INTEGRAÇÃO MANUAL TOTVS OBRAS E PROJETOS X BACK OFFICE PROTHEUS - MENSAGEM ÚNICA
Contexto de negócio (Introdução )
Este documento tem por objetivo reunir as informações relevantes sobre a Integração do BackOffice Protheus e TOTVS Obras e Projetos (TOP).
A integração respeita todos os pré-requisitos definidos pelas linhas de produto TOTVS envolvidos. Para mais detalhes sobre configuração de hardware recomendada, sistema operacional, bancos de dados suportados e demais dados, consulte os seguintes documentos no TDN:
- Documento de Portabilidade da Linha RM;
- Documento TOTVS | Application Server.
Os produtos envolvidos utilizam o modelo de licenciamento padrão (License Server). Para pleno funcionamento, as licenças (Hard Lock) devem ser providenciadas junto a TOTVS com antecedência. Vale ressaltar que esta integração está de acordo com as boas práticas recomendadas pelo Comitê de Integração TOTVS e utiliza a arquitetura Mensagem Única e comunicação via WebServices.
Nota: É responsabilidade da equipe de implantação executar a carga inicial e/ou sincronismo dos cadastros, para os clientes que já possuem bases de dados RM ou Protheus implantadas. A integração realiza o sincronismo automático dos novos registros ou das alterações posteriores após sua ativação. Para facilitar o sincronismo dos dados tanto a linha RM quanto a linha Protheus implementam interfaces específicas.
Sistemas Envolvidos
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- TOTVS Obras e Projetos - O TOTVS Obras e Projetos (TOP) visa facilitar ao máximo, com segurança e precisão, as atividades necessárias à realização do orçamento, do planejamento e do acompanhamento da execução do projeto. Isso é feito através de cronogramas, medições, PERT, apropriações e integrações.
- BackOffice Protheus - O BackOffice Protheus é um sistema integrado de gestão empresarial, que abrange as rotinas administrativas da empresa, seja ela industrial, comercial ou prestadora de serviços, permitindo o controle completo da situação econômica, financeira e produtiva, dinamizando decisões e otimizando resultados.
Integração
A gestão da obra/projeto é feita exclusivamente no TOP (cadastro dos projetos e estruturas associadas, cronogramas, necessidades de material, medições de contrato, etc.), módulos estes que realizam liberações para Suprimento/Faturamento, estas liberações são geradas no Back Office Protheus. O controle de estoques, compras, faturamento, financeiro, contábil e fiscal serão feitos no Back Office Protheus (módulos integrados: SIGACOM, SIGAFAT e SIGAEST). Os cadastros básicos, bem como os cadastros de Cliente e Fornecedor, Centro de Custo, Condição de Pagamento, Unidade de Medida, Produtos, Moeda / Cotação serão realizados sempre no Protheus e sincronizados para o RM.
- Pré-requisitos Linha Protheus
Utilizar a versão 11.x (ou superior).
Os WebServices exigem uma licença específica “TOTVS I”.
- Pré-requisitos Linha RM
Utilizar a versão 12.0 (ou superior)
A TOTVS disponibiliza um backup da base de dados RM “vazia” que pode ser utilizada para novos clientes. Para clientes que já possuem versão anterior utilizar o Conversor RM para atualizar o banco de dados para a versão 12.00.
O TOP já está 100% migrado para a plataforma .net, por isto os clientes devem usar a nova MDI (RM.exe) para todas as suas funcionalidades, não sendo mais necessário instalar o RMSolum.exe.
- Instalação do portal de web services.
Para a utilização da mensagem única TOTVS é necessário que o web service EAIService esteja disponível no ambiente Protheus. Este web service é instalado junto com o pacote do portal de ws do Protheus. O procedimento de instalação do portal encontra-se no Apêndice Instalando o portal WS – WebService Protheus.
Nesta versão os WebServices de Integração da linha RM devem ser hospedados no Microsoft IIS. Além disto a Biblioteca RM necessita da Microsoft .NET Framework. Assim, os pré-requisitos de instalação para o EAI RM são os seguintes:
• Microsoft .NET Framework 4.0;
• Internet Information Services (IIS) Instalar os WebServices de Integração (TBC)
Execute o instalador “TOTVS Business Connect – [versão].msi” e patchs disponíveis, se houver. Este pacote cria uma aplicação no IIS e copia os arquivos necessários para a utilização dos WS. Os WS serão instalados na porta 80 (como é a porta padrão pode ser omitida na url). E o alias de banco de dados padrão será CORPORERM. Mas o administrador do sistema deverá alterar esta e demais configurações, se desejado, editando o arquivo Web.config que se encontra no diretório de instalação RM na pasta WS_TBC.
Mais Informações, acesse o link abaixo ou entre em contato com o suporte. O processo é simples e intuitivo.
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/CON3/INT.webServicesTotvsBusinessConector.aspx- Instalar/Atualizar o EAI Protheus
Esse documento não visa a descrição dos procedimentos de instalação do Protheus padrão e suas configurações. Neste documento serão passadas informações referentes ao EAI da Linha Protheus, que é o responsável pela comunicação com o TOTVS Obras e Projetos. Para esclarecimentos sobre demais produtos da Linha Protheus, consulte a documentação deste.
- Cadastrar/Configurar Adapter para Integração no Protheus
1 - CONFIGURAÇÃO#-671604579 - Configurar parâmetros do EAI e parâmetros da integração
1 - CONFIGURAÇÃO#-671604579
- Configurar Grupo de Campos
1 - CONFIGURAÇÃO#-671604579 - Configurar a Integração
Acesse RM.exe | Segmento Integrações | Aba Ferramentas | Configurador. Será apresentado um wizard de configuração do TBC. Este projeto utiliza mensageria padrão TOTVS, então selecione a opção “TOTVS Obras e Projetos x BackOffice Protheus (Novo Modelo)” e execute o processo. O resultado deste processo será que o banco de dados RM receberá uma parametrização inicial (ver o próximo passo Parametrizar a Integração). - Parametrizar a integração no RM
Acesse RM.exe | Segmento Integrações | Aba Integração | Mensagem Única | Integrações. Esta interface permite incluir ou alterar um pacote de integração.
Selecione TOTVS Obras e Projetos x BackOffice Protheus (Identificador = 1002) e clique em editar para alterar as configurações iniciais criadas pelo configurador (tópico 3.2). Ativar a integração e configurar webservice do PROTHEUS.
Escopo
"Um projeto tanto na construção civil como em outra área requer um planejamento antecipado de que maneira e eficiência vamos executá-lo a fim de que tenhamos um bom êxito nesse projeto. O gerenciador da obra deverá pré definir o tempo, custo, recursos envolvidos, qualidade do serviço e mão de obra.Oo gerenciador deverá antecipar situações desfavoráveis, ser ágil em suas decisões, e em cada etapa da obra supervisionar(através dos seu assistente) de maneira tal que se houver algum detalhe a ser corrigido, que se corrija de imediato , então sendo feito passar para nova etapa da obra, observando também o tempo que foi planejado para cada etapa da obra."
Nas obras, o gerente do projeto se vê cada vez mais isolado, com uma estrutura mínima de apoio, respondendo tanto pela contratação de materiais e serviços quanto pela análise da performance do projeto. O gerente de projeto também tem pouco tempo disponível para fazer um bom planejamento de prazos e de custos, e aspectos relevantes como riscos sequer são abordados, seja por desconhecimento da equipe do projeto, seja por falta de incentivo (e cobrança) da própria construtora.
O mercado da construção civil é muito dinâmico e as empresas precisam se adaptar aos diversos tipos de projetos, tendo agilidade para responder às demandas sem sobrecarregar demasiadamente a sua estrutura interna, normalmente muito onerosa.
A identificação dessa necessidade constitui normalmente a "ponta do iceberg", os administradores da empresa sabem que necessitam de uma solução, mas não sabem ainda quais são os pontos mais críticos e qual pode ser a solução para os problemas enfrentados. Esse passo pode se revelar como um importante diferencial para a empresa, pois ela começa a perceber que nem todas as dificuldades são causadas exclusivamente por fatores do mercado, mas que algo precisa (e pode) ser feito para melhorar a situação.
A escolha de uma metodologia de gestão deve ser criteriosa, pois muitas vezes prevê a aquisição de licenças de algum software de gerenciamento de projetos cujo custo representa um grande investimento para a construtora, além do treinamento necessário para operar a ferramenta.
A utilização de ferramenta (software) específica para gerenciamento de projetos não é obrigatória para se obter sucesso na execução dos empreendimentos, mas os benefícios da sua utilização são vários e percebidos desde a agilidade na elaboração do planejamento até as opções de comunicação integrada a outros sistemas, como o de controle financeiro, por exemplo.
As soluções TOTVS para o Segmento de Construção e Projetos atendem às principais exigências do setor, como controle dos custos e acompanhamento dos projetos, planejamento, orçamento, gerenciamento e controle de obras, implantam as melhores práticas, aprimoram o controle dos processos, otimizam resultados e aumentam a produtividade, seja de construtoras, incorporadoras, empreiteiras ou prestadoras de serviços especiais. Essa solução permite ainda o gerenciamento sustentável de construções verdes.
O TOTVS Obras e Projetos (TOP) visa facilitar ao máximo, com segurança e precisão, as atividades necessárias à realização do orçamento, do planejamento e do acompanhamento da execução do projeto. Isso é feito através de cronogramas, medições, PERT, apropriações e integrações.
Resultados alcançados:
- Apuração do custo real de forma dinâmica e on-line;
- Replanejamento e registro de cenários;
- Melhoria do dimensionamento de equipamentos e mão de obra para alocação;
- Análise de viabilidade com múltiplos cenários e acompanhamento instantâneo do cenário real;
- Apuração da rentabilidade do empreendimento e de cada unidade imobiliária;
- Acompanhamento da produtividade da equipe e apuração de diversos índices de desempenho;
- Agilidade no processo de contratação de terceiros em função da necessidade dos projetos;
- Acompanhamento dos projetos via web pela equipe interna e pelos clientes.
1.1.BackOffice
BackOffice é um termo para designar os serviços que são feitos "por trás" do serviço principal, ou seja, os serviços necessários para que o escritório possa oferecer seus serviços principais. Um exemplo ocorre nos bancos. Para que um agência bancária possa oferecer seus serviços, há por trás todo um suporte de backoffice, o serviço de compensação, contabilidade, etc.
Um BackOffice engloba o núcleo do sistema que suporta a atividade empresarial, que não é visível pelo utilizador final. Assim, o BackOffice apenas apresenta algumas tarefas disponíveis, realizáveis para determinados utilizadores, e responsabiliza-se por coordenar e reencaminhar os dados inseridos dentro do restante sistema! Em outros termos o backoffice é conjunto de procedimentos feitos em um softwere de atividades de uma certa empresa, com restriçao a utilizadores finais em termos de visualizaçao e disponibilizando apenas algumas tarefas na sua apresentaçao.
Para o nosso escopo, o que merece estar em destaque são os quatro principais ambientes de uma empresa e que estarão em integração direta com o TOTVS Obras e Projetos.
- Compras - oferece à equipe de compras de uma empresa, condições de acompanhar e controlar as carteiras de compras, cotações, pedidos e o recebimento de materiais, permitindo a reposição dos estoques em tempo hábil e apresentando informações indispensáveis a uma boa negociação com seus fornecedores.
- Parametrização de processos ágeis na Cotação.
- Cotação via WEB (Portal).
- Relatórios de Compras: Compras por Centros de Custos, Compras por Filiais, Relação de Fornecedores por Compradores, Controle de Aplicação de Preferências por determinados Fornecedores (Interferências nas Cotações).
- Workflows que controlam o cadastro de informações corretas nos Fornecedores, Fabricantes, Produtos e na parametrização da Cotação.
- Estoque - tem por finalidade principal o controle de materiais movimentados e armazenados pela sua empresa, além do custo sobre este material.
- Análise de Custos de Estoque.
- Controle de Inventário (Importação de contagem de produtos, ajuste de saldos, acertos de saldos de Lotes).
- Relatório de Ficha Física-Financeira (Interpretação, composição e otimização).
- Workflows que disponibilizam dados para relatórios customizados dos Clientes.
- Faturamento - pode ser definido como a receita bruta decorrente da venda de mercadorias, mercadorias e serviços de qualquer natureza.
- Parametrização para utilização de informações específicas dos Clientes no processo de Faturamento (campos complementares, tabelas dinâmicas, funcionários/vendedores, tributos, etc.).
- Relatórios de Faturamento: Tributos incidentes no Faturamento, Custos operacionais para Vendas, entre outros.
- Workflows para controle do preenchimento de cadastros relacionados ao processo de Vendas.
- Gestão Financeira - atua como uma ferramenta administrativa que possibilita o acompanhamento dos eventos financeiros e recursos de uma empresa.
- Gestão de Projetos.
Esta ferramenta tem o objetivo de administrar empresas do segmento de construção civil, construtoras e incorporadoras. Na construtora, tem como objetivo aumentar a produtividade no processo de orçamento e o controle com a integração dos processos administrativos, maximizando a rentabilidade. Na incorporadora, tem como objetivo viabilizar os empreendimentos e total controle de sua comercialização. Gestão de vendas e controle total da carteira de recebíveis.
2.Escopo
A gestão da obra/projeto será feita exclusivamente no TOP (cadastro dos projetos e estruturas associadas, cronogramas, necessidades de material, medições de contrato, etc.). O SIGAPMS, módulo de Gerenciamento de Projetos do Protheus, estará desabilitado. Serão sincronizados alguns dados do PMS apenas como ponte de integração com os demais módulos.
O controle de estoques, compras, faturamento, financeiro, contábil e fiscal serão feitos no Protheus (módulos integrados: SIGACOM, SIGAFAT e SIGAEST). Os cadastros básicos, bem como os cadastros de Cliente e Fornecedor, Centro de Custo, Condição de Pagamento, Unidade de Medida, Produtos, Moeda / Cotação serão realizados sempre no Protheus e sincronizados para o RM.
Restrições
Não estão contemplados nesta integração, a exclusão de itens de movimentos e alteração quantidade do item para 0(zero).
1. Regra de Negócio
1.1.Cadastros
1.1.1. Empresa/Coligada
É o primeiro cadastro que deve ser realizado nesta integração. No RM esta entidade é um cadastros comum. Mas no Protheus a Empresa é definida no arquivo “Sigamat.emp” que fica no diretório “System” do ambiente do Protheus e não faz parte de uma tabela de banco de dados. Este é o arquivo que permite à empresa utilizar o sistema. Isto faz parte da implantação do Protheus padrão.
Não há de/para no lado Protheus no momento do cadastro da empresa.
RM
Este cadastro deverá ser feito manualmente. Neste caso, não será utilizada nenhuma mensagem para o sincronismo deste cadastro.
O De-Para RM sempre será do RM para ele mesmo, ou seja, o campo “Valor Chave Primária RM” receberá o CODCOLIGADA e o campo “Valor Chave Integração” receberá também o CODCOLIGADA. O cadastro é realizando em “RM.exe -> Segmento Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> De-Para”.
De-para RM (Empresa) | |
Tabela RM | GCOLIGADA |
Chave Primária RM | CODCOLIGADA |
Valor Chave Primária RM | <Valor CODCOLIGADA> |
Sistema Integrado | PROTHEUS |
Valor Chave Integração | <valor CODCOLIGADA> |
Serão definidas algumas configurações via trigger (TG_PARAMETROSCOLIGADA) para a coligada cadastrada no RM, sendo elas:
Geral | Valor Default |
Máscara do Cliente/Fornecedor | Em Branco |
Máscara do Centro de Custos | Em Branco |
Número Maxímo de Codição de Pagamento | 5 |
Produto Global | 0 (não utiliza) |
Máscara do Produto | ‘QQQQQQQQQQQQQQQ’ |
Máscara da Hierarquia do Produto | 0 (não controla) |
Não altera código do Produto | 1 (não altera) |
Cadastra Nível de Estoque de Produto | 0 (não cadastra) |
Máscara do Local de Estoque | 'QQQQQQQ' |
Número de Decimais para Custos | 2 |
Nome do Preço 1 | Preço 1 |
Moeda Preço 1 | R$ |
Usa Preço 1 de Produtos | 1 (usa) |
Nome do Preço 2 | Preço 2 |
Moeda Preço 2 | R$ |
Tipo de Documento Padrão | Valor |
Código | PR |
Consistências do cli/for no lançamento | 0 (não) |
Descrição | Provisão |
Classif.do Tipo de Documento | 4 (Previsão) |
Gera Número do Documento | 2 (Copiar Referência) |
Não Contabilizar Baixa Zerada | 0 (não) |
Pagar ou Receber | 3 (A pagar e a Receber) |
Último Número | '00000000' |
Fiscal | Valor Default |
Usa Preço 2 de Produtos | 1 (usa) |
Deseja Calcular Valores Lf Automatico | 0 (não) |
Indica se Consiste Data E/S do Lancto | 0 (não) |
Consiste Valor Contábil de Ipi no Lf | 0 (não) |
Controla Lancto Parcelado | 0 (não) |
Edita Campos Fechamento Icms / Ipi | 0 (não) |
Edita Data da Contabilização | 0 (não) |
Edita Itens do Lancamento | 0 (não) |
Edita Valores de Mercadoria no Lancto | 0 (não) |
Indica se Edita Produto no Lancto | 0 (não) |
Edita Tipo de Natureza | 0 (não) |
Inicializa Observacao do Lancto | 0 (não) |
Permite Incluir Lf com Vlr Mercad. Nulo | 0 (não) |
Edita Janela de Mercadorias Automatico | 0 (não) |
Indica se Deve-Se Limpar a Tela do Lf | 0 (não) |
Natureza Global | 1 (sim) |
Indica se Agrupa Lf Parc. com Doc.Final | 0 (não) |
Indica Cli./Forn. Sera Editado Lf Saída | 0 (não) |
Usa Campo Opcional da Natureza | 0 (não) |
Edita Campos Opcionais do Lancto | 0 (não) |
Utiliza Credito Presumido | 0 (não) |
Indica se Utiliza Lotes | 0 (não) |
Indica se Utiliza Rotina de Recalculo | 0 (não) |
Utiliza Aliquota do Estado | 0 (não) |
Série Padrão | Valor |
Série | PHT |
Descrição da utilização da série | Série Padrão |
Número Geral | 1 |
Exercício da Natureza de Operação | Valor |
Descrição | Exercício Fiscal Padrão |
Máscara Natureza | '#.###.##' |
Fórmula p/ Valor Bruto | Valor |
Código da Fórmula | '000001' |
Código do Tipo da Fórmula | 1 |
Texto da Fórmula | KQT*KPU |
Título da Fórmula | Valor Bruto |
Letra da Aplicacao | T |
Fórmula p/ Valor Liquido / Subtotal | Valor |
Código da Fórmula | '000002' |
Código do Tipo da Fórmula | 1 |
Texto da Fórmula | MVB |
Título da Fórmula | Valor do Documento |
Letra da Aplicacao | T |
1.1.2. Filial
Este cadastro deverá ser feito manualmente no Protheus e no RM e depois configurar o “de/para” de integração correspondente (RM e Protheus possuem interfaces específicas para este fim). Neste caso, não será utilizada nenhuma mensagem para o sincronismo deste cadastro.
