Projeto: FS008679 - Template Digital II - Agenda Inteligente
FS008870 - Agenda Inteligente - Melhorias no Agendamento de Recursos.
Nome do Cliente: Confederação Nacional da Indústria - SENAI
Objetivo
Este documento foi elaborado para orientação aos usuários-chave do TOTVS Educacional (SGE) do SENAI sobre os requisitos e funcionalidades da Agenda Inteligente: Mentoria e Reserva de Recursos, desenvolvida a partir da redefinição e automatização do projeto: Solicitação de Reservas.
A Agenda Inteligente l Mentoria possibilita aos professores a inclusão da disponibilidade de dias e horários para realização de mentorias. A partir do registro, é permitido aos alunos a realização de reservas/agendamentos, conforme os dias e horários disponibilizados pelo professor no Novo Portal do Professor.
Agenda Inteligente l Reserva de Recursos possibilita aos alunos a solicitação de reserva de recursos da instituição (materiais ou físicos) através do Portal do Aluno.
Além disso, as reservas realizadas são automaticamente adicionadas/atualizadas à Agenda Google dos alunos.
Para isso, será apresentada uma visão prática da solução desenvolvida, explorando os conceitos utilizados e as funcionalidades do Sistema.
Público Alvo
Este manual é destinado aos colaboradores selecionados como usuários-chave para o Template Digital, SENAI DN.
Metodologia
Este material tem como base a visão prática e completa do Processo Customizado da área Educacional através da Customização FS008679 Template Digital II - Agenda Inteligente.
A metodologia utilizada tem como ponto de partida o mapeamento completo do respectivo processo, relacionado com as interfaces no Sistema TOTVS Educacional (SGE). Sempre que houver alguma atividade a ser realizada no Sistema, as suas funcionalidades e rotinas serão explicadas com detalhe.
Através de processos automatizados, a Agenda Inteligente possibilita que professores e tutores SENAI, através do acesso ao Portal do professor, realize a inclusão da sua disponibilidade de dias / horários para realização Atividade Extra l Mentoria. Uma vez informada a disponibilidade de atendimento, aos alunos é permitido o agendamento de mentorias no Portal Educacional, conforme a disponibilidade registrada pelo professor.
A Agenda Inteligente também executa a exportação dos compromissos para o Google Agenda dos professores/tutores e alunos.
Quando não realizada uma mentoria, o agendamento poderá ser cancelado exclusivamente pelo aluno via Portal do Aluno ou por um usuário da secretaria escolar via TOTVS Educacional (SGE). A
Assim, quando do cancelamento de um agendamento de mentoria, o Google Agenda aplicará a atualização do registro, aplicando a exclusão do agendamento ao calendário do professor e do aluno.
Os parâmetros customizados desenvolvidos para possibilitar as tratativas da Integração Google com a Agenda Inteligente são configurados através da interface disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integração Google | Parâmetros l Aba: Agenda Inteligente.
Aos parâmetros da Integração Google, foram aplicados os agrupamentos:
A aba: Agenda Inteligente, associada ao grupo: Novos Parâmetros, compreende os parâmetros essenciais para identificação das Atividades Extras l Mentorias.
A parametrização deve ser realizada conforme:
Para a realização de da Atividade Extra l Mentoria, a equipe de secretaria escolar deverá criar um turno específico, incluindo os horários, para que seja informado na parametrização da Integração Google l Aba: Agenda Inteligente, de modo que o professor possa realizar o cadastro de disponibilidade de atendimento às mentorias no Novo Portal do Professor.
O cadastro de Turnos e Horários está disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turnos e Horários.
Atenção:
Ao turno específico da mentoria, não poderão ser realizadas alterações a um horário que compõe o mesmo se o mesmo já estiver associado a um agendamento, sendo apresentada a mensagem de notificação:
Para realizar o cadastro da Atividade Extra l Mentoria, é necessário o cadastro prévio do vínculo das Disciplinas Autorizadas, alvo da mentoria, ao cadastro do professor. O acesso para vínculo está disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Professores l Anexos l Disciplinas Autorizadas.
Após vincular as disciplinas autorizadas (alvo da mentoria) ao cadastro do professor, o usuário da secretaria escolar deverá realizar manualmente o cadastro da Atividade Extra l Mentoria. Este processo está disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Professores | Atividades Extras.
Mentoria Online:
Para realizar o cadastro da Atividade Extra l Mentoria Online, na aba: Identificação, informe:
Após, clique em: Salvar.
Atenção:
Os campos: Filial e Instituição não deverão ser preenchidos, pois são requisitos exclusivos da mentoria Presencial.
