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Informações Gerais

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Gestão de Planos de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TTKNEF (Legislação)

Release de Entrega Planejada

12_1_10

Réplica

Não se aplica

País

( X  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

Esse projeto tem como objetivo alterar o programa da emissão do livro auxiliar de Registro de Eventos Conhecidos. Foram realizadas as seguintes alterações:

1. Foi alterada a tela de emissão do livro, para atender os novos padrões de tela "HTML". Nesse programa o usuário poderá escolher se deseja emitir o livro "Online" ou em "Batch", através da aba Parâmetro, no campo "Impressão". Sendo assim, o programa dtvw35aa.w (RPW) referente ao Livro Auxiliar Evento Conhecido foi excluído.
2. Foi implementada a funcionalidade de filtro por Grupo de Contas, onde o usuário poderá selecionar as contas que serão consideradas na impressão dos registros. Essa funcionalidade é similar a existente no relatório do PEONA (pp0310b.p). As contas e grupos a serem utilizadas nesse relatório devem ser cadastradas nos programas Grupo de Contas - PEONA (af0210e.p) e Contas Contábeis - PEONA (af0210f.p).
3. Foi incluído novos totalizadores no final do arquivo, eles exibirão os valores de crédito e débito dos movimentos, facilitando assim, a conferência dos valores com os outros relatórios da contabilidade.
4. Foi alterado a impressão do arquivo, que será em "PDF", visto que o mesmo é utilizado pela ANS para fins fiscais. Além disso, foi implementado a funcionalidade para separar o arquivo gerado em excel, em arquivos menores, ou seja, cada arquivo conterá no máximo 65.000 linhas, foi realizada essa alteração para facilitar a abertura do excel.

Definição da Regra de Negócio

Requisito 1: Padronizar a tela do Livro Aux. ANS/RN290 RN/314 RN/322 - Registro Eventos Conhecidos (af0510s.p) e incluir os campos por filtro de contas.

Hoje existem dois programas onde são emitidos os livros auxiliares o af0510s e o dtvw35aa (RPW), conforme conversado com Leonardo Leitzke e Jaqueline Formigheri para atender o novo padrão vamos unificar esses programas em apenas um. Sendo assim existirá apenas um menu “Livro Aux. ANS/RN290 RN/314 RN/322 - Registro Eventos Conhecidos” correspondente ao programa af0510s.p, onde os livros serão emitidos.

Como teremos apenas um programa devemos retirar a mensagem inicial que hoje é exibida ao executar o af0510s.p

Seguir o novo padrão de tela conforme setor de inovação para facilitar a conversão para o HTML. A tela deve ter duas abas: Aba de Parâmetros e Aba de Seleção.

Aba de Parâmetros: Nessa aba serão exibidos todos os campos utilizados como parâmetros para emissão do livro.