RM
Após o cadastro das filiais é necessário realizar o relacionamento entre as filiais do RM com as filiais do PROTHEUS. O relacionamento é realizando em “RM.exe -> Segmento Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> De-Para”.
De-para RM (Filial) | |
Tabela RM | GFILIAL |
Chave Primária RM | CODCOLIGADA|CODFILIAL |
Valor Chave Primária RM | <Valor CODCOLIGADA|CODFILIAL do RM> |
Sistema Integrado | PROTHEUS |
Valor Chave Integração | <Valor EMPRESA|FILIAL DO Protheus> |
É necessário criar todos os tipos de movimentos (listados abaixo) utilizados nos parâmetros do projeto, ao criar uma nova filial. Estes tipos de movimentos serão criados automaticamente via trigger (TG_PARAMETROSFILIAL), após o registro ser criado com sucesso pelo RM.
Movimento | Descrição | Série | Descrição |
1.1.01 | SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM - MOVIMENTO PADRÃO | P01 | SÉRIE SOLICITAÇÃO ARMAZÉM |
1.1.02 | SOLICITAÇÃO DE COMPRA HISTÓRICO - MOVIMENTO PADRÃO | P02 | SÉRIE SOLICITAÇÃO COMPRA HISTÓRICO |
1.1.03 | SOLICITAÇÃO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO | P03 | SÉRIE SOLICITAÇÃO COMPRA |
1.1.04 | PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO | P04 | SÉRIE PEDIDO COMPRA |
1.1.05 | PROVISAO DE PAGAMENTO - MOVIMENTO PADRÃO | P05 | SÉRIE PROVISAO PAGAMENTO |
1.2.02 | TITULO A PAGAR - MOVIMENTO PADRÃO | P06 | SÉRIE TITULO A PAGAR |
1.2.04 | NOTA FISCAL - MOVIMENTO PADRÃO | P07 | SÉRIE NOTA FISCAL |
2.1.01 | PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO | P08 | SÉRIE PEDIDO VENDA |
2.1.02 | PROVISAO DE RECEBIMENTO - MOVIMENTO PADRÃO | P09 | SÉRIE PROVISAO RECEBIMENTO |
2.2.01 | BAIXA DE ESTOQUE - MOVIMENTO PADRÃO | P10 | SÉRIE BAIXA ESTOQUE |
2.2.03 | TITULO A RECEBER - MOVIMENTO PADRÃO | P11 | SÉRIE TITULO A RECEBER |
2.2.04 | NOTA FISCAL - VENDA | P13 | SÉRIE NOTA FISCAL |
4.1.04 | ATUALIZACAO DE CUSTO - MOVIMENTO PADRÃO | P12 | SÉRIE ATUALIZACAO CUSTO |
Protheus
A partir da versão 11, um novo conceito de empresa e filial foi criado no Protheus. Quando utilizamos a Gestão de empresa, passamos a ter quatro niveis, Grupo de Empresa, Empresa, Unidade negocio e Filial.
Grupo de Empresas: Conjunto de Empresas que estão ligadas entre si por razões diversas e que compartilham as mesmas definições do modelo de dados.
Empresas: Conjunto de Filiais ou Unidades de Negócios que estão dentro da mesma dependência jurídica ou fiscal.
Unidades de Negócio: Conjunto de filiais que estão dentro da mesma atividade econômica.
Se o cliente tiver a instalação Protheus padrão com empresa e filial ele pode utilizar o cadastro de Grupo de Empresas ou de Empresas para armazenar a empresa dependendo da parametrização. Caso o cliente utilize Gestão de Empresa o cadastro de empresa será feito pelo formulário Grupo de Empresas e a Filial em ambos os casos fica no cadastro de Filial.
No caso da instalação padrão utilizando empresa e filial o código da filial terá dois dígitos e caso seja utilizado a Gestão de Empresas a filial pode ter até 12 (doze) dígitos.
No Protheus o de/para necessita que esteja definida a empresa e a filial para que o mesmo possa ser inserido.
De-Para Protheus (Empresa)/(FILIAL) | |
Referência | RM |
Company | <Valor da Coligada RM> |
Branch | <Valor da Filial RM> |
Emp. Protheus | <Empresa do Protheus> |
Fil.Protheus | <Filial do Protheus> |
1.1.3. Local de Estoque
Os Locais de Estoque devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Warehouse.
RM
Ao cadastrar uma filial, sempre será cadastrado um Local de Etoque Padrão com código igual a “9999999” caso o mesmo não exista.
Protheus
SIGACOM ->Atualizações -> Cadastros -> Locais de Estoque
Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus o mesmo irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.
1.1.4. Unidade de Medida
As Unidades de Medida devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única UnitOfMeasure.
RM
No Protheus as unidades de medida é um cadastro por empresa e no RM o cadastro de unidade de medida é um cadastro compartilhado, para solucionar esse caso as unidades de medida com mesmo símbolo no Protheus irão apontar para uma mesma unidade de medida do RM.
No RM deve ser informada uma Unidade Base, porém não temos esta informação no Protheus, desta forma, este campo será preenchido com o valor do campo “Code” da Mensagem Unica.
O campo “FATORCONVERSAO” receberá sempre o valor 1, pois a Unidade Base será sempre o mesmo código da Unidade Principal.
Protheus
SIGAQIE->Atualizações -> Cadastros -> Unidades Medida
O cadastro de Unidade de Medida é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa e Unidade de Negócio por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.
1.1.5. Centro de Custo
Os Centros de Custos devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CostCenter.
RM
As configurações iniciais da integração irão apagar a máscara do código, caso a mesma já esteja definida no RM. Dessa forma será possivel cadastrar o código do RM pelo mesmo código cadastrado no Protheus, podendo este conter números, letras ou caracteres especiais.
Protheus
SIGACTB ->Atualizações -> Entidades -> Custos
Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.
Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.
1.1.6. Produto
Os Produtos e Serviços devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Item.
RM
As configurações inicias da integração irá alterar a máscara do Código do Produto para “QQQQQQQQQQQQQQQ” que permite 15 caracteres de qualquer tipo. Também será alterado o parâmetro de Opções para a Máscara do Produto para “Não controla níveis de máscara”.
O processo de exportação de produto para suprimento/faturamento não é contemplado nesta integração, pois conforme descrito, todos os cadastros devem ser bloqueados no RM, permitindo o cadastro somente no Protheus. não existindo a necessidade de enviar produto do RM ao Protheus.
A primeira unidade de medida do Protheus será gravada em todas unidades de medida (Controle, Compra e Venda) do Produto no RM.
A primeira e segunda unidades de medida, serão salvas em uma outra tabela HCUNDCONV (tabela utilizada somente quando houver integrações com mensagem única) que será utilizada para conversão de unidade de medida por produto. Para gravar a informação nesta tabela é necessário o cadastro no PROTHEUS da segunda unidade de medida e do fator de conversão. Somente com estas duas informações é que será gerado um registro na tabela HCUNDCONV.
Produto Global: Ao receber a mensagem única como produto global, o RM irá verificar via Eventos se nos parâmetros de produto está configurado para utilizar Produto Global, se estiver, será ignorado o código da coligada (CompanyId) enviado pelo Protheus e será gravado com o código 0 (zero).
As configurações/parametrizações de Produto Global no Protheus e no RM ficarão a cargo do implantador.
Conforme citado no parágrafo anterios ao definir que no RM será utilizado Produto Global, ficará a cargo também do implantador definir a nova máscara do produto.
Informações de valores do produto e unidade de medida serão gravados na TPRODUTODEF para cada coligada existente, mesmo o produto sendo global (coligada igual a 0). Caso uma coligada seja criada após o produto ter sido criado, a tabela de informação complementar do produto (TPRODUTODEF) não terá a infromação desta nova coligada. Será necessário alterar o produto para que esta informação seja incluída.
Links relacionados a Utilização de Produto Global
http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=42043475
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/EST/EST.ProdutoGlobal.aspx
Protheus
SIGAEST ->Atualizações -> Cadastros -> Produto
Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.
Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.
Caso seja utilizado produto global no RM o cadastro deve ser compartilhado no Protheus a nível de Empresa ou Unidade de Negócio.
1.1.7. Moeda
As moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Currency.
RM
O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma moeda com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de moeda. Exemplo:
Empresa | Moeda | Descrição | Símbolo | Casas Decimais |
01 | 01 | Moeda 01 | € | 2 |
02 | 01 | Moeda 02 | € | 2 |
03 | 01 | Moeda 03 | € | 2 |
O de/para no RM ficará:
Tabela | Chave RM | Valor Chave RM | Sistema Integrado | Chave Integração |
GMOEDA | SIMBOLO | € | Protheus | 01| |01 |
GMOEDA | SIMBOLO | € | Protheus | 02| |01 |
GMOEDA | SIMBOLO | € | Protheus | 03| |01 |
Caso o usuário tente cadastrar uma nova moeda com o mesmo símbolo para a empresa que já tenha este símbolo integrado o RM retornará uma mensagem de erro. Exemplo:
Empresa | Moeda | Descrição | Símbolo | Casas Decimais |
01 | 02 | Moeda 02 | € | 2 |
Neste caso será retornado uma mensagem de erro pois a empresa 01 já possui a moeda 01 com o símbolo € cadastrado. Este tratamento será feito no RM via eventos.
Se alterado no PROTHEUS dados de uma moeda, cuja exista mais de um de-para no RM, as demais moedas do RM sofrerão a alteração, porém no PROTHEUS as demais moedas nada sofrerão. Exemplo:
Empresa | Moeda | Descrição | Símbolo | Casas Decimais |
02 | 01 | Moeda 01 alterada | € | 4 |
Para a alteração acima serão alterados o cadastro da moeda 01 da empresa 02 do Protheus e na moeda € do RM porém, as moedas 01 da empresa 01 e 03 do Protheus não serão alteradas.
Ao gravar a moeda é necessário informar o tipo (TIPO) da moeda, porém este não é informado na mensagem, o mesmo será preenchidos (via Eventos) com valor do parâmetro “TIPOMOEDA” já definido na integração.
Protheus
SIGACTB ->Atualizações -> Cadastros -> Moedas Contabeis
O cadastro de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.
1.1.8. Cotação de Moeda
As cotações de moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CurrencyQuotation.
RM
O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma cotação com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de cotação.
É necessário informar o código da moeda de referência para a cotação (Ex.: Cotação do Dolar referente a moeda Real). Já no Protheus a moeda de referência é a moeda configurada para localização (Ex.: Real). Para tratar esta particularidade do RM, existirá um parâmetro que terá um valor configurado pelo implantador da integração para a moeda de referência, por padrão terá o valor vazio, sendo necessário informar uma moeda que já tenha sido cadastrada no Protheus:
Acesse RM.exe | Integração | Aba Integração | Mensagem Única | Integrações, selecione a integração com Identificador = 1002 e clique em Anexo | Parâmetros da Integração.
Nome do Parâmetro | Tipo | Valor Padrão |
MOEDAPADRAO | String | <Valor chave RM (SIMBOLO)> |
Este parâmetro deverá ser configurado pelo implantador. Após cadastrar um Produto no Protheus, será necessário verificar na tabela de De-Para (Integração | Mensagem Única De-Para) do RM qual a Chave (campo: Valor Chave Primária RM) que foi gerada deste Produto e atualizar o Valor do Parâmetro acima.
O campo <SIMBOLOREF> será preenchido com o valor do parâmetro “MOEDAPADRAO”.
O ano e mês da mensagem única são fixos, já o dia é preenchido dentro de uma lista de cotações, desta forma, será feito um loop para ler todos os campos da tag <ListOfQuotation> e para cada registro montar a data (Dias + Mês + Ano).
Protheus:
O cadastro de cotação do Protheus permite a alteração da cotação de várias moedas para uma mesma data. Neste caso será enviado uma mensagem para cada moeda alterada.
Protheus
SIGACTB -> Atualizações -> Cadastros -> Cambio
No Protheus a cotação da moeda 01 é sempre 1,0000. Isto ocorre em função do sistema considerar a moeda 01 como a moeda oficial da localização instalada, ou seja, na localização Brasil a moeda 01 é sempre o Real e na localização México a moeda 01 é sempre o Peso Mexicano.
O cadastro de Cotação de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.
O cadastro de cotação que aparece na tela inicial do sistema para o primeiro usuário que acessá-lo no dia não enviará a mensagem para o RM. Somente através do cadastro disponível no SIGACTB.
Apesar da cotação da tela inicial não chamar a integração ela irá atualizar a cotação disponível desde que os parâmetros de moeda estejam configurados corretamente.
Exemplo:
Moeda | MV_MOEDAX | MV_SIMBX |
1 | REAL | R$ |
2 | US DOLAR | US$ |
3 | EURO | € |
4 | LIBRA | £ |
5 | IENE | ¥ |
6 | PESO ARG | $(ARG) |
CTO_MOEDA | CTO_DESC | CTO_SIMB |
01 | REAL | R$ |
02 | US DOLAR | US$ |
03 | EURO | € |
04 | LIBRA | £ |
05 | IENE | ¥ |
06 | PESO ARG | $(ARG) |
1.1.9. Cliente
Os clientes devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendor.
RM
As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.
Protheus
SIGAFAT -> Atualizações -> Cadastros -> Cliente
Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.
Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.
1.1.10. Fornecedor
Os fornecedores devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendor.
RM
As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.
Protheus
SIGAFIN -> Atualizações -> Cadastros -> Fornecedor
Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.
Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.
1.1.11. Condição de Pagamento
As codices de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única PaymentCondition.
RM
Os Dias de vencimento na semana (TCPG. DIASVENCSEMANA) grava para cada dia um valor definido que são: (domingo: 64; segunda-feira: 1; terça-feira: 2; quarta-feira: 4; quinta-feira: 8; sexta-feira: 16; sábado: 32). O RM permite marcar mais de um dia da semana, como por exemplo: segunda-feira e quarta-feira. Nesta integração será permitido selecionar somente uma opção. Abaixo a tabela De-Para referente ao campo WeekDayFixed.
WeekDayFixed | ||
Mensagem Padrão | RM | |
Domingo | 1 | 64 |
Segunda-feira | 2 | 1 |
Terça-feira | 3 | 2 |
Quarta-feira | 4 | 4 |
Quinta-feira | 5 | 8 |
sexta-feira | 6 | 16 |
Sábado | 7 | 32 |
Abaixo a tabela De-Para referente ao campo DayCondition.
DayCondition | ||
Mensagem Padrão | RM | |
Data do Dia | 1 | 0 |
Fora o Dia | 2 | - |
Fora Semana | 3 | 1 |
Fora Quinzena | 4 | 3 |
Fora Mês | 5 | 2 |
Fora Dezena | 6 | 4 |
Fora Ano | - | 5 |
Protheus
SIGACOM -> Atualizações -> Cadastros -> Cond. de Pagamento
Por padrão este cadastro é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial e o mesmo deve ser alterado para funcionar de forma compartilhada entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial.
O Protheus não possui suporte ao campo DayCondition.
No Protheus a Condição de pagamento pode ser dos tipos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C e D. Para os tipos 1, 2, 4, 5, 6 e 8 será enviada toda a regra para o RM. Para os demais casos será enviado o código e a descrição.
