Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral                                                                     clique no conteúdo para acesso rápido à informação desejada ↓
  2. Conceito
  3. Tela Configurador de Tributos - Menu
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela Cenário Fiscal
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tela Território Fiscal
    1. Principais Campos e Parâmetros
  6. Tela Tributos
    1. Principais Campos e Parâmetros
  7. Tela Fórmula do Tributo
    1. Principais Campos e Parâmetros
  8. Tela Composição da Fórmula
    1. Principais Campos e Parâmetros
    2. Dicas
  9. Tela Classe Fiscal
    1. Principais Campos e Parâmetros
  10. Tela Relação de Tributos - Emitente
    1. Principais Campos e Parâmetros
  11. Tela Relação de Tributos - Natureza de Operação
    1. Principais Campos e Parâmetros
  12. Tela Relação de Tributos - Item
    1. Principais Campos e Parâmetros
  13. Tela Importar e Exportar
    1. Principais Campos e Parâmetros
  14. Conteúdo Relacionado


01. VISÃO GERAL

O Configurador de Tributos é uma ferramenta, desenvolvida para a Linha Datasul, onde permite que o cálculo dos tributos de uma nota fiscal, seja configurado usando fórmulas, que podem ser liberadas pela TOTVS ou cadastradas diretamente pelo usuário, agilizando muito o tempo na implementação de legislações. A partir da Release 12.1.29 no Produto Padrão Datasul, foi liberado a versão HTML do Configurado de Tributos.

A TOTVS, constantemente cadastra novas fórmulas modelo para simplificar a implementação das alterações no cálculo de impostos, reduzindo o custo de implementação e o tempo de liberação. Os Clientes por sua vez, ficam com a responsabilidade em cadastrar os cenários fiscais, para calcular os impostos usando as fórmulas modelo da TOTVS, ou criando suas próprias fórmulas conforme sua necessidade.

A configuração do Tributo é feita por meio de fórmulas, que podem ser liberadas pela TOTVS ou feitas pelo cliente, além de parâmetros e do Cenário Fiscal.

O Cenário Fiscal, determina os tributos que devem ser calculados para a nota fiscal desde que se enquadrem nas regras de seleção do cenário.

Território Fiscal, todo Cenário Fiscal possui obrigatoriamente, um Território de origem e um Território de destino, para identificar fisicamente a origem e o destino de uma operação fiscal.

A Classes Fiscais, uma classe fiscal é um agrupamento de Emitente, de Itens, ou de Naturezas de Operação, que possuem as mesmas características fiscais e por este motivo estão vinculados a determinada configuração de tributo.

Fórmulas, são as expressões matemáticas utilizando-se de variáveis previamente definidas pela TOTVS, que serão aplicadas no cálculo do tributo da nota fiscal com base no Cenário Fiscal definido pelo cliente.

02. CONCEITO

↑ início

O Configurador de Tributos é uma ferramenta, desenvolvida para a Linha Datasul, onde permite que o cálculo dos tributos de uma nota fiscal, seja configurado usando fórmulas, que podem ser liberadas pela TOTVS ou cadastradas diretamente pelo Cliente, agilizando muito o tempo na implementação de legislações.




Cenário Fiscal

Determina os tributos que devem ser calculados para a nota fiscal, desde que se enquadre nas regras de seleção do cenário.

Classes Fiscais

Uma classe fiscal é um agrupamento de Emitente, Itens, ou Naturezas de Operação, que possuem as mesmas “características fiscais” e por este motivo estão vinculados a determinada configuração de tributo.

Fórmulas

São as expressões matemáticas, utilizando-se de variáveis previamente definidas pela TOTVS, que serão aplicadas no cálculo do tributo da nota fiscal, com base no cenário fiscal definido pelo usuário.

03. TELA Configurador de Tributos - Menu

↑ início

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição

Campo de busca facilitada, permitindo ao usuário pesquisar palavras contidas no menu

O objetivo da parametrização do Configurador de Tributos é a criação dos cenários fiscais.

Cada Cenário Fiscal, é definido a partir de um Território de origem e destino, assim como de classes fiscais, emitente, item, e naturezas de operação. Esse conjunto identifica os tributos que devem ser calculados para uma nota. Assim o Cenário Fiscal determina. quais tributos devem ser calculados para as notas fiscais, que se enquadrarem nas regras de seleção do Cenário Fiscal que você define. E também, como devem ser calculados os valores de base e valor de cada tributo. Resumindo, quais Tributos, são definidos pelo tipo de tributo, e como calculados, é definido pela configuração do tributo.

É importante esclarecer, que o tipo do tributo identifica os tributos como por exemplo ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), e a configuração do tributo, é um conjunto de parâmetros combinados que definem a forma como devem ser calculados os valores de base e valor de um tipo de tributo.

Cenário Fiscal, é a necessidade no cálculo de um ou mais impostos de sua nota fiscal. Qual é a origem, qual é o destino, para que emitente, para que item, ou qual natureza de operação.

Tipos de tributos do Cenário Fiscal, são diretamente os tributos que você precisa que sejam calculados em sua nota fiscal.

