Apontar MOB
Visão Geral do Programa
Nesse processo é permitido ao usuário filtrar as informações apresentadas, reportar, copiar, encerrar e reabrir as tarefas e estornar os apontamentos realizados.
No Grid de ordem de manutenção, a opção de Apontar MOB abre uma nova view na visão de Técnico de Manutenção. A view de apontamento de MOB consiste em duas formas de visualização: Apontamento por OM e Apontamento por Técnico. Nas duas formas de visualização, o grid principal é editável a partir das informações da OM ou das especialidades relacionadas ao técnico.
As alterações/inclusões de apontamento de mão de obra são validadas a cada finalização da linha. O botão Confirmar somente é habilitado quando todas as pendências apresentadas nas colunas de erros forem solucionadas. A efetivação ocorre na confirmação. Nessa fase, os registros são marcados conforme os erros ou alertas e os efetivados são transferidos para a Aba de apontamentos realizados. Após a solução das pendências de cada linha, o botão Confirmar é habilitado e as ordens relacionadas aos apontamentos de encerramento são direcionadas para uma segunda tela, onde ocorrerá o encerramento normal ou resumido, conforme definido no cabeçalho do apontamento. Ao acionar o botão Confirmar, ocorre a validação de negócio e os apontamentos são salvos.
Caminho Básico
01. Selecionar o número da ordem.
02. Visualizar as informações detalhadas relativas ao apontamento de mão de obra.
Caminho(s) Alternativo(s)
Filtrar as Informações Apresentadas
01. Selecionar a opção Apontamento por OM, para inserir os apontamentos por ordem de manutenção, ou Apontamento por Técnico, para inserir as informações por técnico.
Apontar Mão de Obra
01. Selecionar a ordem de manutenção.
02. Selecionar a tarefa.
03. Acionar Reportar.
04. Inserir as informações do apontamento.
Nota:
O apontamento de horas do técnico depende do identificador do técnico quanto ao GRUPO. Desta forma, pode-se apontar mais de 24 horas para o técnico agrupador. As informações de hora início e término não são utilizadas; neste caso apenas é informado o total de horas normais, extras e o total do apontamento.
Caso a tarefa de manutenção tenha uma especialidade relacionada e essa especialidade estiver definida como obrigatória, somente técnicos que possuem a especialidade podem efetuar o apontamento.
05. Acionar Reportar ou clicar fora da linha do apontamento.
Nota:
Para alertas, as linha do grid ficarão em amarelo e o alerta gerado será apresentado. Para mensagens de erro, a linha será vermelha com um indicativo de X.
Copiar Tarefa
01. Selecionar a ordem de manutenção.
02. Selecionar a tarefa.
03. Acionar Copiar.
Encerrar Tarefa
01. Acionar Confirmar.
Nota:
Depois de realizar o apontamento, o botão Confirmar ficará habilitado.
02. Marcar a tarefa que se deseja encerrar.
03. Acionar Confirmar.
Nota:
Para as ordens cujas especialidade é a última dentre uma relação de especialidades da tarefa, será questionado o encerramento da tarefa.
Definir Garantia do Subsistema
01. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Somente será permitido que seja definida a garantia quando no MI0101, Parâmetros adicionais, o parâmetro "Controle de Garantia" estiver assinalado.
A tela "Definir Garantia do Subsistema" é apresentada depois de acionar o botão "Confirma", na tela "Encerrar Tarefas". Mais informações referente ao encerramento de tarefas visualizar o caminho alternativo "Encerrar Tarefa".
Tipo de Garantia
Selecionar o tipo de garantia que será considerado para o subsistema.
As opções disponíveis são:
- Informar nova garantia - quando assinalada, os campos abaixo serão habilitados para edição;
- Manter garantia anterior - quando assinalada, o sistema irá considerar a última garantia definida para o subsistema da tarefa. Serão verificados os últimos valores de garantia para a última tarefa executada do mesmo plano de manutenção da ordem que está sendo encerrada. Se o último registro buscado estiver definido como "Sem Garantia", então será exibida a mensagem: “Este Subsistema não possui garantia, deseja mantê-lo sem garantia?”. Caso a última garantia já estiver vencida, será apresentada a mensagem: “Este Subsistema já está fora de garantia, deseja mantê-lo sem garantia?”;
- Sem garantia - quando assinalada, se o subsistema possuir garantia, ela será desconsiderada e o subsistema perderá a garantia.
Data Início
Data que será considerada como início da validade da garantia.
Garantia
Valor da garantia, conforme o contador do componente/equipamento. Exemplo km, horas, bateladas etc.
Dias Garantia
Número de dias para a garantia do componente.
Uso Estimado
Valor de uso estimado, conforme o contador do componente/equipamento. O uso estimado indica uma estimativa para o uso do componente, pois geralmente estará disponível para uso por um período maior que o definido para a garantia. Assim pode-se controlar o tempo de vida útil estimado do componente para efetuar a troca ou manutenção.
Dias Uso Estimado
Número de dias estimado do componente, conforme o contador do componente.
Replicar valores de garantia para as próximas tarefas encerradas?
Quando assinalada, determina que as informações inseridas no encerramento dessa tarefa, relacionadas à garantia, serão consideradas para as demais tarefas que serão encerradas.
02. Acionar Confirmar.
Reabrir Tarefa
01. Selecionar a ordem de manutenção.
02. Acionar a pasta Apontamentos Realizados.
03. Selecionar um apontamento.
04. Acionar Reabrir.
Nota:
O acionamento do botão de reabertura faz com que a tarefa/especialidade em que está posicionada seja reaberta. Este botão somente estará habilitado se a tarefa/especialidade estiver encerrada. Observe que será gerada no histórico de mensagens, localizado no canto inferior direito, uma mensagem com a confirmação da reabertura após o acionamento do botão Reabrir.
05. Acionar Confirmar.
Estornar Apontamentos Realizados
01. Selecionar a ordem de manutenção.
02. Acionar a pasta Apontamentos Realizados.
03. Selecionar um apontamento.
04. Acionar Estornar.
Nota:
Será possível estornar apenas uma tarefa que não esteja encerrada. Se a tarefa já estive encerrada, acionar Reabrir e, em seguida,Estornar.
Observe que será gerada no histórico de mensagens, localizado no canto inferior direito, uma mensagem com a confirmação do estorno.