Este checklist tem o objetivo de auxiliar no processo de verificação de ambiente e facilitar a identificação de possíveis inconsistências.

Download do Checklist

Para facilitar o processo de abertura de ticket para a equipe de atendimento, você pode baixar o checklist e anexar no chamado informando quais verificações já foram realizadas. Para baixar CLIQUE AQUI.




  • Verificar se os instaladores que são pré-requisito da customização em questão estão instalados.
  • Conferir a versão dos instaladores através do painel de controle em todas as máquinas do ambiente para qual o problema foi apontado.
  • Executar os scripts dos pacotes em questão. Verificando na tela do executor de scripts no módulo de Serviços globais se foram executados todos os scripts com sucesso.
  • Conferir nas pastas para onde os arquivos e dlls são direcionados se estão corretos ( o extrator pode auxiliar na extração dos arquivos do instalador).
  • Checar se o RUNSERVICE está “TRUE” no alias.dat  para o alias da base de dados parametrizada no ambiente.

    Exemplo:

       

    • Verificar se o broker custom está atualizado. Incluir print do Windows Explorer.
    • Verificar se a customização está ativa no “Controle de customizações ativas “ no módulo de Serviços globais

  • Verificar se todos os parâmetros obrigatórios ou específicos do cenário, para a customização onde o incidente ocorreu e correlatas estão preenchidos corretamente. Incluir print das parametrizações.
  • Verificar se outros processos, anexos ou plugins funcionam/aparecem no sistema, assim é possível ter um direcionamento se é um caso isolado. Incluir print dos anexos
  • Verificar se os scripts referente ao anexo, processo ou plugin em questão estão atualizados na base do cliente.  ( Verifique se o registro está para o CNPJ correto. Para fazer esta validação é importante saber que o CNPJ do DN é utilizado para registro em customizações do Departamento Nacional quando uma coligada com o CNPJ do DN consta na base de dados do cliente, fora este contexto o registro deve existir com o CNPJ do cliente).
  • Garantir que a action referente ao processo, anexo ou plugin está com permited “true” no diagnóstico do sistema e se as dlls do projeto foram devidamente carregadas. O Diagnóstico deve ser verificado conectado diretamente nos servidores de Aplicação e Job e salvo um arquivo de diagnóstico para cada servidor relacionado.
  • Verificar se a tabela ou coluna em questão foi criada na base de dados. Incluir um select de exemplo.

Sempre que for apresentado algum erro e o rmError estiver disponível é importante coletar o arquivo para facilitar a análise da demanda, o mesmo deve ser anexado ao ticket. Alguns erros genéricos como o de “referência de objeto” podem ser mapeados através deste. CLIQUE AQUI para conferir como o arquivo pode ser gerado.  abaixo:

Observação para análise do PRIME

Verificar se os scripts referente ao anexo, processo ou plugin em questão estão atualizados na base do cliente.  ( Verifique se o registro está para o CNPJ correto. Para fazer esta validação é importante saber que o CNPJ do DN é utilizado para registro em customizações do Departamento Nacional quando uma coligada com o CNPJ do DN consta na base de dados do cliente, fora este contexto o registro deve existir com o CNPJ do cliente).