Visão Geral do Processo
A geração de ticket é utilizada para que possa ser efetuada uma reserva de um valor para um faturamento, que será realizado posteriormente (conforme prazo acordado com a Supplier). Essa reserva garante que o que foi acordado no pedido será atendido na hora do faturamento. A geração do ticket substituiu a avaliação de crédito existente hoje no Datasul, mas a mesma ainda pode ser utilizada, o que diferenciará qual pode ser usada é o parâmetro na condição de pagamento, parâmetro: "Mais Negócios", mais detalhes aqui.
O ticket passará por uma verificação junto a Supplier, validando as datas das parcelas, valor do pedido junto ao crédito do cliente, situação do cliente, entre outros.
O ticket será gerado ao completar o pedido, as entradas de pedidos que contemplam a geração de tickets são: PD4000 (Progress), PD4000 (HTML), PD4050, PD0701, PD1509, Portal de Vendas e o Aplicativo Minhas Vendas.
Regras de negócio
A integração com a Supplier só ocorrerá se usar a condição de pagamento que estiver com o parâmetro: "Mais Negócios" marcado. Caso ao contrário usará a avaliação de crédito padrão do Datasul (isso para os clientes que não estejam bloqueados na Supplier, nesse caso passará pelas validações abaixo). O cliente também deve possuir uma concessão aprovada.
Os tickets serão gerados para todos os clientes com situação Ativo na Supplier, para as demais situações:
- Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento à vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento à vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
- Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e NÃO possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), poderá comprar em qualquer modalidade de pagamento interna do Datasul.
O valor do ticket é gerado com o valor total do pedido, mas na hora do faturamento pode ocorrer acréscimos de impostos que não estão disponíveis no pedido ou o valor do frete, então deve ser calculado uma média de valor que possa dar de diferença e informar esse percentual no campo "Percentual de Tolerância" na tela de parâmetros de vendas (Parâmetros TOTVS Techfin), para mais informações acesse aqui.
Regras de validação do ticket de crédito (pré-autorização):
- Prazo mínimo dias do primeiro vencimento >= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do primeiro vencimento <= Número de dias para o primeiro informado;
- Prazo máximo dias do último vencimento >= (Número de parcelas informado * Intervalo entre as parcelas informado);
- Número mínimo de parcelas <= Número de parcelas informado;
- Número máximo de parcelas >= Número de parcelas informado;
- Distanciamento mínimo entre parcelas (dias) <= Intervalo entre as parcelas informado;
- Distanciamento máximo entre parcelas (dias) >= Intervalo entre as parcelas informado;
Essas regras de prazos são estipuladas junto com a Supplier no momento da implementação da integração.
Os tickets serão gerado quando é calculado o pedido, mas se o pedido sofrer alguma alteração que impacte no valor do pedido o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket quando o pedido for completo novamente.
Legendas
Situação dos Clientes:
- Ativo - Cliente verificado na Supplier e disponível para criação de tickets.
- Bloqueado por Crédito - Cliente não possui crédito aprovado na Supplier.
- Bloqueado por Atraso - Cliente está com pagamentos em atraso na Supplier.
- Não Definido - Cliente não está disponível na Supplier. Não foi feito nenhum pedido de concessão para ele.
Situação dos Tickets:
- Aprovação Pendente - Ticket está em análise na Supplier.
- Aprovado - Ticket foi aprovado e o pedido pode ser faturado.
- Reprovado - Ticket reprovado na Supplier. Deverá verificar o motivo do cancelamento nos detalhes do ticket.
- Cancelado - Foi efetuada alguma alteração no pedido de venda que alterou o valor do pedido e então foi efetuado o cancelamento do ticket.
- Vencido - Ticket ficou muito tempo em aberto e não foi feito o faturamento do mesmo. Dias de vencimento em acordo com a Supplier.
- Faturado - Pedido venda vinculado ao ticket foi faturado .
Processo de criação de tickets
Como demonstração vamos usar o PD4000 HTML:
Inserir um pedido de venda para um cliente ativo (com concessão aprovada na Supplier, verificar regras de negócio citadas acima). Informar uma condição de pagamento com o parâmetro marcado.
