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Detalhe de Planejamento de Demanda - DB0301

Visão Geral do Programa 

Permitir visualização de detalhes do cálculo do planejamento de demanda.

Esse relatório permite visualizar o balanceamento dos vários itens faturados (parametrizados para serem considerados no cálculo do planejamento de demanda), isto é, se o resultado do planejamento de demanda, por intermédio das ordens geradas, está atendendo integralmente às necessidades (pedidos/previsões).

Se o balanceamento estiver bom, a coluna do Disponível deverá estar em zero. Saldo negativo significa que as providências não são suficientes para atender às necessidades. Se o saldo estiver positivo, ou existe um estoque de segurança informado modificando a referência do saldo ou então existem mais ordens do que o necessário.

Seguem alguns pontos a serem observados:

  • Para as políticas Período Fixo e Lote, as ordens firmes dentro do horizonte fixo do item sempre serão consideradas como saldo disponível para atender à primeira demanda existente, independente da data dessa ordem. Isso se faz necessário para evitar produção excedente.

  • O saldo em estoque nas políticas lote e período fixo é calculado até a data de referência informada, e a partir desse ponto inicia-se o processo de geração de ordens, se necessário. Assim sendo, demandas anteriores à data de referência são atendidas após essa data (não são geradas ordens no passado).

  • Para as políticas Make-to-Order ou Nível Superior, a ordem é gerada com data de término igual à data de entrega do pedido. Caso as ordens tenham data de término no passado, o sequenciamento irá reprogramá-las para o futuro, onde seja possível atendê-las.

  • Para o cálculo do saldo disponível é descontada a quantidade de perdas e refugo das ordens.

  • O estoque de segurança do item não é descontado do disponível.

  • O saldo das ordens firmes é considerado como saldo inicial. Dessa forma, nos cálculos período a período, a quantidade da ordem firme pode ser ignorada pois já foi considerada no saldo inicial.

Nota:

Quando o campo Consome Estoque Segurança está habilitado no cenário, a quantidade de segurança do item não será alocada do saldo inicial, ou seja, este saldo será disponibilizado para atendimento dos pedidos. Neste caso, se o item necessitar de uma ordem para suprir o estoque de segurança, a mesma será gerada apenas na explosão de demanda.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução dessa função:

Cálculo do Planejamento de Demanda (DB0201)

 

Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Relatório Detalhe Planejamento Demanda, é possível estabelecer faixas de seleção de Cenário, Código de Itens, Planejador, Famílias de Itens e Data para criação do relatório.

Quando não parametrizados os valores inicial e final, o programa lista todo o conteúdo do planejamento.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Cenário

Inserir o código inicial e final de cenários a serem selecionados para o relatório, estabelecendo uma faixa. Somente itens cujo código de cenário se enquadre nessa faixa serão selecionados.

Item

Inserir código inicial e final de itens a serem selecionados, estabelecendo uma faixa. Somente itens cujo código se enquadre nessa faixa serão selecionados.

Planejador

Inserir código inicial e final de planejador estabelecendo uma faixa. Somente itens com código de planejador dentro dessa faixa serão selecionados.

Família

Inserir código inicial e final de família de materiais estabelecendo uma faixa. Somente itens com código de família dentro dessa faixa serão selecionados.

Data

Inserir data inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados Pedidos/Previsões com data de entrega dentro dessa faixa ou Ordens de Compra/Produção cuja data de término esteja dentro dessa faixa.

 

Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Detalhe Planejamento Demanda - Pasta Classificação, é possível definir como os dados serão ordenados para apresentação no relatório.

As opções possíveis são:

  • Por Código de Item,
  • Por Planejador,
  • Por Família de Itens.

  

Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Planejamento Demanda - Pasta Parâmetros, é possível definir se serão apresentados os itens com política make-to-stock ou não.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Lista Itens Make-to-Stock

Quando selecionado, indica que deverão ser impressas as informações referentes aos itens com política Real Consumo.

 

Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.