Segue as regras para os tipos no Protheus:
Tipo 1
Estrutura
Definir qualquer código para representar a condição. O campo "Cond. Pagto." indica o deslocamento em dias a partir da data base. Os valores devem ser separados por vírgula.
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 1
Condição - 00,30,60
Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:
1ª parcela à vista
2ª parcela 30 dias
3ª parcela 60 dias
Tipo 2
Estrutura
O campo "Código" do cadastro Condição de Pagamento, representa os vencimentos, de acordo com a fórmula:
O campo "Cond. Pagto." deve determinar o multiplicador.
Exemplo:
Código – 341
Tipo – 2
Condição - 7 (Multiplicador
Tipo 3
Estrutura
O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, a carência e as datas padronizadas para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 3
Condição - 3,42,7,14,21
O programa calcula, após a data de emissão, as datas de vencimento, ajustando-as de acordo com as datas padrão fornecidas, sempre para a próxima.
Tipo 4
Estrutura
O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, o intervalo de dias e o dia da semana para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.
Em que D pode assumir:
1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 4
Condição - 4,30,3
Esta condição indica que o título terá quatro parcelas com vencimento a cada trinta dias, toda terça-feira.
Tipo 5
Estrutura
O campo "Cond. Pagto" representa a carência, a quantidade de duplicatas e os vencimentos, nesta ordem, representado por valores numéricos.
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 5
Condição - 10,12,30
Assim, a condição “10,12,30” representa:
Tipo 6
Estrutura
O campo "Cond. Pagto" assume dias da semana padronizados para o vencimento, considerando o intervalo de dias entre cada parcela.
Em que D pode assumir:
1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 6
Condição - 6,15,4,30
Assim, a condição “6,15,4,30” representa:
Tipo 7
Estrutura
Permite a definição de datas fixas de vencimento no período de um ano. O valor de cada parcela será calculado dividindo-se o Valor Total da Nota pelo Número de Parcelas.
Esta condição trata as parcelas da seguinte maneira:
São definidos 13 valores numéricos com dois dígitos, separados por vírgula;
O primeiro valor numérico indica o número de parcelas;
Os demais devem ser utilizados para informar os dias de vencimento das parcelas de janeiro a dezembro seqüencialmente;
O vencimento da primeira parcela será a data imediatamente posterior à data base.
Quando o dia informado for superior ao último dia do mês, o último dia do mesmo será assumido.
Exemplo:
Data Base 25/03/2002
Código – 001
Tipo – 7
Condição - 03, 05, 10, 15, 20, 25, 30, 05, 10, 15, 20, 25, 30
Assim, temos: 3 parcelas com vencimento nos dias 20/Abril, 25/Maio e 30/Junho.
Tipo 8
Estrutura
O campo "Cond. Pagto" representa os dias de deslocamento e os percentuais de cada parcela na seguinte forma: [nn, nn, nn], [xx, xx, xx], em que:
[nn, nn, nn] são os deslocamentos em dias a partir da data base.
[xx, xx, xx] são os percentuais de cada parcela
Os valores deverão ser separados por vírgula.
A soma dos totais dos percentuais deve ser de 100%.
Exemplo:
Código – 001
Tipo – 8
Condição - [30,60,90],[25,35,40]
Num total de 1.000 reais serão geradas as seguintes parcelas.
para 30 dias, 25% do total R$ 250,00
para 60 dias, 35% do total R$ 350,00
para 90 dias, 40% do total R$ 400,00
1.1.12. Projeto
Os Projetos devem ser cadastradas somente no TOTVS Obras e Projetos e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Project.
Ao excluir um projeto, o mesmo será verificado se existem tarefas, caso não exista, o comportamento será normal, caso contrário, cada produto (RM e Protheus) ficará responsável por excluir os seus registros relacionados (Tarefas e Contratos) da base de dados e do De-Para.
Ao alterar o código do projeto no TOTVS Obras e Projetos o mesmo enviará uma mensagem Project (Capítulo 7.9) com a alteração do código para o Protheus. O Protheus realizará a troca de código do projeto via rotina automática alterando o código em todas as tabelas que utilizem o código do projeto.
Informações sobre o REINF:
- Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver em branco ou preenchido com "Não se Aplica" o projeto não deve enviar os campos da Reinf na mensagem do PROJECT;
- Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver preenchido com "Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula" o campo "Número do CNO" deve ser preenchido com o CNPJ da filial do projeto;
- Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver preenchido com "Obra de Construção Civil - Empreitada Total" ou "Obra de Construção Civil - Empreitada Parcial" deve ser enviado o "Número do CNO".
Saiba mais em: DT Informações do Projeto para EFD - REINF
Em função do código do projeto ser chave em várias tabelas e fazer parte da chave única, o Protheus também irá alterar esta chave na tabela de de/para para todas os EDTs e tarefas pertencentes ao projeto alterado. Ao final do processo será gerada uma nova thread que irá enviar a mensagem de InternalID (Capítulo 7.22) com todas as chaves únicas alteradas para que as mesmas também sejam alteradas no de/para do TOTVS Obras e Projetos.
A entidades que têm a chave única alterada no Protheus e que serão sincronizadas com o RM são: Projeto (entidade Project, tabela AF8) via ResponseMessage da mensagem de troca de código enviada pelo RM, obra (entidade SubProject, tabela AFC), etapa (entidade StepProject, tabela AFC) e tarefa (entidade TaskProject, tabela AF9) via mensagem InternalID.
Ao realizar revisões simples o IDPRJ é mantido para evitar a necessidade de atualização de relacionamento pelo De/Para, mas na utilização de Revisões Multiplas o IDPRJ é alterado, com isto a integração realizara o envio de mensagem de InternalID para o Protheus para que o mesmo atualize o De/Para de projeto, também sera enviado mensagens de InternalID para alteração do De/Para das tarefas do Projeto.
Ao realizar uma revisão de venda o código de projeto recebe o sufixo “_V” e é dispara a mensagem de integração de um novo projeto com todas as tarefas, de forma que o Protheus terá dois projetos o principal e o de venda, sendo sempre atualizado o De/Para com o ultimo IDPRJ das revisões verticais. As revisões horizontais não serão sincronizadas e as apropriações são registradas na ultima revisão vertical do projeto.
Obs.: É necessário alterar o grupo de campo 097-Projeto do Protheus para o tamanho 24 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo código de Projeto do TOTVS Obras e Projetos.
RM
RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Projeto -> Selecionar Projeto
Serão sincronizados apenas os projetos que estiverem com os Status definidos como “True” nos Parâmetros da Integração. Esta validação será feita via eventos no RM.
Este mesmo tratamento será feito para o cadastro de Obra, Etapa e Tarefa.
Acesse “RM.exe -> Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> Integrações”, selecione a integração com Identificador = 1002 e entre em “Anexo -> Parâmetros da Integração”
Nome do Parâmetro | Tipo | Valor do Parâmetro |
STATUSPRJ_EMANDAMENTO | Bolean | True |
STATUSPRJ_PARALISADO | Bolean | True |
STATUSPRJ_CONCLUIDO | Bolean | True |
STATUSPRJ_AEXECUTAR | Bolean | True |
STATUSPRJ_EMNEGOCIACAO | Bolean | True |
STATUSPRJ_REVISADO | Bolean | True |
STATUSPRJ_CANCELADO | Bolean | True |
Os parâmetros do Projeto serão atualizados automaticamente pela integração após a criação de um novo projeto. O usuário não poderá alterá-los.
No RM existem dois tipos de revisão de projetos:
Revisão de Projetos: Esta não será necessário sincronizar com o Protheus, pois a revisão irá manter o Projeto atual (já sincronizado) e criar uma cópia do mesmo para histórico.
Revisão Multipla de Projetos: Será desenvolvido no RoadMap da versão 12.00.
Protheus
O módulo PMS não estará disponível quando o Protheus estiver integrado com o TOTVS Obras e Projetos.
Para que seja possível cadastrar o projeto no Protheus é necessário que se tenha um calendário padrão cadastrado. O calendário padrão deve ser informado no parâmetro MV_INTCAL. Caso este parâmetro não exista ou esteja vazio, o adapter irá considerar a utilização do calendário 001. Caso o parâmetro contenha um calendário inválido o sistema retornará um erro.
Antes de sincronizar o contrato é preciso rodar o update U_UPDPMS.
Por padrão todos os projetos do Protheus são cadastrados com a fase 01 e esta não permite que o projeto seja utilizado no financeiro, em compras, faturamento e outros módulos. Como o módulo PMS ficará desabilitado com a integração não será permitido alterar a fase do projeto no Protheus.
Nota: Para conseguir cadastrar a fase do projeto os parâmetros MV_PMSITMU e MV_RMCOLIG devem conter o valor 0(zero). Após retornar o conteúdo correto para o parâmetro MV_PMSITMU.
Deste modo será necessário cadastrar uma nova fase de projeto para a utilização com o Solum. Esta nova fase pode ser cadastrada em SIGAPMS (Gestão de Projetos | Cadastros | Fases do Projeto). Ele deve conter:
Aba Dados Gerais | |||||||
Código: | 06 | Descr.Status: | INTEGRACAO RM SOLUM | Browse: | Azul | ||
Aba Gerenciam. Projetos | |||||||
Alterar Prj.: | Sim | Excluir Prj.: | Sim | Excluir EDT: | Sim | Excluir Trf.: | Sim |
Incluir Trf.: | Sim | Incluir EDT: | Sim | Alterar EDT: | Sim | Alterar Trf.: | Sim |
Alt.Qtd.Trf.: | Sim | Alt.Cal.Trf.: | Sim | Incl.Event.: | Sim | Alt. Event.: | Sim |
Excl.Event.: | Sim | Alt.Dur.Trf.: | Sim | Alt.Ini.Trf.: | Sim | Alt.Fin.Trf: | Sim |
Inc.REc.Trf.: | Sim | Alt.Rec.Trf.: | Sim | Exc.Rec.Trf.: | Sim | Inc.Dsp.Trf.: | Sim |
Alt.Dsp.Trf.: | Sim | Exc.Dsp.Trf.: | Sim | Inc.Rel.Trf.: | Sim | Alt.Rel.Trf.: | Sim |
Exc.Rel.Trf.: | Sim | Trf. Monitor: | Sim | ||||
Aba Gerenciam. Execucao | |||||||
Atual.Exec.: | Sim | Gerar Plan.: | Sim | Incluir SC: | Sim | Incluir SC: | Sim |
Incluir CP: | Sim | Incluir SA: | Sim | Incluir OP: | Sim | Perm.Encerr.: | Nao |
Aba Gerenciam. Documentos | |||||||
Atual. Doc.: | Sim | Visual.Doc.: | Sim | ||||
Aba Controle de Revisao | |||||||
Iniciar. Ver: | Sim | Final. Ver.: | Sim | ||||
Aba Apontamentos do Projeto | |||||||
Incl.Requi.: | Sim | Incl.Desp.: | Sim | Incl. NFE.: | Sim | Incl. PV.: | Sim |
Incl. Rec.: | Sim | Aptm.Recurso: | Sim | Mov. Banc.: | Sim | Pre Apt.Rec.: | Sim |
Apr.Pre Apon: | Sim | ||||||
Aba Confirmacoes | |||||||
Incl.Cnf.Trf.: | Nao | Incl.Cnf.EDT: | Nao | Alt.Conf.Trf: | Sim | Alt.Conf.EDT: | Nao |
Exc.Conf.Trf: | Nao | Exc.Conf.EDT: | Não |
Após o cadastro da fase 06 será necessário alterar o parâmetro MV_PRJINIC para 06.
Caso já exista uma fase com o código 06 ela pode ser criada com outro código. Lembrando apenas de alterar o parâmetro MV_PRJINIC com o código criado.
Ao trocar o código do projeto no TOP será enviada uma mensagem Project para que o Protheus execute a troca do código internamente e, em função do campo ser chave no Protheus, será retornada uma mensagem de InternalID para o TOP com todos os de/para que forem atualizados no Protheus.
Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos o projeto ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.
Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.
1.1.13. Obra
As Obras devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única SubProject.
RM
RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades
Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.
Processos relacionados a Planilha de atividades que serão integrados:
- Troca de Código da Tarefa;
- Alterar Nome/Descrição das Tarefas;
- Reorganizar Código da Tarefa;
- Alterar Hierarquia da Tarefa;
- Copiar Tarefas / Etapas;
- Transformar Etapa em Serviços.
É permitido alterar o código de uma Obra, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Obra será enviado uma mensagem SubProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.
Todo este tratamento citado acima, também será regra para os cadastros de
Protheus
Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a obra ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.
Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.
Ao ativar a integração com o Solum é necessário alterar o grupo de campo EDT/Tarefa para o tamanho 50 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo do TOTVS Obras e Projetos.
1.1.14. Etapa
As Etapas devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única StepProject.
RM
RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades
Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.
É permitido alterar o código de uma Etapa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Etapa será enviado uma mensagem StepProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.
Protheus
Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a etapa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.
Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.
1.1.15. Tarefa
As Tarefas devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única TaskProject.
RM
RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades
Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.
É permitido alterar o código de uma Tarefa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Tarefa será enviado uma mensagem TaskProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.
Protheus
Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a tarefa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.
Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.
1.1.16. Contrato
Os contratos serão cadastrados somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única Contract.
O Protheus apenas irá exibir as informações não permtindo qualquer tipo de alteração.
RM
RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Controle -> Contratos
Será criado um filtro para envio apenas de contratos do tipo “A Pagar” e que possuírem a finalidade de “Prestação de serviços” ou “Marco Contratual ”.
Obs: Não será possivel criar um filtro por status do contrato no RM. Caso um contrato mude para um status em que o Protheus não possa exibir o RM não pode disparar uma mensagem de deleção pois o contrato poderá ser chave estrangeira de registros já criados no Protheus.
Protheus
Os contratos deverão ser filtrados de acordo com o projeto escolhido, ou seja, somente deverão ser exibidos os contratos referente ao projeto selecionado.
Os contratos serão utilizados no Protheus no rateio de projeto/tarefa da NF de entrada que pode ser acessada através do "SIGACOM -> Atualizações -> Movimentos -> Documento Entrada". O rateio de Projeto/Tarefa pode ser acessado através do botão “Ações relacionadas|Projetos”.
1.1.17. Natureza Financeira
As naturezas financeiras devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única FinancialNature.
RM
As naturezas financeiras podem ser visualizadas acessando o módulo BackOffice\Gestão Financeira em “Cadastros | Movimentos | Natureza Orçamentária / Financeira”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão Financeira.
1.1.18. Grupo de Produto
Ao grupo de produtos são cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única StockGroup.
RM
Os Grupo de Produtos podem ser visualizados no RM no módulo de Gestão de Estoque acessando “Cadastros | Tabelas de Classificação | Grupo de Produtos”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão de Estoque / Compras e Faturamento.
No cadastro do produto o grupo esta informado em detalhes na aba classificação.
1.2.Processos
1.2.1. TOTVS Obras Projetos (RM Solum)
Será descrito os processos do TOTVS Obras e Projetos integrados ao Protheus.
1.2.1.1.Pedido de Material
RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Planejamento -> Geração de Pedidos
No “Pedido de Material” pode ser gerada uma “Solicitação de Compra” ou uma “Solicitação de Armazem” que são enviadas para o Protheus através do processo “Enviar pedido para Suprimento/Faturamento gerando apenas 1(um) movimento”.
Caso haja um Contrato com a finalidade “Contrato de Material” com saldo para algum dos itens da solicitação, será gerado um “Pedido de Compra” para esses itens que estão associados ao contrato. Caso entre os item com Contrato associado, o contrato não tenha saldo suficiente, será gerado também uma solicitação com o restante do item. Será gravado apenas o de-para do pedido e seus itens, sendo ignorado os rateios.
A exclusão de um “Pedido de Material” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, é realizada pelo processo “Exclusão de Movimento”.
Documentação da funcionalidade
http://helpwiki.totvs.http://helpwiki.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJGeracaoPedidosSuprFat.aspx
1.2.1.1.1. Solicitação de Armazém
Na “Solicitação de Armazem” sera gerado um movimento (“1.1.01– SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor “001”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra do tipo Solicitação de Armazém pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Requis. Ao Armazem => Solicit.ao Armazem (MATA105).
As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SGS respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SCP.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.
1.2.1.1.2. Solicitação de Compra
Na “Solicitação de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.03 – SOLICITAÇÃO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor “000”. Será gravado apenas o de-para do pedido e seus itens, sendo ignorado os rateios.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra do tipo Solicitação de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Solicitar/Cotar => Solict.de Compras (MATA110).
As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SCP respectivamente e os dados da solicitação são armazenados na tabela SC1.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.
1.2.1.1.3. Pedido de Compra
No “Pedido de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.04 – PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com o valor “1”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
1.2.1.2.Pedido de Material Extra
RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Planejamento -> Geração de Pedido Extra
No “Pedido de Material Extra” será gerada uma “Solicitação de Compra” que é enviada para o protheus através do processo “Gerar 1 movimento”.
Caso exista no sistema um “Contrato de Material” com saldo, o mesmo pode ser associado de foma manual aos itens do pedido, para esses itens será gerado um “Pedido de compra”.
A exclusão de um “Pedido de Material Extra” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, é realizada pelo processo “Excluir Movimentos”.
