Árvore de páginas

Listagem Horas Apropriadas por Centro de Custo - CE0416

Visão Geral do Programa

Este relatório pode ser emitido pelos usuários que utilizam o módulo de custos, trabalhando desta maneira com custeio por ordem de serviço/processo dos produtos acabados e fabricados. Para os usuários que somente querem custear os produtos comprados não existe a necessidade de emitir esse relatório, pois os itens são valorizados na primeira fase do cálculo do médio considerando as transações com valor informado para composição do custo médio destes itens.

Com a execução deste programa, as horas utilizadas por cada centro de custo são atualizadas automaticamente no programa Custos horários por Centro de Custo, necessitando apenas digitar para cada tipo de custo (GGF) os valores gastos por cada centro de custos para que sejam rateados no cálculo do Preço Médio. Estes valores são obtidos por meio de demonstrativos da contabilidade (ver detalhes Valores das Despesas dos Centros de Custos).


Objetivo da tela:

Listar todas as horas utilizadas por grupo de máquina/centro de custos na produção.

Importante:

Existindo algum centro de custo com “*” (comum a todos os estabelecimentos), a pasta de digitação é desabilitada, não sendo possível selecionar os estabelecimentos, sendo que o cálculo será efetuado para todos os estabelecimentos.


Listagem Horas Apropriadas Centro Custo – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir definir os parâmetros a serem considerados no processo de geração da Listagem de Horas Apropriadas por Centro de Custo.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Relatório

Selecionar o tipo de exibição do relatório.

  • Resumido;

  • Detalhado (lista todas as operações realizadas).

Cenário

O cenário é habilitado somente quando o médio gerencial está ativado.

Permite selecionar qual o cenário será utilizado para realizar a execução do relatório.


Nota:

O fechamento gerencial é um modelo que permite realizar o processo de fechamento do estoque em períodos alternativos ao período fiscal. 
A configuração do cenário e período gerencial devem ser realizadas no módulo financeiro e a ativação da função e parametrização para utilização em Manufatura deve ser realizada no módulo de Estoque.

Período

Inserir o período considerado para a apropriação das horas.

Importante:

Usuários de estabelecimentos que utilizam o cálculo do preço médio batch diário devem informar datas que coincidam com a data de cálculo do preço médio para que não hajam divergências entre as informações, pois o sistema não valida estas datas.

Lista GGF

Quando assinalado, define se serão listados os gastos gerais do centro de custo.

Atualiza Horas Reportadas

Quando assinalado, atualiza as horas reportadas para as ordens de produção no programa Custos Horários por Centro de Custo.

Se o período gerencial estiver marcado e a opção "Cenário" está marcada como Gerencial, as horas serão atualizadas no campo Horas Reportadas Gerencial no programa Custos Horários por Centro de Custo.

Moeda

Selecionar o tipo de moeda a ser utilizado no relatório.

  • 0 - Real;

  • 1 - DOLAR;

  • 2 - UFIR.

Regra de Negócio:


Custo Horário

O cálculo do custo horário de cada centro de custo é efetuado pela divisão do valor total das despesas apropriadas no centro de custo pelas horas efetivamente trabalhadas neste.


Valor das Despesas do Centro de Custo

O valor total das despesas deve ser retirado da contabilidade por meio de demonstrativos contábeis de despesas e informado manualmente no módulo de custos por intermédio do programa Custos Horários, para cada centro de custos. Este valor das despesas é determinado pelas despesas diretas e indiretas (provindas através de rateios) existentes em cada centro de custo. Em caso de necessidade de encerrar o módulo de Estoque para fechar a contabilidade e vice-versa, existe a necessidade de utilizar o valor das despesas do período anterior e aplicar um percentual de correção (correspondente a inflação) para determinar um valor previsto de despesas. Após o fechamento dos dois módulos (Estoque e Contabilidade) a variação existente entre o valor previsto e real das despesas deve ser compensado no próximo período.


Mão de Obra

Depois da determinação do custo horário de cada centro de custo, é calculado o valor da mão de obra de cada ordem de serviço/produção e dos produtos fabricados, em função do custo horário e das horas utilizadas para fabricação dos itens.

Este relatório demonstra as informações da seguinte forma:

CampoDescrição

Saldo Inicial

Exibe o saldo entre horas alocadas e horas reportadas nos períodos anteriores ao do relatório.

Saldo Inicial em Horas

Exibe o valor da diferença entre o total de horas reportadas em períodos anteriores para o centro de custo e o total de horas pelo padrão, de acordo com o definido nas operações. Pode ser definido como a diferença entre o total de horas alocadas e o total realmente reportado, acumulado de períodos anteriores e que ainda não foi absorvido.

Fórmula:

(Total de movimento de material (ACA – EAC) * tempo homem da operação / número unidades operação) * (proporção da operação / 100) – movimento de mão de obra (reporte MOB) de períodos anterior ao fechamento).

Horas Alocadas

Exibe o total de horas apropriadas para o período do fechamento, de acordo com os tempos padrões definidos nas operações.

Fórmula:

(Total de movimento de material (ACA – EAC)) * (tempo homem da operação / número de unidades da operação) * (proporção da operação / 100) dentro período a ser fechado.

Horas Reportadas

Exibe o total de horas realmente reportadas no período do fechamento (movimento de MOB) para o centro de custo.

Exemplo:
Nos custos por centro de custo temos R$ 100,00 para ser rateado por 5 horas reportadas no mês.

A ordem 1 tem os seguintes movimentos:

Esp  Qtd  Un   Valor MOB

------   ---  -----   -------------

Rep    2    Hs       40,00

Est     1    Hs       15,00   

Rep   3     Hs       60,00    

Rep   3     Hs       60,00

Observação:

O estorno é referente ao apontamento do mês passado. Este lançamento não entra no total de horas reportadas no mês; se o estorno fosse referente ao apontamento do mês, o mesmo seria considerado.

Em relação à contabilização, teremos os seguintes lançamentos:

Conta da Ordem:  Debita =>100,00     Credita  =>15,00

Conta Absorção:  Debita  =>15,00       Credita =>100,00

No sumario irá constar 85,00 como saldo credor na conta de absorção, diferente do debito que é 100,00.


Listagem Horas Apropriadas Centro Custo – Pasta Impressão


Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração da Listagem de Horas Apropriadas por Centro de Custo, bem como a forma de execução.


Principais Campos e Parâmetros:


CampoDescrição

Destino

Selecionar a opção correspondente ao destino da impressão do resultado gerado.

  • Impressora;

  • Terminal;

  • Arquivo.

Nota:

Mais informações em Opções de Destino.

Formato de Saída

Quando acionado, permite indicar que o tipo de relatório a ser impresso será no formato texto.

Execução

Selecionar a opção correspondente à forma de execução dessa função.

  • On-line;

  • Batch.

Nota:

Mais informações em Formas de Execução.


Conteúdos Relacionados:

Processo Fechamento Mensal do Estoque