  • Mês/Ano Limite: Nesse campo o usuário informará o período que serão buscados os movimentos. Campo obrigatório. Deve ser um período válido. Regras conforme o programa já faz atualmente.
  • Movtos Contabilizados: O usuário informará nessa opção, se deseja emitir o relatório para movimentos contabilizados ou não. Alterar o default do campo para “SIM”, pois conforme conversado com a contadora Marcia Giongo de Lageado/RS, a maioria dos livros serão verificados pelos movimentos contabilizados, pois devem fechar o valor com o balancete.
  • Planos Assistenciais: Campo check com as opções SIM/NAO. Sendo o default SIM (campo marcado). Regras conforme o programa já faz atualmente.
  • Responsavel pelas informacoes: Nesse campo o usuário definirá o nome do responsável pelas informações a ser emitido no final do livro. Regras conforme o programa já faz atualmente.
  • Impressao: Incluir esse novo campo no programa, que terá as opções: On-Line ou Batch. Se o usuário selecionar a opção “On-line” deve seguir o processo feito hoje pelo programa af0510s.p e emitir o livro no mesmo momento. Caso o usuário selecione a opção “Batch” deve seguir o processo feito hoje pelo programa dtvw35aa.w, dando a possibilidade de agendamento desse processo, conforme o padrão dos RPW. Além disso se selecionar a opção Batch, deve exibir um novo campo chamado Servidor RPW que deve exibir todos os servidores configurados no cadastro “Manutenção Servidores de Execução”.
  • Diretório dos Relatórios: Nesse campo o usuário informará o diretório onde serão gravados os relatórios. Ao lado desse campo deve existir um botão, onde o usuário informará o diretório que deseja salvar. Esse campo será obrigatório. Caso a opção do campo Impressão seja “Online”, o usuário deve informar um valor nesse campo, se não informar nada deve lançar mensagem: “Campo Obrigatório”, caso o usuário informar um diretório que não existe deve lançar mensagem: “Diretório Invalido”. Utilizar a imagem da lupa para busca dos diretórios, verificar o padrão utilizado pelo setor de inovação. Caso a opção do campo Impressão seja “Batch” esse campo trará apenas para visualização o valor do cadastro Manutenção de Servidores de Execução.
  • Nome dos relatórios: Nesse campo o usuário selecionará onde serão salvos os arquivos pdf, de erros e csv. O nome seguirá o mesmo padrão de hoje: “ARQUIVO-EVENTO-CONHECIDO-ANOMES”. Importante: Esse nome será utilizado para o arquivo PDF, de erro e CSV (caso o usuário tenha selecionado emitir CSV). Esse campo será editável e obrigatório. Caso o usuário informe a extensão do arquivo deve lançar mensagem: “Não informar a extensão do arquivo”.  Ao clicar em Executar exibir o seguinte aviso para o usuário: “O Livro de Eventos Conhecidos em PDF e o arquivo CSV, serão impressos no diretório informado no campo "Diretório dos Relatórios".
  • Emitir Dados em arquivo CSV: O usuário definirá nesse campo se deseja ou não emitir o relatório em CSV também. Conforme conversado com as contadoras esse relatório serve para auxiliar na conferência dos dados. Sendo assim, o default desse campo será, "SIM". Se o usuário não quiser emitir esse relatório deve desmarcar essa opção.

Exemplo de tela:

 

 

Aba de Seleção:  Nessa aba serão exibidos os filtros que o usuário pode selecionar para emitir o livro.

  • Grupo de Prestadores: Nesse campo o usuário selecionará o grupo de prestadores pelos quais o relatório será filtrado. Trazer todos os grupos de prestadores selecionados como default, e obrigar selecionar pelo menos um. Essa tabela terá as colunas: Seleção, Grupo (gruppres.cd-grupo-prestador) e Descrição (gruppres.ds-grupo-prestador). Os dados devem ser buscados na tabela gruppres. Assim como já é feito atualmente. Nessa tabela vamos ter também três botões: Marca/Desmarca, Marca Todos e Desmarca Todos.
  • Filtrar por Grupo de Contas: Nesse campo o usuário selecionará se deseja realizar o filtro por grupo de contas conforme é feito no PEONA atualmente. Caso o campo esteja marcado como SIM, deve exibir e habilitar o tabela do grupo de contas para o usuário selecionar os grupos desejados. Caso o campo esteja marcado como NÃO, deve esconder a tabela do grupo de contas. Por default trazer esse campo marcado.
  • Tabela do Grupo de Contas: Incluir essa nova tabela onde o usuário selecionará o grupo de contas pelos quais o relatório será filtrado. Trazer todos os grupos de contas selecionados como default, e obrigar selecionar pelo menos uma. Essa tabela terá as colunas: Seleção, Grupo (grp-ctas-peona.num-grupo), Descrição (grp-ctas-peona.des-grupo), Inicio (grp-ctas-peona.dat-inic) e Fim (grp-ctas-peona.dat-fim). Os dados devem ser buscados na tabela grp-ctas-peona. Nessa tabela vamos ter também três botões: Marca/Desmarca, Marca Todos e Desmarca Todos.
  • Filtrar por Contas: Nesse campo o usuário deve marcar se deseja selecionar por conta ou não. Caso o usuário marque esse campo, deve habilitar os campos Conta e Subconta para o usuário informar o intervalo de contas a ser selecionada. Não foi feito como no filtro acima, pois podem existir várias contas e carregar elas todas em um mesmo tabela poderia tornar o processo muito lento. Caso o usuário, marque NÃO nessa opção deve desabilitar os campos Conta e SubConta, e trazer por default os campos inicial “” e final ZZZ. Esse campo deve vir desmarcado como default.
  • Conta Inicial e Final: Esse campo deve trazer o default das contas Inicial “” e Final “ZZZ” verificar como faz o PEONA, e deve ser habilitado somente quando o usuário marcar SIM no campo Filtro por Contas. Fazer a validação para o usuario não informar a conta inicial menor que a final. Default do campo será desabilitado com os valores “” e ZZZZ. Importante: Se o usuário tiver marcado Filtrar por Grupo de Contas e Filtrar po Conta, deve verificar se as contas informadas nesse campo estão dentro dos grupos selecionados na tabela do grupo de contas do PEONA ctas-peona. Essa mensagem deve ser apenas um alerta para o usuário prosseguir com o processo se desejar.
  • Subconta Inicial e Final: Esse campo deve trazer o default das subcontas Inicial “” e Final “ZZZ” verificar como faz o PEONA, e deve ser habilitado somente quando o usuário marcar SIM no campo Filtro por Contas. Fazer a validação para o usuário não informar a subconta inicial menor que a final. Default do campo será desabilitado com os valores “” e ZZZZ.

