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  • Objetivo

Apresentar as alterações realizadas na aplicação FiscAll DFe a partir da versão 6.10.01.00.

  • Descritivo

O advento da NT 2018.005, publicado pelo ENCAT com as alterações do layout e procedimento de emissões das NFe e NFCe em âmbito nacional, obrigou a uma adequação dos processos e melhorias nos módulos FiscAll Flex e no FiscAll DFe.

De forma resumida, por conta das alterações legais necessárias, implementamos a utilização de série específica para contingência (adiada para 03/2020) e inclusão da identificação do Responsável Técnico.

  1. Serviço FiscallDFe

O Serviços do FiscAllDFe e do WS Monitor sofreram alterações de nome e aplicação do Logon. Sendo assim, o procedimento de atualização deverá desinstalar o serviço de versões igual ou inferior a 6.10.00.34 ou deverá parar estes serviços e, abrindo o prompt de comando como administrador, executar os scripts abaixo:

SC DELETE FISCALLDFESRV

SC DELETE SRVWSPLUGINMONITOR

Os serviços foram padronizados para a nomenclatura HotalFiscAllDFeService e HotalMonitorService. O usuário de autenticação do serviço (usuário de rede ou sistema operacional) foi retirado nesta versão, assim o serviço será instalado utilizando o Sistema Local (Local System). Em testes de ambiente o serviço não foi afetado na opção de autenticação por usuário, porém, o padrão de instalação será o Sistema Local (Local System).

 


2. Certificado Digital

A utilização do certificado digital foi retirado da obrigação da instalação do mesmo no Sistema Operacional, essa versão será responsável de criptografar o arquivo e a senha, salvar no banco de dados e disponibilizar o mesmo criptografado a todas as estações responsáveis por emissão de NFe e NFCe, assim será necessário a indicação do Arquivo no Parametro NFe do FiscAll Flex ou no FiscAll DFe.

Não haverá necessidade de distribuição do certificado digital a todas as estações e em caso de atualização do certificado digital, por vencimento ou troca, será mais ágil, pois, ao ser realizado em uma estação todas as demais a medida que forem reiniciado o serviço serão automaticamente atualizados.

A associação do certificado deverá ser feito com o serviço do FiscAll DFe instalado, mas com o status de parado. As alterações nos servidores da Sefaz nos obrigou a liberar a configuração do modelo de criptografia do certificado junto as transmissões a Sefaz – o botão Conf. Certificado, da imagem anterior, será responsável por apresentar os padrões disponíveis.

 

O padrão liberado nesta versão é o libOpenSSL, foi alterado a devido uma instabilidade encontrado atualmente nos servidores de produção de alguns Estados, porém, recomendamos a utilização do libWinCrypt.


3. Configuração de Impressão

As alterações promovidas no ambiente de instalação do serviço, requer o procedimento de confirmação do padrões de impressão, mas se faz importante ser feito o teste de impressão via Spool Win em todas as estações. As estações que se utilizam de impressão via POS/ESC deverão também gerar um primeiro teste de impressão por Spool – alterar o modo de impressão para Spool Win, selecionar a impressora e clicar no botão de teste de impressão, realizado a impressão corretamente pode retornar o modelo anterior.


4. Método Síncrono

Os métodos de comunicação com a Sefaz foram alterados de Assíncrono para Síncrono, assim, as etapas de operação da NFCe não irão mais constar a etapa de processamento:


5. Sincronismo

A versão 6.10.01.00 descontinuará o uso das triggers para a sincronia parcial, o controle de alterações de cadastro será realizado pela aplicação FiscAll Flex, assim, se fará necessário a atualização para a versão 6.10.08.00 ou superior para que o ambiente seja contemplado pelas rotinas automáticas de atualização.

O controle de sincronização parcial será dividido em: Parâmetros, Estações, Itens e Regras -  essas funções serão responsáveis de manter a integridade das bases SQL locais. A função de atualização de registros pendentes ocorrerá a cada duas horas, porém, a estação RespSinc (flag Estação Responsável pela Sincronização) será passível de realizar  atualizações de forma manual de determinados registros no momento em que a operação for solicitada.

As estações parametrizadas como Base Central e RespSinc, no menu Estatística e Processamento / Sincronização - disponibilizará os registros pendentes de sincronização e/ou todos os registros de cadastro existente, permitindo aos usuários solicitar a atualização de determinado cadastro de forma manual pela aplicação do FiscAll DFe, agilizando o processo de atualizações cadastrais.

RespSinc – Base SQL Local

  

Central – Base Centralizada


6. Carga Inicial

O Parâmetro –SINC do FiscAll DFe foi retirado na versão 6.10.01.00 e superiores, a atribuição da carga inicial será responsabilidade do Instalador SQL Server DFe, que gera a base SQL local e cria a estrutura de dados. Nesse momento a rotina responsável de criação do banco de dados fará a carga inicial, assim, será necessário informar os dados de comunicação do FiscAll DFe Base Central e informar a estação base do RespSinc para indicar qual será a empresa base dos cadastros que serão sincronizados. A criação da base de dados só deverá ser aplicando quando o cliente ainda não utilizar o PDV (implantação nova ou nova empresa).


7. Atualização Automática

As lições apreendidas com as publicações das Notas Técnicas que entraram em vigor em Outubro/2018, as programadas para 2019 e 2020, identificamos a necessidade de agilidade em ter os ambientes atualizados de forma rápida e sem impactar na operação, assim, o atual release possuirá a funcionalidade de atualização automática da aplicação.

A atualização somente será procedida se não incluírem mudanças de estrutura do banco de dados e/ou em funcionalidades básicas do sistema. A identificação se faz pelo primeiro ao terceiro código da versão do FiscAllDFe 6.10.01.00, ou seja, se a alteração somente for do ultimo conjunto de caracteres (6.10.01.00) será baixado o pacote de atualização por instalador e será executado a atualização no horário de manutenção programado ou pelo reinício do serviço.

No caso de bloqueio da atualização automática entrar em contato com o Suporte ou com a área responsável para que o parâmetro seja alterado, porém, deverá ser atualizado através do instalador publicado na Central de Downloads ou Mensageiro, pois, o instalador que constará nos diretórios somente será executado pela rotina de atualização automática.

  • Sem rótulos