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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Gestão de Planos de Saúde

Segmento Executor

 

Projeto1

D_SAU_GPS_Roadmap20152016

IRM1

PCREQ-7675

Requisito1

PCREQ-7738

Subtarefa1

SAU_DEV-3511

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.10

Réplica

 

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros


 

Objetivo

Este projeto tem como objetivo a reestruturação da arquitetura utilizada para o processo de emissão de boletos no Gestão de Planos, resultando na remoção de algumas configurações antes necessárias para o correto funcionamento do sistema. Também foram adicionadas novas funcionalidades com relação as mensagens emitidas no sistema, e inclusão de novas opções para a geração do Arquivo de Remessa.

 Definição da Regra de Negócio

  1. Cadastro de Mensagens - Boletos

No programa “Cadastro de Mensagens - Boletos”, é necessária a inclusão de novas opções de mensagens para a impressão no demonstrativo PDF e também no Arquivo de Remessa (TXT). Na aba “Cabeçalho”, a mesma será dividida em 3 sub-abas, com as seguintes opções:

  • Portabilidade: Responsável por gerar a mensagem de portabilidade de carências, caso algum beneficiário ativo do contrato faturado possua o seu mês de inclusão entre o mês atual da geração da remessa e o terceiro mês subsequente.

Para as informações que poderão ser impressas nesta opção, estão disponíveis as seguintes tags:

[listaBeneficiarios] – Listagem dos nomes dos beneficiários que se enquadram na regra acima, junto com sua carteira.

[dataInicioPortabilidade] – Impressão do início da portabilidade de carências no formato mm/aaaa.

[dataFimPortabilidade] – Impressão do fim da portabilidade de carências no formato mm/aaaa.


  •  Reajuste de Contratos: Responsável por gerar a mensagem de reajuste, caso a proposta sofra reajuste definido pela ANS no mês em que a geração da remessa será feita.

Para as informações que poderão ser impressas nesta opção, estão disponíveis as seguintes tags:

[nomePlano] – Nome do plano do contrato.

[registroANS] – Utilizada para a impressão do código e descrição do plano conforme nome na ANS.

[percentualReajuste] – Informa o percentual de reajuste que a proposta sofrerá.

[oficioReajuste] – Utilizado para informar o oficio do reajuste feito pela ANS.

 

  •  Reajuste mudança de faixa: Responsável por gerar a mensagem de mudança de faixa etária, caso ocorra uma troca de faixa etária entre algum beneficiário dos contratos faturados. Para a verificação desta mudança de faixa, deve ser comparado a competência da fatura que está sendo gerada, com o seu faturamento do mês anterior. Caso ocorra uma diferença entre as regras de faixa etária, a mensagem deve ser impressa no demostrativo.

Para as informações que poderão ser impressas nesta opção, estão disponíveis as seguintes tags:

[percentualReajuste] – Informa o percentual de reajuste relativo a mudança de faixa etária.

[nomeBenef] – Nome do beneficiário que sofreu a mudança de faixa.

[faixaEtariaAnterior] – Faixa etária no qual o beneficiário utilizava no mês anterior.

[faixaEtariaAtual] – Nova faixa etária no qual o beneficiário estará utilizando a partir da competência atual.

 

 

Na aba “Rodapé”, as seguintes abas deverão ser criadas:

  • Mensagem, Vigência, Tipo de Plano, Serviços Contratados, Novo Reajuste, Último Reajuste, Período de Carência.

Na aba “Mensagem”, a tag [tipoPlanoANS] será utilizada para mostrar o tipo de plano conforme normas da ANS (Regulamentado, Não Regulamentado, Adaptado).
Na aba “Vigência”, a tag [dataInicioContrato] será utilizada para mostrar a data de início do contrato.
Na aba “Último Reajuste”, a tag [percentualReajusteAnterior=x] será utilizada para mostrar o percentual de reajustes definidos pela ANS nos anos anteriores.

As demais abas novas: Tipo de Plano, Serviços Contratados, Novo Reajuste e Período de Carência não foram descritas acima, pois não há a possibilidade de inclusão de tag's, somente texto livre.

Necessário também a inclusão de um botão chamado "Tag's", onde serão listadas todas as opções disponíveis para o usuário em cada aba selecionada.

 

2. Cadastro de Layout - Boletos

Deverá ser aplicado a regra para retirada dos parâmetros de configuração utilizados para download e upload de arquivos. O upload e download deverá ser feito utilizando um webservice, dispensando a parametrização do campo paramecp.char-9, a qual antes era feita na Manutenção Parâmetros Globais do Sistema (PR1410P).

Esta mesma regra de retirada de parametrização de configurações deverá ser feita para todos os processos que utilizam a api-gps-ws.p (Atualização de Valores da Proposta, Manutenção Indicador Faturamento Termo Adesão, e os processos de exportação do PTU A500 e A850).

Necessário também a possibilidade de parametrização de layouts para o arquivo de remessa (TXT), ao utilizar o processo de liquido negativo. No combo-box "Tipo de Geração", deverá ser incluída a opção "TXT - Remessa", permitindo o upload do XML, e também a sua visualização ao detalhar o registro.

 

3. Geração - Boletos

Deverá ser criado uma tela de parâmetros de geração, onde nesta nova tela, uma opção chamada “Mês de competência para geração da carta de quitação”, será utilizado para informar qual o mês da competência em que a carta de quitação será impressa no momento da impressão do PDF.

 

Na aba de geração "Parâmetros de Layout", ao selecionar o processo de liquido negativo, deverá ser incluída a opção "Arquivo de Remessa (TXT)", possibilitando ao usuário selecionar o seu layout de parametrização, e a geração da remessa por liquido negativo.

 

Na impressão dos demonstrativos gerados em PDF, deverão conter as informações da espécie do título, como também a sua parcela, conforme exemplo abaixo:

 

Haverá também a possibilidade de agrupar os eventos de mensalidade no momento da listagem dos mesmos, onde caso o evento a ser listado possua o campo “Evento p/somar” preenchido, o valor deste segundo evento deverá ser somado ao primeiro. O nome do evento que deverá aparecer no demonstrativo será o nome do evento preenchido no campo “Evento impres.demonst.”.

Com relação aos eventos de impostos impressos no demonstrativo, para uma correta visualização de seus valores, o agrupamento de eventos só irá ocorrer caso o mesmos impostos incidam sobre os dois eventos a serem agrupados, ou a nenhum evento envolvido no agrupamento.


Para a geração do Arquivo de Remessa (TXT), deverá ser criada a tag de “valorMinimoParticipacao”, onde a fatura de participação somente será impressa na remessa caso o seu valor ultrapasse o valor informado neste campo.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Cadastro de Layout - Boleto

[Alteração]

-

-

Cadastro de Mensagens - Boleto

[Alteração]

-

-

Geração - Boleto

 [Alteração]

-

-

Manutenção Indicador Faturamento Termo Adesão[Alteração]--
Atualização dos Valores da Proposta[Alteração]--
Exportação movimentos para Cobrança[Alteração]--

 

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