Documentação da funcionalidade
http://helpwiki.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GeracaoPedExtra.aspx
1.2.1.2.1. Solicitação de Armazém
Na “Solicitação de Armazem” sera gerado um movimento (“1.1.01– SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor “001”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra do tipo Solicitação de Armazém pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Requis. Ao Armazem => Solicit.ao Armazem (MATA105).
As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SGS respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SCP.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.
1.2.1.2.2. Solicitação de Compra
Na “Solicitação de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.03 – SOLICITAÇÃO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor “000”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra do tipo Solicitação de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Solicitar/Cotar => Solict.de Compras (MATA110).
As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SCP respectivamente e os dados da solicitação são armazenados na tabela SC1.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.
1.2.1.2.3. Pedido de Compra
No “Pedido de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.04 – PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com o valor “1”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
1.2.1.3.Contratos
RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Controle -> Contrato
Será integrado os processos dos contratos das seguintes finalidades:
- Finalidade: Prestação de Serviço (Tipos: A Pagar, A Receber)
- Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
- Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
- Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)
- Finalidade: Parcelas Fixas (Tipos: A Pagar, A Receber)
- Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
- Finalidade: Marco Contratual (Tipos: A Pagar, A Receber)
- Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Controle de Liberação)
- Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
- Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)
- Finalidade: Contrato de Insumo (Tipos: A Pagar)
- Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
- Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
- Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)
O processo “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” do Anexo “Periodos do Contrato” irá gerar um movimento de Pedido, e quando houver retenção irá gerar um movimento de Provisão para cada registro do “Rateio de Estado/Municipio”.
O processo “Liberar Adiantamento” irá gerar um movimento de Titulo.
O processo de “Liberação de Retenção” irá faturar os movimentos de provisão gerados no processo “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” criando movimentos de Titulos.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Contrato.aspx
1.2.1.3.1. Contrato a Pagar
1.2.1.3.1.1. Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento
No processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” será gerado um movimento(1.1.04 - PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “1”.
A exclusão do movimento gerado pelo “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento de Liberação”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.1.2. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Dedução”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem “Deduções” cadastradas o mesmo irá gera um movimento(1.1.04 - PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “1”.
O exclusão do movimento gerado pelo “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento de Liberação”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.LiberarPeriodo.aspx
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
Importante
O pedido deve ser gerado com o valor total da medição sendo que, o valor da dedução cadastrado no TOTVS Obras e Projetos deve vir destacado no campo desconto do pedido. As informações referentes a dedução virão descritas no campo observação (C7_OBS).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.1.3. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Adiantamento”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem “Adiantamento” cadastrados o mesmo irá gerá o movimento(1.1.04 - PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “1” e os valores dos adiantamentos cadastradas para o período irá na tag “ListOfCreditDocument”.
O exclusão do movimento gerado pelo “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento de Liberação”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.AdiantamentoContrato.aspx
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
Junto com o pedido de venda serão recebidas as informações dos títulos de adiantamento utilizados na medição. Estes títulos terão o seu valor baixado de acordo com o valor utilizado na medição.
Exemplo:
Caso seja gerado um adiantamento no valor de R$10.000,00 no TOTVS Obras e Projetos ao liberar este adiantamento será gerado um título de R$10.000,00 no Protheus.
Se durante a medição for utilizado R$3.000,00 deste adiantamento o título sofrerá uma baixa de R$3.000,00 ficando com R$7.000,00 de saldo.
Importante
A condição de pagamento utilizada tem que obrigatoriamente ter sido cadastrada como adiantamento.
O pedido deve ser gerado com o valor total da medição sendo que, o valor do adiantamento virá na mensagem única Order como ListOfCreditDocument junto com o seu respectivo título gerado durante a liberação de adiantamento (Capítulo 6.2.1.3.1.6).
Os títulos utilizados como adiantamento podem ser visualizados pelo menu Ações Relacionadas => Adiantam.. O status do título com as suas movimentações pode ser visualizado no módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Consultas => Contas a Pagar => Posicao Titulo Pag (FINC050).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a pagar estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Pagar => Consulta Pagamento. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.1.4. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Retenção”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem Reteções Contratuais cadastradas o mesmo irá gerá 2 movimentos, sendo o movimento(1.1.04 - PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO) gerado da mesma forma que o processo sem retenção, e um movimento(1.1.05 - PROVISAO DE PAGAMENTO - MOVIMENTO PADRÃO) para cada “Rateio de Estado” cadastrado no período e enviado para o Protheus pela mensagem AccountPayableDocument.
A exclusão dos movimentos gerados só podem ser realizado caso não contenha nenhuma retenção liberada. O cancelamento é realizado da mesma forma que no “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” sem retenção cadastrada.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.RetencoesContratuais.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.
O valor do pedido será o valor medido no TOTVS Obras e Projetos menos o valor retido. O valor retido será transformado em um título a pagar do tipo provisório que não pode ser baixado pelo financeiro.
O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar (FINA050).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a pagar estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Pagar => Consulta Pagamento. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.1.5. Liberação de Retenção
No processo de “Liberação de Retenção” sera faturado o movimento de Provisão gerado no processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento”, no faturamento será gerado um novo movimento(1.2.02 - TITULO A PAGAR - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem AccountPayableDocumentReplace sendo preenchida com os dados do movimento de Provisão e o Movimento de Titulo gerado do faturamento.
A exclusão do movimento de Titulo sera realizado pelo processo “Cancelamento de Liberação de Retenção” ao ser excluido o movimento de Provisão ira ser reaberto.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O processo de liberação de retenção gera duas ações no Protheus. A primeira será a baixa do título temporário gerado pela medição de contrato com retenção (Capítulo 6.2.1.3.1.4).
Os dados da baixa podem ser visualizados no módulo financeiro (SIGAFIN) menu Atualizações => Consultas => Contas a Pagar => Posicao Titulo Pag (FINC050).
A segunda ação é a geração de um novo título a pagar com o tipo NF com a data de vencimento do dia da liberação. Este item pode ser baixado normalmente pelo financeiro do Protheus. O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar (FINA050).
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser visualizadas através do menu Ações Relacionadas => Projetos dentro da tela de detalhamento do título. Estes dados são armazenados na tabela AFR. As informações de rateio de centro de custo podem ser visualizadas através do menu Ações Relaciondas => Vis rateio na tela do contas a pagar. As informações do rateio ficam na tabela CV4.
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a pagar estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Pagar => Consulta Pagamento. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.1.6. Liberar Adiantamento
No processo de “Liberar Adiantamento” será gerado um movimento(1.2.02 - TITULO A PAGAR - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem AccountPayableDocument. Ao gerar um titulo o mesmo não pode ser apropriado devido o mesmo não ter associação a uma tarefa.
A exclusão do movimento gerado pelo “Liberar Adiantamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento Liberação de Adiantamento”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Visualizando no Protheus
O título gerado no Protheus será do tipo PA e será utilizado posteriormente nos pedidos enviados pelo TOTVS Obras e projetos.
O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar (FINA050). As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser visualizadas através do menu Ações Relacionadas => Projetos dentro da tela de detalhamento do título. Estes dados são armazenados na tabela AFR. As informações de rateio de centro de custo podem ser visualizadas através do menu Ações Relaciondas => Vis rateio na tela do contas a pagar. As informações do rateio ficam na tabela CV4.
Importante
Ao liberar o adiantamento o TOTVS Obras e Projetos envia somente o projeto do título sendo que o adapter do Protheus pesquisará a primeira tarefa do projeto para armazenar na tabela de rateio (AFR).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de título a pagar estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Controladoria => Financeiro => Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2. Contrato a Receber
1.2.1.3.2.1. Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento
No processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” será gerado um movimento(2.1.01 - PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “2”.
O exclusão do movimento gerado pelo “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento de Liberação”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de venda pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGAFAT) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Venda (MATA410).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos terão agrupamento de centro de custo por item, sendo que as informações de centro de custo são armazenadas na tabela AGG e os dados do pedido são armazenados nas tabelas SC5 e SC6.
As informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. O menu está disponível na tela de visualização do pedido.
Importante
O pedido de venda do Protheus não possui rateio de projeto/tarefa. Os itens deverão ser quebrados por projeto/tarefa no TOTVS Obras e Projetos e enviados para o Protheus sem utilizar rateio. A informação do projeto/tarefa é armazenada na linha do item.
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Vendas => Faturamento => Atualizações => Pedidos => Pedido de Venda. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2.2. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Dedução”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem “Deduções” cadastradas o mesmo irá gerar um movimento(2.1.01 - PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “2”.
O exclusão do movimento gerado pelo “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento de Liberação”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.LiberarPeriodo.aspx
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de venda pode ser acessado no Protheus através do módulo de Faturamento (SIGAFAT) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Venda (MATA410).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos terão agrupamento de centro de custo por item, sendo que as informações de centro de custo são armazenadas na tabela AGG e os dados do pedido são armazenados nas tabelas SC5 e SC6.
As informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. O menu está disponível na tela de visualização do pedido.
Importante
O pedido de venda do Protheus não possui rateio de projeto/tarefa. Os itens deverão ser quebrados por projeto/tarefa no TOTVS Obras e Projetos e enviados para o Protheus sem utilizar rateio. A informação do projeto/tarefa é armazenada na linha do item.
O pedido deve ser gerado com o valor total da medição sendo que, o valor da dedução cadastrado no TOTVS Obras e Projetos deve vir destacado no campo desconto do pedido.
As informações referentes a dedução virão descritas no campo observação (C7_OBS).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Vendas => Faturamento => Atualizações => Pedidos => Pedido de Venda. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2.3. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Adiantamento”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem “Adiantamento” cadastrados o mesmo irá gerá o movimento(2.1.01 - PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem Order sendo preenchida os preenchida a tag “OrderPurpose” com valor “2” e os valores dos adiantamentos cadastradas para o período irá na tag “ListOfCreditDocument”.
A exclusão dos movimentos gerados só podem ser realizado caso não contenha nenhuma retenção liberada. O cancelamento é realizado da mesma forma que no “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” sem retenção cadastrada.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.AdiantamentoContrato.aspx
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Faturamento (SIGAFAT) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Venda (MATA410).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos terão agrupamento de centro de custo por item, sendo que as informações do centro de custo são armazenadas na tabela AGG. Os dados do pedido são armazenados nas tabelas SC5 e SC6.
As informações de rateio de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. O menu está disponível na tela de visualização do pedido.
Junto com o pedido de venda serão recebidas as informações dos títulos de adiantamento utilizados na medição. Estes títulos terão o seu valor baixado de acordo com o valor utilizado na medição.
Exemplo:
Caso seja gerado um adiantamento no valor de R$10.000,00 no TOTVS Obras e Projetos ao liberar este adiantamento será gerado um título de R$10.000,00 no Protheus.
Se durante a medição for utilizado R$3.000,00 deste adiantamento o título sofrerá uma baixa de R$3.000,00 ficando com R$7.000,00 de saldo.
Importante
A condição de pagamento utilizada tem que obrigatoriamente ter sido cadastrada como adiantamento.
O pedido deve ser gerado com o valor total da medição sendo que, o valor do adiantamento virá na mensagem única Order como ListOfCreditDocument junto com o seu respectivo título gerado durante a liberação de adiantamento (Capítulo 6.2.1.3.2.6).
Os títulos utilizados como adiantamento podem ser visualizados pelo menu Ações Relacionadas => Adiantam.. O status do título com as suas movimentações pode ser visualizado no módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Consultas => Contas a Receber => Posicao Titulo Rec (FINC040).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Vendas => Faturamento => Atualizações => Pedidos => Pedido de Venda e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a receber estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Receber => Posição de Títulos a Receber. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2.4. “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” com “Retenção”
O processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” quando executado em um Período que contem Reteções Contratuais cadastradas o mesmo irá gerá 2 movimentos, sendo o movimento(2.1.01 - PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO) gerado da mesma forma que o processo sem retenção, e um movimento(2.1.02 - PROVISAO DE RECEBIMENTO - MOVIMENTO PADRÃO) para cada “Rateio de Estado” cadastrado no período e enviado para o Protheus pela mensagem AccountPayableDocument.
A exclusão dos movimentos gerados só podem ser realizado caso não contenha nenhuma retenção liberada. O cancelamento é realizado da mesma forma que no “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” sem retenção cadastrada.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GerarIntegracaoSuprimFatur.aspx
Visualizando no Protheus
O pedido de venda pode ser acessado no Protheus através do módulo de Faturamento (SIGAFAT) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Venda (MATA410).
Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos terão agrupamento de centro de custo por item, sendo que as informações do centro de custo são armazenadas na tabela AGG. Os dados do pedido são armazenados nas tabelas SC5 e SC6.
As informações de rateio de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. O menu está disponível na tela de visualização do pedido.
O valor do pedido será o valor medido no TOTVS Obras e Projetos menos o valor retido. O valor retido será transformado em um título a receber do tipo provisório que não pode ser baixado pelo financeiro.
O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Receber => Contas a Receber (FINA040).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Vendas => Faturamento => Atualizações => Pedidos => Pedido de Venda e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a receber estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Receber => Posição de Títulos a Receber. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2.5. Liberação de Retenção
No processo de “Liberação de Retenção” sera faturado o movimento de Provisão gerado no processo de “Gerar Integração com Suprimento/Faturamento” no faturamento será gerado um novo movimento(2.2.03 - TITULO A RECEBER - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem AccountReceivableDocumentReplace sendo preenchida com os dados do movimento de Provisão e o Movimento de Titulo gerado do faturamento.
A exclusão do movimento de Titulo sera realizado pelo processo “Cancelamento de Liberação de Retenção” ao ser excluido o movimento de Provisão ira ser reaberto.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.RetencoesContratuais.aspx
Visualizando no Protheus
O processo de liberação de retenção gera duas ações no Protheus. A primeira será a baixa do título temporário gerado pela medição de contrato com retenção (Capítulo 6.2.1.3.2.4).
Os dados da baixa podem ser visualizados no módulo financeiro (SIGAFIN) menu Atualizações => Consultas => Contas a Receber => Posicao Titulo Rec (FINC040).
A segunda ação é a geração de um novo título a receber com o tipo NF e com a data de vencimento do dia da liberação. Este item pode ser baixado normalmente pelo financeiro do Protheus. O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Receber => Contas a Receber (FINA040).
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser visualizadas através do menu Ações Relacionadas => Projetos dentro da tela de detalhamento do título. Estes dados são armazenados na tabela AFT.
Importante
O título a receber do Protheus não possui rateio de centro de custo.
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Vendas => Faturamento => Atualizações => Pedidos => Pedido de Venda e as informações referentes ao formulário de consulta de títulos a receber estão disponíveis através do caminho Controladoria => Financeiro => Consultas => Contas a Receber => Posição de Títulos a Receber. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.3.2.6. Liberar Adiantamento
No processo de “Liberar Adiantamento” será gerado um movimento(2.2.03 - TITULO A RECEBER - MOVIMENTO PADRÃO) esse movimento será enviado para o Protheus pela mensagem AccountReceivableDocument.
O exclusão do movimento gerado pelo “Liberar Adiantamento” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, e é realizada pelo processo “Cancelamento Liberação de Adiantamento”.
O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.LiberarAdiantamento.aspx
Visualizando no Protheus
O título gerado no Protheus será do tipo RA e será utilizado posteriormente nos pedidos enviados pelo TOTVS Obras e projetos.
O título pode ser consultado através do módulo financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Receber => Contas a Receber (FINA040). As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser visualizadas através do menu Ações Relacionadas => Projetos dentro da tela de detalhamento do título. Estes dados são armazenados na tabela AFT.
Importante
O título a receber do Protheus não possui rateio de centro de custo. Ao liberar o adiantamento o TOTVS Obras e Projetos envia somente o projeto do título sendo que o adapter do Protheus pesquisará a primeira tarefa do projeto para armazenar na tabela de rateio (AFT).
Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de título a pagar estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Controladoria => Financeiro => Atualizações => Contas a Receber => Contas a Receber. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.1.4.Saldo para fluxo de desembolso
O processo “Saldo para fluxo de Desembolso” pode ser acessado no TOP através do módulo de Projetos => Contrução e Projetos no menu Controle => Saldo para fluxo de Desembolso.
No processo “Saldo para fluxo de Desembolso” serão gerados lançamentos de linha base ou de saldo no financeiro. Estes lançamentos serão enviado ao Protheus pela mensagem BalanceBaselineEntry.
A exclusão dos lançamentos será realizado através do mesmo processo utilizando a mesma mensagem única.
Os lançamentos de linha base e de saldo serão sempre gerados no RM com o tipo de documento “PR – PROVISÃO”. Este tipo de documento será incluído na tabelas de parâmetros do financeiro RM e nos parâmetros de todos os projetos existentes, ao executar o configurador da integração TOP x Protheus. Caso a integração esteja ativa ao criar um novo projeto o parâmetro “PR - PROVISAO” será setado automaticamente e não poderá ser alterado.
Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.FluxoCaixa.aspx
Visualizando no Protheus
Os lançamentos utilizados no Protheus serão utilizados para a exibição da linha de base e de saldo no Fluxo de Caixa do Protheus.
