6.2 - Requisitos de Infraestrutura
O TAF é um produto baseado no Framework do Protheus Série T, que possui diversas funcionalidades importantes, tanto ferramental quanto de usabilidade.
No que diz respeito a ferramental, podemos ressaltar alguns destaques:
- Todos os browses do TAF possui funcionalidades diversificadas como:
- Filtros personalizados;
- Extração dos registros ativos em alguns formatos como PDF, EXCEL e SPOOL;
- Todos as movimentações integradas com o TAF podem sofrer modificações antes da extração da Obrigação Fiscal;
- Possui integração com a funcionalidade Audit Trail, onde disponibiliza um relatório (que pode ser automatizado) com o objetivo de extrair todas as manutenções da base de dados ocorridas em um determinado período;
- Para tal funcionalidade, avalia o Relatório de Auditoria
A respeito da usabilidade:
- Todas as interfaces permitem personalização quanto à fontes e cores.
- Todos os relatório foram construídos em TReport, que permitem também, personalização de fontes, cores e inclusive de layout;
- Todos os processamentos, como extração de dados e configuração, são orientados à Wizard, determinando o fluxo de processo da operação;
Dimensionamento:
- Para dimensionamento do TAF em um ambiente Protheus com outros módulos, considerando que o ambiente atual esteja sobrecarregado ou se tenha a necessidade da compra de novos servidores, recomendamos a realização de um SIZING com a equipe TIS – TOTVS Infra-Service. Neste SIZING é especificado o dimensionamento necessário para banco de dados e aplicação, considerando o ambiente físico ou virtual para a aplicação.
- Para uso apenas do TAF em servidores físicos, em um ambiente com acesso simultâneo de no máximo 10 usuários, recomendamos:
SERVIDOR (01):
Xeon Bi Processado QUAD-Core;
16 GB RAM;
80 GB em discos SAS – 15k, (RAID 1) - Para sistema operacional;
300,0 GB em discos SAS – 15k, (RAID 10) - Para aplicação
Placa Controladora com Cache e Bateria;
Unidade de Backup;
Fontes e Ventiladores Redundantes.
- Para um ambiente com acesso simultâneos entre 11 e 100 usuários:
SERVIDOR (01):
Xeon Bi Processado QUAD-Core;
32 GB RAM;
80 GB em discos SAS – 15k, (RAID 1) - Para sistema operacional;
300,0 GB em discos SAS – 15k, (RAID 10) - Para aplicação
Placa Controladora com Cache e Bateria;
Unidade de Backup;
Fontes e Ventiladores Redundantes.
- Para ambientes com acesso acima de 100 usuários, deve-se solicitar uma análise mais detalhada pela equipe TIS – TOTVS Infra-Service.
Importante:
Diferentemente de outros SGBDs homologados, o Oracle necessita de uma configuração específica para fechar a conexão com a aplicação, o acesso ao schema é via LISTENER e não ODBC. Para isso deve-se:
- Criar uma tablespace permanente;
- Criar uma tablespace temporária;
- Criar um usuário com as permissões de DBA, CONNECT e RESOURCE e privilégio de UNLIMITED TABLESPACES.
- Configurar o tnsnames.ora criando uma entrada para esse schema criado;
- Criar no DBAccess uma conexão para o Oracle passando o mesmo nome inserido no tnsnames.ora.