Árvore de páginas

Focus Forecasting - MPV

Esta técnica de cálculo da previsão é bastante versátil, pois na realidade ela recalcula o último mês do histórico, com todas as formas que observou-se até o momento, para determinar qual a fórmula que mais se adapta ao item em questão.

O sistema aplica as fórmulas (1 - Último Período; 2 - Média Móvel; 3 - Média Móvel Ponderada; 4 - Média Móvel Exponencial; 5 - Média Móvel Exponencial Ajustada; 6 - Mínimos Quadrados) para o primeiro período de previsão do plano, cadastrado no programa de Manutenção de Planos (ver detalhes em Manutenção Plano Mestre Produção/Venda), afim de identificar o resultado das fórmulas que mais se aproxima à quantidade do último período do histórico, para então aplicar a fórmula escolhida aos demais períodos do plano.

Feita a escolha, o sistema passa a calcular a previsão para os demais meses, de acordo com a fórmula selecionada para aquele item.

Em uma estrutura de produto, podem ser usadas várias fórmulas, uma para cada item da estrutura.

Exemplo:
ESTATÍSTICAS geradas para a base do cálculo da previsão, baseando-se em períodos mensais, depois da execução do programa de Geração Estatística de Pedidos (ver detalhes na Geração Estatísticas de Pedidos).

PLANO cadastrado para gerar informações de previsões para o período de 01/2000 a 12/2000.

Último mês do histórico (obtido depois da Geração Estatística de Pedidos) possui 123 quantidades.

Depois de aplicar as fórmulas para o primeiro período de previsão (01/2000), obteve-se:

FÓRMULA

QUANTIDADE

Fórmula 1 (Último Período)

127

Fórmula 2 (Média Móvel)

120

Fórmula 3 (Média Móvel Ponderada)

122,5

Fórmula 4 (Média Móvel Exponencial)

130

Fórmula 5 (Média Móvel Exponencial Ajustada)

123,4

Fórmula 6 (Mínimos Quadrados)

124

Neste caso, o valor que mais se aproximou dos 123, foi o cálculo com a fórmula 5 – Média Móvel Exponencial Ajustada; para obter as demais previsões do plano (onze períodos – 02/2000 a 12/2000), o sistema aplica a fórmula cinco.