1.2.1.5.Atualização de Custo
Toda atualização de custo recebida gera dois movimentos, para atualização de custo médio e unitário respectivamente. Estes movimentos utilizaram sempre o tipo de movimento (4.1.04 – ATUALIZAÇÃO DE CUSTO - MOVIMENTO PADRÃO) que será atribuído via eventos antes de salvá-lo. É utilizada a mensagem ItemCosting.
Caso não seja informado o local de estoque, será utilizado um estoque default (recuperado via eventos – local de estoque “01” que é criando sempre quando cadastrada uma filial) para inclusão desta baixa de estoque, pois este campo é obrigatorio.
Observação: Para que os saldos sejam enviados o parâmetro MV_CUSFIL do PROTHUES tem que está com o valor “F”.
1.2.2. Microsiga Protheus
1.2.2.1.Solicitação de Armazém
A Solicitação de Armazém pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Movimentações => Internas => Armazém => Solicitar (MATA105).
As solicitações de Armazém cadastradas no Protheus serão enviadas para o RM mas não irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto. Estas solicitações serão armazenadas como movimentos do RM Nucleus.
O adapter enviará todas as solicitações cadastradas independentemente se houver projeto vinculado a solicitação. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre as solicitações cadastradas e envie apenas as solicitações que possuam projeto/tarefa vinculados conforme tópico Filtrar Envio das Solicitações de Armazém.
A solicitação de armazém é enviada no momento em que é criado uma pré-requisição que a utilize. A pré-requisição pode ser criada através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Movimentações => Internas => Armazém => Gerar Pré-Requis. (MATA106). As solicitações que não forem utilizadas em pré-requisições não serão integradas.
1.2.2.1.1. Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa
Todas as solicitações que forem enviadas para o RM deverão conter centro de custo no item ou em rateio do item para serem aceitas pelo RM. Solicitações sem centro de custo irão gerar erro.
As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.
As solicitações geradas pelo Protheus que possuam rateio de centro de custo e rateio de projeto/tarefa serão transformadas para que as mesmas possam ser enviadas na mensagem única e armazenadas no RM. No Protheus as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficam nas tabelas de rateio AFH e SGS respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SCP.
A mensagem única e o RM possuem uma estrutura única para armazenar o centro de custo, o projeto e a tarefa. Então estas duas informações serão combinadas conforme exemplo abaixo:
Solicitação de Armazém
CP_FILIAL | CP_NUM | CP_ITEM | CP_PRODUTO | CP_UM | CP_QUANT | CP_VUNIT | CP_LOCAL | CP_EMISSAO |
D MG 01 | 000003 | 01 | 000001 | UN | 10 | 25,3 | 01 | 20140716 |
D MG 01 | 000003 | 02 | 000002 | PC | 5 | 12,5 | 01 | 20140716 |
Rateio de projeto/tarefa
AFH_FILIAL | AFH_PROJET | AFH_REVISA | AFH_TAREFA | AFH_QUANT | AFH_NUMSA | AFH_ITEMSA | AFH_COD |
D MG 01 | 2014/00004 | 0001 | 001.01.01 | 7 | 000003 | 01 | 000001 |
D MG 01 | 2014/00004 | 0001 | 001.02.01 | 3 | 000003 | 01 | 000001 |
D MG 01 | 2014/00004 | 0001 | 001.01.02 | 3 | 000003 | 02 | 000002 |
D MG 01 | 2014/00004 | 0001 | 001.02.02 | 2 | 000003 | 02 | 000002 |
Rateio de Centro de Custo
GS_FILIAL | GS_SOLICIT | GS_ITEMSOL | GS_ITEM | GS_PERC | GS_CC | GS_CONTA | GS_ITEMCTA | GS_CLVL |
D MG 01 | 000003 | 01 | 01 | 50 | 001.01.01 |
|
|
|
D MG 01 | 000003 | 01 | 02 | 50 | 001.01.02 |
|
|
|
D MG 01 | 000003 | 02 | 01 | 50 | 001.01.01 |
|
|
|
D MG 01 | 000003 | 02 | 02 | 50 | 001.01.02 |
|
|
|
Informações de Rateio para Mensagem Única
Filial | Número Solicit. Compra | Item Solicit. Compra | Centro de Custo | Conta Contabil | Item da Conta Contabil | Classe Valor Contabil | % Rateio do Item | Codigo do Projeto | Codigo da Tarefa | Qtd Rateio do Item |
D MG 01 | 000003 | 01 | 01.01.01 | 35,00% | 2014/00004 | 01.01.01 | 3,50 | |||
D MG 01 | 000003 | 01 | 001.01.02 | 35,00% | 2014/00004 | 01.01.01 | 3,50 | |||
D MG 01 | 000003 | 02 | 001.01.01 | 15,00% | 2014/00004 | 01.01.02 | 1,50 | |||
D MG 01 | 000003 | 02 | 01.01.02 | 15,00% | 2014/00004 | 01.01.02 | 1,50 |
1.2.2.1.2. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de pedidos de venda estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Estoque e Custos => Atualizações => Cadastros => Armazém => Solicitação ao armazém. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.2.Baixa de Estoque
A Baixa de Estoque pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Movimentações => Internas => Armazém => Baixar Pré-requis. (MATA185).
As baixas de estoque cadastradas no Protheus serão enviadas para o RM e irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto quando houver projeto/tarefa vinculados a solicitação de armazém que gerou a pré-requisição. As apropriações poderão ser visualizadas no cronograma do projeto.
O adapter enviará todas as baixas efetuadas independentemente se houver projeto vinculado a pré-requisição. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre as baixas efetuadas e envie apenas as que possuam projeto/tarefa vinculados à pré-requisição conforme tópico Filtrar Envio das Baixas de Estoque.
A baixa de estoque somente será enviada caso o parâmetro “Baixar Por ?” Estiver com o valor “Toda a Pre-Req”. O parâmetro pode ser acessado através do atalho F12 na tela de baixa da pré-requisição.
A quantidade baixada no projeto/tarefa deve ser informada através do botão Projetos na tela de baixa.
1.2.2.2.1. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de baixa de estoque estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Estoque e Custos => Atualizações => Cadastros => Armazém => Baixa de pré-requisição. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.3.Solicitação de Compra
A Solicitação de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Solicitar/Cotar => Solicit.de Compras (MATA110).
As solicitações de Compra cadastradas no Protheus serão enviadas para o RM mas não irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto. Estas solicitações serão armazenadas como movimentos do RM Nucleus.
O adapter enviará todas as solicitações cadastradas independentemente se houver projeto vinculado a solicitação. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre as solicitações cadastradas e envie apenas as solicitações que possuam projeto/tarefa vinculados conforme tópico Filtrar Envio das Solicitações de Compra.
A solicitação de compra é enviada no momento em que a solicitação é aprovada dentro do formulário de aprovação disponível através do menu “Ações Relacionadas” => “Aprovação”. As solicitações que não forem aprovadas não serão integradas.
Deve-se alterar o parâmetro “Quanto a aprovação?” para “Por SC” através do botão F12 na tela de solicitação de compra.
1.2.2.3.1. Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa
Os rateios de centro de custo e de projeto/tarefa serão enviados para seguindo a mesma regra descrita no capítulo 6.2.2.1.1 Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa exceto que no caso da solicitação de compra os dados da solicitação ficam armazenados na tabela SC1, os dados de rateio de centro de custo ficam disponíveis na tabela SCX e os dados de rateio de projeto/tarefa ficam armazenados na tabela AFG.
1.2.2.3.2. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de solicitação de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Solicitar/Cotar => Solicitações de Compras. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.4.Pedido de Compra
O Pedido de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedido de Compras (MATA120).
Os pedidos de Compra cadastradas no Protheus serão enviadas para o RM mas não irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto. Estas solicitações serão armazenadas como movimentos do RM Nucleus.
O adapter enviará todas os pedidos cadastrados independentemente se houver projeto vinculado ao pedido. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre os pedidos cadastrados e envie apenas os que possuam projeto/tarefa vinculados conforme tópico Filtrar Envio dos Pedidos de Compra.
1.2.2.4.1. Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa
Os rateios de centro de custo e de projeto/tarefa serão enviados seguindo a mesma regra descrita no capítulo 6.2.2.1.1 Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa exceto que no caso do pedido de compra os dados ficam armazenados na tabela SC7, os dados de rateio de centro de custo ficam disponíveis na tabela SCH e os dados de rateio de projeto/tarefa ficam armazenados na tabela AJ7.
1.2.2.4.2. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de solicitação de compra estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Pedidos => Pedido de Compra. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.5.Nota Fiscal de Entrada
A Nota Fiscal de Entrada (Documento de Entrada) pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Movimentos => Documento de Entrada (MATA103).
Os documentos de entrada cadastrados no Protheus serão enviadas para o RM e irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto quando houver projeto/tarefa vinculados ao documento. Os valores apropriados poderão ser visualizadas no cronograma do projeto.
O adapter enviará todas os documentos de entrada cadastrados independentemente se houver projeto vinculado ao pedido. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre os documentos de entrada cadastrados e envie apenas os que possuam projeto/tarefa vinculados conforme tópico Filtrar Envio de Documento de Entrada.
1.2.2.5.1. Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa
Os rateios de centro de custo e de projeto/tarefa serão enviados seguindo a mesma regra descrita no capítulo 6.2.2.1.1 Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa exceto que no caso do documento de entrada os dados ficam armazenados nas tabelas SF1 e SD1, os dados de rateio de centro de custo ficam disponíveis na tabela SDE e os dados de rateio de projeto/tarefa ficam armazenados na tabela AFN.
1.2.2.5.2. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de documento de entrada estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Materiais => Compras => Atualizações => Movimentos => Documento de Entrada. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.6.Título a Pagar
O Título a Pagar pode ser acessado no Protheus através do módulo Financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar (FINA050).
Os títulos a pagar cadastrados no Protheus serão enviadas para o RM e irão gerar apropriações no TOTVS Obras e Projeto quando houver projeto/tarefa vinculados ao título. Os valores apropriados poderão ser visualizadas no cronograma do projeto.
O adapter enviará todas os títulos cadastrados independentemente se houver projeto vinculado. Para diminuir o tráfego de mensagens entre os sistemas recomendamos criar uma função que filtre os títulos cadastrados e envie apenas os que possuam projeto/tarefa vinculados conforme tópico Filtrar envio dos Títulos a Pagar.
1.2.2.6.1. Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa
Os rateios de centro de custo e de projeto/tarefa serão enviados seguindo a mesma regra descrita no capítulo 6.2.2.1.1 Rateio de Centro de Custo e Rateio de Projeto/Tarefa exceto que no caso do título a pagar os dados ficam armazenados na tabela SE2, os dados de rateio de centro de custo ficam disponíveis na tabela CV4 e os dados de rateio de projeto/tarefa ficam armazenados na tabela AFR.
Para que o Protheus gere informações de rateio de centro de custo é necessário incluir o lançamento padrão 511 através módulo Financeiro (SIGAFIN) no menu Atualizações => Cadastros => Lançamento Padrão (CTBA080).
Na tela de Lançamento Padrão, acesse: Financeiro => Contas a Pagar => Inclusão. Clique com o botão direito em “Inclusão” e selecione a opção “Incluir Lançamento”. Na aba Cadastro, preencha o campo “Cod Lanc Pad.” com o valor 511, o campo “Sequencia” com o valor 001, o campo “Descrição” com o valor RATEIO e o campo “Tipo de SLD” com o valor 1.
1.2.2.6.2. Documentação da funcionalidade (Protheus)
As informações referentes ao formulário de título a pagar estão disponíveis no Help OnLine do Protheus através do caminho Controladoria => Financeiro => Atualizações => Contas a Pagar => Contas a Pagar. Os procedimentos para instalação do help estão no capítulo 8.1.
1.2.2.7.Atualização de Custo
A atualização de custo deve ser gerada somente no BackOffice Protheus e sincronizada de forma automática para o RM. É utilizada a mensagem ItemCosting.
2. Mensagem Única
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 001 | Contrato | RM | Protheus | Contract_1_000.xsd |
002 | Projeto | RM | Protheus | Project_2_000.xsd | |
003 | Obra | RM | Protheus | SubProject_2_000.xsd | |
004 | Etapa | RM | Protheus | StepProject_2_000.xsd | |
005 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_2_000.xsd | |
006 | Centro de Custo | Protheus | RM | CostCenter_2_000.xsd | |
007 | Moeda | Protheus | RM | Currency_2_001.xsd | |
008 | Cotação | Protheus | RM | CurrencyQuotation_2_001.xsd | |
009 | Cliente | Protheus | RM | CustomerVendor_2_002.xsd | |
010 | Fornecedor | Protheus | RM | CustomerVendor_2_002.xsd | |
011 | Produto | Protheus | RM | Item_2_001.xsd | |
012 | Condição de Pagamento | Protheus | RM | PaymentCondition_2_000.xsd | |
013 | Unidade de Medida | Protheus | RM | UnitOfMeasure_2_000.xsd | |
014 | Local de Estoque | Protheus | RM | Warehouse_1_000.xsd | |
015 | InternalID | Protheus | RM | InternalId_1_000.xsd | |
Processos | 016 | Solicitação de Armazém | RM/Protheus | Protheus/RM | Request_1_008.xsd |
017 | Solicitação de Compra | RM/Protheus | Protheus/RM | Request_1_008.xsd | |
018 | Baixa de Estoque | Protheus | RM | StockTurnover_1_001.xsd | |
019 | Pedido de Compra | RM | Protheus | Order_3_002.xsd | |
020 | Pedido de Venda | RM/Protheus | Protheus/RM | Order_3_002.xsd | |
022 | Título a Receber | RM | Protheus | AccountReceivableDocument_2_000.xsd | |
023 | Substituição de Título a Receber | RM | Protheus | AccountReceivableDocumentReplace_1_000.xsd | |
024 | Título a Pagar | RM/Protheus | Protheus/RM | AccountPayableDocument_2_000.xsd | |
025 | Substituição de Título a Pagar | RM | Protheus | AccountPayableDocumentReplace_1_000.xsd |
2.1.Warehouse
Warehouse_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS (Cliente) | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Código da empresa | NNR | Empresa | TLOC | CODCOLIGADA |
BranchId | Código da Filial | NNR | NNR_FILIAL | - | |
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | NNR | Empresa|NNR_FILIAL | TLOC | CODFILIAL |
Code | Código Local de Estoque | NNR | NNR_CODIGO | TLOC | CODLOC |
InternalId | InternalId da Entdade | NNR | Empresa|NNR_FILIAL|NNR_CODIGO | TLOC | CODCOLIGADA|CODFILIAL|CODLOC |
Description | Descrição Local Estoque | NNR | NNR_DESCRI | TLOC | NOME |
Active | Local Estoque Ativo? | TLOC | INATIVO (0 – ATIVO, 1 – INATIVO) |
2.2.UnitOfMeasure
UnitOfMeasure_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
Code | Código da Unidade de Medida | SAH | AH_UNIMED | TUND | CODUND |
InternalId | InternalId de Integração | SAH | Empresa|AH_FILIAL| AH_UNIMED | HCINTEGRACAOID | IDINTEGRACAO |
Description | Descrição da Unidade de Medida | SAH | AH_DESCPO | TUND | DESCRICAO |
TUND | CODUNDBASE | ||||
TUND | FATORCONVERSAO |
2.3.CostCenter
CostCenter_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Código da Empresa | GCCUSTO | CODCOLIGADA | ||
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | CTT | Empresa | - | - |
BranchId | Código da Filial | CTT | CTT_FILIAL | - | - |
Code | Código do Centro de Custo | CTT | CTT_CUSTO | GCCUSTO | CODCCUSTO |
InternalId | InternalId de Integração | CTT | Empresa|CTT_FILIAL|CTT_CUSTO | HCINTEGRACAO | IDINTEGRACAO |
RegisterSituation | Situação do Centro de Custo (Ativo ou Inativo) | CTT | CTT_BLOQ | GCCUSTO | ATIVO |
Name | Descrição do Centro de Custo | CTT | CTT_DESC01 | GCCUSTO | NOME |