Configuração do tributo, é o papel que o Configurador de Tributos tem na tradução dessa necessidade fiscal em regras para o cálculo dos impostos da nota.

Territórios Fiscais, é a Origem e Destino que define toda a regra para o cálculo do imposto.

Classes Fiscais, é a forma de agrupar informações que possuem as mesmas características fiscais, esse agrupamento pode ser por Item, Emitente, ou Natureza de Operação.

Ao acessar o Configurador de Tributos HTML o Cenário Fiscal será a primeira e mais importante informação que será exibida em tela. 

Todo Cenário Fiscal possui obrigatoriamente um “Território de origem” e um “Território de destino” para identificar fisicamente a origem e o destino de uma operação fiscal. Por este motivo, a atualização deste cadastro será realizada nessa tela e é uma fase obrigatória na parametrização dos cenários fiscais.

Um Território Fiscal é identificado por um País, Estado e Cidade ou uma combinação destes campos, além do “tipo” que identifica quando se trata de um Território de “origem” ou de “destino”.

O cadastro de Territórios deve ser o mais genérico possível dentro do contexto do Cenário Fiscal onde será aplicado, devemos especificar somente os campos necessários para atender ao Cenário Fiscal.

A opção dos tributos possui por objetivo principal criar a configuração do tributo que será utilizado no cálculo pelo Configurador de Tributos. É por essa tela que são vinculadas as fórmulas cadastradas pela fórmula do tributo, e definido se essa fórmula será aplicada na base de cálculo, no valor final ou qualquer outra regra vinculada a esse tributo.

A opção das fórmula do tributo possui por objetivo principal permitir que o usuário cadastre fórmulas para o cálculo de impostos distintos, utilizando-se variáveis previamente definidas pela TOTVS. 

Uma classe fiscal é um agrupamento de Emitentes, de Itens ou de Naturezas de Operação que possuem as mesmas “características fiscais” e por este motivo estão vinculados a determinada configuração de tributo. 






Opção para acesso a funcionalidades secundárias

Ao contrário do cadastro de Territórios fiscais, que é obrigatório para a criação de um cenário, o cadastro de classes fiscais é opcional. Lembrando, uma classe fiscal é um agrupamento de emitente, itens, ou de naturezas de operação, que possuem as mesmas “características fiscais”, e por este motivo estão vinculados a determinada configuração de tributo.

O Configurador de Tributos, permite que o usuário vincule uma configuração de um tributo diretamente para um único emitente, ou a um único item, ou ainda, a uma única natureza de operação. Sem a necessidade na criação da Classe Fiscal.

Caso sua necessidade de configuração de um tributo, abranger apenas um Emitente, basta vincular o tributo diretamente a esse emitente. Essa parametrização é feita pela opção Emitente.

Caso sua necessidade de configuração de um tributo, abranger apenas uma Natureza de Operação, basta vincular o tributo diretamente a essa natureza. Essa parametrização é feita pela opção Natureza de Operação.

Caso sua necessidade de configuração de um tributo, abranger apenas um Item, basta vincular o tributo diretamente a esse item. Essa parametrização é feita pela opção Item.

Disponibiliza ao usuário a importação e exportação de arquivo texto (formato  .TXT) contendo as parametrizações configuradas para as opções disponibilizadas neste menu: Cenário Fiscal, Território Fiscal, Tributos, Fórmula do Tributo, Classe Fiscal e Relação de Tributos.

04. TELA Cenário Fiscal

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

The table is being loaded. Please wait for a bit ...

Botão / Aba / CampoDescrição


Tela para cadastro do Cenário Fiscal em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela

Aba

Dados Gerais

Desativar?Informa Sim ou Não. O Cenário Fiscal desativado permanece cadastrado com o status de inativo
NomeÉ possível determinar um nome ao Cenário Fiscal, algo que identifique de uma forma visual como um apelido para o cenário. Esse campo é opcional e poderá ser deixado em branco.
TipoIndica se o Cenário Fiscal é de operação de Entrada ou de Saída.
Início ValidadeInforma ao configurador qual será a data de início para considerar esse cenário para o cálculo dos tributos.
NarrativaÉ possível determinar uma narrativa (texto) que será apenas documentacional, para auxiliar ao usuário entender do que se trata esse registro e para que deverá ser aplicado. A utilização desse campo é opcional e as informações contidas nele não irão impactar no cálculo dos tributos desse cenário. Poderá ser deixado em branco.
Território Origem

Determina o Território Fiscal de origem da operação do Cenário Fiscal.

Possui zoom para os Territórios fiscais cadastrados.

Território Destino

 Determina o Território Fiscal de destino da operação do Cenário Fiscal.

Possui zoom para os Territórios fiscais cadastrados.

Classe Fiscal Emitente

Determina um grupo de emitentes com as mesmas características fiscais que poderão ser associados ao Cenário Fiscal. Caso não existir essa necessidade, deverá ser utilizado "*" (asterisco) como coringa que indica que não existe regras específica para esse grupo.

Possui zoom para as classes fiscais cadastrados.

Classe Fiscal Item

Determina um grupo de itens com as mesmas características fiscais que poderão ser associados ao Cenário Fiscal. Caso não existir essa necessidade, deverá ser utilizado "*" (asterisco) como coringa que indica que não existe regras específica para esse grupo.

Possui zoom para as classes fiscais cadastrados.

Classe Fiscal Natureza

Determina um grupo de naturezas de operação com as mesmas características fiscais que poderão ser associados ao Cenário Fiscal. Caso não existir essa necessidade, deverá ser utilizado "*" (asterisco) como coringa que indica que não existe regras específica para esse grupo.

Possui zoom para as classes fiscais cadastrados.

Aba

Tributos do Cenário Fiscal

Vincula os tributos que irão compor esse Cenário Fiscal

Aba GERAL

Tipo Tributo

Indica efetivamente qual é o tributo a ser calculado por esse cenário.

Possui zoom para os tipos de tributo cadastrados.

Busca Tributo Por

Indica para o configurador se a busca desse tributo estará vinculada a uma classe ou Território Fiscal, ou ainda se será informado diretamente no cenário.

Possui lista de opções (Emitente / Informado / Item / Natureza / Território Origem / Território Destino)

Habilitado quando Busca Tributo = Informado

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Aba OPÇÕES
Considera Tab Pauta Unidade FederaçãoIndica que a tabela de pauta utilizada pelo tributo é a da unidade de federação.
Tabela Pauta

Indica a tabela de pauta para o tributo.

Desabilitado e limpo quando o campo "Considera Tab Pauta Unidade Federação" é marcado.


Possui zoom para as tabelas de pauta cadastradas.

Cód Mensag Observ Nota Faturamento

Indica o código da mensagem para a observação da nota.

Possui zoom para as mensagens cadastradas.

Cód Mensag Observ Obrig Fiscais

Indica o código da mensagem das obrigações fiscais.

Possui zoom para as mensagens cadastradas.

Cód Mensag Descrição Código Ajuste

Indica o código da mensagem para a descrição do código de ajuste.

Habilitado somente quando na aba GERAL o campo Tipo Tributo for "COD AJUSTE" ou "COF INF ADIC".

Possui zoom para as mensagens cadastradas.

% MVAIndica a porcentagem do MVA, valor permitido de até 3 dígitos antes da virgula e 2 depois.
aba Conf Trib
PaísCampo desativo, exibe o país do imposto.
Unidade FederaçãoCampo desativo, exibe a unidade de federação do imposto.
Imposto

Indica o imposto vinculado.

Possui zoom para os impostos.

Classif. Imposto

Indica a classificação do imposto.

O campo só fica habilitado caso o imposto esteja preenchido, ao abrir a modal para procurar a classificação do imposto ele já virá filtrado pelo país, uf e imposto.

Possui zoom para as classificações dos impostos.

Remove um Tributo associado ao Cenário Fiscal.

Edita um Tributo associado ao Cenário Fiscal, permitindo alterar todas as informações do tributo com exceção do "Tipo Tributo".

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

Habilitado após salvar as informações em Dados Gerais. A ação remove o Cenário Fiscal cadastrado

Habilitado após preenchimento dos campos obrigatórios em Dados Gerais. A ação salva o registro e deve ser utilizada em cada etapa de informação em Dados Gerais e Tributos do Cenário Fiscal

Wizard de configuração para auxiliar na inclusão de um Cenário Fiscal. A funcionalidade passa por todas as etapas de informações de Dados Gerais e Tributos do Cenário Fiscal, disponibilizando avançar ou retornar para etapas anteriores e a revisão final antes de salvar o registro

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Nome, Operação, Território Origem, Território Destino, Início Validade, Classe Fiscal Emitente, Classe Fiscal Natureza ou Classe Fiscal Item

A tela disponibiliza todos campos, com opção de busca por intervalo para os cenários, Territórios e classes. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Cenário Fiscal

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Nome, Situação, Operação, Território Origem, Território Destino, Início Validade, Classe Fiscal Emitente, Classe Fiscal Natureza ou Classe Fiscal Item. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para os campos: Nome e Narrativa em Dados Gerais, e, remover ou associar tributo 

A cópia de um Cenário Fiscal permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos. Ao selecionar a cópia, o usuário será questionado se pretende, também, copiar os Tipos de Tributos associados ao cenário copiado. Caso selecione "Não", os campos em Tributos do Cenário Fiscal ficam vazios e, caso selecione "Sim", os campos serão sugeridos com as informações associadas ao cenário copiado.

Remove o Cenário Fiscal selecionado

Carrega mais resultados em tela


05. TELA Território Fiscal

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / Aba / CampoDescrição


Tela para cadastro do Território Fiscal de Origem e Destino em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela

Aba

Dados Gerais

NomeÉ o código definido pelo usuário que identifica o Território Fiscal.
Tipo de TerritórioIndica o tipo do Território Fiscal, se é referente a Origem ou ao Destino do processo que se está cadastrando.
País

Deverá ser informado o país do Território Fiscal que será utilizado no cenário. Para esse campo poderá ser informado "*" (asterisco) como um indicador genérico que representa todos os países. 