Seguir o fluxo normal de uma implantação de pedido, e ao completar o pedido será feita a comunicação com a Supplier solicitando a aprovação do ticket (o processo pode demorar dependendo da conexão). Os detalhes dos tickets podem ser vistos no detalhe do pedido: Carteira de Pedidos (mpd.html.internalsalesorders) → Selecione o Pedido → Detalhes do Pedido:
Ao detalhar o pedido na aba Tickets, é possível verificar a situação do ticket:
A situação de crédito do pedido fica: Em Análise com o usuário: +Negócios:
Depois que foi gerado o ticket, o mesmo irá para a Supplier que fará as validações de aprovação de ticket, de acordo com as validações esse ticket pode ser aprovado ou não, caso o mesmo não for aprovado na Supplier, verificar o campo observação.
Deve ser configurado um rpw que será o responsável por buscar a atualização do ticket junto a Supplier, esse rpw deve ser configurado para rodar de tempos em tempos, conforme a necessidade. A configuração do rpw está descrito no documento de Parâmetros de Vendas.
Após o rpw executar o processo, o ticket será atualizado e deverá receber uma posição do mesmo:
Percentual de Tolerância
Lembre-se: Deve ser adicionado um percentual de tolerância, para que o valor aprovado pelo ticket contemple impostos ou valores de frete que serão calculados no faturamento do pedido. Para adicionar o percentual de tolerância verifique a documentação de parâmetros de vendas.
Após o ticket aprovado, a situação de crédito do pedido é atualizada e o mesmo pode ser faturado:
Processo de cancelamento de tickets
Um ticket é cancelado quando é efetuado uma alteração no pedido que irá impactar no valor total do pedido. Assim que efetuada a alteração e salvá-la, será feita a integração com a Supplier solicitando o cancelamento do ticket e ao completar novamente o pedido será feita uma nova solicitação de aprovação de ticket (o processo de cancelamento e solicitação do ticket pode demorar dependendo da conexão).
Processo de reaproveitamento de tickets
Um ticket gerado para um pedido pode ser reaproveitado se o mesmo não extrapolou os limites dos tickets já aprovado. Essa funcionalidade pode ser ativada na tela de parâmetros de vendas (Parâmetros TOTVS Techfin), para mais informações clique aqui. Isso serve para a garantia do ticket aprovado, caso precise ser feita alguma manutenção no pedido não tem o risco de rejeitar a nova solicitação, pois o pedido já tem um ticket aprovado.
Atente-se para não colocar um percentual muito grande no parâmetro para não ter um ticket aprovado de RS 1.000,00 e um pedido de R$ 100,00 (após alteração) deixando assim um valor de +- R$ 900,00 trancados podendo ser aproveitados em outros tickets.
Com essa funcionalidade ativada, o ticket não será mais cancelado a cada alteração no pedido (que impactou no valor total do pedido), e sim somente se atingir os valores a maior do ticket ou a menor do percentual configurado. Essa verificação será feita na liberação (efetivação) do pedido alterado.
Será verificado se o pedido não ultrapassou o valor total do ticket aprovado, caso ultrapasse o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket.
Percentual de Tolerância
Lembre-se: Na reutilização será considerado o Percentual de Tolerância na verificação do estouro do valor, caso o novo valor do pedido consuma o valor da tolerância, no faturamento o valor do nota pode acrescentar valores de fretes ou impostos que irão ultrapassar o valor pré-aprovado e assim corre o risco de o faturamento não ser aprovado. Cuide para trabalhar com essa margem.
Será verificado também o percentual a menor configurado na tela de parâmetros, caso o valor do ticket aprovado menos o percentual for maior que o novo valor do pedido, o ticket será cancelado e irá gerar um novo ticket.
Exemplo: Foi efetuado um pedido e aprovado um ticket de RS 1.000,00, nos parâmetros foi informado um valor de 10%, ao alterar esse mesmo pedido e completar, será verificado se o valor total do pedido é maior que R$ 900,00, se for maior o ticket já aprovado será reutilizado, caso ao contrário o ticket será cancelado e será feita uma nova solicitação de aprovação (o processo de cancelamento e solicitação do ticket pode demorar dependendo da conexão).
Monitor de Integração
É possível verificar as integrações efetuadas com a Supplier por meio do monitor de integração, busque por "Monitor de Integração TOTVS Techfin" no menu Datasul:
No Menu lateral acessar: TOTVS Mais Negócios → Crédito
Nesse monitor é possível acompanhar toda a transação dos tickets e concessões de crédito, podendo verificar os status dos mesmos e problemas que podem ter ocorrido na integração. Caso ocorrer um problema o status fica como "ERRO" e na coluna "Log" é possível detalhar problema ocorrido.
Na busca avançada é possível filtrar o monitor: