Árvore de páginas


Objetivo


Este documento tem por objetivo auxiliar no entendimento dos processos que ocorrem no Smart Link Client implementado no produto Datasul

Processos:

  • Recebimento e Reconhecimento de mensagens.
  • Processamento e Geração de mensagens de resposta.
  • Publicação de mensagens.
  • Envio de mensagens.
  • Saneamento de mensagens.

Antes de prosseguir certifique-se que já realizou a leitura da página principal Integração Datasul x Smart Link. Nesta página estão os conceitos principais para entendimento correto dos componentes envolvidos na integração.

Para acompanhamento das mensagens utilize o programa  Gerenciador de Mensagens do Smart Link (html.smart-link-manager), sendo especificamente para troca de mensagens entre os componentes Datasul e Smart Link Client.

O acompanhamento completo da troca de mensagens abrangendo os componentes TOTVS Apps e Smart Link Server é por meio de ferramentas administrativas em nuvem TOTVS, que possui acesso restrito.



Recebimento e Reconhecimento de mensagens


O recebimento de uma mensagem ocorrerá através da troca de mensagem entre o Smart Link Server e o Smart Link Client. Neste processo é utilizada a estratégia de ACK e NACK, indicando para o Smart Link Server se a mensagem foi reconhecida.


O Smart Link Client realiza validações iniciais antes de enviar a mensagem para reconhecimento no produto Datasul.

  • Validação da existência da mensagem.
  • Validação da existência da configuração totvs.appserver.
    • Configuração obrigatória do serviço que é utilizada para comunicação com o produto Datasul.
  • Validação da existência do identificador do tenant.
    • Configuração recuperada automaticamente na inicialização do serviço.
  • Ocorrendo alguma inconsistência:
    • É realizado o envio de mensagem do erro ocorrido para o Smart Link Server.
    • A mensagem é encaminhada para DLQ (Dead-Letter Queue).

Após as validações serem executadas com sucesso, é realizado o envio da mensagem para reconhecimento no produto Datasul.

  • Mensagem reconhecida:
    • É enviada ACK para Smart Link Server.
  • Mensagem não reconhecida:
    • A mensagem é encaminhada para DLQ (Dead-Letter Queue).
    • É realizado o envio de mensagem do erro ocorrido para o Smart Link Server.

O reconhecimento de uma mensagem ocorrerá através da troca de mensagem entre o Smart Link Client e o produto Datasul, sendo que essa troca de mensagem é realizada diretamente com o Servidor de Aplicação Progress do ambiente Datasul.

O produto Datasul realizará suas validações em duas etapas, sendo elas:

Validações de responsabilidade Framework:

  • Validação do Schema da mensagem.
  • Validação de integração com TOTVS Apps.
  • Validação de valores requiridos na mensagem.
  • Validação do tipo da mensagem.
  • Validação da audiência da mensagem, caso a mensagem tenha audiência.
  • Validação da existência do objeto de negócio utilizado no reconhecimento da mensagem. Este objeto é desenvolvido pelo segmento responsável pela mensagem. 

Validações de responsabilidade Segmentos:

  • Validação do conteúdo da mensagem.
    • É neste momento que o objeto desenvolvido pelo segmento indica se a mensagem é reconhecida.

Após as validações serem executadas, é retornado o resultado do reconhecimento para o Smart Link Client, e assim seguindo o fluxo para encaminhamento do resultado para o Smart Link Server.

No produto Datasul, a situação da mensagem será Reconhecida ou Não Reconhecida.

Para mais informações sobre situações das mensagens acesse a documentação do programa  Gerenciador de Mensagens do Smart Link (html.smart-link-manager)

Acesso restrito aos participantes TOTVS. 

Para informações sobre o desenvolvimento de um programa de reconhecimento de mensagem acesse a documentação.










Processamento e Geração de mensagens de resposta

O processamento de uma mensagem ocorrerá através da troca de mensagem entre o Smart Link Client e o produto Datasul, sendo que essa troca de mensagem é realizada diretamente com o Servidor de Aplicação Progress do ambiente Datasul.

  • O agendamento automaticamente ocorre a cada 5 minutos no componente Smart Link Client.
  • Somente as mensagens recebidas e que estejam com a situação Reconhecida ou Reprocessar são aptas para processamento.
  • Para o processamento que ocorre no produto Datasul, é respeitado o usuário e empresa registrado na mensagem recebida.
  • Caso aconteça alguma inconsistência no processo:
    • É realizada a reversão da operação.
    • A situação da mensagem é alterada para Processamento com erro.
  • O processamento é realizado pelo objeto desenvolvido pelo segmento.
    • A geração de uma mensagem de resposta ocorrerá no processamento do objeto desenvolvido pelo segmento.
  • Após a operação ser finalizada com sucesso, as mensagens de resposta ficam aguardando o processo de envio de mensagens. 

Acesso restrito aos participantes TOTVS. 

Para informações sobre o desenvolvimento de um programa processador e gerador de mensagem de resposta acesse a documentação.

Para mais informações sobre situações das mensagens acesse a documentação do programa  Gerenciador de Mensagens do Smart Link (html.smart-link-manager)



Publicação de mensagens


A publicação de mensagens é o procedimento utilizado pelas rotinas do produto Datasul para a troca de mensagens com a plataforma TOTVS Apps.

  • A rotina do Datasul faz o uso de um método para publicação de mensagem, disponibilizado em uma Classe Framework.
  • A mensagem publicada é registrada no produto Datasul, tendo a sua situação Reconhecida.
  • A mensagem registrada aguarda ser enviada, que acontece no processo de envio de mensagens. 

Acesso restrito aos participantes TOTVS. 

Para informações sobre o desenvolvimento de um programa publicador de mensagem acesse a documentação.



Envio de mensagens


É o procedimento para realizar o envio das mensagens registradas no produto Datasul

  • O processo de envio é solicitado pelo componente Smart Link Client que possui um agendamento interno do serviço
    • É executado automaticamente a cada 5 minutos. 
  • O processo ocorre somente para as mensagens publicadas ou de resposta, e que estejam com a situação Reconhecida ou Reenviar.
    • A situação da mensagem é atualizada para Enviada ou Envio com erro.
  • Este procedimento é a última etapa da troca de mensagens entre os componentes (Datasul e Smart Link Client), deste modo permitindo que a mensagem chegue até ao componente Smart Link ServerTOTVS Apps.

Para mais informações sobre situações das mensagens acesse a documentação do programa  Gerenciador de Mensagens do Smart Link (html.smart-link-manager)



Saneamento de mensagens


É o procedimento que ocorre visando eliminar registros de mensagens que atingiram um período de histórico, e contenham alguma das situações permitidas para eliminação.

Situações de mensagens permitidas para eliminação: 

  • Finalizada.
  • Não reconhecida.
  • Abandonada.
  • Enviada (Somente para mensagem Publicada)

Período de histórico padrão:

  • 90 dias.
  • Internamente as mensagens são registradas por Data e Tempo.

O processo de saneamento é solicitado pelo componente Smart Link Client, que possui um agendamento interno do serviço que é executado automaticamente a cada 5 minutos. A execução do saneamento ocorre no produto Datasul.

Para mais informações sobre situações das mensagens acesse a documentação do programa  Gerenciador de Mensagens do Smart Link (html.smart-link-manager)