIGATEC, O.S. SIGAMNT e Movimentos Equipamentos), irão compor o valor total do processo de indenização que será, posteriormente, faturado contra o cliente.

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

    Permite a inclusão de informações que definem o processo de indenização.

    Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

    Exemplo:

    Para incluirmos uma indenização, devemos preencher os principais campos do cabeçalho da rotina.

    Em seguida, preencher uma das abas (O.S. SIGATEC, O.S.SIGAMNT ou Movim. Equip.) para realizar a associação do custo de indenização.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

    Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Permite a alteração de informações do processo de indenização.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos .

    Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

     Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

    Selecione o botão Outras Ações e clique em Pesquisar.

     Exemplo:

    • filial+código.
    • filial+contrato+LocalAtend.

    Permite a visualização os dados cadastrados em um processo de indenização.

    Selecione o processo e clique em Visualizar.

    Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Permite a exclusão de um de um processo de indenização. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

    Permite a geração do pedido de venda com os valores da indenização posteriormente faturado contra o cliente.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Faturar.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

    Possibilita a exclusão do pedido de venda, se o mesmo é gerado pela opção “Faturar”, a fim de possibilitar que um pedido de venda gerado erroneamente referente ao respectivo processo de indenização seja faturado contra o cliente.

    Para isto, selecione o item desejado com status "Indenização faturada" e clique em Outras Ações / Estornar Faturamento.

    Confira as informações disponíveis da indenização a ser estornada e clique em Confirmar.

    Permite o cancelamento do processo de indenização contra o cliente, mantendo os valores mencionados no respectivo processo de indenização apenas como um histórico.

    Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização em aberto" e clicar em Outras Ações / Encerrar.


    Nota

    Somente é possível encerrar um processo de indenização que esteja com status aberto.


    Permite associar documentos a cada processo de indenização através do banco de conhecimento.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

    Permite a opção de acesso ao relatório Consulta de Indenização (TECR060), dentro da rotina de Indenização.

    Para isto, basta clicar em Outras Ações / Consulta de indenização.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos .

    Permite exibir as informações do pedido de venda gerado com os valores da indenização a ser faturado contra o cliente.

     Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização faturada" e clicar em Visualizar. Em seguida clicar em Outras Ações / Visualizar Pedido.

    Opção disponível dentro de Outras Ações das opções de menu Incluir, Alterar e Visualizar.

    Nota

    De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

    Principais Campos 

      Campo:

      Descrição

      Código

      Determina o código de identificação da indenização. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema ou ser alterado de forma manual.

      Exemplo:

      00001

      Contrato

      Número do contrato associado com a indenização.Selecione o código do contrato.

      Exemplo:

      00001

      Local Atend.

      Informe o local de atendimento que pertence ao contrato mencionado para o qual se deseja criar o processo de indenização.

      Exemplo:

      00001

      Descr. Local

      Descrição do local de atendimento que pertence ao contrato mencionado para o qual se deseja criar o processo de indenização.Preenchido automaticamente.

      Exemplo:

      Laboratório

      Cliente Fat.

      Informe o código do cliente para cobrar a indenização.

      Exemplo:

      CLI01

      Loja

      Informe o código que identifica a loja do fornecedor.

      Exemplo:

      01

      Nome Cliente Nome do cliente para cobrar a indenização. Preenchido automaticamente.

      Exemplo:

       

      Brasil Medicamentos S.A.

      Agrup. Itens?

      Determina a forma para realizar o faturamento de um processo de indenização. Apresenta as opções:

       2 - Não (Cada item/equipamento mencionado nas abas disponíveis da rotina é considerado como um item do pedido de venda, levando-se o código do produto (mencionado em cada uma das abas - O.S. SIGATEC, O.S. SIGAMNT e Mov./Equip.) como um produto do respectivo pedido de venda gerado e cada valor de cobrança mencionado, será considerado para cada produto).

      1 - Sim (A rotina exigirá que as informações de “Produto Agrupador” e “TES Agrupadora” existentes na tela principal de manutenção da rotina estejam preenchidas, o pedido de venda a ser gerado pela efetivação da solicitação do faturamento do processo de indenização irá conter apenas um produto com uma TES, e o seu valor será a somatória de todos os valores do respectivo processo de indenização que fora solicitado tal faturamento).

      Prod. Agrup.

      Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido por agrupar a cobrança da indenização (Agrup.Itens = Sim), em um único item.

      Exemplo:

      PROD001

      TES

      Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido pelo agrupamento. (Agrup.Itens = Sim).

      Exemplo:

      501

      Cond. Pg.

      Informe a condição de pagamento para utilizar no pedido de venda de cobrança da indenização.

      Exemplo:

      001 - À vista

      Nat. Pedido

      Informe a natureza financeira para associação com o pedido de venda.

      Exemplo:

      FIN1000001- RECEITA.


      Num. Pedido

      Determina número do pedido de venda gerado para a cobrança da indenização.

      Nota

      O número do pedido é gerado somente após a indenização for Faturada.

      Dt. Finaliz.

      Determina a data de finalização da indenização.

