Árvore de páginas

CONTEÚDO

  • Visão geral

    • Utilização de cartão consumo

    • Cadastro de conta avulsa

  • Exemplo de utilização

    • Acesso Seleção de PDV

    • Cadastro de conta avulsa

    • Guia de configuração

    • Acesso à lista de cartão consumo

    • Cartão consumo não registrado

  • Configurações Adicionais


01. VISÃO GERAL

UTILIZAÇÃO CARTÃO CONSUMO 

A utilização do cartão consumo é uma necessidade imposta pelo hotel, sendo configurado para atender as diretrizes de uso estabelecidas. O cartão pode ser utilizado para a liberação de UH e para realizar pagamentos em restaurantes e bares do estabelecimento. Sua principal função é registrar todo o consumo do cliente, oferecendo uma opção prática e segura para realizar pagamentos durante a estadia. Com o cartão, o hóspede não precisa se preocupar em carregar carteira ou outros meios de pagamento, tornando a experiência mais confortável e conveniente.


CADASTRO DE CONTA AVULSA 

O cadastro de uma conta avulsa visa registrar um cartão de consumo que pode ser utilizado de forma livre, sem a necessidade de estadia no hotel. Alguns exemplos de uso do cartão avulso incluem: consumo em restaurantes e bares do estabelecimento sem estar hospedado, pagamento de serviços oferecidos pelo hotel.

Exemplo:

Um determinado hotel oferece um serviço de restaurante aberto ao público, ou seja, é possível consumir no local mesmo sem estar hospedado no hotel (Opção dada para pessoas que querem desfrutar da culinária do hotel).

Exemplo:

Outro uso comum cartão consumo avulso é fazer day-use do hotel para uso de piscinas, saunas, academias e spas.

Caso o cartão consumo esteja com a validade expirada, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Acesse o PDV Config, menu Cadastros, Cartão Consumo, clique em Procurar, insira o cartão consumo e altere o campo "Data de Validade".



02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para realizar o cadastro de cartão avulso é necessário acesso ao lançador. Utilize a módulo "Global CM" ou "VHF" (Visual Hotal FrontOffice) e siga os passos:

  • (1) DocFiscalll
  • (2) Operação
  • (3) Lançador

SELEÇÃO DE PDV

Após acesso ao lançador é necessário a escolha do PDV: 


CASO NÃO HAJA ESCOLHA DO PDV EXIBIRÁ A SEGUINTE MENSAGEM: "PDV NÃO LOCALIZADO. É REQUERIDA A  SELEÇÃO DE UM PDV".


CADASTRO DE CONTA AVULSA

  • (1) Acesse o ícone do "Cartão". Localizado no menu lateral na esquerda da tela.




Na tela de Cadastro de conta avulsa, terão as seguintes opções: 

  • (1) Cartão Consumo: Campo para inserção de número do cartão consumo.
  • (2) Botão “Validar Cartão”.
  • (3) Selecione o Tipo de Documento:
    • (CPF, RG, NIF)
  • (4) Número do Documento: Campo de inserção de documento.
  • (5) Primeiro Nome do Hóspede: campo de digitação para nome.
    • Primeiro/Ultimo nome” campo para preenchimento de nome e sobrenome.
  • (6) E-mail do Hóspede: Campo para inserção de e-mail.
  • (7) Observações: Campo o para inserção de observação.
  • (8) Botão “Cadastrar”.


CADASTRO DE CONTA AVULSA


Atenção:

Quando um título tem um asterisco (*) no canto superior direito, isso significa que o campo correspondente é obrigatório e deve ser preenchido ou selecionado.


É necessário realizar a validação do cartão de consumo para registro da conta. 

Exemplo

Foi utilizado para exemplo o cartão: 0001. 

Após clicar no botão validar cartão, seu estado ira mudar para "Cartão validado"


Após validação de cartão:

  • (1) Seleção do Tipo de Documento.
  • (2) Inserção do Número do Documento
  • (3) Inserção de Nome e sobrenome do cliente.
  • (4) Inserção de E-mail.
  • (5) Inserção de observações.


6. Cadastros Existentes 

A guia "Cadastros existentes" exibe os clientes já cadastrados na base de dados, quando o campo "Número do Documento é preenchido" assim permitindo que seus dados sejam preenchidos automaticamente nos campos correspondentes, agilizando o processo de preenchimento.


  • Após clicar no botão de cadastro será exibida a mensagem "Cadastro Realizado com Sucesso"



REGISTRO DE  CONTA AVULSA COM DUPLICIDADE NO DOCUMENTO. NÃO PERMITIDA 

O cadastro de uma conta avulsa com um número de documento duplicado não é permitido. Caso ocorra uma tentativa de cadastro com um número de documento já registrado, o sistema emitirá uma mensagem de erro informando:


REGISTRO DE CONTA AVULSA COM DUPLICIDADE NO DOCUMENTO. PERMITIDA

Mas em outras circunstâncias, é permitido, sim, a duplicação do documento quando o número do documento utilizado não corresponde ao nome do cliente registrado na base de dados. Podendo ser melhor descrito no exemplo abaixo: 

Exemplo: 

Neste exemplo, podemos destacar uma criança com menos de 7 anos que não possui CPF, sendo possível utilizar um cartão de consumo em nome e CPF do seu pai.


CARTÃO AVULSO NÃO REGISTRADO / INVÁLIDO

Caso tente realizar uma validação de um cartão consumo que não está registrado na base de dados, será apresentada uma mensagem de erro com a seguinte mensagem.

⚠️ O cartão consumo informado não está registrado no sistema deste hotel

  • (1) Número de cartão inválido.

03. CONFIGURAÇÕES ADICIONAIS

  • Embora as configurações em questão não estejam diretamente vinculadas ao registro do cartão de consumo, elas podem contribuir para uma melhor compreensão da operação.




ACESSO À LISTA DE CARTÕES CONSUMO 

Para registro de cartões, consumo e conferencia, situação dos cartões. Podem ser visualizadas abaixo: 




Acesso ao "PDV Configuração", utilizado para conferência de cartões consumo cadastrados na base acesso:

  • Cadastros
  • Cartão Consumo
  • Cartões de Consumo


Redirecionamento a tela de cadastros e consultas de cartões consumo:

  • Clique no botão "Procurar".


Situação do cartão:

  • (L) Livre: Cartão esta livre para uso.
  • (A) Associado: Cartão está associado a hóspede.
  • (I) Inativo: Cartão desativado ou inativo.

Os cartões inativos são desativados pelo Hotel e podem ocorrer por diferentes motivos, como perda, dano ou até mesmo por opção do próprio cliente. Quando um cartão é inativado, ele não pode mais ser utilizado até que seja reativado pelo cliente ou substituído por um novo cartão.


Na tela de busca, é possível selecionar o tipo de filtro desejado para encontrar um cartão registrado na base de dados. Os filtros disponíveis incluem: Número do cartão, Validade, Data de cadastro e Situação atual. Basta escolher o filtro desejado e inserir as informações correspondentes para realizar a busca.



Após realizar busca será exibida uma tela com a lista de todos os cartões, consumo e sua devidas situações. 

Numero Cartão | Validade | Data de Cadastramento | Situação.




  • Sem rótulos