Árvore de páginas

Regras Validações EFD ICMS/IPI

Linha Protheus:

A regra tem por objetivo apresentar uma divergência do Tipo do Item e as CFOP 's de operação para este item.


Procedimento Recomendado:
Pela rotina de acertos fiscais identificar os valores declarados tanto para as informações de cabeçalho quanto para as informações dos itens dos documentos, pelo cadastro de produto (SB1) é possível identificar o tipo do produto.


Pontos de Atenção:
01. É importante que a informação do cadastro de produto esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal;
02. É importante que a informação do cadastro de Tipos de Entrada e Saída esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal.
03. A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado.

As correções devem ser aplicadas as operações futuras, pois uma vez que a nota foi transmitida é necessário solicitar orientações da SEFAZ para a inclusão de acertos. 



Linha Datasul:

As   informações destes registros não são extraídas automaticamente, pois no ERP   não é realizada a geração de CF-e SAT.
    Desta forma, para geração dos registros referentes ao CF-e SAT no arquivo   para EFD ICMS/IPI as informações devem ser digitadas ou importadas via   importadores para os módulos de Obrigações Fiscais (MOF) ou Layout Fiscal   (MLF).
    O cupom fiscal eletrônico pode ser consultado no programa Manutenção   Documentos Fiscais - OF0305 caso tenha sido importado no módulo de obrigações   fiscais ou no programa Manutenção de Tabelas do MLF - LF0203 - Tabela CF-e   Cupom Fiscal Eletrônico (dwf-cfe).
   
    Comparar os dados do documento fiscal x nota fiscal x documento gerado na   EFD ICMS/IPI.
    Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo   Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo EFD ICMS/IPI,   retificando os períodos incorretos, caso necessário.
   
       



Linha Logix:

A   inconsistência ser refere aos respectivos registros:
   
    C850 - Registro Analítico do CF-E-SAT (Modelo 59)
    C890 - Resumo Diário do CF-E-SAT (Modelo 59) por Equipamento SAT-CF-E
   
    Com a determinação do Cupom Fiscal Eletrônico do Sistema Autenticador e   Transmissor (CF-e-SAT), as informações referentes a estes cupons fiscais   devem ser gerados no SPED Fiscal de forma individualizada ou consolidada de   acordo com o Perfil da Empresa.
    Para o Perfil A, as informações serão geradas de forma individualizada por   meio dos registros C800 (CUPOM FISCAL ELETRÔNICO – SAT (CF-E-SAT) (CÓDIGO   59)) e C850 (REGISTRO ANALÍTICO DO CF-E-SAT (CODIGO 59)). Já para os Perfis B   e C, as informações serão geradas de forma consolidada (movimento diário) nos   registros  C860 (IDENTIFICAÇÃO DO   EQUIPAMENTO SAT-CF-E) e C890 (RESUMO DIÁRIO DO CF-E-SAT (CÓDIGO 59) POR   EQUIPAMENTO SAT-CF-E).
   
    Atualmente não há emissão de Cupom Fiscal pelo ERP Logix, desta forma, é   necessário realizar a importação pelo programa VDP0002 (Importação Notas   Fiscais). Para ser considerado como Cupom Fiscal, o tipo da nota fiscal deve   ser FATECF.
   
   



Linha RM:A CFOP   ou Natureza Fiscal é informada no Lançamento Fiscal
    è necessario editar o lançamento Fiscal e acertar o CFOP.


Linha Winthor:Verificar na rotina 1008 o CFOP da operação, pois o mesmo não é compatível com a Natureza Fiscal informada. Se possível cancelar e emitir um novo cupom com as informações corretas. Se não for possível consultar o contador da empresa e/ou Sefaz do EStado para se informar de como ajustar. Visto que cupons faturados não podem ser editados, pois já foram homologados na Sefaz.
  • Sem rótulos