Árvore de páginas

Faturamento em Outra Unidade de Medida

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MFT - Faturamento

Função:

FT4003 - Cálculo de Notas Fiscais

Situação/Requisito:

Na emissão de uma nota de devolução numa unidade de medida diferente da unidade de medida do item, o sistema converte a quantidade informada na unidade de faturamento (mesma unidade do fornecedor) para a unidade do item, mas não permite que o usuário ajuste a quantidade convertida que ficou incorreta devido à quantidade de decimais do fator de conversão.

Após conversão da quantidade para a unidade de medida do item, o programa deve permitir que o usuário ajuste o valor convertido para resolver eventuais problemas de arredondamento.

Solução/Implementação:

A rotina de faturamento na unidade da família ou em uma unidade de faturamento diferente da unidade de medida do item foi alterada para permitir que o usuário ajuste a quantidade faturada na unidade do item, quando for necessário após a conversão da unidade de faturamento para a unidade do item. 

Também foram liberadas algumas alterações para melhorar o processo de faturamento em outra unidade de medida, que é definido na pasta “Inf. Compl.” do programa CD0903 – Itens para o Faturamento pelo campo “Emissão NF” que possui as seguintes opções: (a) Unidade do Item; (b) Unidade da Família; (c) Unidade de Faturamento. 

O valor do campo “Emissão NF” do cadastro de itens é copiado para o campo “Unidade Faturamento” da pasta “Principais” do programa FT4004, por esse motivo as alterações referentes ao faturamento em outra unidade de medida funcionam considerando a parametrização do campo “Emissão NF” no cadastro do item (CD0903) e também o valor selecionado pelo usuário no campo “Unidade de Faturamento” da manutenção do item da nota (FT4004). 

A primeira pasta (“Principais”) do programa FT4004 foi alterada para mostrar os campos das quantidades na seguinte ordem: Primeiro o campo “Quant Unid Faturamento” e depois o campo “Quant Unid Item” porque nos casos de faturamento na unidade da família ou em uma unidade de medida diferente da unidade de medida do item, o usuário deve informar a quantidade faturada na unidade de faturamento para que o sistema converta o valor informado para a unidade de medida do item. 

No faturamento na “unidade do item”:

  1. Os campos de unidade “Unid Med Faturamento” e “Unid Med Item” ficarão desabilitados e serão atualizados com o código da unidade de medida do item.
  2. O programa habilitará somente o campo “Quant Unid Faturamento”.
  3. O campo “Quant Unid Item” ficará desabilitado e será atualizado com o valor informado no campo “Quant Unid Faturamento”.


No faturamento na “unidade da família”:

  1. O campo “Unid Med Faturamento” será atualizado com o código da unidade de medida da família de material do item.
  2. O campo “Unid Med Item” será atualizado com o código da unidade de medida do item.
  3. Os dois campos de unidade de medida ficarão desabilitados.
  4. Os dois campos de quantidade serão habilitados.
  5. No campo “Quant Unid Faturamento” o usuário deverá informar a quantidade faturada na unidade da família.
  6. A quantidade faturada na unidade da família será convertida para a unidade do item e gravada no campo “Quant Unid Item”.
  7. Em alguns casos dependendo do fator de conversão, após a conversão da quantidade faturada na unidade da família para a unidade do item, é necessário fazer ajustes no valor convertido para a unidade de faturamento em função de arredondamentos.
  8. Por esse motivo o usuário poderá alterar o valor do campo “Quant Unid Item”; entretanto, a quantidade faturada na unidade do item não será mais convertida para a unidade da família.


No faturamento em outra unidade de medida diferente da unidade de medida do item:

  1. O campo “Unid Med Faturamento” ficará habilitado para o usuário informar em qual unidade o item será faturado.
  2. O valor default desse campo será atualizado nessa ordem:
    (a) unidade de medida cadastrada no relacionamento Item X Cliente(CD0504);
    (b) Unidade de medida cadastrada no relacionamento Unidade de Faturamento do Item (CD0247);
    (c) Unidade de medida do item.
  3. O campo “Unid Med Item” ficará desabilitado e será atualizado com o código da unidade de medida do item.
  4. Os dois campos de quantidade serão habilitados.
  5. No campo “Quant Unid Faturamento” o usuário deverá informar a quantidade faturada na unidade informada no campo “Unid Med Fatur”.
  6. A quantidade faturada na unidade do faturamento será convertida para a unidade do item e gravada no campo “Quant Unid Item”.
  7. Se for necessário o usuário poderá ajustar o valor convertido alterando o campo “Quant Unid Item”; entretanto, a quantidade faturada na unidade do item não será mais convertida para a unidade de faturamento.


Nos casos de notas de devolução, mesmo que o item não esteja parametrizado para ser faturamento em outra unidade de medida, se existir o relacionamento Item X Fornecedor (CC0105) na geração do item da nota ele será parametrizado para faturamento em outra unidade de medida:

  1. No programa de seleção de itens da nota de compra (FT4012) o sistema mostrará a quantidade e a unidade de medida de acordo com o fator de conversão informado no CC0105.
  2. Entretanto, o usuário sempre informará a quantidade devolvida na unidade do item.
  3. A quantidade devolvida informada no programa FT4012 será gravada no campo “Quant Unid Item”.
  4. O código da unidade de medida do item será gravado no campo “Unid Med Item”.
  5. A quantidade devolvida será convertida de acordo com o fator de conversão cadastrado no CC0105 e gravada no campo “Quant Unid Fatur”.
  6. O código da unidade de medida cadastrado no CC0105 será gravado no campo “Unid Med Fatur”.


Caso não exista o relacionamento Item X Fornecedor no CC0105, o tratamento dos campo “Quant Unid Fatur” e “Unid Medida Fatur” seguirá o parâmetro “Emissão NF” informado no cadastro de itens (CD0903).

Na inclusão de um item da nota que esteja parametrizado para ser faturamento na unidade da família ou em outra unidade de faturamento:

  1. Na janela de inclusão do item (FT4004B) o campo unidade de medida será atualizado conforme o valor informado para o campo “Emissão NF” no cadastro de itens (CD0903).
  2. Quando o item é faturado na unidade da família, o programa copia o código da unidade de medida da família de material para o campo “Unid Med Fatur” e desabilita o campo.
  3. Quando o item é faturamento em outra unidade de medida o programa habilita o campo “Unid Med Fatur” para que o usuário informe o código da unidade de medida; o valor default será atualizado conforme descrito acima no item 2 referente ao faturamento em outra unidade de medida.


No faturamento em outra unidade de medida, o sistema precisa que o usuário cadastre o fator de conversão da unidade do item para a unidade de faturamento; para fazer a conversão o sistema buscará o fator nos seguintes cadastros nessa ordem:

  1. CC0105: Relacionamento Item X Fornecedor (somente para notas de devolução a fornecedor).
  2. CD0504: Relacionamento Item X Cliente.
  3. CD0247: Relacionamento Item X Unidade de Medida.


No faturamento na unidade da família o sistema efetuará a conversão das quantidades conforme o fator de conversão para a unidade da família cadastrado no item (CD0903).