Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Procedimentos
    1. Pré-requisitos para utilização do Middleware 
    2. Preparação ambiente TAF/TSS
    3. Ativar Middleware para empresa que não utiliza parametrização TAF (Criação de nova empresa e novo estabelecimento)
    4. Preparação ambiente Datasul
    5. Ativação e configurações para utilização do Middleware
    6. Análise e ajuste de mensagens após ativação do Middleware
  3. Novas Funcionalidades

01. VISÃO GERAL

Direcionado para clientes que não possuem a necessidade de importar para o TAF os XML's provenientes de softwares de terceiros ou de outra linha de produtos TOTVS, a solução Middleware tem o objetivo de prover um serviço de entrega direta dos XML's gerados pelo sistema de Folha de Pagamento ao governo sem a necessidade de gravação dos XML's no ambiente do TAF.

mceclip0.png


02. PROCEDIMENTOS

Para utilização do Middleware em ambiente de produção é necessário executar as seguintes etapas:


    Pré-requisitos para utilização do Middleware

    Para utilização do Middleware é importante verificar se:

    1. Existe a necessidade de utilização do TAF como consolidador de eventos. Caso afirmativo, não recomendamos a utilização do Middleware;
    2. Possui o HCM, TAF atualizados com o pacote de ativação do Middleware;
    3. Possui BackOffice Datasul. Inicialmente não será possível consolidar mensagens de software de terceiros, apenas do EMS.
    4. Estar atualizado com versões á partir da versão 12.1.28.2 / 12.1.27.6 / 12.1.26.12.


    Antes de executar o programa FP9895 fechar os demais programas. Ex: FP9850, FP9860, FP9890.

    (ideia) Dica:

    Antes da Ativação do Middleware é possível equalizar os status das mensagens do HCM x TAF, utilizando o programa FP9895 (Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware). No processo de sincronização serão comparados os status das mensagens do HCM com os status no TAF. Mensagens canceladas, sem ticketcode ou que não estejam com status de transmitidas ao TAF/Governo não serão considerados nesse processo. Mensagens com status divergente, com exceção de status 15-Processado Governo, terão o status ajustado conforme o respectivo registro no TAF.

    Preparação Ambiente TAF/TSS

    Para a utilização do Middleware será necessário estar com o TAF/TSS atualizado com o último pacote disponível. Versão mínima do TAF: 01/2020.

    Após atualização do TAF/TSS serão criados 2 novos serviços para integração com o Middleware:

    Recomendamos manter o serviço o TAF FULL ativo ate que seja concluído a sincronização das mensagens e/ou a atualização dos recibos no HCM.

    Abaixo segue o fluxo do processo de preparação do ambiente TAF/TSS para utilização do Middleware :

    Antes de executar o programa FP9895 fechar os demais programas. Ex: FP9850, FP9860, FP9890.

    (ideia) Dica:

    Mais detalhes sobre o processo de instalação/atualização do TAF estão disponíveis em: https://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=274305742#1-1

    Ativar Middleware para empresa que não utiliza parametrização TAF (Criação de nova empresa e novo estabelecimento)

    Para um cenário onde está sendo criada nova empresa e novo estabelecimento, onde será utilizado o Middleware sem existir paramtrização TAF anterior para transmissão das mensagens o campo Ativa Serviço eSocial Futuro (Programa FP0560 botão eSocial pasta Conf Mid) ficará habilitado para ativar o Middleware não sendo necessário utilizar o programa FP9895.

    OBS: O campo ficará habilitado apenas se não tiver nenhuma mensagem gerada no FP9850 ou estiverem todas canceladas.


    Preparação Ambiente Datasul

    Para empresas que utilizarão o Middleware apenas para envio dos movimentos de Folha de Pagamento basta atualizar o HCM com o último pacote disponível.

    Se o Middleware também for utilizado para transmissão do Backoffice (Autônomos/Produtor Rural), será necessário a atualização do EMS com versão compatível à do HCM. 

