Árvore de páginas

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Manufatura

TOTVS Backoffice

Linha de Produto:

Linha Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

TOTVS Backoffice (Linha Datasul) - Configurador Layout Fiscal (MLF)

Função:

html.simnacGenerator - Gerador de Arquivos para SIMNAC

País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DBACKFISUST-1888 / DBACKFISUST-1889

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

    A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM). O SUFRAMA atualmente usa o Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional - SIMNAC, que é uma plataforma web para as empresas interessadas (remetentes e destinatários) por meio do qual se operacionaliza os procedimentos para internamento de mercadorias nas áreas incentivadas administradas pela SUFRAMA

    O Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional - PIN, registra o demonstrativo dos dados fiscais transmitidos pelo SIMNAC, e é gerado dentro desse sistema, para fins de controle, acompanhamento e verificação do ingresso e internamento da mercadoria nacional ou nacionalizada na área incentivada. Base legal: Lei 13.451/2017, Art. 3º; Portaria 834/2019, Art. 5º, I e Art. 6º, I. Devendo ser gerado para a NF-e que contenha incentivo do ICMS e/ou IPI.

     Antes, esse processo era feito pelo Sistema de Mercadoria Nacional - WS SINAL, que atualmente serve apenas para consulta de notas que tiveram PIN gerado até 18 de outubro de 2019. A partir de 19 de outubro de 2019, utiliza-se o SIMNAC para geração do PIN.

    No SIMNAC, cada nota fiscal tem um respectivo PIN, e a maneira mais rápida de solicitar o registro do PIN, é pela importação Rápida da Chave de acesso (colocando os 44 dígitos da chave de acesso da NF-e). Essa importação pode ser feita através de um bloco de texto, que contenha uma ou mais chaves de acesso da NF-e.


03. SOLUÇÃO

Diante da situação apresentada, foi realizado o desenvolvimento de um programa gerador de arquivo texto para atender ao SIMNAC. O novo programa irá gerar as chaves de acesso dos documentos fiscais de saída não cancelados do tipo ICMS e/ou IPI, limitados a 100 registros por arquivo. 

LEMBRETE!

Caso seja atingido o limite de 100 registros (chaves de acesso) por arquivo, será quebrado em mais de um arquivo de texto.


Para acessar a nova rotina, é possível pesquisar no menu Datasul pelo nome do programa html.simnacGenerator, acessar o menu do Cockpit Fiscal, onde o programa é disponibilizado em SIMNAC.


Ao clicar em "Gerador do Arquivo SIMNAC", o usuário será redirecionado para a tela do programa.

Basta agora informar os filtros desejados e clicar em "Executar" para que o programa inicie a busca dos documentos fiscais filtrados e gere os arquivos de texto que contém a chave de acesso de cada uma das notas consideradas. 


Ao clicar em executar, o programa irá buscar todas as chaves eletrônicas segundo os parâmetros fornecidos em tela, e que sigam as validações apresentadas abaixo:

  • Somente Nota fiscal eletrônica de saída, não canceladas (OF0305 - Manutenção Documentos Fiscais).
  • Todos os documentos devem ter sua origem eletrônica e sua chave de acesso registradas (OF0305 - Manutenção Documentos Fiscais).
  • Os clientes dos documentos devem ter seu código SUFRAMA cadastrados no cadastro de clientes (CD1510 - Atualização dos Clientes).


IMPORTANTE!

Caso não sejam informados valores para os campos de parametrização, o programa irá buscar TODOS os registros.

  • Caso não sejam informados valores para o campo Estabelecimento, o programa irá procurar todos os estabelecimentos.
  • Caso não sejam informados valores para os campos com faixas inicial e final, o programa irá entender que deve pesquisar por todos os valores do campo.


O arquivo de texto é gerado com o seguinte formato:


Seguindo as mesmas regras de geração que os arquivos de texto, o relatório de acompanhamento lista informações como os parâmetros de tela utilizados na pesquisa, período de geração, nome e diretório dos arquivos gerados.

Seguindo as mesmas regras de geração que os arquivos de texto, o relatório de conferência lista informações adicionais dos documentos fiscais referente às chaves eletrônicas geradas nos arquivos de texto. No relatório de conferência, podem ser encontradas as seguintes informações:

Planilha Aba 1-Identificação:

Campos:

Descrição:

EstabelecimentoApresenta o código do estabelecimento no qual o(s) documentos foram gerados.
Razão SocialRazão social do estabelecimento.
EndereçoEndereço do estabelecimento.
CNPJCNPJ vinculado ao estabelecimento.
Inscrição EstadualInscrição estadual vinculada ao estabelecimento.


Exemplo:


Planilha Aba 2-Documentos:

Campos:

Descrição:

EstabelecimentoApresenta o código do estabelecimento do documento referente à chave de acesso.
Data DocumentoApresenta a data de entrada do documento referente à chave de acesso.
Data Emissão DocumentoApresenta a data de emissão do documento referente à chave de acesso.
DocumentoApresenta o código do documento referente à chave de acesso.
SérieApresenta a série do documento referente à chave de acesso.
EmitenteApresenta o código do emitente do documento referente à chave de acesso.
EspécieApresenta a espécie do documento.
Natureza de OperaçãoApresenta a natureza de operação do documento referente à chave de acesso.
Modelo do DocumentoApresenta o modelo do documento referente à chave de acesso.
Chave de AcessoApresenta a chave de acesso do documento.
SituaçãoApresenta a situação do documento referente à chave de acesso.


Exemplo:


04. DEMAIS INFORMAÇÕES