Árvore de páginas

Regras Validações EFD ICMS/IPI

Linha Protheus:

Os campos de chave de documento eletrônico devem ser preenchidos apenas para os documentos transmitidos e assinados automaticamente nos termos do Ajuste SINIEF 07/2005. Esta chave é emitida exclusivamente para cada documento e não serão aceitas duplicidade de informação.

Procedimento Recomendado:
Pela rotina de acertos fiscais identificar os valores declarados tanto para as informações de cabeçalho quanto para as informações dos itens dos documentos.

Pontos de Atenção:
  1. Para os documentos de saída verificar se o respectivo XML da nota fiscal foi submetido a validação da informação;
  2. A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado.



Linha Datasul:

Efetuar uma consulta no documento fiscal verificando se houve alguma alteração na nota fiscal ou documento fiscal após o mesmo ser autorizado pela SEFAZ.

Para consultar as notas fiscais (NF-e) emitidas pode ser utilizado o programa Consulta Notas Fiscais (FT0904).

O documento fiscal pode ser consultado no programa: Manutenção Documentos Fiscais (OF0305).

Comparar os dados do documento fiscal x nota fiscal x documento gerado na EFD ICMS/IPI.

Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo EFD ICMS/IPI, retificando os períodos incorretos, caso necessário.



Linha Logix:

Efetuar uma consulta no documento fiscal verificando se houve alguma alteração na nota fiscal ou documento fiscal após o mesmo ser autorizado pela SEFAZ.

Para consultar as notas fiscais (NF-e) emitidas pode ser utilizado o programa VDP0752.
Comparar os dados do documento fiscal x nota fiscal x documento gerado na EFD ICMS/IPI.
Processar o programa OBF12000/OBF0010 para que o mesmo realize a integração das notas fiscais emitidas com módulo de OBF.
Após a correção deve ser efetuado novamente a extração do arquivo para EFD ICMS/IPI pelo programa OBF0110, retificando os períodos incorretos, caso necessário.



Linha RM:

Esta situação não se aplica a Linha.

A Chave de Acesso é gravado na Tabela do Sistema no Retorno da SEFAZ, então não conseguimos ter números iguais.

Se o Lançamento de Fiscais de Saída for incluído Diretamente no Aplicativo Gestão Fiscal. o Campo Chave de Acesso tem que ser digitado manualmente. A possibilidade do usuário digitar incorretamente a informação existe e nesta situação podemos ter códigos iguais.

É necessário verificar a Chave de Acesso no Lançamentos Fiscal\Sub Pasta Outros Dados. 

  • Sem rótulos