Árvore de páginas

Regras Validações EFD ICMS/IPI

Linha Protheus:

Para a integridade dos documentos fiscais é necessário que este siga uma sequência numérica e cronológica.

Procedimento Recomendado:
Para o produto a linha Microsiga Protheus estas informações são geradas de forma automática no momento da emissão do documento e ficam armazenadas nas tabelas de documentos fiscais.
Para identificar a informações é possível utilizar a rotina de documento de entrada ou Documento de Saída, além da consulta rápida por documento fiscal.

O controle para geração da numeração do Documento de Saída é feito por filial e série do documento, de modo que cada filial tem uma sequência única para cada série de seus documentos de saída. Além disso, é possível realizar o controle deve seguir as determinações do parâmetro MV_TPNRNFS.

Ponto de Atenção:
  1. Na eventualidade de quebra da sequência da numeração é necessário executar a inutilização do documento fiscal junto a SEFAZ do Estado.
  2. Na rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado.

 

 

Linha Datasul:

Houve falha na sequencia de geração das notas fiscais no sistema, uma possibilidade é esquecer de inutilizar a numeração de nota fiscal não utlizada. Para identificar a falha na sequencia de notas fiscais, utilizar os Livros Registro de Entradas ou Livro Registro de Saidas e verificar a sequencia das notas fiscais geradas em relação a data em que a mesma foi gerada/calculada. A ordem para as notas fiscais de emissão própria deve ser sequencial e por data de emissão.

 

 

Linha Logix:

Atualmente não há emissão de Cupom Fiscal Eletrônico pelo ERP Logix, desta forma, é necessário realizar a importação pelo programa VDP0002 (Importação Notas Fiscais) com modelo "65" para que seja considerada como Cupom Fiscal Eletrônico.
Deve-se então verificar os cupons fiscais de estão sendo importados para o ERP Logix.

Depois de importados os documentos fiscais para o faturamento é necessário realizar a preparação para os livros (Entradas/Saídas) pelo programa OBF12000 e em seguida extrair o arquivo para EFD ICMS/IPI utilizando o programa OBF0110, retificando os períodos incorretos, caso necessário.

 

 

Linha RM:Não se aplica a Linha RM

Como a NFC-e é enviada automaticamente pelo Aplicativo de Faturamento a SEFAZ.
  • Sem rótulos