Possui zoom para o cadastro de países

Estado

Deverá ser informado o estado do Território Fiscal que será utilizado no cenário. Para esse campo poderá ser informado "*" (asterisco) como um indicador genérico que representa todos os estados. 

Possui zoom para o cadastro de UF

Cidade

Deverá ser informado a cidade do Território Fiscal que será utilizado no cenário. Para esse campo poderá ser informado "*" (asterisco) como um indicador genérico que representa todos as cidades. 

Ao salvar, a digitação possui validação com os dados cadastrados no programa CD0330 - Manutenção Cidades

DescriçãoInformação descritiva do Território Fiscal

Aba

Tributos do Território

Vincula os Tributos que irão compor o Território Fiscal

Tributos

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Remove a associação de um Tributo selecionado () associado ao Território Fiscal

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

Habilitado após salvar as informações em Dados Gerais. A ação remove o Território Fiscal cadastrado

Habilitado após preenchimento dos campos obrigatórios em Dados Gerais. A ação salva o registro e deve ser utilizada em cada etapa de informação em Dados Gerais e Tributos do Território

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Nome, Descrição, Tipo, País, Estado e Cidade.

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para os Territórios e busca para o tipo de Território. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Território Fiscal

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Nome, Descrição, Tipo, País, Estado e Cidade. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para os campos: País, Estado, Cidade e Descrição, e, associar ou desassociar tributo 

A cópia de um Território Fiscal permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove o Território Fiscal selecionado

Carrega mais resultados em tela


06. TELA Tributos

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / CampoDescrição


Tela para cadastro de Tributos em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela

Código Configuração Tributo

Permite determinar o código da configuração do tributo que será cadastrada. É possível digitar um código de tributo com até 50 caracteres alfanuméricos. Não existe regra com relação a nomenclatura do código do tributo, porém a TOTVS adotou como boas práticas alguns detalhes:

  • Os códigos fornecidos pela Totvs possuem o prefixo T-
  • Normalmente os códigos iniciam com o nome do tributo ao qual se propõem (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS,...), em seguida uma numeração e/ou letra para separar a característica específica desse código para o tributo, e por fim uma descrição para facilitar o objetivo, como por exemplo, a lei ou algum detalhe pontual. Exemplo de fórmula cadastrada pela TOTVS: T-ICMS 001 - Desc ICMS (Valor do Desconto de ICMS de 18% c/ Despesas e IPI)

Caso o cliente digite um código de tributo com o prefixo T-, o registro não será salvo pois o prefixo é de uso exclusivo da Totvs e será apresentada a mensagem: 

Descrição Configuração TributoEsse campo é apenas documentacional e se objetiva a facilitar a identificação da configuração do tributo em questão para o usuário do sistema. Sugere-se cadastrar uma configuração de cálculo e detalhar ao máximo a que se refere essa regra. Exemplo de descrição vinculada a configuração de tributo liberada pela TOTVS: Valor do Desconto de ICMS de 18% c/ Despesas e IPI
Fórmula do ClienteEsse campo indica para o configurador que o tributo que está sendo exibido é criado pelo usuário (SIM) ou liberado oficialmente pela TOTVS (NÃO). Ao cadastrar um novo tributo ou copiar um registro existente esse campo sempre fica desabilitado e automaticamente marcado como SIM.
Tipo Tributo

Determina para qual o tributo que a configuração será utilizada. É possível selecionar o tipo do tributo utilizando zoom específico.

Possui zoom para o cadastro de Tipo de Tributo

Código TributaçãoEsse campo designa qual será a tributação do imposto que será calculado. As opções disponíveis são: Tributado, Isento, Outras e Reduzido.
Fórmula Base de Cálculo

Nesse campo é informada a fórmula de cálculo da Base de Cálculo do tributo. É possível deixar esse campo em branco se para a configuração do tributo desejado não precise calcular a base de cálculo diferenciada.

Possui zoom para o cadastro de Fórmula do Tributo

Fórmula Valor Tributo

Esse campo indica a fórmula de cálculo do tributo em questão. Também é possível deixar esse campo em branco caso para a configuração do tributo proposto não seja necessário calcular um valor diferenciado

