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6.2 - Requisitos de Infraestrutura

O TAF é um produto baseado no Framework do Protheus Série T, que possui diversas funcionalidades importantes, tanto ferramental quanto de usabilidade.

No que diz respeito a ferramental, podemos ressaltar alguns destaques:

  • Todos os browses do TAF possui funcionalidades diversificadas como:
    • Filtros personalizados;
    • Extração dos registros ativos em alguns formatos como PDF, EXCEL e SPOOL;
  • Todos as movimentações integradas com o TAF podem sofrer modificações antes da extração da Obrigação Fiscal;
  • Possui integração com a funcionalidade Audit Trail, onde disponibiliza um relatório (que pode ser automatizado) com o objetivo de extrair todas as manutenções da base de dados ocorridas em um determinado período;

A respeito da usabilidade:

  • Todas as interfaces permitem personalização quanto à fontes e cores.
  • Todos os relatório foram construídos em TReport, que permitem também, personalização de fontes, cores e inclusive de layout;
  • Todos os processamentos, como extração de dados e configuração, são orientados à Wizard, determinando o fluxo de processo da operação;


Dimensionamento:

  • Para dimensionamento do TAF em um ambiente Protheus com outros módulos, considerando que o ambiente atual esteja sobrecarregado ou se tenha a necessidade da compra de novos servidores, recomendamos a realização de um SIZING com a equipe TIS – TOTVS Infra-Service. Neste SIZING é especificado o dimensionamento necessário para banco de dados e aplicação, considerando o ambiente físico ou virtual para a aplicação.
  • Para uso apenas do TAF em servidores físicos, em um ambiente com acesso simultâneo de no máximo 10 usuários, recomendamos:

 SERVIDOR (01): 

 Xeon Bi Processado QUAD-Core; 

 16 GB RAM; 

 80 GB em discos SAS – 15k, (RAID 1) - Para sistema operacional;

 300,0 GB  em discos SAS – 15k, (RAID 10) - Para aplicação

 Placa Controladora com Cache e Bateria;

 Unidade de Backup;

 Fontes e Ventiladores Redundantes.

  • Para um ambiente com acesso simultâneos entre 11 e 100 usuários:

 SERVIDOR (01): 

 Xeon Bi Processado QUAD-Core; 

 32 GB RAM; 

 80 GB em discos SAS – 15k, (RAID 1) - Para sistema operacional;

 300,0 GB  em discos SAS – 15k, (RAID 10) - Para aplicação

 Placa Controladora com Cache e Bateria;

 Unidade de Backup;

 Fontes e Ventiladores Redundantes.

  • Para ambientes com acesso acima de 100 usuários, deve-se solicitar uma análise mais detalhada pela equipe TIS – TOTVS Infra-Service.


Importante:

SGBD: É necessário um SGBD homologado pela TOTVS (DBAccess - Banco de dados);

Diferentemente de outros SGBDs homologados, o Oracle necessita de uma configuração específica para fechar a conexão com a aplicação, o acesso ao schema é via LISTENER e não ODBC. Para isso deve-se:

    • Criar uma tablespace permanente;
    • Criar uma tablespace temporária;
    • Criar um usuário com as permissões de DBA, CONNECT e RESOURCE e privilégio de UNLIMITED TABLESPACES.
    • Configurar o tnsnames.ora criando uma entrada para esse schema criado;
    • Criar no DBAccess uma conexão para o Oracle passando o mesmo nome inserido no tnsnames.ora.