Mentoria Presencial:
Para realizar o cadastro da Atividade Extra l Mentoria Presencial, na aba: Identificação, informe:
Após, clique em: Salvar.
Atenção:
Ao realizar o cadastro de uma Atividade Extra l Mentoria Presencial, caso os campos: Filial e Instituição não sejam preenchidos, o registro não será salvo, uma vez que aos dados são obrigatórios e essenciais o desenvolvimento da Mentoria Presencial.
Importante:
O acompanhamento da Atividade Extra l Mentoria e registro de disponibilidade do professor é realizado através do Novo Portal do Professor, disponível em: Portal do Professor | Menu: Mentoria | Agenda Mentoria.
Ao acessar o menu: Mentoria | Agenda Mentoria, o professor deverá clicar em: Gerar Horários.
Em seguida, devem ser vinculadas as informações relacionadas à disponibilidade, para que sejam gerados os horários de atendimento, conforme:
Configuradas as informações relacionadas à disponibilidade de atendimento, clique em: Salvar.
Após, será apresentada a mensagem de confirmação do processo. Ao clicar em: Confirmar, o registro será concluído.
Do contrário, ao clicar em: Cancelar, retorna-se a tela inicial.
Finalizado o processo, será apresentada a agenda de atendimento da mentoria, conforme os dados:
Também estarão disponíveis as funcionalidades: Excluir e Editar, que poderão ser executadas somente quando não houver um agendamento vinculado à disponibilidade.
Importante:
Atenção:
O agendamento de uma Atividade Extra l Mentoria, não executa quaisquer impedimentos ao processo de Geração de Horários e Plano de Aula quando associados a um mesmo professor, que esteja vinculado a uma Turma/Disciplina, Atividade Extra, Atividade Oferta ou Banca.
A execução de Horários e Planos de Aula no TOTVS Educacional (SGE) aplicará apenas uma ressalva (aviso nativo), sem aplicação de bloqueio à execução do processo.
O acompanhamento de mentorias pelo professor é realizado através do Novo Portal do Professor, disponível em: Portal do Professor | Menu: Mentoria | Acompanhamento Mentoria.
Ao acessar o menu: Mentoria | Acompanhamento Mentoria, será apresentada a listagem dos agendamentos associados às agendas das mentorias.
Selecionado um registro, ao clicar em: Editar, o professor será redirecionado a uma nova tela, que contem as informações adicionais sobre o agendamento, reunidas nas abas:
Edição/Registro de Informações/Status da Mentoria:
Quando realizada uma edição/registro de informações, ao clicar em: Salvar, será apresentada a mensagem de confirmação do processo.
Ao clicar em: Confirmar, a atualização é concluída. Do contrário, ao clicar em: Cancelar, retorna-se a tela inicial, aba: Geral.
Cancelamento da Mentoria:
Quando do cancelamento da agenda de mentoria, no campo: Deseja criar nova disponibilidade ao cancelar esta agenda, uma vez selecionado o parâmetro: Sim, ao clicar em: Cancelar, será criada uma nova disponibilidade, conforme:
Tela de criação de nova disponibilidade
Em seguida, será apresentada a mensagem de confirmação do processo.
Ao clicar em: Cancelar, a atualização é concluída, atualizando também a Agenda Google do aluno, com a exclusão do agendamento.
Do contrário, ao clicar em: Cancelar, retorna-se a tela inicial, aba: Geral.
Importante
Em caso de indisponibilidade de atendimento, o professor deverá entrar em contato com a secretaria escolar, para que a mesma realize o contato com o aluno para realizar novo agendamento de mentoria manualmente, via TOTVS Educacional (SGE).
O agendamento e a visualização de mentorias disponíveis é realizado através do Portal do Aluno, disponível em: Portal do Aluno | Menu: Mentorias | Mentorias Disponíveis.
Ao acessar o Menu: Mentorias | Mentorias Disponíveis, o aluno deverá selecionar as informações relacionadas ao agendamento que se deseja realizar, conforme:
Mentoria Online: Quando selecionado o tipo mentoria online, serão apresentadas as disponibilidades de todos os professores, considerando todas as filiais que compõem a coligada;
Mentoria Presencial: Quando selecionado o tipo de mentoria presencial, serão listadas as filiais da própria base, com mentorias presenciais disponíveis;
Configuradas as informações relacionadas à reserva, clique em: Pesquisar.
Serão relacionadas as mentorias disponíveis, com as seguintes informações adicionais:
Selecione a disponibilidade desejada e, em seguida, clique em: Salvar Agendamento.
O agendamento realizado estará relacionado no Menu: Mentorias | Acompanhamento de Mentorias.
