Bem-vindo ao sistema Telefonia!
O sistema Telefonia foi desenvolvido para registrar todas as ligações telefônicas de sua empresa, permitindo um detalhado controle das ligações de uso interno e a cobrança das ligações feitas por clientes, no caso de hotéis, diretamente nas contas dos hóspedes ou pacientes.
A cobrança é feita, de acordo com condições e parâmetros estabelecidos no cadastro, permitindo tarifação simultânea de ligações, utilizando diversas operadoras e seguindo as normas de lucratividade que a empresa desejar.
Este sistema permite uma série de Facilidades Hoteleiras. Estas facilidades são recursos que podem existir na sua central telefônica (PABX) e que são acessados diretamente pelo sistema, tais como programação de despertar, troca de status das Unidades Habitacionais (limpo/sujo), troca de status do ramal (bloqueado/liberado), lançamento de despesas de minibar etc.
O sistema Telefonia recebe as ligações geradas pelo PABX, que cria os bilhetes e envia para o computador.
A Telefonia é integrada com os seguintes sistemas:
- TranstelWin
- Tarifador
- VHF
Veja abaixo como funciona e qual a função de cada sistema:
O Transtelwin captura os bilhetes (gerados pelo PABX) que são recebidos via serial e os grava na tabela Bilhete. Este sistema deverá ficar carregado na máquina que se conecta (via cabo serial) com a Central Telefônica.
O Tarifador lê os bilhetes capturados pelo Transtelwin e faz a análise (tarifação) dos mesmos. No caso de ligações de ramais que não são administrativos, o sistema lança na conta indicada no cadastro do ramal. Este sistema lê a tabela Bilhete do banco e, portanto, poderá estar instalado em qualquer estação.
A Telefonia é utilizada para fazer cadastros, configurações, consultas de diversas naturezas em tela ou relatórios e todas as outras operações pertinentes ao sistema Telefonia.
Obs.: O Transtelwin não precisa ser utilizado no caso de centrais que gravam os bilhetes gerados diretamente na tabela Bilhete.
Por meio do VHF, a Telefonia lança as ligações recebidas da central telefônica nas contas dos hóspedes e eventos.
No caso de centrais telefônicas que possuem Facilidades Hoteleiras, é possível liberar e bloquear o ramal, conforme os check-ins e check-outs feitos no Front Office, além de trocar o status (limpo/sujo) da UH. Também é possível lançar despesas de minibar, programar, despertar etc. Tudo dependerá das facilidades hoteleiras disponíveis no seu PABX.
Para que o cálculo das ligações seja realizado, preencha cautelosamente os cadastros disponíveis no sistema Telefonia. Alguns desses cadastros serão preenchidos automaticamente, por meio de scripts que serão rodados pela pessoa responsável pela implantação do seu sistema.
Veja abaixo a lista de cadastros que são automaticamente preenchidos no momento da implantação do sistema. Estes cadastros não deverão ser alterados pelo usuário em hipótese alguma, pois podem gerar erros nos cálculos e procedimentos de tarifação de ligações. A atualização que, porventura for necessária a alguns destes cadastros, será feita automaticamente no momento da atualização de versão.
Campos do Bilhete |
PABX, guia Config. Bilhete |
Conteúdo de Gravação - Front |
Degrau |
Estado |
Faixa de Data |
Grupo de Tarifação |
Localidade |
Modo de Tarifação |
PABX |
País |
Prefixo |
Resultado de Wake Up |
Status de Tarifação |
Tipo de Bilhete |
Tipo de Duração |
Para maiores informações sobre a forma de instalação e configuração da Telefonia, clique nas opções abaixo:
- Conceitos da Telefonia
- Procedimentos para a Instalação da Telefonia
- Parametrização de Tempo do Tarifador e TranstelWin
Para conhecer mais sobre a Telefonia, consulte os seguintes menus: