Árvore de páginas

Balancete 8 Colunas - lcl304aa

Visão Geral do Programa

O Balancete de Verificação constitui uma peça importante da técnica contábil, uma vez que permite uma visualização imediata da situação de cada conta contábil, devendo ser preparado com regularidade.

Essa funcionalidade possibilita a emissão de um balancete de verificação, que apresenta a posição contábil da empresa, em determinada data informada. O relatório pode ser impresso somente para análise e conferência, ou pode ainda ser impresso em formato pré-determinado pela legislação chilena, para poder ser apresentado como um documento legal da empresa.


Nota:

Para emitir o Balancete de Verificação, deve existir uma vinculação entre as finalidades econômicas com os cenários contábeis cadastrados para a empresa. Essa vinculação pode ser efetuada por meio da função de Manutenção de Cenários Contábeis.

Se o parâmetro “Utiliza Segurança de Estabelecimento em Consultas e Relatórios”, presente nos Parâmetros Gerais da Contabilidade, estiver assinalado, o balancete irá apresentar somente dados referentes aos estabelecimentos em que o usuário emissor do relatório estiver relacionado. Somente os usuários com permissão de acesso a todos os estabelecimentos, é que poderão ter uma visão geral da situação contábil da empresa.

Emissão do Balancete 8 Colunas

Objetivo da Tela:

Permitir a emissão de um balancete contábil, no qual poderão ser verificadas as movimentações contábeis da empresa em determinado período.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Mais

Quando acionado, permite determinar parâmetros adicionais para impressão do Balancete.

Veja mais informações na descrição da tela Parâmetros do Balancete

Parâmetros do Balancete

Objetivo da tela:

Permitir determinar parâmetros adicionais para impressão do Balancete.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sumariza

Estabelecimento - Quando assinalado, determina que sumaria a movimentação, demonstrando o Saldo das Contas Contábeis por Estabelecimento.

  • Un Negoc: Quando assinalado, o Balancete sumaria a movimentação, apresentando o Saldo das Contas Contábeis por Unidade de Negócio.
  • Centro Custo: Quando assinalado, define sumariar o Balancete, apresentando o Saldo das Contas Contábeis por Centro de Custo.
  • Projeto: Quando assinalado, determina que sumaria a movimentação, demonstrando o Saldo das Contas Contábeis por Projeto. 

Considera Conta Internacional

Quando assinalado, possibilita considerar o parâmetro Conta Internacional como código alternativo da conta em outro país.

Imprime Período Contábil Anterior

Quando assinalado, as colunas informadas são as seguintes: Saldo Inicial e Final do Período Anterior e Saldo Inicial e Final do Período desejado, não aparecendo os movimentos de débito e crédito.

Imprime Contas Sem Saldo

Quando assinalado, determina que devem ser consideradas na impressão do Balancete todas as contas do Plano de Contas, inclusive às contas com saldo zerado.

Somente Contas Analíticas

Quando assinalado, considera para o Balancete a abertura somente por contas analíticas. Esse campo é habilitando somente quando for classificada Conta Contábil, no campo Classificação, na tela principal.

Importante:

Os totais de Débitos, Créditos e Grupos de Contas Contábeis são impressos somente para as Contas Analíticas.

Considera Apuração de Resultado

Quando assinalado, define considerar a Apuração de Resultado para a apresentação do Balancete, ou seja, os lançamentos da apuração do lucro e perdas (encerramento do balanço contábil).

Mostra Contas sem Apropriações de C. Custo

Quando assinalado, mostra os valores das contas que não possuem apropriações de Centros de Custos. Este campo é habilitado quando não selecionada a opção de sumariar por Centro de Custo. 

Imprime Saldos IniciaisQuando assinalado, apresenta no relatório a coluna de Saldos Iniciais das contas contábeis. Nesse caso, os valores dessa coluna são considerados na operação para formação dos valores das colunas Devedor, Credor, Ativo, Passivo, Perdas e Ganhos.
Tipo de Relatório

Selecionar a forma de impressão do relatório:

  • Rascunho: A impressão é gerada para simples conferência. É impresso cabeçalho nas páginas, as quais não recebem numeração oficial.
  • Legal: É gerada a impressão oficial do relatório. Não é impresso cabeçalho nas páginas, as quais devem ser impressas em páginas pré-numeradas.

Idioma Apres

Inserir o idioma a ser aplicado na apresentação do Balancete.

Nível de Estrutura

Esse campo é habilitado somente quando parametrizado a forma de classificação Por Estrutura.

Importante:

Após a classificação ordenada por estrutura, este campo poderá ser implementado, para a impressão dos diversos níveis de contas contábeis.

Exemplo: 

  • Contas do nível 1, são as contas de Ativo, Passivo e Resultado.

  • Contas do nível 2, são as contas totalizadoras dos títulos contábeis como: Ativo Circulante, Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos e Ativo Imobilizado, Passivo Circulante, Passivo Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido. 


Converte

Finalidade Base – Inserir o código da finalidade econômica para servir de base para o cálculo dos valores na finalidade de apresentação.

Importante:

Esta Finalidade Econômica deve obrigatoriamente possuir o atributo ARMAZENA (armazena valor) igual a MÓDULO.

Finalidade Converte – Inserir o código da finalidade econômica em que devem ser apresentados os valores da consulta. Para movimentações efetuadas em outras finalidades, é utilizada a finalidade inserida no campo anterior como base para conversão dos valores para esta finalidade apresentação.

Data Cotação – Inserir a data a ser utilizada para a conversão dos valores de movimentações em outras finalidades para a finalidade apresentação.

Importante:

 Esse campo somente é habilitado quando inseridas Finalidades diferentes nos campos Finalidade e Apresentação, dessa tela.

Conta Ctbl

Parte Fixa – Definir as características quanto à posição dos elementos que compõem a conta contábil.

Exemplo:

Intervalo das Contas Contábeis 3110.00 a 3140.00

Parte Fixa:     #1#0.00

A Segunda posição é fixa com 1 e a Quarta também é fixa com 0.


Exceção – Definir uma exceção quanto à posição dos elementos que compõem a conta contábil.

Exemplo:

Definido como parte fixa #1#0.00 e ##4#.## como exceção, no intervalo 3110.00 a 3160.00, serão consideradas as contas: 3110.00, 3120.00, 3130.00, 3150.00 e 3160.00. 

Centro Custo

Parte Fixa – Definir as características quanto à posição dos elementos que compõem o centro de custo.

Exemplo:

Intervalo das Contas Contábeis  410.01 a 450.01

Parte Fixa:     4##.01

A Segunda posição é fixa com 4 e a última também é fixa com 1.


Exceção – Definir uma exceção quanto à posição dos elementos que compõem o centro de custo.

Exemplo:

Definido como parte fixa 4##.01 e #4#.## como exceção, no intervalo 410.01 a 450.01, serão consideradas as contas: 410.01, 420.01, 430.01 e 450.01. 

Projeto

Parte Fixa – Definir as características quanto à posição dos elementos que compõem o projeto.

Exemplo:

Intervalo dos projetos  410.01 a 450.01

Parte Fixa:     4##.01

A Segunda posição é fixa com 4 e a última também é fixa com 1.


Exceção – Definir uma exceção quanto à posição dos elementos que compõem o projeto.

Exemplo:

Definido como parte fixa 4##.01 e #4#.## como exceção, no intervalo 410.01 a 450.01, serão considerados os projetos: 410.01, 420.01, 430.01 e 450.01.