Sendo assim o usuário terá as seguintes possibilidades de filtro:

Filtro por Grupo de Contas

Filtrar Por Grupo de Contas

Tabela Grupo de Contas

Filtrar por Contas

Campos Conta Inicial e Final e

Subconta Inicial e Final

Regras

Sim (default)

Habilitada

Sim

Habilitado.

As contas informadas devem estar dentro dos grupos de contas selecionados.

Deve buscar movimentos por grupo e conta.

Sim

Habilitada

Não (default)

Desabilitado.

Deve buscar movimentos pelos grupos.

Não

Escondida

Sim

Habilitado.

Deve buscar movimentos pelas contas.

Não

Escondida

Não

Desabilitado.

Deve desconsiderar esses filtros.

Abaixo segue o exemplo da tela:

 

Essa tela deverá ter dois botões: Sair que irá fechar o programa e Executar que vai chamar a api-eventos-conhecidos e emitir o relatório.

Requisito 2: Reestruturar as leituras realizadas no programa do Livro Aux. ANS/RN290 RN/314 RN/322 - Registro Eventos Conhecidos (af0510s.p), seguindo o padrão do programa PEONA.

É necessário realizar uma reestruturação no livro de Eventos Conhecidos, para fazer as mesmas leituras que são realizadas pelo PEONA atualmente. Essa reestruturação é necessária, pois hoje os clientes não estão conseguindo bater esse livro com o balancete. As leituras serão realizadas conforme o pp0310b, com exceção de movimentos extras (pois não são movimentos conhecidos), faturas avulsas (pois são movimentos de entrada) e eventos programados do faturamento que não devem ser exibidos nesse livro. Substituir a parte da leitura dos movimentos pela descrição abaixo:

Criar a procedure p-executa-livro-conhecido que será a procedure principal do programa. Nessa procedure será montado a tabela temporária de filtros de grupo de prestador, grupo de contas e a tabela temporária de datas (tmp-data), conforme o período informado em tela.

Criar a procedure p-seleciona-movtos onde serão verificados os movimentos. Percorrer a tabela temporária das datas conforme filtro do usuário e para cada dia verificar os procedimentos e insumos.

Para os procedimentos criar a procedure p-le-procedimento que vai percorrer a tabela de histórico dos movimentos (histor-movimen-proced) e verificar se esse beneficiário é da base através do campo paramecp.cd-unimed.

Verificar os filtros informados pelo usuário: Filtrar pelo movimentos contabilizados, não contabilizados ou ambos através do campo log-provisao da histor-movimen-proced. Filtrar por plano assistencial, caso seja marcada essa opção, o tipo de medicina da modalidade do movimento (modalid.cd-tipo-medicina) deve ser igual ao tipo de medicina tradicional parametrizado na paramecp (paramecp.cd-meditradi). Filtrar pelo grupo de prestador informado pelo usuário, buscar o prestador de pagamento do movimento (preserv), buscar o grupo desse prestador (gruppres) e verificar se esse grupo foi selecionado pelo usuário.

Buscar os dados referente ao movimento:

  1. Buscar o codigo do procedimento na tabela ambproce.
  2. Montar os valores do movimento: Valor Valorizado (revisão de contas), Valor Provisionado, Valor do Custo e Valor da Glosa.

