Detalhe de Planejamento de Demanda - DB0301
Visão Geral do Programa
Permitir visualização de detalhes do cálculo do planejamento de demanda.
Esse relatório permite visualizar o balanceamento dos vários itens faturados (parametrizados para serem considerados no cálculo do planejamento de demanda), isto é, se o resultado do planejamento de demanda, por intermédio das ordens geradas, está atendendo integralmente às necessidades (pedidos/previsões).
Se o balanceamento estiver bom, a coluna do Disponível deverá estar em zero. Saldo negativo significa que as providências não são suficientes para atender às necessidades. Se o saldo estiver positivo, ou existe um estoque de segurança informado modificando a referência do saldo ou então existem mais ordens do que o necessário.
Seguem alguns pontos a serem observados:
Para as políticas Período Fixo e Lote, as ordens firmes dentro do horizonte fixo do item sempre serão consideradas como saldo disponível para atender à primeira demanda existente, independente da data dessa ordem. Isso se faz necessário para evitar produção excedente.
O saldo em estoque nas políticas lote e período fixo é calculado até a data de referência informada, e a partir desse ponto inicia-se o processo de geração de ordens, se necessário. Assim sendo, demandas anteriores à data de referência são atendidas após essa data (não são geradas ordens no passado).
Para as políticas Make-to-Order ou Nível Superior, a ordem é gerada com data de término igual à data de entrega do pedido. Caso as ordens tenham data de término no passado, o sequenciamento irá reprogramá-las para o futuro, onde seja possível atendê-las.
Para o cálculo do saldo disponível é descontada a quantidade de perdas e refugo das ordens.
O estoque de segurança do item não é descontado do disponível.
O saldo das ordens firmes é considerado como saldo inicial. Dessa forma, nos cálculos período a período, a quantidade da ordem firme pode ser ignorada pois já foi considerada no saldo inicial.
Nota:
Quando o campo Consome Estoque Segurança está habilitado no cenário, a quantidade de segurança do item não será alocada do saldo inicial, ou seja, este saldo será disponibilizado para atendimento dos pedidos. Neste caso, se o item necessitar de uma ordem para suprir o estoque de segurança, a mesma será gerada apenas na explosão de demanda.
Pré-requisito:
É pré-requisito para a execução dessa função:
Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Seleção
Objetivo da tela: | Ao acionar a função Relatório Detalhe Planejamento Demanda, é possível estabelecer faixas de seleção de Cenário, Código de Itens, Planejador, Famílias de Itens e Data para criação do relatório. Quando não parametrizados os valores inicial e final, o programa lista todo o conteúdo do planejamento. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Cenário | Inserir o código inicial e final de cenários a serem selecionados para o relatório, estabelecendo uma faixa. Somente itens cujo código de cenário se enquadre nessa faixa serão selecionados. |
Item | Inserir código inicial e final de itens a serem selecionados, estabelecendo uma faixa. Somente itens cujo código se enquadre nessa faixa serão selecionados. |
Planejador | Inserir código inicial e final de planejador estabelecendo uma faixa. Somente itens com código de planejador dentro dessa faixa serão selecionados. |
Família | Inserir código inicial e final de família de materiais estabelecendo uma faixa. Somente itens com código de família dentro dessa faixa serão selecionados. |
Data | Inserir data inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados Pedidos/Previsões com data de entrega dentro dessa faixa ou Ordens de Compra/Produção cuja data de término esteja dentro dessa faixa. |
Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Classificação
Objetivo da tela: | Ao acionar a função Detalhe Planejamento Demanda - Pasta Classificação, é possível definir como os dados serão ordenados para apresentação no relatório. As opções possíveis são:
|
Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Parâmetros
Objetivo da tela: | Ao acionar a função Planejamento Demanda - Pasta Parâmetros, é possível definir se serão apresentados os itens com política make-to-stock ou não. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Lista Itens Make-to-Stock | Quando selecionado, indica que deverão ser impressas as informações referentes aos itens com política Real Consumo. |
Detalhe Planejamento Demanda – Pasta Impressão
Objetivo da tela: | Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução. Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão. |