Possui zoom para o cadastro de Fórmula do Tributo

Forma CálculoOrienta a forma de cálculo do tributo proposto se será "Ad Valorem" ou "Valor Fixo".
  • Ad Valorem ou também pode ser chamado de "conforme o valor" é um tributo baseado em um percentual sobre o valor do produto.
  • Valor Fixo é um tributo baseado em um valor determinado sobre o valor do produto.
Tipo do CálculoEsse campo indica se para o tipo do cálculo do tributo, se esse valor é "Por Fora" ou "Por Dentro".
  • Por Fora é um valor que será acrescentado ao valor do imposto, exemplo IPI.
  • Por Dentro é um valor que já está incluído no valor do imposto, exemplo ICMS.
Alíquota do TributoDefine a alíquota fixa que será utilizada no cálculo do tributo em questão. Se for informado um valor nesse campo, o Configurador de Tributos, durante o cálculo, irá ignorar a alíquota que foi informada durante o cálculo do imposto padrão e irá adotar esse valor para o novo cálculo.
Arredonda / TruncaEstabelece a regra com relação ao resultado do cálculo do tributo, se o valor final será Arredondado ou Truncado.
Valor Fixo TributoEsse campo fica habilitado para digitação caso o campo "Forma Cálculo" for definido como "Valor Fixo". Nesse caso é informado um valor fixo para o cálculo do tributo.
Número DecimaisIndica para o sistema qual é o número de casas decimais resultante do cálculo do imposto proposto.
Valor MínimoIndica para o sistema o valor mínimo para calcular o tributo apresentado.
Valor MáximoIndica para o sistema o valor máximo para calcular o tributo apresentado.

  • Soma Total Item
  • Adiciona Base de Cálculo nas Observações da Nota
  • Adiciona Valor do Tributo nas Observações da Nota

Quando marcados Sim, executam cada um desses processos durante o cálculo do tributo, realizado pelo Configurador de Tributos.

  • Zera Base de Cálculo para Tributo Igual a Zero
  • Aplicar como Desconto
  • Retido nas Duplicatas

Quando marcados Sim, executam cada um desses processos durante o cálculo do tributo, realizado pelo Configurador de Tributos.

Configuração de Tributo Encadeada
  • Por meio desse campo, é possível informar uma outra configuração de tributo para ser utilizada de forma encadeada ao cálculo do tributo. Para calcular um novo tributo é preciso utilizar uma outra regra também resultante de outro cálculo executado pelo Configurador de Tributos.

Possui zoom para a Fórmula de Base de Cálculo cadastrada

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código Configuração Tributo, Descrição Configuração Tributo, Fórmula Base de Cálculo, Tipo Tributo e Fórmula do Cliente.

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para o Código da Configuração do Tributo, por Tipo Tributo e opção para fórmula do cliente. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código Configuração Tributo, Descrição Configuração Tributo, Fórmula Base de Cálculo, Tipo Tributo e Fórmula do Cliente. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para todos os campos, exceto Código Configuração Tributo e Fórmula do Cliente

A cópia de um Tributo permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove o Tributo selecionado

Carrega mais resultados em tela


07. TELA Fórmula do Tributo

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / CampoDescrição












Tela para cadastro de Fórmulas em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela
Código

Permite determinar o código da fórmula que será cadastrada. É possível digitar um código de fórmula com até 50 caracteres alfanuméricos. Não existe regra com relação a nomenclatura das fórmulas, porém a TOTVS adotou como boas práticas alguns detalhes:

  • As fórmulas fornecidas pela Totvs possuem o prefixo T-
  • Normalmente as fórmulas iniciam com o nome do tributo ao qual se propõem (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS,...), em seguida uma numeração e/ou letra para separar a característica específica dessa fórmula para o tributo, e por fim uma descrição para facilitar o objetivo, como por exemplo, a lei ou algum detalhe pontual. Exemplo de fórmula cadastrada pela TOTVS: T-ICMS ST 017a2 - ICMS ST Padrão (ICMS ST Padrão - Mantém a Base de Cálculo c/ ICMS ST zerado - Val Trib)

Caso o cliente digite um código de fórmula com o prefixo T-, o registro não será salvo pois o prefixo é de uso exclusivo da Totvs e será apresentada a mensagem:

DescriçãoEsse campo é apenas documentacional e se objetiva a facilitar a identificação da fórmula em questão para o usuário do sistema. Sugere-se que, ao cadastrar uma fórmula seja detalhado ao máximo a que se refere essa fórmula. Exemplo de descrição vinculada a fórmula liberada pela TOTVS: ICMS ST Padrão - Mantém a Base de Cálculo c/ ICMS ST zerado - Val Trib
Fórmula ClienteEsse campo sempre ficará desabilitado e indica se a fórmula selecionada foi liberada pela TOTVS (campo DESMARCADO) ou se essa fórmula foi criada ou copiada pelo cliente (campo MARCADO).
Moeda

Indica a moeda principal vinculada à fórmula. Não é obrigatório o preenchimento desse campo, e nesse caso o sistema adota a moeda corrente para o cálculo.

Possui zoom para o cadastro de Moeda

Tabela de Pauta

Designa, caso existir essa necessidade, uma tabela de pauta que poderá ser cadastrada pelo usuário do sistema para flexibilizar ainda mais o cálculo do tributo.

Possui zoom para o cadastro de Tabela de Pauta

Percentual MVA

Assinala para a fórmula qual será o percentual do MVA que será utilizado durante o cálculo.

Percentual de Redução

Aponta o percentual de redução que será fixo nessa fórmula. Se informado esse campo, o sistema considera esse valor para o cálculo e desconsidera qualquer indicação feita. Por exemplo, a natureza de operação.