Valores dos Eventos Conhecidos

Situação

Valor Valorizado

Valor provisionado

Valor Custo

Valor Glosa

Incluido

histor-movimen-proced.vl-principal

+ histor-movimen-proced.vl-auxiliar

histor-movimen-proced.dec-21

+ histor-movimen-proced.dec-22

histor-movimen-proced.vl-real-pago

Não se aplica

Excluido/ Cancelado

histor-movimen-proced.vl-principal

+ histor-movimen-proced.vl-auxiliar

histor-movimen-proced.dec-2

histor-movimen-proced.vl-real-pago

Não se aplica

Pago

histor-movimen-proced.vl-principal

+ histor-movimen-proced.vl-auxiliar

histor-movimen-proced.dec-21

+ histor-movimen-proced.dec-22

 

movimen-proced-nota.vl-real-pago + movimen- proced -nota.vl-real-pago-tx

Se PAGO:

Se pago < provisionado

vl-glosa = provisionado - pago

Se pago > provisionado

Vl-custo-credito = (provisionado – pago)

Se NÃO PAGO (GLOSA TOTAL)

Vl-glosa = provisionado

  1. Busca as contas: Conta Glosa, Conta Provisao, Conta Custo.

Contas dos Eventos Conhecidos

Glosa

Provisao

Custo

Conta  = substr(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,1,index(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,";") - 1)

Subconta = substr(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,index(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,";")

+ 1,length(trim(histor-movimen-insumo.cod-livre-3))).                                       

Conta = histor-movimen-proced.ct-codigo

Subconta = histor-movimen-proced.sc-codigo.

Conta = histor-movimen-proced.char-6

Subconta = histor-movimen-proced.char-7.

  1. Calcula os valores de crédito e débito.
    1. Para provisão: Se o movimento for de inclusão, então valor de crédito da provisão recebe o valor provisionado, caso o movimento seja excluído ou cancelado o valor de débito da provisão recebe o valor da provisão.
    2. Para custo: Se movimento for excluído o valor de crédito do custo recebe o valor provisionado. Se for incluído o valor de débito do custo recebe o valor provisionado.
  2. Verifica se o movimento foi pago: Através da procedre p-verifica-dados-movproc-pago verifica se existe a movimen-proced-nota para esse movimento e  busca o titulo na tabela titupres e verifica se o título está contabilizado ou não, conforme seleção do usuário, caso seja igual a seleção busca a data de baixa e data de vencimento. Seta o valor de pagamento do procedimento e calcula o valor da glosa se houver.

Realiza o filtro pelo grupo de contas. Verifica pelos campos provisão custo e glosa. Verificar esse novo processo no requisito 3.

Criar a tabela temporária de contratantes. Verifica se ainda não existe o registro com mesmo termo e modalidade do movimento, senão cria através da procedure p-cria-tmp-contratante. Busca o termo de adesão, pela modalidade e termo do movimento.  Busca a proposta pela modalidade e termo. Busca o registro de plano de saúde ans pela proposta. Busca plano de saúde pela modalidade e plano. Busca tipo de plano pela modalidade, plano e tipo de plano. Busca o contratante através da proposta. Com esses dados cria a tabela de contratante com os campos: código da modalidade, descrição da modalidade, número do termo de adesão, número da proposta, data de início e fim do termo, código do contratante, nome do contratante, código do plano, nome do plano, código do tipo de plano, nome do tipo do plano, tipo de regulamentação e tipo da contratação.

Cria a tabela temporária de beneficiários. Verifica se já existe um registro com a mesma modalidade, termo de adesão e beneficiário, senão cria através da procedure p-cria-tmp-beneficiario. Busca o usuário. Cria a tabela com os campos: código da modalidade, número do termo de adesão, código do usuário, nome do usuário, carteira do usuário, código do titular, nome do titular, cpf do titular, grau de parentesco, número da proposta, data de inclusão e exclusão do plano, segmento assistencial (usuario.in-segmento-assistencial) e tipo de contratação.

Cria a tabela temporária de movimento, com os dados do movimento buscado acima.

Incrementa o contador de movimentos “ct-mov-selec”.

Para os insumos criar a procedure p-le-insumo que vai percorrer a tabela de histórico dos insumos (histor-movimen-insumo) e verificar se esse beneficiário é da base através do campo paramecp.cd-unimed.

Realizar os mesmos filtros do procedimento utilizando a tabela de insumos (histor-movimen-insumo). Filtro por movimentos contabilizados/não contabilizados, filtro por plano assistencial e filtro por grupo de prestador.

Buscar os dados referente ao movimento:

  1. Buscar o codigo do insumo na tabela insumos.
  2. Montar os valores do movimento: Valor valorizado (revisão de contas), Valor Provisionado e Valor do Custo.

