Árvore de páginas

ARREDONDAMENTO X TRUNCAMENTO

Questão:

Na emissão das Notas Fiscais de Serviço eletrônica como deverá ser informado os valores dos impostos, deverão ser arrendondados ou truncados as casas decimais?



Resposta:

A emissão da nota fiscal de serviços, é de abrangência municipal, desta forma deverá ocorrer conforme estabelece o município do contribuinte.

De acordo com o Manual da Nota fiscal de Serviço de Aracaju, o modelo utilizado é o da ABRASF (Associação Brasileira de Secretários e Dirigentes das Finanças dos Municípios das Capitais), que atua de forma integrada com o compartilhamento de informações que viabilizarão controle fiscal do ISSQN. Com isso contribui para as empresas se adequarem à nova realidade tributária e tecnológica, como o enquadramento no Cadastro Sincronizado e o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED Fiscal e Contábil, com integração de dados entre os entes das esferas Federal, Estadual e Municipal.

Desta forma deverá considerar o arredondamento, como os demais documentos fiscais eletrônicos, conforme as regas estabelecidas na ABNT.

Regras Conforme ABNT:

2. REGRAS DE ARREDONDAMENTO

2.1 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for inferior a 5, o último algarismo a ser conservado permanecerá sem modificação.

Exemplo:
1,333 3 arredondado à primeira decimal tornar-se-á 1,3.
2.2 Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for superior a 5, ou, sendo 5, for seguido de no mínimo um algarismo diferente de zero, o último algarismo a ser conservado deverá ser aumentado de uma unidade.



Chamado/Ticket:

9112478



Fonte:

http://www.abrasf.org.br/arquivos/files/GT2-DES-IF/NFSe/NFSe1.0/NFSe_ManualDeIntegracao_2008dez29.pdf

https://drive.google.com/file/d/0Bw7RBBzWF6brTkdRWHJRdVJjR2M/view

https://aracajuse.webiss.com.br/faq/listar-publico