O processo de exportação de um agendamento de mentoria para o calendário Google, é realizado via exportação de dados da integração Google, conforme seleção do parâmetro: Reserva de Mentoria, disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integração Google | Exportação de Dados l Parâmetro: Reserva de Mentoria.
O processo executará apenas o reenvio das reservas de mentorias realizadas, enviando os dados da mentoria, local ou link da reserva e notificando o usuário.
Os registros serão armazenados no Monitor de Log, disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integração Google | Log.
Após a exportação de dados, o registro será apresentado na Agenda Google do aluno, conforme dados enviados:
Importante
Quando do cancelamento de um agendamento de reserva de recurso/espaço físico, via Portal do Aluno ou Secretaria Escolar, a Agenda Google será automaticamente atualizada, excluindo-se o agendamento realizado.
O acompanhamento de mentorias agendadas é realizada através do Portal do Aluno, disponível em: Portal do Aluno | Menu: Mentorias | Acompanhamento de Mentorias.
Ao selecionar o menu: Mentorias | Acompanhamento de Mentorias, serão apresentadas todas as mentorias agendadas.
Nesta tela, estarão habilitadas as funcionalidades:
Serão relacionadas as mentorias disponíveis, com as seguintes informações adicionais:
Ao clicar em: Visualizar, serão apresentadas as informações adicionais relacionadas ao agendamento realizado, conforme:
Ao clicar em: Cancelar, o cancelamento da reserva é realizado e o status: Agendado, alterado para: Cancelado.
A Agenda Inteligente l Reserva de Recursos requer o cadastro prévio dos recursos disponíveis na instituição, os quais também devem estar associados ao espaço físico da instituição.
O cadastro de recursos e a associação de recursos à espaços físicos da instituição estão disponíveis em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recurso | Anexos l Associação de Recursos a Espaços Físicos.
Além disso, é necessário realizar o processo de alocação de recursos e horários, disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recurso | Processos l Alocar Recursos e Horário.
Após selecionar o recurso, configure as informações necessárias ao período de alocação e, em seguida, clique em: Executar.
Validação de Inclusão de Prédio no cadastro do Recurso
O contexto SENAI compreende cada recurso como um item único, e portanto, não poderá estar associado a mais de um prédio ao mesmo tempo.
Assim, quando realizada a associação de um recurso que já esteja previamente vinculado a outro espaço físico da instituição (prédio), o processo não será concluído, uma vez que o recurso já possui um vínculo registrado.
Da mesma forma, não será permitida a alteração do campo: Tipo de Recurso de um cadastro de recurso que já tenham associação a um espaço físico.
Ao executar, será apresentada a mensagem de notificação:
A mesma validação será realizada ao alterar o campo Tipo de Recurso de um registro do cadastro de Recursos que já possui mais de um prédio associado.
Importante:
Não será realizado bloqueio da inclusão de prédio para recursos que não são do tipo Laboratório e Material. As demais regras do cadastro nativo de recursos não serão afetadas.
A solicitação de reserva de recursos que permite aos alunos a a realização de reservas de recursos/espaço físico, é realizada através do Portal do Aluno, disponível em: Portal do Aluno | Menu: Recursos l Solicitação de Reserva.
Ao acessar o Menu: Recursos l Solicitação de Reserva, o aluno deverá selecionar as informações relacionadas ao agendamento que se deseja realizar, conforme:
Configuradas as informações relacionadas à reserva, clique em: Pesquisar.
Serão relacionadas as disponibilidades do recursos, com as seguinte informações adicionais:
Selecione a disponibilidade desejada e, em seguida, clique em: Salvar Agendamento.
Após, será apresentada a mensagem de confirmação do processo de reserva de recurso/espaço físico. Ao clicar em: Sim, o agendamento é concluído.
Do contrário, ao clicar em: Não, retorna-se a tela inicial.
Ao salvar o agendamento, o status do recurso será atualizado para Agendado. O agendamento realizado poderá ser visualizado pelo aluno na aba Agendamentos Realizados no Portal do Aluno e no SGE no anexo de Agendamento de Recursos. Além disso será criado um evento de agendamento de recurso no calendário Google do aluno.
Importante:
O agendamento será realizado por recurso, e não por espaço físico.
O acompanhamento de reserva de recursos/espaço físico é uma funcionalidade que permite aos alunos visualizarem a reserva de recursos físicos ou materiais da instituição, é realizada através do Portal do Aluno, disponível em: Portal do Aluno | Menu: Recursos l Acompanhamento de Recursos.
Além disso, a funcionalidade permite que as reservas realizadas sejam canceladas pelo aluno, desde que não tenha ocorrido.
Ao selecionar o menu: Recursos l Acompanhamento de Recursos, serão apresentadas todas as reservas realizadas.