Valores dos Eventos Conhecidos

Situação

Valor Valorizado

Valor provisionado

Valor Custo

Valor Glosa

Incluido

histor-movimen-insumo.vl-insumo

histor-movimen-insumo.dec-21 + histor-movimen-insumo.dec-22

histor-movimen-insumo.vl-real-pago

Não se aplica

Excluido/ Cancelado

histor-movimen-insumo.vl-insumo

histor-movimen-insumo.dec-12

histor-movimen- insumo.vl-real-pago

Não se aplica

Pago

histor-movimen-insumo.vl-insumo

histor-movimen-insumo.dec-21 + histor-movimen-insumo.dec-22

 

movimen-insumo-nota.vl-real-pago

+ movimen- insumo-nota.vl-real-pago-tx

Se PAGO:

Se pago < provisionado

vl-glosa = provisionado - pago

Se pago > provisionado

Vl-custo-credito = (provisionado – pago)

Se NÃO PAGO (GLOSA TOTAL)

Vl-glosa = provisionado

  1. Busca as contas: Conta Glosa, Conta Provisao, Conta Custo.

Contas dos Eventos Conhecidos

Glosa

Provisao

Custo

Conta  = substr(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,1,index(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,";") - 1)

Subconta = substr(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,index(histor-movimen-insumo.cod-livre-3,";")

+ 1,length(trim(histor-movimen-insumo.cod-livre-3))).                                       

Conta = histor-movimen-proced.ct-codigo

Subconta = histor-movimen-proced.sc-codigo.

Conta = histor-movimen-proced.char-6

Subconta = histor-movimen-proced.char-7

  1. Calcula os valores de crédito e débito.
    1. Para provisão: Se o movimento for de inclusão então valor de credito da provisão recebe o valor provisionado, caso o movimento seja excluído ou cancelado o valor de debito da provisão recebe o valor da provisão.
    2. Para custo: Se movimento for excluído o valor de credito do custo recebe o valor provisionado. Se for incluído o valor de debito do custo recebe o valor provisionado.
  2. Verifica se o movimento foi pago: Através da procedure p-verifica-dados-movinsu-pago verifica se existe a movimen-insumo-nota para esse movimento e  busca o titulo na tabela titupres e verifica se o titulo esta contabilizado ou não, conforme seleção do usuário, caso seja igual a seleção busca a data de baixa e data de vencimento. Seta o valor de pagamento do procedimento e calcula o valor da glosa se houver.

Realiza o filtro pelo grupo de contas. Verifica pelos campos provisão custo e glosa. Verificar esse novo processo no requisito 3.

Criar as tabelas temporária de contratantes, beneficiários e movimento da mesma forma que no procedimento. Incrementa o contador de movimentos “ct-mov-selec”.

Caso exista algum movimento a ser impresso, ou seja, ct-mov-selec  for maior que zero vai realizar a impressão dos movimentos através da procedure p-imprime-relatorio. Limpa as tabelas dos totalizadores: tmp-total-contratacao, tmp-total-segmento, tmp-total-despesa e tmp-conta-cred-deb. Se foi selecionada a opção emitir CSV (tt-param.lg-arquivo-csv for true) cria o cabeçalho do CSV.

Para cada tipo de contratação e para cada segmento assistencial percorre a tabela temporária de beneficiários (tmp-beneficiario) e busca o contratante na tabela temporária de contratante (tmp-contratante). Imprime os dados do contratante: Modalidade, Termo, Data de Inicio e fim do terno, Contratante, Plano e Tipo de Plano. Imprime os dados do beneficiário: CPF titular, nome do titular, Beneficiario, Grau de Parentesco, Data de Inclusao e Exclusao do Plano. Le os módulos opcionais e obrigatórios do beneficiário. Percorre a tabela temporária de movimentos (tmp-movimentos) e imprime os dados do movimento. Acumula os valores de provisão, custo e valorizado desse movimento para imprimir ao final.

Cria a tabela de totalizadores finais, verificar esse novo processo no requisito 4.

Após imprimir todos os registros das tabelas, imprime a quantidade de movimentos do relatório e os totalizadores finais. Imprime termo de encerramento e responsável pelas informações.

Se existe movimentos impressos deve transformar o arquivo em PDF, verificar melhor esse processo no requisito 5 e lançar mensagem: “Relatorio Gerado”. Caso não exista movimentos selecionados deve lançar mensagem: “Nenhum movimento selecionado”.