    Caso tenha sido utilizado o TAF FULL para transmissão de mensagens, antes da utilização do Middleware, é recomendável executar o programa FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware, com a ação 'Sincronização de Mensagens' para equalizar o status das mensagens entre HCM x TAF e atualização do recibo para as mensagens com status 15-Processado Governo.

    Após a sincronização das mensagens, havendo divergências, será emitido uma listagem com as pendências encontradas, as quais devem ser ajustadas antes da ativação do Middleware. No relatório de pendências será exibido o código da mensagem, o status no HCM e o status no TAF/Governo permitindo que o usuário verifique se há necessidade de reenvio ao TAF/Governo ou de cancelamento da mensagem antes da ativação do Middleware.

    Abaixo demonstramos o fluxo recomendável para o processo de preparação do ambiente HCM para a utilização do Middleware com a etapa de sincronização para ajuste das mensagens antes da ativação:


    Os clientes que entenderem não ser necessário a sincronização das mensagens, poderão utilizar a ação 'Listar Pendências', sem a necessidade de efetuar a sincronização das mensagens. Nesta opção não é feito nenhuma consulta dos status no TAF, assim não é feito atualização do recibo das mensagens com status 15-Processado Governo.

    São consideradas pendências as mensagens com os seguintes status:

    • 9-Aguardando Processamento TAF
    • 10-Processada TAF
    • 12-Rejeitada TAF
    • 13-Rejeitada Governo
    • 14-Erro Conexão Retorno
    • 15-Processado Governo sem Recibo (serão listadas apenas se a opção 'Desconsiderar Status 15 Sem Recibo' estiver desmarcado no FP9895)
    • Mensagens S-3000 com status diferente de 13 - Rejeitadas Governo, 15 - Processada Governo, exceto canceladas ou substituídas.

    Para as mensagens listadas no relatório de pendências, recomendamos o ajuste antes da ativação. Para cada status de mensagem haverá uma observação com orientação para correção da mensagem.

    Abaixo segue o fluxo para o processo de preparação do ambiente HCM para utilização do Middleware com a listagem de pendências para ajuste das mensagens antes da ativação: 

    Caso não desejem efetuar a sincronização e/ou análise das pendências/divergências de status existentes na base, será possível efetuar diretamente a ativação do Middleware, sendo que as mensagens com status que possam gerar divergências serão alteradas para o status 22- Pendente Migração para análise futura do usuário. 

    Obs.: as mensagens com status 13-Rejeitado Governo e 14-Erro Conexão Retorno permanecerão com o mesmo status.

    Abaixo segue o fluxo para o processo de preparação do ambiente HCM para utilização do Middleware sem ajuste das mensagens antes da ativação: 


    Importante

    As mensagens do EMS que foram transmitidas pelo TAF FULL não serão importadas e/ou sincronizadas pelo HCM. Após a ativação do Middleware novas mensagens poderão ser transmitidas pelo Middleware.

    Retificações de mensagens transmitidas antes da ativação do Middleware deverão ser feitas pelo TAF FULL. Não sendo possível a utilização do Middleware outra alternativa, recomendada com cautela, é a utilização da edição do XML para envio de retificação. 

    Antes de executar o programa FP9895 fechar os demais programas. Ex: FP9850, FP9860, FP9890.

    (ideia) Mais detalhes sobre:

    FP9895: FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware



    Ativação e Configurações para Utilização do Middleware

    Para ativar o Middleware será necessário executar o programa FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware, com a ação 'Ativar Middleware'.

    Se houverem mensagens que impeçam a ativação será listado um relatório de pendências para análise.

    Caso exista mensagens com status 15 - Processada Governo sem recibo e no momento da ativação não deseja verificar essa pendência pode ser marcado a opção Desconsiderar  status 15 sem recibo.

    Após ativação do Middleware é necessário efetuar as configurações do novo serviço na pasta Conf Mid no FP0560-Manutenção de Estabelecimentos, botão eSocial.