ShortCode | Código do Centro de Custo reduzido | CTT | CTT_RES | GCCUSTO | CODREDUZIDO |
SPED | Define se Centro de Custo será enviado para SPED | - | - | GCCUSTO | ENVIASPED |
Class | Classe do Centro de Custo | CTT | CTT_CLASSE | GCUSTO | PERMITELANCAMENTO |
2.4.Item
Item_2_001 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Código da Empresa | SB1 | Empresa | TPRODUTO | CODCOLPRD |
TPRODUTODEF | CODCOLIGADA | ||||
BranchId | Código da Filial | SB1 | B1_FILIAL | - | - |
CompanyInternalId | InternalId de Empresa/Filial | SB1 | Empresa|B1_FILIAL | - | - |
Code | Código Item | SB1 | B1_COD | TPRODUTO | CODIGOPRD |
InternalId | InternalId de Integração | SB1 | Empresa|B1_FILIAL| B1_COD | HCINTEGRACAOID | IDINTEGRACAO |
Name | Nome | SB1 | B1_DESC | TPRODUTO | DESCRICAO |
ShortName | Nome Curto | SB1 | B1_DESC | TPRODUTO | NOMEFANTASIA |
Active | Item Ativo? | SB1 | B1_ATIVO | TPRODUTO | INATIVO |
UnitOfMeasureInternalId | InternalId da chave completa de Unidade Medida do produto | SB1 | Empresa|SAH_FILIAL|B1_UM | TPRODUTODEF | CODUNDCONTROLE |
CODUNDCOMPRA | |||||
CODUNDVENDA | |||||
HCUNDCONV | CODUND | ||||
DeployDate | Data Implantação | - | - | TPRODUTO | DTCADASTRAMENTO |
NetWeight | Peso Líquido | SB1 | B1_PESO | TPRODUTO | PESOLIQUIDO |
GrossWeight | GrossWeight | SB1 | B1_PESBRU | TPRODUTO | PESOBRUTO |
Origin | Origem da mercadoria | SB1 | B1_ORIGEM | TPRODUTO | REFERENCIACP |
Values.CostPrice | Preço de Custo | SB1 | BZ_UPRC ou B1_UPRC | TPRODUTODEF | PRECO1 |
Values.SalesPrice | Preço de Venda | SB1 | B1_PRV1 | TPRODUTODEF | PRECO2 |
Values.AverageCostPrice | Preço Médio de Custo | SB2 | B2_CM1 | TPRODUTODEF | CUSTOMEDIO |
Values.StandardCostPrice | Preço Padrão | SB1 | BZ_CUSTD ou B1_CUSTD | TPRODUTODEF | CUSTOUNITARIO |
Values.BaseDate | Data Base do Calculo dos preços | SB1 | BZ_UCALSTD ou B1_UCALSTD | TPRODUTODEF | DATABASEPRECO1 |
ProductType | Tipo de produto | SB1 | B1_TIPO | TPRODUTO | TIPO |
SecondUnitOfMeasureInternalId | InternalId da Segunda Unidade de Medida | SB1 | Empresa|AH_FILIAL|B1_SEGUM | HCUNDCONV | CODUNDSEG |
MultiplicationFactorValue | Fator multiplicador da conversão para a segunda unidade de medida | SB1 | B1_CONV | HCUNDCONV | FATOR |
2.5.Currency
Currency_2_001 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
Code | Código da Moeda | CTO | CTO_MOEDA | - | - |
InternalId | InternalId da Entdade | CTO | Empresa| CTO_FILIAL| CTO_MOEDA | HCINTEGRACAOID | IDINTEGRACAO |
Description | Descrição da Moeda | CTO | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | Símbolo da Moeda | CTO | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
DecimalPlaces | Número de casas decimais | CTO | CTO_DECIM | GMOEDA | NUMCASASDECIMAIS |
2.6.CurrencyQuotation
CurrencyQuotation_2_001 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CurrencyCode | CTP | CTP_MOEDA | |||
CurrencyInternalId | InternalId da chave completa de Moeda do produto | Empresa| CTO_FILIAL| CTO_MOEDA | GCOTACAO | SIMBOLO | |
ListOfQuotation.Quotation. Day + Period.Month + Period.Year | Data da Cotação | CTP | CTP_DATA | GCOTACAO | DATA |
ListOfQuotation.Quotation. InternalId | Identificador da Cotação | CTP | Empresa|CTP_FILIAL|CTP_MOEDA| CTP_DATA | HCINTEGRACAO | IDINTEGRACAO |
ListOfQuotation.Quotation. Value | Valor da Cotação | CTP | CTP_TAXA | GCOTACAO | FATOR |
FATORREAL | |||||
| GCOTACAO | SIMBOLOREF |
2.7.CustomerVendor
CustomerVendor_2_002 | ||||||
Mensagem Padrão | PROTHEUS (Cliente) | PROTHEUS (Fornecedor) | RM | |||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
CompanyId | SA1 | Empresa | SA2 | Empresa | FCFO | CODCOLIGADA |
BranchId | SA1 | A1_FILIAL | SA2 | A2_FILIAL | - | - |
CompanyInternalId | SA1 | Empresa|A1_FILIAL | SA2 | Empresa| A2_FILIAL | - | - |
Code | SA1 | A1_COD | SA2 | A2_COD | FCFO | CODCFO |
InternalId | SA1 | Empresa|A1_FILIAL |A1_COD | SA2 | Empresa| A2_FILIAL|A2_COD | HCINTEGRACAOID | |
ShortName | SA1 | A1_NREDUZ | SA2 | A2_NREDUZ | FCFO | NOMEFANTASIA |
Name | SA1 | A1_NOME | SA2 | A2_NOME | FCFO | NOME |
Type | SA1 | Customer | SA2 | Vendor | FCFO | PAGREC |
EntityType | SA1 | A1_TIPO | SA2 | A2_TIPO | FCFO | PESSOAFISOUJUR |
RegisterDate | SA1 | RegisterDate | ||||
RegisterSituation | SA1 | A1_MSBLQL | SA2 | A2_MSBLQL | FCFO | ATIVO |
GovernmentalInformation.Id Name=CNPJ | SA1 | A1_CGC | SA2 | A2_CGC | FCFO | CGCCFO |
Address.Address | SA1 | A2_END | SA2 | A2_END | FCFO | RUA |
Address.Number | SA1 | A2_END | SA2 | A2_END | FCFO | NUMERO |
Address.Complement | SA1 | A1_COMPLEM | SA2 | A2_COMPLEM | FCFO | COMPLEMENTO |
Address.City.CityCode | SA1 | A1_EST+A1_COD_MUN | SA2 | A2_COD_MUN | FCFO | CODMUNICIPIO |
Address.City.CityDescription | SA1 | A1_MUN | SA2 | A2_MUN | FCFO | CIDADE |
Address.District | SA1 | A1_BAIRRO | SA2 | A2_BAIRRO | FCFO | BAIRRO |
Address.State.StateCode | SA1 | A1_EST | SA2 | A2_EST | FCFO | CODETD |
Address.State.StateDescription | SA1 | X5DESCRI | SA2 | X5DESCRI | FCFO | DESCETD |
Address.Country.CountryCode | SA1 | A1_PAIS | SA2 | A2_PAIS | FCFO | CODPAIS |
Address.Country.CountryDescription | SA1 | SA2 | FCFO | PAIS | ||
Address.ZIPCode | SA1 | A1_CEP | SA2 | A2_CEP | FCFO | CEP |
Address.POBox | SA1 | A1_CX_POST | SA2 | A2_CX_POST | FCFO | CAIXAPOSTAL |
ListOfCommunicationInformation.CommunicationInformation.PhoneNumber | SA1 | A1_TEL | SA2 | A2_TEL | FCFO | TELEFONE |
ListOfCommunicationInformation.CommunicationInformation.FaxNumber | SA1 | A1_FAX | SA2 | A2_FAX | FCFO | FAX |
ListOfCommunicationInformation.CommunicationInformation.Email | SA1 | A1_EMAIL | SA2 | A2_EMAIL | FCFO |
2.8.PaymentCondition
PaymentCondition_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Código da Empresa | SE4 | Empresa | TCPG | CODCOLIGADA |
BranchId | Código da Filial | SE4 | E4_FILIAL | - | - |
CompanyInternalId | InternalID da Empresa|FIlial | SE4 | Empresa|E4_FILIAL | - | - |
Code | Código da Condição de Pagamento | SE4 | E4_CODIGO | TCPG | CODCPG |
InternalId | InternalID | SE4 | Empresa|E4_FILIAL |E4_CODIGO | HCINTEGRACAOID | IDINTEGRACAO |
Description | Descrição da Condição de Pagamento | SE4 | E4_DESCRI | TCPG | NOME |
DayFirstDue | Quantidade de dias para o vencimento da primeira parcela | SE4 | Ver Tópico 6.1.7.2 | TCPG | PRAZO1 |
QuantityPlots | Quantidade de parcelas | SE4 | TCPG | QUANTASVEZES1 | |
RangePlots | Intervalo entre cada parcela, em dias | SE4 | TCPG | PERIODOEMDIAS1 | |
WeekDayFixed | Define um dia da semana fixo para o vencimento das parcelas. (1 – Domingo, 2 – Segunda, 3 – Terça, 4 – Quarta, 5 – Quinta, 6 – Sexta, 7 – Sábado) | SE4 | TCPG | DIASVENCSEMANA | |
DaysCondition | Define como será a contagem dos dias do intervalo de cada parcela. (1 - Data do Dia, 2 - Fora o Dia, 3 - Fora Semana, 4 - Fora Quinzena, 5 - Fora Mês, 6 - Fora Dezena) | - | - | TCPG | TIPO1 |
2.9.Project
Project_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Codigo da Empresa | AF8 | Empresa | MPRJ | CODCOLIGADA |
BranchId | Codigo da Filial | AF8 | AF8_FILIAL | MPRJ | CODFILIAL |
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL | MPRJ | CODCOLIGADA|CODFILIAL |
ShortCode | Id da Projeto | - | - | MPRJ | IDPRJ |
Code | Código da Projeto | AF8 | AF8_PROJET | MPRJ | CODPRJ |
InternalId | InternalId da Entidade | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET | MPRJ | CODCOLIGADA|IDPRJ |
Description | Descrição do Projeto | AF8 | AF8_DESCRI | MPRJ | DESCRICAO |
CostCenterCode | Codigo do Centro de Custo | - | - | MPRJ | CODCCUSTO |
CostCenterInternalId | InternalId do CostCenterCode | - | - | MPRJ | CODCOLIGADA |CODCCUSTO |
RegisterDate | Data de cadastro do Projeto | AF8 | AF8_DATA | MPRJSTATUSLOG | DATAMUDANCA |
BeginDate | Data de previsão de início do projeto | - | - | MPERIODO | DTINICIO |
FinalDate | Data de término do Projeto | - | - | MPERIODO | DTFIM |
StatusProject | Situação(posição) do Projeto | - | - | MPRJSTATUSLOG | POSICAO |
2.10. SubProject
SubProject_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Codigo da Empresa | AFC | Empresa | MTAREFA | CODCOLIGADA |
BranchId | Codigo da Filial | AFC | AFC_FILIAL | MTAREFA | CODFILIAL |
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | AFC | Empresa|AFC_FILIAL | MTAREFA | CODCOLIGADA|CODFILIAL |
ShortCode | Id da Obra | - | - | MTAREFA | IDTRF |
Code | Código da Obra | AFC | AFC_EDT | MTAREFA | CODTRF |
InternalId | InternalId da Entidade | AFC | Empresa|AFC_FILIAL|AFC_PROJET|AFC_EDT | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF |
ProjectShortCode | Id do Projeto | - | - | MTAREFA | IDPRJ |
ProjectInternalId | InternalId da Chave de Projetos | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ |
Name | Nome da Obra | AFC | AFC_DESCRI | MTAREFA | NOME |
Description | Descrição da Obra | AFC | AFC_DESCRI | MTAREFA | DESCRICAO |
Amount | Quantidade | AFC | AFC_QUANT | MTAREFA | QUANTIDADE |
UnitCost | Custo Unitário | AFC | AFC_CUSTO | MTAREFA | CUSTOUNIT |
TotalCost | Custo Total | - | - | MTAREFA | CUSTOTOTAL |
UnitValue | Valor Unitário | - | - | MTAREFA | VALORUNIT |
TotalValue | Valor Total | AFC | AFC_TOTAL | MTAREFA | VALORTOTAL |
2.11. StepProject
StepProject_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Codigo da Empresa | AFC | Empresa | MTAREFA | CODCOLIGADA |
BranchId | Codigo da Filial | AFC | AFC_FILIAL | MTAREFA | CODFILIAL |
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | AFC | Empresa|AFC_FILIAL | MTAREFA | CODCOLIGADA|CODFILIAL |
ShortCode | Id da Etapa | - | - | MTAREFA | IDTRF |
Code | Código da Etapa | AFC | AFC_EDT | MTAREFA | CODTRF |
InternalId | InternalId da Entidade | AFC | Empresa|AFC_FILIAL|AFC_PROJET|AFC_EDT | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF |
ProjectShortCode | Id do Projeto | - | - | MTAREFA | IDPRJ |
ProjectInternalId | InternalId da Chave de Projetos | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ |
Name | Nome da Etapa | AFC | AFC_DESCRI | MTAREFA | NOME |
Description | Descrição da Etapa | AFC | AFC_DESCRI | MTAREFA | DESCRICAO |
UnitCost | Custo Unitário | AFC | AFC_CUSTO | MTAREFA | CUSTOUNIT |
TotalCost | Custo Total | - | - | MTAREFA | CUSTOTOTAL |
UnitValue | Valor Unitário | - | - | MTAREFA | VALORUNIT |
TotalValue | Valor Total | AFC | AFC_TOTAL | MTAREFA | VALORTOTAL |
ParentNode | Identificador da Etapa Pai | AFC | AFC_EDTPAI | MTAREFA | IDPAI |
ParentNodeInternalId | InternalID do ParentNode | AFC | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET ou Empresa|AFC_FILIAL|AFC_PROJET|AFC_EDT | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDPAI |
Level | Nível da Etapa | AFC | AFC_NIVEL | MTAREFA | NIVEL |
2.12. TaskProject
TaskProject_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Codigo da Empresa | AF9 | Empresa | MTAREFA | CODCOLIGADA |
BranchId | Codigo da Filial | AF9 | AF9_FILIAL | MTAREFA | CODFILIAL |
CompanyInternalId | InternalId da chave completa de empresa do produto | AF9 | Empresa|AF9_FILIAL | MTAREFA | CODCOLIGADA|CODFILIAL |
ShortCode | Id da Tarefa | - | - | MTAREFA | IDTRF |
Code | Código da Tarefa | AF9 | AF9_TAREFA | MTAREFA | CODTRF |
InternalId | InternalId da Entidade | AF9 | Empresa|AF9_FILIAL| AF9_PROJET |AF9_TAREFA | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF |
Name | Nome da Tarefa | AF9 | AF9_DESCRI | MTAREFA | NOME |
Description | Descrição da Tarefa | AF9 | AF9_DESCRI | MTAREFA | DESCRICAO |
ProjectInternalId | InternalId da Chave de Projetos | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET | MTAREFA | IDPRJ |
ProjectShortCode | Id do Projeto | - | - | MTAREFA | IDPRJ |
UnitOfMeasureCode | Código da Unidade de Medida | AF9 | AF9_UM | MTAREFA | CODUND |
UnitOfMeasureInternalId | InternalId da Unidade de Medida | SAH | Empresa|AH_FILIAL|AH_UNIMED | MTAREFA | CODUND |
Amount | Quantidade | AF9 | AF9_QUANT | MTAREFA | QUANTIDADE |
UnitCost | Custo Unitário | AF9_CUSTO | MTAREFA | CUSTOUNIT | |
TotalCost | Custo Total | - | - | MTAREFA | CUSTOTOTAL |
UnitValue | Valor Unitário | - | - | MTAREFA | VALORUNIT |
TotalValue | Valor Total | AF9 | AF9_TOTAL | MTAREFA | VALORTOTAL |
ParentNode | Identificador da Etapa Pai | AFC | AF8_PROJET ou AFC_EDT | MTAREFA | IDPAI |
ParentNodeInternalId | InternalID do ParentNode | AFC | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET ou Empresa|AFC_FILIAL|AFC_PROJET|AFC_EDT | MTAREFA | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDPAI |
Level | Nível da Tarefa | AF9 | AF9_NIVEL | MTAREFA | NIVEL |
2.13. Contract
Contract_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do contrato | ANE | Empresa|ANE_FILIAL|ANE_PROJET|ANE_REVISA|ANE_CONTRA | MCNT | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDCNT |
CompanyId | Codigo da empresa | ANE | Empresa | MCNT | CODCOLIGADA |
ProjectInternalId | InternalId do projetos | AF8 | Empresa|AF8_FILIAL|AF8_PROJET | MCNT | CODCOLIGADA|IDPRJ |
ContractNumber | Numero do contrato | ANE | ANE_CONTRA | MCNT | NUMCNT |
2.14. Request
Request_1_008 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
Number | Numero da Solicitação, que é propagado para o pedido e nota fiscal | TMOV | NUMEROMOV | ||
InternalId | InternalId da Solicitação | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV | ||
Type | Tipo da Solicitação (S.A. ou S.C.) | - | - | ||
CompanyId | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA | ||
BranchId | Filial | TMOV | CODFILIAL | ||
CompanyInternalId | InernalId da Empresa | TMOV | CODCOLIGADA|CODFILIAL | ||
UserRequesterCode | Código do Usuário Requisitante | TMOV | CODUSUARIO | ||
UserRequesterName | Nome do Usuário Requisitante | TMOV | CODUSUARIO | ||
UserRequesterInternalId | Código do Usuário Requisitante | TMOV | CODUSUARIO | ||
Series | Série da Solicitação, utilizada como agrupador e é propagada no pedido e nota fiscal | TMOV | SERIE | ||
RegisterDateTime | Data de Emissão da solicitação | TMOV | DATAEMISSAO | ||
DeliveryDateTime | Data de Entrega ou Previsão de entrega | TMOV | DATAENTREGA | ||
AbatementDateTime | Data de Dedução no contrato (muito utilizado em integração com TOP) | TMOV | DATADEDUCAO | ||
PaymentConditionCode | Código da Condição de Pagamento | TMOV | CODCPG | ||
PaymentConditionInternalId | InternalId da PaymentConditionCode | TMOV | CODCOLIGADA|CODCPG | ||
ProjectInternalId | InternalId do ProjectCode | TMOV | IDPRJ | ||
Observation | Observação | TMOV | OBSERVACAO | ||
| |||||
InternalId | Id de integração do rateio | TMOVRATCCU | CODCOLIGADA| IDMOVRATCCU | ||
CostCenterInternalId | Id de integração do Centro de Custo | TMOVRATCCU | CODCOLIGADA|CODCCUSTO | ||
ProjectInternalId | Id de integração do Projeto | TMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ | ||
TaskInternalId | Id de integração da Tarefa | TMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
Value | Valor nominal referente à entidade que influi neste rateio | TMOVRATCCU | VALOR | ||
Percentual | Percentual do valor referente à entidade que influi neste rateio | TMOVRATCCU | PERCENTUAL | ||
Observation | Observação | TMOVRATCCU | HISTORICO | ||
ListOfRequestItem. RequestItem. | |||||
Code | Código do item da solicitação | TITMMOV | NSEQITMMOV | ||
InternalId | InternalId do item da solicitação | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDMOV|NSEQITMMOV | ||
ItemCode | Código do Item | TITMMOV | IDPRD | ||
ItemInternalId | InternalId do ItemCOde | TITMMOV | IDPRD | ||
UnitPrice | Preço Unitário | TITMMOV | PRECOUNITARIO | ||
TotalPrice | Preço Total do Item | TITMMOV | VALORLIQUIDO | ||
Quantity | Quantidade | TITMMOV | QUANTIDADE | ||
UnitOfMeasureCode | Código da Unidade de Medida | TITMMOV | CODUND | ||
UnitOfMeasureInternalId | InternalId da UnitOfMeasureCode | TITMMOV | CODUND | ||
WarehouseCode | Código do Local de Estoque(Armazem) | TITMMOV | CODLOC | ||
WarehouseInternalId | InternalId do WarehouseCode | TITMMOV | CODCOLIGADA|CODFILIAL|CODLOC | ||
DeliveryDateTime | Data de Entrega ou Previsão de entrega do item | TITMMOV | DATAENTREGA | ||
CostCenterCode | Código do Centro de Custo | TITMMOV | CODCCUSTO | ||
CostCenterInternalId | InternalId do CostCenterCode | TITMMOV | CODCOLIGADA|CODCCUSTO | ||