Destino da ReduçãoCaso exista um percentual de redução informado, esse campo ficará habilitado para ser indicado qual é o destino dessa redução.
Composição da Fórmula

Nesse quadro será demonstrada a fórmula cadastrada para o tributo selecionado. Esse campo não fica habilitado para edição pelo usuário.  Para abrir a tela de edição das fórmulas é necessário clicar no botão "Composição da Fórmula".

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Fórmula do Cliente.

A tela disponibiliza opção de busca para o Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Apenas Fórmulas do Cliente. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Código da Fórmula

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Fórmula do Cliente. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para os campos: Moeda, Tabela de Pauta, Percentual MVA, Percentual de Redução e Fórmula

A cópia de uma Fórmula permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove o Tributo selecionado

Carrega mais resultados em tela

Ao clicar no botão Editar Composição da Fórmula será aberto uma tela que possui por finalidade específica a edição das fórmulas que serão utilizadas pelo Configurador de Tributos durante o cálculo do tributo.

08. TELA Editar Composição da Fórmula

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Objetivo
Essa interface possui por finalidade específica a edição das fórmulas que serão utilizadas pelo Configurador de Tributos durante o cálculo do tributo. A divisão orgânica dessa tela se divide em 2 principais blocos detalhados abaixo.

Composição da Fórmula

Permite a criação de uma fórmula que será aplicada no cálculo da nota fiscal.

As fórmulas utilizadas pelo Configurador de Tributos são expressões matemáticas do cálculo que deverá ser realizado pelo sistema para o tributo proposto, dessa forma sugere-se que o usuário que irá cadastrar uma fórmula tenha conhecimento básico da forma como deverá ser realizado o cálculo, assim será possível transcrever o cálculo desse tributo em uma fórmula que será utilizada pelo sistema.

Lista de Variáveis

A lista de variáveis disponíveis para serem utilizadas no cálculo do tributo é liberada pela TOTVS, sendo assim o Configurador de Tributos apenas irá interpretar e atribuir valor durante o cálculo do imposto a essas variáveis. 

As fórmulas utilizadas pelo Configurador de Tributos são expressões matemáticas do cálculo que deverá ser realizado pelo sistema para o tributo proposto, dessa forma sugere-se que o usuário que irá cadastrar uma fórmula tenha conhecimento básico da forma como deverá ser realizado o cálculo, assim será possível transcrever o cálculo desse tributo em uma fórmula que será utilizada pelo sistema.

Para o cadastro de uma fórmula é possível a digitação direta dos operadores e variáveis na área de edição da fórmula.

Pesquisa de Variáveis

O campo permite a pesquisa nas variáveis disponíveis pela TOTVS por código ou sua descrição.

Caso exista a necessidade de uma variável que não se encontre nessa lista, o usuário do sistema deverá abrir um ticket para a equipe de Atendimento do produto para solicitar a inclusão, porém essa demanda será analisada pela equipe de Inovação do Produto Padrão e, se julgado como pertinente ao sistema, essa nova variável será inserida ao sistema, caso contrário será indicada a customização desse ponto.

Operações

Dispões de botões para inclusão dos operadores matemáticos na fórmula. Operadores disponíveis: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Exponencial, Separadores, Igual a, Diferente de, Maior que, Menor que, Maior ou Igual a, Menor ou Igual a.

Campo Fórmula

Para o cadastro de uma fórmula é possível a digitação direta dos operadores e variáveis na área de edição da fórmula, assim como inserir as variáveis a partir da lista ou os operadores matemáticos a partir dos botões.

Essa ação efetua uma validação na fórmula digitada, para verificar se existe algum erro na estrutura dessa fórmula. O sistema não irá validar se os valores ou o resultado final dessa fórmula está de acordo com o esperado, apenas irá validar a expressão informada pelo usuário.

Simulação da Fórmula

Após conferir a fórmula, será possível simular o seu resultado substituindo os valores de cada uma das variáveis informadas. Isso permite que sejam realizados testes durante a implementação da fórmula, sem ser necessário recorrer a alguma ferramenta externa ao Datasul.

Apresenta a lista das variáveis informadas na fórmula e permite que os valores sejam alterados para novas simulações.

Campo Fórmula Traduzida

Apresenta a fórmula digitada pelo usuário traduzida para os valores definidos para cada variável. Esse campo fica bloqueado para edição, e qualquer alteração na estrutura da fórmula deve ser realizada no campo Fórmula

Observação: Sempre que a fórmula for alterada, será necessário conferi-la para garantir que não existam erros. A simulação ficará disponível somente após realizado a conferência.

Executa a simulação.

Resultado da Fórmula

Apresenta o resultado da simulação realizada.


Dicas

Atalho (ctrl + espaço) para sugestão das variáveis no campo da fórmula

Ao efetuar a combinação de teclas (ctrl + espaço), é apresentada uma lista com a sugestão das variáveis disponíveis.


Ao efetuar novamente a combinação de teclas (ctrl + espaço) + (ctrl + espaço), é apresentada uma pequena descrição sobre a variável selecionada.


Também é possível executar a sugestão após ter iniciado a digitação de alguma variável.