    Caso as mensagens de rubricas (S-1010) tenham sido transmitidos pelo TAF/Outro Software, será necessário consultar no governo qual o código de identificador de tabela de rubricas foi utilizado e incluir no FP9810-Consulta Tabela Validades, para a Informação Rubrica. Se ainda não tenha sido enviado o evento S-1010 ao governo, pode-se utilizar qualquer identificador de tabela de rubricas. Por default será sugerido o identificador 000001.



    Análise e ajuste de mensagens após ativação Middleware

    Caso não tenha sido feito a sincronização das mensagens antes da ativação do Middleware ou se ficaram mensagens com status pendentes no TAF, ao ativar o Middleware essas mensagens terão o status alterado para 22-Migração

    As mensagens com o status 22-Migração e/ou as com status 15-Processado Governo que não possuem recibo deverão ser ajustadas. Abaixo segue alguns cenários e orientações para corrigi-las:

    • Mensagem com status 15-Processado Governo
      • Incluir o recibo manualmente pelo FP9850 ou pelas rotinas de exportar/importar no FP9895;
    • Mensagem com status 22-Migração
      • Se forem mensagens antigas, verificar a necessidade de envio ou não dessas mensagens ao governo. Não havendo necessidade de envio das mensagens ao governo as mesmas podem ser canceladas.
      • Se houver a necessidade futura de retificação/alteração de uma mensagem no HCM e ela não possuir o número do recibo poderá ser executado a opção de sincronizar hcm x taf ou importar o recibo para buscar o número do recibo pelo programa FP9895 ou incluir manualmente o recibo pelo programa FP9850
      • Caso sejam mensagens que foram incluídas/ajustadas diretamente no TAF/Governo e não existir a mensagem no HCM, se houver necessidade futura de retificação/alteração será necessário buscar o número do recibo no Governo e incluir manualmente no HCM pela nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.
      • Ao tentar transmitir as mensagens, se houver erro no XML e a informação não puder ser ajustada no HCM, por exemplo se já foi corrigido e a mensagem não foi ajustada, poderá ser utilizado a nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.

    Help_buttonAtenção:

    Para as mensagens com status 22-Migração serão habilitadas as seguintes funcionalidades do FP9850 (gerar xml, enviar mensagem, cancelar mensagem, consultar retorno, inserir recibo)

    Ao inserir o recibo na mensagem o status desta será alterado automaticamente para 15-Processado Governo.


    Para utilização do Middleware em ambiente de homologação é necessário executar as seguintes etapas:

      Preparação Ambiente Homologação TAF/TSS pra utilização nos testes:

      Fazer backup da base de dados do HCM, TAF e TSS da base de produção.

      Restaurar o backup da base de dados do HCM e TAF de produção no ambiente de homologação.

      Nota: não é necessário restaurar o backup do TSS na base de homologação, pois não será utilizado no ajuste do status das mensagens no HCM. Após a ativação do middleware será necessário ter o TSS instalado.

      Alterar o tipo de ambiente (MV_TAFAMBE) no TAF para o ambiente de Produção Restrita para evitar que os dados de testes sejam enviados ao governo.


      No FP0560-Manutenção Estabelecimentos, botão eSocial, pasta Conf TAF, alterar a URL do TAF para apontar para o TAF de homologação. Alterar o ambiente para Produção Restrita – Dados Reais.

      Seguir os passo 3º → passo 4º → passo 5º acima, dos procedimentos do ambiente de produção.

      Depois da ativação do middleware se precisar eliminar as informações no ambiente de homologação do governo executar o programa de acerto esocial_altera_status_carga_base_somente_base_teste.r, que irá limpar as mensagens da base de teste do HCM e vai gerar o arquivo S-1000 de exclusão para eliminar as informações da base de homologação do governo. 

      Nota: Para correta transmissão das mensagens no ambiente restrito recomenda-se configurar as datas seguindo a orientação do governo: http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017






      03. Novas Funcionalidades

      Para utilização do Middleware foram implementadas novas funcionalidades no FP9850 - Monitor eSocial. Segue abaixo documento com mais detalhes dessas funcionalidades:

      FP9850 - Com novas funcionalidades

      (ideia) Mais detalhes sobre:

      FP9850: FP9850 – Monitor eSocial








      • Sem rótulos