Verificar a tabela temporária “tmp-erros”, caso tenha ocorrido algum erro deve imprimir os mesmos através da procedure “p-imprime-rel-erros” e lançar a mensagem: “Verifique Relatorio de Erros/Advertencias. Apos Verificado/Corrigido os Erros. Emitir Novamente para este periodo!

Requisito 3: Implementar filtro por Grupo de Contas no programa Livro Aux. ANS/RN290 RN/314 RN/322 - Registro Eventos Conhecidos (af0510s.p), conforme o PEONA faz atualmente.

É necessário implementar a regra do filtro por grupo de contas nos livros auxiliares, como faz hoje no PEONA. Os grupos de contas são parametrizados nos cadastros: Grupo de Contas - PEONA e Contas Contábeis - PEONA. Somente serão emitidos os movimentos que tenham as contas parametrizadas nesses cadastros, caso o usuário deseje desconsiderar esse filtro deve informar NÃO nos dois parâmetros de seleção “Filtro por Grupo Contas” e “Filtro por Contas”.

Para parametrização dos grupos e contas dos movimentos serão utilizados os cadastros existentes hoje Contas Contabeis-PEONA e Grupo Contas – PEONA. Para utilizamos esses mesmos cadastros vamos alterar o nome do menu conforme abaixo:

Contas Contábeis - PEONA para Contas Contábeis – PEONA e Livros Auxiliares

Grupo de Contas - PEONA para Grupo de Contas – PEONA e Livros Auxiliares

Alterar o programa api-eventos-conhecidos.p antes das criações das tabelas temporárias e verificar se foi selecionada a opção por Filtro de Grupo ou Filtro de Conta, então realizar o processo abaixo:

Deve ser verificado os três tipos de conta: Provisão (ct-codigo), Custo (char-6) e Glosa (cod-livre-3), conforme o PEONA também faz. Caso tenha valor informado nesses campos deve chamar a nova procedure p-verificar-filtro-contas, que vai receber por parâmetro a conta, subconta, data de realização e retornar o log-erro.

Na procedure p-verificar-filtro-contas podemos separar em duas verificações:

  1. Se o usuário selecionou “Filtro por Conta”, então verificar se a conta do movimento recebida por parâmetro está dentro do intervalo informado nos campos conta inicial e final, caso não esteja deve retornar erro. Se estiver verificar ainda se a conta do movimento está parametrizada na tabela ctas-peona, caso não esteja retornar o log de erro.
  2. Se o usuário selecionou “Filtro por Grupo de Conta” percorrer a tabela dos grupos de contas selecionados e verificar se a data de realização desse movimento está dentro da data de inicio e fim dos grupos selecionados, caso sim verificar se a conta desse movimento existe dentro do grupo selecionado, através da tabela ctas-peona. Caso não, retornar o log de erro.

No retorno dessa procedure se ocorreu erro realizar o seguinte processo para cada tipo de conta:

  • Para Conta de Provisão: Caso ocorra erro deve limpar os dados referentes a provisão: vl-provisionado-aux, vl-provisao-credito-aux, vl-provisao-debito-aux, ct-conta-provisao-aux, sc-conta-provisao-aux, e setar a variável lg-conta-selecionada-aux como falso.
  • Para Conta de Custo: Caso ocorra erro deve limpar os dados referentes ao custo: vl-custo-aux, vl-custo-credito-aux, vl-custo-debito-aux, ct-conta-custo-aux, sc-conta-custo-aux, e setar a variável lg-conta-selecionada-aux como falso.
  • Para Conta de Glosa: Caso ocorra erro deve limpar os dados referentes a glosa: vl-glosa-aux, ct-conta-glosa-aux, sc-conta-glosa-aux , e setar a variável lg-conta-selecionada-aux como falso.

Essa tratativa é feita dessa forma, pois pode ocorrer do movimento ter a conta de provisão parametrizada e a conta de custo não. Assim como os movimentos são exibidos por linha, temos que exibir esse movimento com os dados da provisão, porém como a conta de custo não está parametrizada, os dados referentes a mesma deverão ser exibidos em branco.

Agora no caso do movimento não ter nenhuma conta parametrizada, ele não deve ser exibido. Assim criamos a variável “lg-conta-selecionada-aux”, pois pode ocorrer ainda a situação do movimento não ter sido nem provisionado, assim todas contas estarão em branco, mas ele deve ser impresso. Agora no caso das contas estiverem em branco por causa do filtro, ai sim o movimento não deve ser exibido.