Como criar condições usando o operador INT

É possível criar condições dentro da fórmula utilizando o comando INT ( ). 

O comando espera uma condição dentro dos parênteses, e devolve o valor 1 quando a condição for verdadeira e 0 quando a condição for falsa. Para correto funcionamento da fórmula, ela deve prever todas as condições possíveis para aquele objetivo. 

Exemplo: Fórmula Padrão do ICMS sem considerar a redução da base - Base Calc

= INT ( COD_DEST_MERC = 1 ) * ( MERC_LIQ + DESPESAS ) + INT ( COD_DEST_MERC = 2 ) * ( MERC_LIQ + DESPESAS + VAL_IPI )  fórmula com as variáveis, sendo que o destino da mercadoria dentro do sistema pode ser 1 ou 2 

= INT ( 1 = 1 ) * ( 1000 + 50 ) + INT ( 1 = 2 ) * ( 1000 + 50 + 25fórmula com as variáveis substituídas pelas dados reais no momento do cálculo da nota, nesse exemplo, o destino da mercadoria da nota é igual a 1

= INT ( 1 ) * ( 1050) + INT ( 0 ) * ( 1075o comando INT espera uma condição, e retorna os valores 1 quando a condição for verdadeira e 0 quando a condição for falsa

= ( 1 * 1050) + ( 0 * 1075)

= 1050 0

1050


Como criar condições usando o operadores [ ]

É possível criar condições dentro da fórmula utilizando o operadores colchetes [ ]. 

Toda condição deve ser inserida dentro de [ ] e o resultado para quando a condição for verdadeira deve ficar no ( ) subsequente. Quando a condição for verdadeira, as demais condições não serão executadas, e quando a condição for falsa, a próxima condição é executada.

Exemplo: Fórmula Padrão do ICMS sem considerar a redução da base - Base Calc

= [ COD_DEST_MERC = 1 ] ( MERC_LIQ + DESPESAS ) [ COD_DEST_MERC = 2 ] ( MERC_LIQ + DESPESAS + VAL_IPI ) fórmula com as variáveis, sendo que o destino da mercadoria dentro do sistema pode ser 1 ou 2 

= [ 1 ] ( 1000 50 ) [ 2 ] ( 1000 + 50 + 25 fórmula com as variáveis substituídas pelas dados reais no momento do cálculo da nota, nesse exemplo, o destino da mercadoria da nota é igual a 1

= [ 1 ] ( 1000 50 ) como a primeira condição é verdadeira, é executado o cálculo que foi definido dentro dos ( ) subsequentes à condição atendida

= ( 1000 50 )

=  1050

09. TELA Classe Fiscal

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / Aba / CampoDescrição


Tela para cadastro da Classe Fiscal em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela

Aba

Dados Gerais

NomeÉ o código definido pelo usuário que identifica a Classe Fiscal.
Tipo de ClasseEsse campo indica a que se referente essa classe, sendo que as opções válidas nesse caso são: Item, Emitente ou Natureza de Operação.
DescriçãoEsse campo é referente a descrição da classe fiscal, e assim como o código da classe, a ideia principal desse campo é detalhar em forma de texto o objetivo principal desse grupo.

Aba

Tributos da Classe

Associa os Tributos que irão compor a Classe Fiscal

Tributos

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Desassocia o Tributo selecionado () adicionado à Classe Fiscal

Aba

Relacionamentos

Relaciona os Itens, Emitentes ou Naturezas de Operação que irão compor a Classe Fiscal

Caso Tipo de Classe = Item

Disponibiliza o cadastro de Itens para seleção

Caso Tipo de Classe = EmitenteDisponibiliza o cadastro de Emitente para seleção
Caso Tipo de Classe = Natureza de Operação

Disponibiliza o cadastro de Natureza de Operação para seleção

OBS: Apenas as naturezas ATIVAS serão apresentadas.

Remove o Item, Emitente ou Natureza de Operação selecionado () relacionado à Classe Fiscal

Efetua em massa o relacionamento ou a exclusão de Itens, Emitentes ou Naturezas de Operação relacionados à Classe Fiscal, aplicando intervalo por:

Caso Tipo de Classe = Item: Item, Grupo Estoque, Classificação Fiscal, Família, Família Comercial, Código de Origem e se Considera Itens Obsoletos.