      Nota

      A data é gerada somente após a indenização for Faturada.

      Campo:

      Descrição

      Num. O.S. 

      Informe o número da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços que terá a indenização cobrada.

      Exemplo:

      00001

      Nota

      O sistema só irá validar a Ordens de Serviço com status igual a encerrada ou atendida.

      It. O.S. Informe o item da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços para utilizar na indenização.

      Exemplo:

      01

      Custo

      Mostra o custo sugerido para utilizar na indenização,  tendo como base de cálculo o apontamento dos itens de atendimento da O.S. e das movimentações internas do produto no estoque. Preenchido automaticamente quando o item da ordem de serviço possuir essa informação vinculada, sendo o campo bloqueado para edição.

      Exemplo:

      2.050,00

      Equipamento

      Número de série do equipamento relacionado ao número da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços, que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

      Exemplo:

      BETONEIRA_00001

      Vlr. Cobrança

      Informe o valor que será cobrado de indenização pelo item.

      Exemplo:

      1.000,00

      Produto

      Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      PROD01

      TES

      Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      501

      Bloq. Eqto? Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

      Dispõe das opções:

      • Sim
      • Não (Padrão)

      Exemplo:

      Não.

      Observação

      Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

      Exemplo:

      Produto XPTO com mau uso.

      Campo:

      Descrição

      Num. O.S. 

      Informe o número da ordem de serviço do módulo Manutenção de Ativos que terá a indenização cobrada.

      Exemplo:

      00001

      Equipamento

      Número de série do equipamento relacionado ao número da ordem de serviço do módulo Manutenção de Ativos, que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

      Exemplo:

      GUINDASTE_00001

      Custo

      Mostra o custo sugerido para utilizar na indenização,  tendo como base de cálculo a somatória de custos como mão de obra, materiais de troca e valor do custo de terceiros utilizados

      na execução da Ordem de Serviço. Preenchido automaticamente quando o item da ordem de serviço possuir essas informações vinculadas, sendo o campo bloqueado para edição.

      Exemplo:

      50,00

      Vlr. Cobrança

      Informe o valor que será cobrado de indenização pelo item.

      Exemplo:

      1.000,00

      Produto

      Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      PROD01

      TES

      Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      501

      Bloq. Eqto? Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

      Dispõe das opções:

      • Sim
      • Não (Padrão)

      Exemplo:

      Não.

      Observação

      Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

      Exemplo:

      Produto XPTO com mau uso.

      Campo:

      Descrição

      It. Loc. 

      Informe o número do produto (item da locação do equipamento), que terá a indenização cobrada.

      Exemplo:

      00001

      Nota

      O sistema irá validar os itens dos movimentos dos equipamentos de locação através do processo de liberação da locação do equipamento efetuado pela rotina de Movimentos dos Equipamentos de Locação com o status igual a Alocado.

      Movim. Loc. Informe o código do movimento da locação e o equipamento relacionado que terá a indenização cobrada.

      Exemplo:

      0000000065

      Equipamento

      Número de série do equipamento relacionado ao movimento da locação que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

      Exemplo:

      MACROGALPAO_00001

      Qtd. Separ. 

      Informe a quantidade separada que será cobrada de idenização

      Exemplo:

      1,00

      Vlr. Cobrança

      Informe o valor que será cobrado de indenização unitariamente pelo item.

      Exemplo:

      1.000,00

      Produto

      Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      PROD01

      TES

      Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      501

      Bloq. Eqto? Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

      Dispõe das opções:

      • Sim
      • Não (Padrão)

      Exemplo:

      Não.

      Observação

      Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

      Exemplo:

      Produto XPTO com mau uso.

      Importante: Esta Aba estará disponível somente para  as versões da rotina igual ou ou superior à 06/06/2019


      Campo:

      Descrição

      Produto

      Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      PROD01

      Quantidade. 

      Informe a quantidade separada que será cobrada de idenização

      Exemplo:

      1,00

      Valor Unitário

      Informe o valor unitário que será cobrado de indenização do tem.

      Exemplo:

      1.000,00

      TES

      Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

      Exemplo:

      501

      Observação

      Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

      Exemplo:

      Produto XPTO com mau uso.

      Campo:

      Descrição

      Do código ?

      Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros.

      Até o código ? Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros.
      Status ?

      Informe o status da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros. O preenchimento do campo é definido por meio da seleção entre as opções:

      •   Todas;
      •   Aberta;
      •   Faturada;
      •   Encerrada.
      Do contrato ? Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros.
      Até o contrato ? Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros.
      Natureza ? Informe a natureza da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
      Cliente ? Informe o código do cliente da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros.
      Loja ? Informe a loja do cliente da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
      Pedido ? Informe o pedido gerado na indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros.
      Data de emissão do pedido ? Informe a data do pedido gerado na indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
      Da data de finalização ? Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto inicial da seleção de registros.
      Até a data de finalização ? Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto final da seleção de registros.
      Filial De ? Selecione a filial inicial a ser considerada no filtro.
      Filial Até ? Selecione a filial final a ser considerada no filtro.





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