ProjectInternalId | InternalId do ProjectCode | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDPRJ | ||
TaskInternalId | InternalId da TaskCode | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. InternalId | Id de integração do rateio | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDMOVRATCCU | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. CostCenterInternalId | Id de integração do Centro de Custo | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|CODCCUSTO | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. ProjectInternalId | Id de integração do Projeto | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. TaskInternalId | Id de integração da Tarefa | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. Value | Valor nominal referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | VALOR | ||
ListOfApportionRequestItem. ApportionRequestItem. Percentual | Percentual do valor referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | PERCENTUAL |
2.15. Order
Order_3_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do Pedido | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV | ||
OrderPurpose
| Tipo da Solicitação (2-Pedido de Venda ou 1-Pedido de Compra) | - | - | ||
CompanyId | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA | ||
CompanyInternalId | InernalId da Empresa | TMOV | CODCOLIGADA|CODFILIAL | ||
BranchId | Filial | TMOV | CODFILIAL | ||
CustumerCode | Codigo do cliente/fornecedor | TMOV | CODCFO | ||
CustumerInternalId | Internald do cliente/fornecedor | TMOV | CODCOLCFO|CODCFO | ||
RegisterDate | Data de Emissão | TMOV | DATAEMISSAO | ||
DeliveryAddress.State.StateCode | Codigo do Estado | TMOV | CODETDMUNSERV | ||
DeliveryAddress.State.StateInternalId | InternalId do Estado | TMOV | CODETDMUNSERV | ||
DeliveryAddress.City.CityCode | Código do Municipio | TMOV | CODMUNSERVICO | ||
DeliveryAddress.City.CityInternalId | InternalId do Municipio | TMOV | CODETDMUNSERV|CODMUNSERVICO | ||
PaymenTermCode | Código da Condição de Pagamento | TMOV | CODCPG | ||
PaymentConditionInternalId | InternalId da condição de pagamento | TMOV | CODCOLIGADA|CODCPG | ||
SalesOrderItens.OrderItem | |||||
OrderItem | Código do Item | TITMMOV | NSEQITMMOV | ||
InternalId | InternalId do item do pedido | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDMOV|NSEQITMMOV | ||
ItemCode | Código do produto | TITMMOV | IDPRD | ||
ItemInternalId | InternalId do Produto | TITMMOV | IDPRD | ||
UnitPrice | Preço Unitário | TITMMOV | PRECOUNITARIO | ||
TotalPrice | Preço Total do Item | TITMMOV | VALORLIQUIDO | ||
Quantity | Quantidade | TITMMOV | QUANTIDADE | ||
SalesOrderItens.OrderItem.ListOfApportionOrderItem.ApportionOrderItem | |||||
InternalId | Id de integração do rateio | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDMOVRATCCU | ||
CostCenterInternalId | Id de integração do Centro de Custo | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|CODCCUSTO | ||
ProjectInternalId | Id de integração do Projeto | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ | ||
SubProjectInternalId | InternalId da Obra | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
TaskInternalId | Id de integração da Tarefa | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
Value | Valor nominal referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | VALOR | ||
Percentual | Percentual do valor referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | PERCENTUAL | ||
Quantity | Quantidade referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | QUANTIDADE | ||
ListOfCreditDocument.CreditDocumentItem | |||||
CreditDocumentInternalId | InternalId do título de origem do crédito | - | - | ||
Value | Valor | - | - |
2.16. StockTurnOver
StockTurnOver_1_000 | ||||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | |||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |||
InternalId | InternalId do Movimento | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV | |||
Type | Código do Tipo de Movimento | TMOV | TIPO | |||
CompanyId | InernalId da Empresa | TMOV | CODCOLIGADA | |||
BranchId | Filial | TMOV | CODFILIAL | |||
RegisterDateTime | Data de Emissão | TMOV | DATAEMISSAO | |||
DeliveryDateTime | Data de Entrega | TMOV | DATAENTREGA | |||
AbatementDateTime | Data de Dedução | TMOV | DATADEDUCAO | |||
ProjectInternalId | Identificação do Projeto | TMOV | IDPRJ | |||
MainOrderCode | Código da ordem se serviço | TMOV | CODOS | |||
MainOrderInternalId | Identificação da ordem de serviço | TMOV | OSINTERNALID | |||
Observation | Observação | TMOV | OBSERVACAO | |||
ListOfApportionStockTurnover.ListOfStockTurnoverItem.StockTurnoverItem | ||||||
InternalId | InternalId do Movimento | TITMMOV | CODCOLIGADA|IDMOV|NSEQITMMOV | |||
Code | Código do Item | TITMMOV | NSEQITMMOV | |||
CompanyId | InternalId do item do pedido | TITMMOV | CODCOLIGADA | |||
InternalId | Código do produto | TITMMOV | IDPRD | |||
UnitOfMeasureInternalId | InternalId da chave completa de Unidade Medida do produto | TITMMOV | CODUND | |||
WarehouseInternalId | InternalId do WarehouseCode | TITMMOV | CODLOC | |||
CostCenterInternalId | Código do Centro de Custo | TITMMOV | CODCCUSTO | |||
UnitPrice | Preço Unitário | TITMMOV | PRECOUNITARIO | |||
TotalPrice | Preço Total do Item | TITMMOV | VALORLIQUIDO | |||
Quantity | Quantidade | TITMMOV | QUANTIDADE | |||
DeliveryDateTime | Data de Entrega | TITMMOV | DATAENTREGA | |||
UnitPrice | Preço unitário | TITMMOV | VALORUNITARIO | |||
ProjectInternalId | Identificação do Projeto | TITMMOV | IDPRJ | |||
TaskInternalId | Identificação da Tarefa | TITMMOV | IDTRF | |||
ListOfApportionStockTurnover.ListOfStockTurnoverItem.StockTurnoverItem.ListOfApportionStockTurnoverItem.ApportionStockTurnoverItem | ||||||
InternalId | Id de integração do rateio | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDMOVRATCCU | |||
CostCenterInternalId | Id de integração do Centro de Custo | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|CODCCUSTO | |||
ProjectInternalId | Id de integração do Projeto | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ | |||
SubProjectInternalId | InternalId da Obra | TITMMOVRATCC | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | |||
TaskInternalId | Id de integração da Tarefa | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | |||
Value | Valor nominal referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | VALOR | |||
Percentual | Percentual do valor referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | PERCENTUAL | |||
Quantity | Quantidade referente à entidade que influi neste rateio | TITMMOVRATCCU | QUANTIDADE | |||
2.18. AccountPayableDocument
AccountPayableDocument_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do Título | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV | ||
CompanyId | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA | ||
CompanyInternalId | InernalId da Empresa | TMOV | CODCOLIGADA|CODFILIAL | ||
BranchId | Filial | TMOV | CODFILIAL | ||
VendorCode | Codigo do fornecedor | TMOV | CODCFO | ||
VendorInternalId | Internald do fornecedor | TMOV | CODCOLCFO|CODCFO | ||
IssueDate | Data de Emissão | TMOV | DATAEMISSAO | ||
DueDate | Data de Vencimento |
| TMOV | DATAEXTRA1 | |
NetValue | Valor | TMOV | VALORBRUTO | ||
GrossValue | Valor | TMOV | VALORBRUTO | ||
ApportionmentDistribution.CostCenterCode | Centro de Custo | TITMMOVRATCCU | CODCCUSTO | ||
ApportionmentDistribution.CostCenterInternalId | InternalId do centro de custo | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDMOVRATCCU | ||
ApportionmentDistribution.ProjectInternalId | Id de integração do Projeto | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ | ||
ApportionmentDistribution.TaskInternalId | Id de integração da tarefa | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDPRJ|IDTRF | ||
ApportionmentDistribution.Value | Valor rateado no centro de custo | TITMMOVRATCCU | VALOR |
2.19. AccountReceivableDocument
AccountReceivableDocument_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do Título | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV | ||
CompanyId | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA | ||
CompanyInternalId | InernalId da Empresa | TMOV | CODCOLIGADA|CODFILIAL | ||
BranchId | Filial | TMOV | CODFILIAL | ||
CustumerCode | Codigo do cliente | TMOV | CODCFO | ||
CustumerInternalId | Internald do cliente | TMOV | CODCOLCFO|CODCFO | ||
IssueDate | Data de Emissão | TMOV | DATAEMISSAO | ||
DueDate | Data de Vencimento | TMOV | DATAEXTRA1 | ||
NetValue | Valor | TMOV | VALORBRUTO | ||
GrossValue | Valor | TMOV | VALORBRUTO | ||
ApportionmentDistribution.CostCenterCode | Centro de Custo | TITMMOVRATCCU | CODCCUSTO | ||
ApportionmentDistribution.CostCenterInternalId | InternalId do centro de custo | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA|IDMOVRATCCU | ||
ApportionmentDistribution.Value | Valor rateado no centro de custo | TITMMOVRATCCU | VALOR |
2.20. AccountPayableDocumentReplace
AccountPayableDocumentReplace_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CopyDataFromTemporary | Indica se os dados do título original serão copiados do título temporário. | SE2 | false | false | |
TemporaryAccountPayableDocument.CompanyId | Empresa do título temporário. | SE2 | Empresa | TMOVRELAC | CODCOLIGADA |
TemporaryAccountPayableDocument.BranchId | Filial do título temporário. | SE2 | E2_FILIAL | TMOVRELAC | CODFILIAL |
TemporaryAccountPayableDocument.CompanyInternalId | Empresa e filial do título temporário. | SE2 | Empresa|E2_FILIAL | TMOVRELAC|TMOV | CODCOLIGADA| CODFILIAL |
TemporaryAccountPayableDocument.InternalId | InternalID do título temporário. | SE2 | Empresa|E2_FILIAL|E2_PREFIXO|E2_NUM|E2_PARCELA|E2_TIPO|E2_FORNECEDOR|E2_LOJA | TMOVRELAC | CODCOLIGADA|IDMOV |
TemporaryAccountPayableDocument.DocumentPrefix | Prefixo do título temporário. | SE2 | E2_PREFIXO | ||
TemporaryAccountPayableDocument.DocumentNumber | Número do título temporário. | SE2 | E2_NUM | ||
TemporaryAccountPayableDocument.DocumentParcel | Parcela do título temporário. | SE2 | E2_PARCELA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.DocumentTypeCode | Tipo de documento do título temporário. | SE2 | E2_TIPO | ||
TemporaryAccountPayableDocument.VendorCode | Fornecedor do título temporário. | SE2 | E2_FORNECEDOR | ||
TemporaryAccountPayableDocument.StoreId | Loja do fornecedor do título temporário. | SE2 | E2_LOJA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.VendorInternalId | InternalID do fornecedor do título temporário. | SE2 | Empresa|A2_FILIAL|E2_FORNECE|E2_LOJA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.IssueDate | Data de emissão do título temporário. | SE2 | E2_EMISSAO | ||
TemporaryAccountPayableDocument.DueDate | Vencimento do título temporário. | SE2 | E2_VENCTO | ||
TemporaryAccountPayableDocument.RealDueDate | Vencimento real do título temporário. | SE2 | E2_VENCREA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.NetValue | Valor Líquido do título temporário. | SE2 | E2_VALOR | ||
TemporaryAccountPayableDocument.GrossValue | Valor bruto do título temporário. | SE2 | E2_VALOR | ||
TemporaryAccountPayableDocument.CurrencyCode | Moeda do título temporário. | SE2 | E2_MOEDA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.CurrencyInternalID | InternalID da moeda do título temporário. | SE2 | Empresa|CTO_FILIAL|E2_MOEDA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.CurrencyRate | Taxa do título temporário. | SE2 | E2_TXMOEDA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.InternalId | InternalID do Rateio. | SE2 | |||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.CostCenterInternalId | InternalID do centro de custo. | CV4 | Empresa|CTT_FILIAL|CV4_CCD | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.AccountantAcountInternalId | InternalID da conta contábil | CV4 | CV4_DEBITO | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.ProjectInternalId | InternalID do projeto. | SE2 | Empresa|AF8_FILIAL|AFR_PROJET | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.SubProjectInternalId | InternalID da Obra/Etapa/EDT. | SE2 | Empresa|AFR_PROJET|AFR_REVISA|AFR_EDT | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.TaskInternalId | InternalID da tarefa. | SE2 | Empresa|AFR_PROJET|AFR_REVISA|AFR_TAREFA | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Value | Valor do rateio. | SE2 | AFR_VALOR1 + CV4_VALOR | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Percentual | Percentual do rateio. | SE2 | AFR_VALOR1 + CV4_VALOR/E2_VALOR*100 | ||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Quantity | Quantidade do rateio. | SE2 | |||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Observation | Observação do rateio. | SE2 | |||
TemporaryAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Event | Evento (upsert/delete) do rateio. | SE2 | |||
TemporaryAccountPayableDocument.Observation | Observação do título temporário. | SE2 | E2_HIST | ||
TemporaryAccountPayableDocument.Origin | Origem do título temporário. | SE2 | E2_ORIGEM | ||
TemporaryAccountPayableDocument.FinancialNatureInternalId | InternalID da natureza financeira do título temporário. | SE2 | Empresa|ED_FILIAL|E2_NATUREZ | ||
OriginalAccountPayableDocument.CompanyId | Empresa do título efetivo. | SE2 | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA |
OriginalAccountPayableDocument.BranchId | Filial do título efetivo. | SE2 | E2_FILIAL | TMOV | CODFILIAL |
OriginalAccountPayableDocument.CompanyInternalId | Empresa e filial do título efetivo. | SE2 | Empresa|E2_FILIAL | TMOV | CODCOLIGADA| CODFILIAL |
OriginalAccountPayableDocument.InternalId | InternalID do título efetivo. | SE2 | Empresa|E2_FILIAL|E2_PREFIXO|E2_NUM|E2_PARCELA|E2_TIPO|E2_FORNECEDOR|E2_LOJA | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV |
OriginalAccountPayableDocument.DocumentPrefix | Prefixo do título efetivo. | SE2 | E2_PREFIXO | TMOV | SERIE |
OriginalAccountPayableDocument.DocumentNumber | Número do título efetivo. | SE2 | E2_NUM | TMOV | NUMEROMOV |
OriginalAccountPayableDocument.DocumentParcel | Parcela do título efetivo. | SE2 | E2_PARCELA | 1 | |
OriginalAccountPayableDocument.DocumentTypeCode | Tipo de documento do título efetivo. | SE2 | E2_TIPO | NF | |
OriginalAccountPayableDocument.VendorCode | Fornecedor do título efetivo. | SE2 | E2_FORNECEDOR | TMOV | CODCFO |
OriginalAccountPayableDocument.StoreId | Loja do fornecedor do título efetivo. | SE2 | E2_LOJA | ||
OriginalAccountPayableDocument.VendorInternalId | InternalID do fornecedor do título efetivo. | SE2 | Empresa|A2_FILIAL|E2_FORNECE|E2_LOJA | TMOV | CODCOLCFO| CODCFO |
OriginalAccountPayableDocument.IssueDate | Data de emissão do título efetivo. | SE2 | E2_EMISSAO | TMOV | DATAEMISSAO |
OriginalAccountPayableDocument.DueDate | Vencimento do título efetivo. | SE2 | E2_VENCTO | TMOV | DATAEXTRA1 |
OriginalAccountPayableDocument.RealDueDate | Vencimento real do título efetivo. | SE2 | E2_VENCREA | TMOV | DATAEXTRA1 |
OriginalAccountPayableDocument.NetValue | Valor Líquido do título efetivo. | SE2 | E2_VALOR | VALORBRUTO | |
OriginalAccountPayableDocument.GrossValue | Valor bruto do título efetivo. | SE2 | E2_VALOR | VALORBRUTO | |
OriginalAccountPayableDocument.CurrencyCode | Moeda do título efetivo. | SE2 | E2_MOEDA | ||
OriginalAccountPayableDocument.CurrencyInternalID | InternalID da moeda do título efetivo. | SE2 | Empresa|CTO_FILIAL|E2_MOEDA | ||
OriginalAccountPayableDocument.CurrencyRate | Taxa do título efetivo. | SE2 | E2_TXMOEDA | ||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.InternalId | InternalID do Rateio. | SE2 | |||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.CostCenterInternalId | InternalID do centro de custo. | SE2 | Empresa|CTT_FILIAL|CV4_CCD | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| CODCCUSTO |
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.AccountantAcountInternalId | InternalID da conta contábil | SE2 | CV4_DEBITO | ||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.ProjectInternalId | InternalID do projeto. | SE2 | Empresa|AF8_FILIAL|AFR_PROJET | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| IDPRJ |