Nesta tela, estarão habilitadas as funcionalidades:
Ao clicar em: Visualizar, serão apresentadas as informações adicionais relacionadas ao agendamento realizado, conforme:
Ao clicar em: Cancelar, o cancelamento da reserva é realizado e o status: Agendado, alterado para: Cancelado.
Importante:
Caso seja necessário alterar um agendamento existente ele precisará ser cancelado e o aluno terá que realizar um novo agendamento.
Ao clicar em Cancelar, será disparado o processo de cancelamento do agendamento e exclusão do evento no calendário Google do Aluno.
O processo de exportação da reserva de recursos para o calendário Google, é realizado via exportação de dados da integração Google, conforme seleção do parâmetro: Reserva de Recursos, disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integração Google | Exportação de Dados l Parâmetro: Reserva de Recursos.
O processo executará apenas o reenvio das reservas de recursos realizadas, enviando os dados e o local da reserva e notificando o usuário.
Os registros poderão serão armazenados no Monitor de Log, disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integração Google | Log.
Após a exportação de dados, o registro será apresentado na Agenda Google do aluno, conforme dados enviados:
Importante
Quando o cancelamento de um agendamento de reserva de recurso/espaço físico, for realizado via Portal do Aluno ou Secretaria Escolar, a Agenda Google será automaticamente atualizada, excluindo-se o agendamento realizado.
O acompanhamento e gestão dos horários e recursos disponíveis para reserva, poderá ser realizado pelo usuário da secretaria escolar (conforme a configuração de acesso/perfil), através do menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recursos | Anexos | Disponibilidade de Recursos.
Ao acessar um registro de disponibilidade de recurso, o usuário da secretaria escolar poderá também realizar a exclusão de uma disponibilidade de horário (se necessário), desde que não exista uma reserva associada a mesma.
Para executar a exclusão de uma disponibilidade de horário, clique em: Excluir.
Atenção:
A exclusão de uma disponibilidade de recurso não será executada quando houver um agendamento associado a mesma, conforme mensagem de notificação e bloqueio apresentada:
O agendamento de recursos poderá ser realizado pelo usuário da secretaria escolar (conforme a configuração de acesso/perfil), através do menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recursos | Anexos | Disponibilidade de Recursos l Processos l Processo de Reserva de Recurso para Aluno.
Para executar a reserva de um recurso, em Processos, clique em: Processo de Reserva de Recurso para Aluno.
Vincule o aluno para o qual se deseja realizar a reserva e, em seguida, clique em: Executar.
Atenção
O agendamento de reservas de recurso e instalação nativos do SGE não devem ser associados aos tipos de recurso: Laboratório e Material, exclusivos da Agenda Inteligente l Reserva de Recursos.
Quando associados, os agendamentos não serão executados, conforme mensagem de notificação e bloqueio apresentada:
O agendamento de recursos para o aluno e os dados relacionados a este estarão visíveis em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recursos | Anexos | Agendamento de Recursos l Histórico de Reserva de Recursos.
Ao selecionar um registro de agendamento de recursos, será apresentado o histórico de recursos do agendamento, relacionando as seguintes informações:
Importante:
O histórico de reserva de recursos não permite a alteração de dados relacionados ao agendamento realizado.
Quando houver a necessidade de alterar um agendamento existente, primeiramente deve-se realizar o seu cancelamento, através do Processo de Cancelamento de Agendamento de Recursos. Após o cancelamento, o usuário da secretaria escolar deverá realizar um novo agendamento.
O processo de cancelamento de agendamento de recursos poderá ser realizado pelo usuário da secretaria escolar (conforme a configuração de acesso/perfil), através do menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Auxiliares | Recursos | Anexos | Agendamento de Recursos l Processos l Cancelar Agendamento.
Após selecionar o agendamento a ser cancelado, em: Processos, clique em: Cancelar Agendamento.
Em seguida, clique em: Executar até a conclusão do processo.
O processo de cancelamento da reserva do recurso, precisa desfazer os passos realizados pelo agendamento, contemplando os seguintes procedimentos:
Atualizar status disponibilidade do Recurso para Disponível
No Anexo Customizado de Disponibilidade de Recurso, dentro do cadastro nativo de Recurso.
Alterar o status do agendamento
Alterar para “Cancelado” o status do agendamento feito pelo aluno na interface customizada de Agendamento de Recursos.
Excluir o agendamento do calendário Google do Aluno
Enviar o cancelamento do evento para o calendário Google do Aluno. Essa ação será registrada no Monitor de log da integração Google. Em caso de erro, o processo existente de Reenvio do Google poderá ser acionado (agendamento no processo de envio ou reenvio manual, a partir do log).