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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

CRM

Módulo

Relacionamento

Segmento Executor

Manufatura

Projeto1

MANCRM01

IRM1

 MANCRM01-87

Requisito1

MANCRM01-88

Subtarefa1

MANCRM01-89

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

A função converter lead, Será desenvolvida somente para o CRM (HTML) e terá como objetivo suprir a funcionalidade qualificar lead disponível em metadados. Tendo em vista que o CRM (HTML) foi desenvolvido para ser utilizado principalmente em dispositivos móveis, a função converter lead será uma alternativa mais simples e rápida ao processo de qualificação de lead (Flex).


Importante

Este é um requisito de pequenas melhorias.


(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

Será disponibilizado o botão converter na tela de pesquisa de contas e detalhamento de conta do CRM (HTML). Essa opção somente estará disponível para contas do tipo lead, e terá como objetivo a evolução dessa conta, após a conversão a conta deixa de ser lead e passa a ter atribuição de cliente.

 

Importante

Será aplicado controle de acesso no botão converter, cabendo assim ao administrador habilitar ou não essa funcionalidade.

Será utilizado a regra de times para determinar quais usuários podem converter a conta, exceto se a regra de time não estiver ativa.

O processo de conversão de leads do CRM (HTML), não irá atender a funcionalidade de descarte de leads.

Não será registrado ação para o processo de conversão de lead.

Essa funcionalidade se propõe a substituir a funcionalidade de qualificação de leads (Flex), diferenciando apenas no fluxo conforme descrito nesse documento. Essa alteração no fluxo para qualificação de leads no CRM (HTML) visa facilitar esse processo, tornando mais ágil e prática, não só a conversão como também a integração com o ERP do cliente recém qualificado.

A implementação dessa funcionalidade no CRM (HTML) demandará uma alteração no cadastro de contas (HTML), impactando somente para edição de contas, que a partir de agora irá permitir junto com a edição da conta a manutenção de endereços e telefones, assim como a inclusão de uma nova observação. Esse alteração irá permitir caso necessário, que o usuário complete o cadastro de lead antes de converter em cliente, dessa forma será possível efetuar a integração com o ERP sem que haja a necessidade de outras iterações.

Para todo o resto referente a regra de negócio na edição de contas na conversão que não for descrito nesse documento, deverá ser considerado a regra já estabelecida para esse cadastro.

Converter Lead

Ao ser selecionado a opção converter, deverá ser validado se a configuração de qualificação de lead está ok, para isso será verificados os parâmetros de qualificação, os parâmetros de qualificação estão descritos abaixo. Havendo um resultado negativo dessa validação, então deverá ser apresentado uma mensagem ao usuário alertando que é necessário configurar a qualificação de lead, caso contrário deverá ser posicionado o lead na opção editar do cadastro de cliente, considerando os campos e regras pertinentes a edição de clientes. Para isso será alterado o tipo de conta para cliente e o tipo de cliente será setado com o tipo de cliente parametrizado para qualificação de lead, bem como a classificação do cliente que também deve ser setada com o valor parametrização na qualificação, vide Parâmetros Qualificação. O campo log_in_clien deverá ser setado com o valor true e o campo idi_tip_cta_ant deverá ser setado com o valor 1.

Manutenção de endereços: deverá ser possível adicionar novos endereços, editar ou excluir endereços, no caso do editar somente será permitido para endereços já salvos na base, lembrando que no caso de manutenção da conta, os endereços são persistidos na base somente após salvar a conta, antes disso, não haverá a opção editar para o endereço. Há uma outra regra que não irá permitir edição e exclusão de endereços, no entanto, essa regra não é aplicada para leads, uma vez que esse tipo de conta não é integrado com o ERP, porém quando estiver editando uma conta integrada ao ERP os endereços obrigatórios para integração não terão as opções de editar e excluir, já que a validação na BO não permite alteração nesses casos. Diferentemente da regra de adicionar conta, o endereço não será replicado, dessa forma caso o CRM esteja integrado com o ERP é essencial que ao converter o lead o usuário verifique se os endereços de entrega, cobrança e padrão de entrega foram preenchidos, caso contrario a conta não será integrada com o ERP.

Manutenção de telefones: deverá se possível adicionar e excluir telefones para conta, por ser um cadastro simples e de rápido preenchimento com apenas dois campos, não haverá a opção editar, nesse caso basta excluir o telefone e adicionar um novo com os dados atualizados. As alterações realizadas no cadastro de telefones serão persistidas na base ao salvar a conta.

Quanto a observação, deve ser possível adicionar uma nova observação, também deverá ser validado se a conta já possuí uma observação do tipo integração, caso sim, então será salvo como observação interna, caso não, então será salvo como integração. Caso não seja informado uma observação na conversão do lead, então será registrado uma observação automática com seguinte texto, "Lead Convertido para Cliente através do CRM, operação realizada pelo usuário X na data XX/XX/XXXX as XX:XX.".

Alterar a descrição do menu "Qualificação de Lead" para "Qualificação de Lead (Flex)", que dá acesso ao programa de qualificação de lead (Flex). Isso para facilitar a identificação e também para deixar claro para o usuário que essa opção de menu somente dará acesso a funcionalidade em Flex, e assim como as demais funcionalidades em Flex será descontinuada no futuro.

Figura 1 - Alteração descrição menu

Parâmetros Qualificação

  1. TIPO_CLIENTE_QUALIF - Tipo de cliente default para converter lead em cliente;
  2. CLASSE_QUALIFICADO - Classificação default para converter lead em cliente;

Exemplo de Aplicação:

  • Após gerar uma cotação de venda para um lead, o mesmo sinaliza que está de acordo e fechará proposta, será necessário então transformar esse lead em cliente e efetuar a integração desse cliente com o erp, para isso pode ser utilizado a função converter lead desenvolvida nesse requisito. Após integrado com o ERP, o cliente já estará disponível para geração do pedido de venda.

Tabelas Utilizadas

  • crm_pessoa - Contas e Contatos
  • crm_ender - Endereços
  • crm_telef - Telefones 
  • crm_text_pessoa - Observações

Opcional

Protótipo de Tela

Protótipo 01 - Atalho para função converter o Lead


Protótipo 02 - Tela de edição para converter o lead

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.