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.SubProjectInternalId | InternalID da Obra/Etapa/EDT. | SE2 | Empresa|AFR_PROJET|AFR_REVISA|AFR_EDT | ||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.TaskInternalId | InternalID da tarefa. | SE2 | Empresa|AFR_PROJET|AFR_REVISA|AFR_TAREFA | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| IDPRJ| IDTRF |
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Value | Valor do rateio. | SE2 | AFR_VALOR1 + CV4_VALOR | TITMMOVRATCCU | VALOR |
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Percentual | Percentual do rateio. | SE2 | AFR_VALOR1 + CV4_VALOR/E2_VALOR*100 | ||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Quantity | Quantidade do rateio. | SE2 | |||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Observation | Observação do rateio. | SE2 | |||
OriginalAccountPayableDocument.ListOfApportion.Apportion.Event | Evento (upsert/delete) do rateio. | SE2 | |||
OriginalAccountPayableDocument.Observation | Observação do título efetivo. | SE2 | E2_HIST | ||
OriginalAccountPayableDocument.Origin | Origem do título efetivo. | SE2 | E2_ORIGEM | ||
OriginalAccountPayableDocument.FinancialNatureInternalId | InternalID da natureza financeira do título efetivo. | SE2 | Empresa|ED_FILIAL|E2_NATUREZ |
2.21. AccountReceivableDocumentReplace
AccountReceivableDocumentReplace_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CopyDataFromTemporary | Indica se os dados do título original serão copiados do título temporário. | SE1 | false | false | |
TemporaryAccountReceivableDocument.CompanyId | Empresa do título temporário. | SE1 | Empresa | TMOVRELAC | CODCOLIGADA |
TemporaryAccountReceivableDocument.BranchId | Filial do título temporário. | SE1 | E1_FILIAL | TMOVRELAC | CODFILIAL |
TemporaryAccountReceivableDocument.CompanyInternalId | Empresa e filial do título temporário. | SE1 | Empresa|E1_FILIAL | TMOVRELAC|TMOV | CODCOLIGADA| CODFILIAL |
TemporaryAccountReceivableDocument.InternalId | InternalID do título temporário. | SE1 | Empresa|E1_FILIAL|E1_PREFIXO|E1_NUM|E1_PARCELA|E1_TIPO | TMOVRELAC | CODCOLIGADA|IDMOV |
TemporaryAccountReceivableDocument.DocumentPrefix | Prefixo do título temporário. | SE1 | E1_PREFIXO | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.DocumentNumber | Número do título temporário. | SE1 | E1_NUM | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.DocumentParcel | Parcela do título temporário. | SE1 | E1_PARCELA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.DocumentTypeCode | Tipo de documento do título temporário. | SE1 | E1_TIPO | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CustomerCode | Cliente do título temporário. | SE1 | E1_CLIENTE | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CustumerInternalId | InternalID do cliente do título temporário. | SE1 | Empresa|A1_FILIAL|E1_CLIENTE|E1_LOJA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.StoreId | Loja do cliente do título temporário. | SE1 | E1_LOJA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CustomerBankCode | Código do banco do cliente do título temporário. | SE1 | E1_BCOCLI | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.Situation | Situação do título temporário. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.IssueDate | Data de emissão do título temporário. | SE1 | E1_EMISSAO | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.DueDate | Vencimento do título temporário. | SE1 | E1_VENCTO | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.NetValue | Valor Líquido do título temporário. | SE1 | E1_VALOR | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.GrossValue | Valor bruto do título temporário. | SE1 | E1_VALOR | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CurrencyCode | Moeda do título temporário. | SE1 | E1_MOEDA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CurrencyInternalID | InternalID da moeda do título temporário. | SE1 | Empresa|CTO_FILIAL|E1_MOEDA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.CurrencyRate | Taxa do título temporário. | SE1 | E1_TXMOEDA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.FinancialNatureInternalId | InternalID da natureza financeira do título temporário. | SE1 | Empresa|ED_FILIAL|E1_NATUREZ | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.InternalId | InternalID do Rateio. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.CostCenterInternalId | InternalID do centro de custo. | SE1 | Empresa|CTT_FILIAL|CTT_CUSTO | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.AccountantAcountInternalId | InternalID da conta contábil | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.ProjectInternalId | InternalID do projeto. | SE1 | Empresa|AF8_FILIAL|AFT_PROJET | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.SubProjectInternalId | InternalID da Obra/Etapa/EDT. | SE1 | Empresa|AFT_PROJET|AFT_REVISA|AFT_EDT | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.TaskInternalId | InternalID da tarefa. | SE1 | Empresa|AFT_PROJET|AFT_REVISA|AFT_TAREFA | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Value | Valor do rateio. | SE1 | AFT_VALOR1 | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Percentual | Percentual do rateio. | SE1 | AFT_VALOR1/E2_VALOR*100 | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Quantity | Quantidade do rateio. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Observation | Observação do rateio. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Event | Evento (upsert/delete) do rateio. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.Observation | Observação do título temporário. | SE1 | E1_HIST | ||
TemporaryAccountReceivableDocument.Origin | Origem do título temporário. | SE1 | E1_ORIGEM | ||
OriginalAccountReceivableDocument.CompanyId | Empresa do título efetivo. | SE1 | Empresa | TMOV | CODCOLIGADA |
OriginalAccountReceivableDocument.BranchId | Filial do título efetivo. | SE1 | E1_FILIAL | TMOV | CODFILIAL |
OriginalAccountReceivableDocument.CompanyInternalId | Empresa e filial do título efetivo. | SE1 | Empresa|E1_FILIAL | TMOV | CODCOLIGADA| CODFILIAL |
OriginalAccountReceivableDocument.InternalId | InternalID do título efetivo. | SE1 | Empresa|E1_FILIAL|E1_PREFIXO|E1_NUM|E1_PARCELA|E1_TIPO | TMOV | CODCOLIGADA|IDMOV |
OriginalAccountReceivableDocument.DocumentPrefix | Prefixo do título efetivo. | SE1 | E1_PREFIXO | TMOV | SERIE |
OriginalAccountReceivableDocument.DocumentNumber | Número do título efetivo. | SE1 | E1_NUM | TMOV | NUMEROMOV |
OriginalAccountReceivableDocument.DocumentParcel | Parcela do título efetivo. | SE1 | E1_PARCELA | TMOV | 1 |
OriginalAccountReceivableDocument.DocumentTypeCode | Tipo de documento do título efetivo. | SE1 | E1_TIPO | TMOV | NF |
OriginalAccountReceivableDocument.CustomerCode | Cliente do título efetivo. | SE1 | E1_CLIENTE | TMOV | CODCFO |
OriginalAccountReceivableDocument.CustumerInternalId | InternalID do cliente do título efetivo. | SE1 | Empresa|A1_FILIAL|E1_CLIENTE|E1_LOJA | TMOV | CODCOLCFO| CODCFO |
OriginalAccountReceivableDocument.StoreId | Loja do cliente do título efetivo. | SE1 | E1_LOJA | ||
OriginalAccountReceivableDocument.CustomerBankCode | Código do banco do cliente do título efetivo. | SE1 | E1_BCOCLI | ||
OriginalAccountReceivableDocument.Situation | Situação do título efetivo. | SE1 | |||
OriginalAccountReceivableDocument.IssueDate | Data de emissão do título efetivo. | SE1 | E1_EMISSAO | TMOV | DATAEMISSAO |
OriginalAccountReceivableDocument.DueDate | Vencimento do título efetivo. | SE1 | E1_VENCTO | TMOV | DATAEXTRA1 |
OriginalAccountReceivableDocument.NetValue | Valor Líquido do título efetivo. | SE1 | E1_VALOR | TMOV | VALORBRUTO |
OriginalAccountReceivableDocument.GrossValue | Valor bruto do título efetivo. | SE1 | E1_VALOR | TMOV | VALORBRUTO |
OriginalAccountReceivableDocument.CurrencyCode | Moeda do título efetivo. | SE1 | E1_MOEDA | ||
OriginalAccountReceivableDocument.CurrencyInternalID | InternalID da moeda do título efetivo. | SE1 | Empresa|CTO_FILIAL|E1_MOEDA | ||
OriginalAccountReceivableDocument.CurrencyRate | Taxa do título efetivo. | SE1 | E1_TXMOEDA | ||
OriginalAccountReceivableDocument.FinancialNatureInternalId | InternalID da natureza financeira do título efetivo. | SE1 | Empresa|ED_FILIAL|E1_NATUREZ | ||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.InternalId | InternalID do Rateio. | SE1 | |||
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.CostCenterInternalId | InternalID do centro de custo. | SE1 | Empresa|CTT_FILIAL|CTT_CUSTO | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| CODCCUSTO |
TemporaryAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.AccountantAcountInternalId | InternalID da conta contábil | SE1 | |||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.ProjectInternalId | InternalID do projeto. | SE1 | Empresa|AF8_FILIAL|AFT_PROJET | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| IDPRJ |
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.SubProjectInternalId | InternalID da Obra/Etapa/EDT. | SE1 | Empresa|AFT_PROJET|AFT_REVISA|AFT_EDT | ||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.TaskInternalId | InternalID da tarefa. | SE1 | Empresa|AFT_PROJET|AFT_REVISA|AFT_TAREFA | TITMMOVRATCCU | CODCOLIGADA| IDPRJ| IDTRF |
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Value | Valor do rateio. | SE1 | AFT_VALOR1 | TITMMOVRATCCU | VALOR |
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Percentual | Percentual do rateio. | SE1 | AFT_VALOR1/E2_VALOR*100 | ||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Quantity | Quantidade do rateio. | SE1 | |||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Observation | Observação do rateio. | SE1 | |||
OriginalAccountReceivableDocument.ListOfApportion.Apportion.Event | Evento (upsert/delete) do rateio. | SE1 | |||
OriginalAccountReceivableDocument.Observation | Observação do título efetivo. | SE1 | E1_HIST | ||
OriginalAccountReceivableDocument.Origin | Origem do título efetivo. | SE1 | E1_ORIGEM |
2.22. InternalID
InternalID_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
ListOfEntity.Entity.Name | Nome da entidade que está sendo atualizada. | XX4 | XX4_MODEL | ||
ListOfEntity.Entity.Event | Evento a ser realizado na entidade (upsert/delete). | ||||
ListOfEntity.Entity.ListOfInternalId.InternalId.Origin | InternalID de origem. | XXF | XXF_INTVAL | ||
ListOfEntity.Entity.ListOfInternalId.InternalId. Destination | InternalID de destino. | XXF | XXF_EXTVAL |
2.23. BalanceBaselineEntry
BalanceBaselineEntry_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do Lançamento | FLAN | CODCOLIGADA|IDLAN | ||
CompanyId | Empresa | FLAN | CODCOLIGADA | ||
CompanyInternalId | InernalId da Empresa | FLAN | CODCOLIGADA|CODFILIAL | ||
BranchId | Filial | FLAN | CODFILIAL | ||
Classification | Codigo Classificacao (Linha Base/Saldo) | FLAN | CLASSIFICACAO | ||
Date | Data de Vencimento | FLAN | DATAVENCIMENTO | ||
ApportionBalanceBaselineEntry.InternalId | InternalId doRateio | FLANRATCCU | CODCOLIGADA|IDRATCCU | ||
ApportionBalanceBaselineEntry.CostCenterInternalId | InternalId do centro de custo | FLANRATCCU | CODCOLIGADA| CODCCUSTO | ||
ApportionBalanceBaselineEntry.FinancialInternalId | Id de integração da Natureza orçamentária | FLANRATCCU | CODCOLNATFINANCEIRA| CODNATFINANCEIRA | ||
ApportionBalanceBaselineEntry.Value | Valor rateado no centro de custo | FLANRATCCU | VALOR |
2.24. FinancialNature
FinancialNature_2_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
InternalId | InternalId do Título | TTBORCAMENTO | CODCOLIGADA|CODTBORCAMENTO | ||
CompanyId | Empresa | TTBORCAMENTO | CODCOLIGADA | ||
Code | Código da Natureza Financeira | TTBORCAMENTO | CODTBORCAMENTO | ||
Description | Descrição da Natureza Financeira | TTBORCAMENTO | DESCRICAO | ||
NatureType | Tipo da Natureza (Analítico/Sintetíco) | TTBORCAMENTO | SINTETICOANALITICO | ||
UseCategory | Categoria de Uso | TTBORCAMENTO | NATUREZA | ||
Blocked | Bloqueado ? | TTBORCAMENTO | INATIVO |
2.25. ItemCosting
ItemCosting_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | InternalID da Empresa |
|
| TMOV | CODCOLIGADA |
ItemCode | Código do Produto |
|
| ||
ListOfSites/SiteItemCosting | Lista de Custos por Filial | ||||
BranchId | Código da Filial |
|
| ||
BatchAverageCosting/ ListOfBatchAverageCosts | Lista de Custo Médio. Sera importado o Primeiro custo desta Lista. | ||||
MaterialValue | Custo Médio |
|
| TPRDCUSTOFILIAL | CUSTOMEDIO |
StandardCosting/ListOfStandardCosts | Lista de Custo Standart. Sera importado o Primeiro custo desta Lista. | ||||
MaterialValue | Custo Standart |
|
| TPRDCUSTOFILIAL | CUSTOUNITARIO |
2.26. StockGroup
StockGroup_1_000 | |||||
Mensagem Padrão | Descrição | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | ||
CompanyId | Código da Empresa |
|
| TTB2 | CODCOLIGADA |
BranchId | Código da Filial |
|
| ||
CompanyInternalId | InternalId da Empresa / Filial |
|
| ||
Code | Código do Grupo de Produto |
|
| TTB2 | CODTB2FAT |
InternalId | do Grupo de Produto |
|
| ||
Description | Descrição do do Grupo de Produto |
|
| TTB2 | DESCRIÇÃO |
FamilyType | Tipo da Família |
|
| ||
FamilyClassificationCode | Código da Classificação |
|
| TTB2 | CAMPOLIVRE |
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM | ||
21 | Apropriação de custos | Request _1_000.xsd | |||
22 | Geração de OS | ||||
23 | Consulta de OS | ||||
24 | Ampliação patrimonial |
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
-------------------------------------------------------------------------------
WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.
Anexos
INTEGRAÇÃO MANUAL TOTVS OBRAS E PROJETOS X
BACK OFFICE PROTHEUS
Contexto de negócio (Introdução)
Contextualização sobre do que se trata a área em que iremos dissertar tal integração.
Seu negócio, sua gestão, complexidade, o que está envolvido (em demais áreas), processos, etc. Tais explanações não precisam citar ferramentas (softwares) e sim as expectativas e resultados do uso de um sistema informatizado.
Interessante citar as tendências e necessidades de mercado, o quê, em geral, os software proporcionam (destinam/propósito), principais recursos, etc, e motivos que levaram a criar a integração (em outros termos, o porquê de integrar).
Sistemas Envolvidos
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- Sistema/Módulo vertical - Qual o módulo, qual marca, suas principais características, funcionalidades, escopo do módulo, etc
- BackOffice(s) - Qual(ais) marca(s), o que o ERP engloba, quais são seus pontos fortes, funcionalidades, etc, explanações principalmente no que diz respeito às funcionalidades do ERP que serão utilizadas pela integração (mas sem citar a integração)
Integração
O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)
Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).
Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.
- Premissas
Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
Premissas Gerais
Premissas A
Premissas B
- Arquitetura (Tecnologia)
Escopo
Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.
Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.
[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
Citar a responsabilidade de cada produto.
Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.
Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.
Entre os tópicos deste tópico podemos citar:
- Versões mínimas de produtos.
- Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
- Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
- Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
- Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM | ||
21 | Apropriação de custos | Request _1_000.xsd | |||
22 | Geração de OS | ||||
23 | Consulta de OS | ||||
24 | Ampliação patrimonial |
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
-------------------------------------------------------------------------------
WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.