Resumo dos filtros que podem ocorrer:

Seleção por Contas

Situação

Filtro por Grupo Contas

Filtro por Contas

Resultado

Situação 1

Sim

Sim

Verificar se a conta do movimento está dentro do intervalo de contas informado pelo usuário e se está parametrizada no cadastro de contas PEONA. Verificar se a data de realização do movimento está dentro da data do grupo selecionado e se a conta do movimento pertence ao grupo selecionado.

Situação 2

Sim

Não

Verificar se a data de realização do movimento está dentro da data do grupo selecionado e se a conta do movimento pertence ao grupo selecionado.

Situação 3

Não

Sim

Verificar se a conta do movimento está dentro do intervalo de contas informado pelo usuário e se está parametrizada no cadastro de contas PEONA.

Situação 4

Não

Não

Não deve realizar nenhuma validação, ou seja, vai listar todas contas.

Requisito 4: Alterar os totalizadores que são exibidos no programa do Livro Aux. ANS/RN290 RN/314 RN/322 - Registro Eventos Conhecidos (af0510s.p).

Conforme conversado com a contadora Marcia Giongo de Lageado/RS atualmente os totalizadores do livro estão confusos, pois não existe um identificador do que entrou como débito e do que entrou como crédito. Assim fica complicado de bater os valores dos relatórios. Como sugestão foi comentado de realizar um total por conta que sinalize se é débito ou se é crédito.

Assim vão ser exibidos 4 totalizadores nesse livro:

  • Totalização por Tipo de Contratação X Segmento Assistencial X Despesa (Inclusões - Exclusões): Esse totalizador exibirá os valores por tipo de contratação, segmento assistencial e despesa. As colunas serão: valor valorizado, valor provisionado e valor de custo. Para preencher esses valores vamos considerar os movimentos incluídos menos os movimentos excluídos.
  • Totalização por Tipo de Contratação X Segmento Assistencial X Despesa (Por Crédito e Débito): Esse totalizador exibirá os valores por tipo de contratação, segmento assistencial e despesa. As colunas serão: Provisão Crédito, Provisão Débito, Custo Crédito, Custo Débito e Valor Glosa.
  • Totalização por Conta Contabil X Segmento Assistencial (Por Crédito e Débito): Esse totalizador exibirá os valores por Segmento assistencial e Conta. As colunas serão: Provisão Crédito, Provisão Débito, Custo Crédito, Custo Débito e Valor Glosa.
  • Totalização por Conta Credito e Debito: Esse totalizador exibirá os valores de crédito e débito separados por conta. As colunas serão: Provisão Crédito, Provisão Débito, Custo Crédito, Custo Débito e Valor Glosa.

Para realizar essa alteração criar as tabelas temporárias: tmp-total-contratacao, tmp-total-segmento, tmp-total-despesa e  tmp-conta-cred-deb. Na procedute “p-imprime-relatorio” ao imprimir os movimentos, quando percorre a tabela temporária de movimento (tmp-movimentos), criar essas tabelas totalizando pelos valores de débito e crédito.

Após a impressão da quantidade de movimentos criar uma nova procedure “p-imprime-totalizadores”, dentro dessa procedure criar as procedures: p-imprime-contrat-seg-despesa-saldo, p-imprime-contrat-seg-despesa-cred-deb, p-imprime-conta-seg-cred-deb e p-imprime-conta-cred-deb que vai imprimir cada um dos totalizadores listados acima.

Requisito 5: Transformar o arquivo LST para PDF.

Conforme conversado com o consultar Marcio Dal Agnol, os dados emitidos nesse livro serão enviados para a ANS fazer a conferência contábil das operadoras. Conforme visto com o escritório contábil para cada controle gerencial devem ser gerados dois arquivos eletrônicos, um em “.pdf”, que possibilita melhor leitura, outro em “.csv” ou “.xls”, que possibilite a tabulação dos dados. Sendo assim vamos transformar o arquivo hoje emitido em LST para PDF.

Na procedure “api-eventos-conhecidos” após a chamada da procedure p-executa-livro-conhecido, verificar se foi impresso algum movimento, ou seja, se a variável ct-mov-selec é maior que zero, então transformar o arquivo LST em PDF. Verificar a possibilidade de utilizar o programa conversor_pdf utilizada no programa pp0610a. O layout do PDF impresso deve ser idêntico ao LST hoje disponibilizado.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.