Todas as subscrições serão disponibilizadas na tela de Faturas, onde será possível acompanhar os status das cobranças e realizar o reenvio das mesmas se necessário. É possível realizar filtros customizados, analisar as cobranças separadas por temas e exportar todo seu conteúdo.
No menu do GRR Gestão de Receita Recorrente selecione a opção Faturas.
Nesta tela, além da tabela de informações, estão acessíveis os filtros: por período, por tipo de totais, e a tela de filtros finos através do botão Ver filtros.
Interagindo com os filtros
Nesta fase será apresentado os passos para a realização dos filtros.
Ao selecionar o botão Ver Filtros e preencher os parâmetros de pesquisa, clique em Aplicar Filtro.
Os cards de totais Total de Faturas, Total Recebido, Total a vencer, e Total vencido são filtros rápidos de Situação da Fatura, onde:
Total de Faturas: preenche a tela com as faturas ativas, ou seja, as faturas que não estão Em cancelamento ou Canceladas;
Total Recebido: preenche a tela com as faturas pagas;
Total a vencer: preenche a tela com as faturas com vencimentos para datas futuras;
Total vencido: preenche a tela com as faturas vencidas
Observação: os cards de totais se baseiam também no filtro definido na tela de filtros, exceto a definição da situação, onde cada card retornará sua própria situação de fatura conforme explicado acima.
Clique no card, Total de Faturas.
Clique no card, Total Recebido.
Clique no card, Total a Vencer.
Clique no card, Total Vencido.
Exportando os registros
Nesta fase será apresentado o procedimento para exportar os registros no formato de planilha.
Selecione o botão Exportar.
Em detalhes da fatura é possível conferir os dados de envio tais como seus status e conteúdo do plano, podendo também notificar o cliente mais de uma vez quando solicitado e obter a visão das notificações da cobrança.
Na tela de Faturas selecione o link Detalhes.
Informe um E-mail (válido) no campo E-mail Alternativo, em seguida clique em Notificar Cliente.
No campo Link de Pagamento clique na opção Abrir para acessar o meio de pagamento criado na assinatura.
Cobrança por E-mail
Nesta fase será apresentado outra maneira de acessar a fatura, será a cobrança enviado por E-mail.
Acesse a Caixa de Entrada onde está configurado o recebimento das cobranças, selecione o E-mail e clique no link para ter acesso a fatura.
Ao acionar o botão "Cancelar Fatura" o sistema irá cancelar o registro selecionado, não impactando nas cobranças das próximas faturas recorrentes.
Selecione o botão "Cancelar Fatura".
Em seguida realize o preenchimento da justificativa no quadrante "Cancelamento de Fatura" e selecione o botão "Sim".
Sistema irá disponibilizar o status "Cancelado".
Para realizar o estorno de uma fatura paga, siga o passo a passo conforme abaixo:
Na tela de Faturas, selecione o status "Pago" e clique no link "Detalhes".
Na tela da fatura a ser cancelada, clique no botão "Cancelar Fatura".
Na tela "Cancelamento de Fatura", descreva o motivo do cancelamento e clique no botão "Sim".
A fatura terá seu status alterado para "Em Cancelamento".
Após o processamento do cancelamento na adquirente, o status da fatura será alterado para "Cancelado".