Caso Tipo de Classe = Emitente: Código Emitente, Nome Matriz, Código Grupo Cliente, País, UF, Cidade e Código Canal Venda

Caso Tipo de Classe = Natureza de Operação: Natureza de Operação e CFOP

 A geração ocorre por agendamento RPW, podendo ser executado na sequencia da fila (opção Executar Hoje) ou em data e hora específica (opção Agendar Execução)

O campo de busca é condicionado ao Tipo de Classe cadastrado. Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para o campo sugerido: Item ou Natureza de Operação ou Código Emitente

Habilitado após preenchimento dos campos obrigatórios em Dados Gerais. A ação salva o registro e deve ser utilizada em cada etapa de informação em Dados Gerais, Tributos da Classe e Relacionamentos

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Classe Fiscal e Descrição

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para a Classe Fiscal e Descrição, e busca para o Tipo de Classe. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas à Classe Fiscal

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Classe Fiscal, Descrição e Tipo de Classe. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para o campo Descrição, incluir ou remover Tributos da Classe, e, incluir ou remover Relacionamentos

A cópia de uma Classe Fiscal permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove a Classe Fiscal selecionada

Carrega mais resultados em tela

10. TELA Relação de Tributos - Emitente

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / CampoDescrição

Na tela serão exibidos os emitentes que já possuem vinculo com pelo menos um tributo, porém esse cadastro permite vincular vários tributos diretamente ao Emitente.
Emitente

Seleciona o Emitente para definição do Tributo

Possui zoom para o cadastro de Emitentes

Vincula os Tributos que irão compor o relacionamento com o Emitente

Tributos do Emitente

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Remove a associação de um Tributo selecionado () relacionado ao Emitente

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código do Emitente e Nome do Emitente

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para o Código do Emitente e Nome do Emitente. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Emitente

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código do Emitente e Nome do Emitente. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para Associar ou Desassociar Tributo

Remove o Emitente selecionada

Carrega mais resultados em tela


11. TELA Relação de Tributos - Natureza de Operação

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / CampoDescrição

Na tela serão exibidas as naturezas de operação que já possuem vinculo com pelo menos um tributo, porém esse cadastro permite vincular vários tributos diretamente à Natureza de Operação.
Natureza de Operação

Seleciona a Natureza de Operação para definição do Tributo

Possui zoom para o cadastro de Natureza de Operação

Vincula os Tributos que irão compor o relacionamento com a Natureza de Operação

Tributos da Natureza

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Remove a associação de um Tributo selecionado () relacionado à Natureza de Operação

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código do Natureza de Operação e Descrição da Natureza de Operação

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para o Código do Natureza de Operação, Descrição da Natureza de Operação e CFOP. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas à Natureza de Operação

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código do Natureza de Operação e Descrição da Natureza de Operação. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para Associar ou Desassociar Tributo

Remove a Natureza de Operação selecionada

Carrega mais resultados em tela

12. TELA Relação de Tributos - Item

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

Botão / CampoDescrição

Na tela serão exibidos os itens que já possuem vinculo com pelo menos um tributo, porém esse cadastro permite vincular vários tributos diretamente ao Item
Item

Seleciona o Item para definição do Tributo

Possui zoom para o cadastro de Item

Vincula os Tributos que irão compor o relacionamento com o Item

Tributos do Item

Demonstra qual é a fórmula do tributo que será adotada durante o cálculo pelo configurador.

Remove a associação de um Tributo selecionado () relacionado ao Item

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Item e Descrição do Item.

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para o Código do Item e Descrição do Item. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Item.

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Item e Descrição do Item. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para Associar ou Desassociar Tributo

Remove o Item selecionada

Carrega mais resultados em tela

13. TELA Importar e Exportar

↑ início

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
ImportarOpção para importar os dados do arquivo no formato .TXT contendo os dados parametrizados para o Configurador de Tributos
Anexar Arquivo

O arquivo pode ser encontrado no local de preferência do usuário e arrastado para dentro da área quadriculada

Link de acesso à pasta a ser localizado o arquivo para upload e importação
ExportarOpção para exportar os dados no arquivo no formato .TXT contendo os dados parametrizados para o Configurador de Tributos

A execução gera um arquivo com os dados da parametrização do Configurador de Tributos. O arquivo ficará disponível na Central de Documentos.

Caso selecionado Importar, será habilitado após o upload do arquivo


14. Conteúdo Relacionado

↑ início

Documento Técnico: DT Configurador de Tributos HTML

Página Centralizadora: Configurador de Tributos

A Playlist de Conceitos Básicos do Configurador de Tributos Datasul, apresenta um apanhado geral com os principais temas abordados pelo Configurador em sua utilização. Cenário Fiscal, Território, Fórmulas e Classes Fiscais são assuntos tratados nessa lista.

Link p/ essa Playlist Geral do Configurador de Tributos


A ideia principal dessa Playlist é agrupar vídeos que demonstram as técnicas utilizadas pelo Configurador de Tributos no operacional do processo. Após entender os conceitos básicos como Cenário Fiscal, Território, Fórmulas e Classes Fiscais, nessa lista de vídeos você irá descobrir como é feito o cadastro das Fórmulas e Tributos, além da utilização prática no seu dia a dia.

Link p/ essa Playlist Geral do Configurador de Tributos


Essa Playlist oferece a você alguns exemplos práticos de parametrização do Configurador de Tributos, utilizando-se dos conhecimentos já adquiridos em vídeos anteriores. 

Link p/ essa Playlist Geral do Configurador de Tributos


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural. A Medida Provisória 932/20 reduz pela metade, por três meses, as contribuições que são recolhidas pelas empresas para essa contribuição. O objetivo desse vídeo é demonstrar como parametrizar essa contribuição pelo Configurador de Tributos do Datasul.